Disco externo 2.5" fica frequentemente com pastas "corrompidas ou incessíveis"

Anubis

Power Member
(no título devia estar "inacessíveis")

A caixa é canyon e o disco é samsung, já fiz vários checkdisks com a opção de procurar por bad sectors não acusa nada.

Só descubro que o sistema de ficheiros fica corrompido porque uso o synctoy da microsoft para copiar ficheiros do disco do computador para o disco portátil

O mais estranho é que as corrupções ocorrem principalmente quando não uso o disco durante algum tempo, não faz sentido nenhum (ou faz? :P )

Estou às escuras, comprei este disco exactamente para servir de backup portátil, mas o backup parece ser o disco do computador :P


Edit: ainda agora acabei de desligar e voltar a ligar o disco e ele foi corrompido
faço sempre desligar com segurança, mas a energia só desliga quando eu tiro o usb da ficha
 
Última edição:
Acabei de mandar um disco samsung pra sucata, tambem aplicado numa caixa externa, mas esse bloqueava-me o computador quando o ligava...outras vezes deixava-se ir abaixo no meio de uma escrita ou duma leitura>( .....no teu caso não sei:confused:
 
não têm

É que não há lógica nenhuma para quando há corrupções >(

As corrupções até agora só aconteceram dentro de uma directoria, não sei se significará alguma coisa, mas com tanta coisa coisa que tenho dentro dessa directoria em comparação com as outras parece-me normal
 
Última edição:
Acho que já descobri o problema, logo faço mais testes para ter a certeza (isto que acabei de reparar pode ter sido só coincidência)

Acho que o problema é no portátil, quando ligo o disco ao desktop não aconteceu qq tipo de corrupção (liguei e desliguei várias vezes), quando liguei ao portátil, puff, foi logo à primeira. Inclusive após copiar vários gigas de ficheiros, sem desligar o disco, ao ver as propriedades da pasta já lá faltam pastas e ficheiros.

O que é que isto quer dizer, que o as portas usb do portátil não conseguem fornecer energia suficiente? Isto acontece mesmo que eu use o cabo DC ligado a uma 2ª porta usb para alimentar o disco :(
 
seagate tools... testa quase todos os discos.. e isso de testar discos em caixas externas é terrivelmente... como digo isto... exageradamente terrivel para qualquer tipo de diagnostico ou sequer opinião... desliga isso da caixinha bonita e faz 1 teste nisto como homem... arranja adaptador ou então liga isso no portatil ou pc consoante o disco :)
 
seagate tools... testa quase todos os discos.. e isso de testar discos em caixas externas é terrivelmente... como digo isto... exageradamente terrivel para qualquer tipo de diagnostico ou sequer opinião... desliga isso da caixinha bonita e faz 1 teste nisto como homem... arranja adaptador ou então liga isso no portatil ou pc consoante o disco :)

Arranjo um adaptador de q? A caixa já é um adaptador :lol:

Infelizmente o disco do portátil é sata, e o disco externo não
 
No gestor de hardware diz que o rato requer (requisita?) 100mA, enquanto que o disco externo é só 10mA. Isto não me parece bem.... No desktop infelizmente o gestor de hardware não tem estes valores disponíveis
 
Não, no gestor diz mesmo 10 mA (Eu sei que é pouquíssimo daí a minha pergunta)

O problema deve ser da caixa, porque o disco funciona bem num portátil (como interno)

Quando vi o post do poolmania pensei que talvez o problema seja mesmo por ser um disco 2.5" USB, porque as portas USB só dão 500mA (segundo vi também no gestor) mas quando olho para o disco diz lá que usa 700mA
 
O problema pode estar no acto de ligar e desligar o disco da porta usb: Equivale a um corte brutal de corrente! No caso dos discos internos eles estão sempre ligados á corrente portanto não tem problemas.
Imagine-se os cortes de corrente da edp que desligam de repente o pc todo, isso pode causar avarias no hardware do pc, é um facto já muito discutido por isso as ups servem para evitar cortes de corrente bruscos entre outras funções permitindo desligar o pc em segurança.

No caso dos portáteis eles devem "mandar" mais corrente para a porta usb do que o disco realmente necessita o que pode dar cabo dos dados e do própio disco em si.
Os discos externos deviam ter protecção para estas situações mas ao que me está a parecer não está a acontecer.

Talvez dê para desactivar as portas usb no xp com algum software de forma a desligar um disco externo em segurança: Alguém sabe se dá para fazer isso?

Neste meu tópico tive problemas semelhantes: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=125574
 
Back
Topo