[Tuturial] Televisão no Mac

Status
Fechado a novas mensagens.

Ricardo.RPL

Power Member
Após ter lido vários tuturials sobre Media Centers, televisão em computadores, IP TV, etc, e após ter experimentado muitas das coisas que vi, consegui descobrir como ver todas as grandes séries da televisão no Mac, sem ser necessário o uso de qualquer placa de TV ou outras coisas do género (creio que, apesar de tudo, ainda faltam grandes séries de renome mundial, como os Morangos com Açúcar :joker:).
O tuturial que vos apresento é de como conseguir ter sempre os últimos episódios das vossas séries favoritas no Mac, prontos a ser desfrutados através de um player como o QuickTime ou de um Media Center como o Front Row. Tudo o que aqui escrevo é baseado na minha experiência, apesar de serem tudo passos indicados em tuturials por toda a net (por isso, acho que nem devo considerar este tuturial 100% meu)

Televisão no Mac

Programas necessários:
- um browser qualquer, com suporte para RSS feeds
- Democracy Player
- um media center porreiro, para aproveitar da melhor maneira esta "televisão num computador" (opcional)
- é ainda necessária uma conta no site FeedBurner


Arranjar a série:
- Para arranjar a primeira série a ver, é necessário arranjar uma feed com os torrents de cada episódio novo. Para isso, recomendo o site tvRSS, que contém uma base de dados gigantesca de séries. Encontrei também o Ted e o Nesjo, mas não os testei, e não sei exactamente como funcionam (sintam-se à vontade para descobrir :P). EDIT: para séries legendadas em português, há ainda o site islifecorp (cortesia do CrossBorders ;))
- Neste tuturial, arranjamos a série Grey's Anathomy (A Anatomia de Grey) através do tvRSS. Para isso, vão ao site, escolham Shows do menu no topo, onde têm acesso a todas as séries do site, e procurem lá pela série. Em princípio, basta carregarem na letra G, logo no princípio, que vos leva à pequena lista de séries começadas por essa letra, e escolherem da lista
- A página que aparece mostra o conteúdo da feed, mas com episódios repetidos. Para evitar isto, vão às opções de pesquisa (acima da lista dos episódios) e seleccionem uma opção qualquer no menu Distribution Group que não seja All.
- Agora que a feed já está boa, right-click em Search-based RSS Feed (imediatamente acima da lista dos episódios) e escolham a opção Copy Link

Subscrever com o Democracy:
- Infelizmente, estas feeds não são suportadas pelo Democracy (pelo menos no caso das do tvRSS). Para que o player em questão as leia, é necessário convertê-las para uma feed compatível. Uma das melhores maneiras de fazer isso é convertê-las ao FeedBurner
- Acedam ao site do FeedBurner, e façam command + V na caixa de texto da página inicial (em princípio, isso deve colar lá o endereço da feed da série escolhida). Marquem a opção I am a podcaster!, e carreguem em Next, para converterem a feed
- (se ainda não tiverem uma conta no FeedBurner, o site vai pedir para criarem uma. É simples, rápido e gratuito, por isso não há problemas)
- Assim que tiverem a feed criada, copiem o endereço que o site deu, e abram o Democracy
- Já no Democracy, escolham do menu Channels > Add Channel. Se na janela que aparecer não estiver lá o link da feed, façam command + V, e carreguem OK

Acho que é isto. Se quiserem, mudem o nome do channel criado para outra coisa qualquer, e saquem logo todos os episódios disponíveis. Tenham paciência, que o Democracy é um bocado lento a sacar estas séries, já que isto funciona através de torrents. O ideal é colocar o Mac em sleep durante a noite, para aproveitar prováveis happy hours e para terem os episódios novos assim que acordam, no dia seguinte.

Quais as vantagens de fazer isto tudo? O Democracy é um excelente programa para organizar e ver vídeos (na minha opinião, é o iTunes dos vídeos), e este método permite-nos arranjar os novos episódios assim que saem, em vez de sacar séries inteiras, que demoram muito tempo a sacar e podem ser fake. Para além disso, só o facto de vermos novos episódios no computador à medida que estes vão saindo dá muito mais aquela sensação de estarmos mesmo a seguir a série como se estivéssemos mesmo a ver da televisão. Não necessita de programas de "sacanço", apenas de ter o próprio player aberto.
IMHO, para quem praticamente só usa a TV para ver séries, isto é perfeito (a não ser que essas séries sejam do tipo Floribella e afins :002:), e quem usar algum media center ligado (ou não) à TV tem aqui uma grande alternativa, que nem nos impinge horários, ou mudança deles (ah, hoje há jogo de futebol!!!).

Uma última nota: para ver filmes no Front Row (se é esse o media center que usam), é necessário que esses estejam na pasta Movies, do utilizador activo. O Democracy guarda tudo o que saca para a sua pasta, dentro da pasta Movies, o que permite ver todas as séries no Front Row sem ter sequer de as meter no iTunes (para quê, quando temos o próprio Democracy como biblioteca de filmes?).

Comentem e digam o que acharam, se conseguiram subscrever com sucesso uma série no Democracy, ou acrescentem mais qualquer coisa ao que eu já referi. Para o pessoal não estar sempre com o trabalho de mandar as todas as feeds para o FeedBurner, metam também aqui os links para as feeds que já criaram. Eis a que eu criei, para o Grey's Anathomy:
http://feeds.feedburner.com/greysanathomy
 
Última edição:
Boas,

Tal como tu também sou da ideia de que sites como os que referistes: Ted e o tvRSS trazem grandes benefícios. Desde logo por deixarmos de ficar sujeitos a horários impostos pelas redes televisivas. Ambos os que referistes parecem-me ter uma excelente base de dados das séries mais badaladas. Até agora tenho usado um outro site (brasileiro) para sakar as minhas séries predilectas:islifecorp.

Que como o Ted e o tvRSS, o islifecorp tem a vantagem de disponibilizar as séries com legendas em português, "abrasileirado" é certo, mas bastante razoável. Apenas têm que se registar e começar a sacar. Porém, tem o senão de alguns episódios só poderem ser sakados através do serviço megaupload que dificulta o download de ficheiros "em massa". Boas notícias: já existem maneiras de dar a volta a isso, é só procurarem na net e começarem a visionar as vossas séries preferidas.

Só é pena que nunca mais se disponibilize a obra de arte do Seinfeld nestes sites. A única solução foi mesmo mandar vir do RU a série completa em DVD. Mas valeu a pena.

;)
 
Bem, já experimentei e estou a gostar. Parece que finalmente vou poder ver o Numb3rs sem ter de estar sujeito àquela irritante, sencionalista e asquerosa estação televisiva (que nem deveria ser chamada por tal!) que dá pelo nome de TVI :P:P:P
Só uma coisa: há legalidade nisto? É que parece o mesmo q puxar os episodios via eMule...

Eu cá acho que isto, em termos morais, é _legal_, porque afinal de contas estas séries são do domínio público... apenas escolhemos como e quando as queremos ver. Mas isso é apenas a minha opinião :p
 
Bem, já experimentei e estou a gostar. Parece que finalmente vou poder ver o Numb3rs sem ter de estar sujeito àquela irritante, sencionalista e asquerosa estação televisiva (que nem deveria ser chamada por tal!) que dá pelo nome de TVI :P:P:P
Só uma coisa: há legalidade nisto? É que parece o mesmo q puxar os episodios via eMule...

Eu cá acho que isto, em termos morais, é _legal_, porque afinal de contas estas séries são do domínio público... apenas escolhemos como e quando as queremos ver. Mas isso é apenas a minha opinião :p

Tenho ideia que é legal, até porque grande parte dessas séries são emitidas em sinais abertos (a que referi, Grey's Anathomy, passa na RTP 1, por exemplo). Aliás, se for preciso, pode-se voltar àquela história de quem comete a ilegalidade é quem disponibiliza os conteúdos (mas é melhor não pegar por aí).
BTW, eu gravo o Núm3ros, Dr. House e Twillight Zone na TV (por vezes, sujeito-me às mudanças de horários sem aviso prévio >(), tudo séries em sinal aberto, para uso pessoal (ver mais tarde, quando tiver tempo :P), e, que eu saiba, isso não é ilegal (para que é que serviriam os gravadores de DVD, então?). Vendo bem as coisas, este novo método acabaria por não ser assim tão diferente ;).

CrossBorders: obrigado pelo site, quantos mais, melhor :)! Acho que tenho de elaborar uma lista no 1º post para os sites com bases de dados...
 
Isso realmente é que era... eu tenho q vasculhar a net de cada vez q tiro um novo episodio do Numb3rs. E muitas vezes só a consigo arranjar em Inglês (sempre é melhor q nada, às vezes o ppl fala demasiado rapido para eu perceber... :P:P)
 
Isto não é um bocado.. ilegal? Afinal, o Democracy não é mais que um gestor de torrens bonito (pelo menos no ambito do q testei com o tvRSS..)

Quando se subscreve uma serie, ele simplesmente nos junta os links do torrent q tá no mininova..
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo