Substituição das frames, layout dos websites

vjoe

Power Member
Já vi que há aqui muitos webcoders e webdesigners por isso creio ter escolhido bem o local para expor esta dúvida que já me acompanha há algum tempo. :)

O que é que vocês usam para poupar trabalho e fazer com que a página vá buscar, por exemplo, um menu a um ficheiro de maneira que quando o quiserem alterar, não tenham que ir a todas as páginas. Eu já vi que há duas tags do PHP porreiras para isso, a include e a require, mas não creio que seja isso que o pessoal use, ou é?

Eu com frames o que fazia era criar uma página com uma iframe no meio e todas as páginas do site abriam nessa iframe. Não dá para fazer algo semelhante mas sem frames?
 
Se as páginas forem em PHP, deve-se usar PHp. Acho que simplifica muita coisa.
Não sendo, pode-se usar javascript. Chama-se o ficheiro .js onde se quer o menu, que é composto por vários document.write(), que no fundo compõem o menu em HTML.
Não me parece que seja uma solução muito eficaz, mas penso que funcione.

Frames já deixaram de ser tão usadas. Estão... hum... demodé.
Penso que actualmente o uso destas faça mais sentido apenas em menus muito logos, como é o caso de documentações (referências, tipo a do MSDN), ou assim...
 
Frames já deixaram de ser tão usadas. Estão... hum... demodé.
Penso que actualmente o uso destas faça mais sentido apenas em menus muito logos, como é o caso de documentações (referências, tipo a do MSDN), ou assim...
mesmo para esses casos ha as DIV com a opcao de scroll activa e que la dentro pode-se fazer na mesma um include do menu ou doutra coisa qualquer
 
eu de JS nao tenho grandes conhecimentos, nao sei se ha alguma funcao que faca isso, mas se ja se tiver a usar uma linguagem tipo PHP ou ASP (ja fiz isto com ASP e resultou bem) mais vale aproveitar o poder de uma delas
 
Ah desculpa. Visto que o post do Ruimoura não parecia irónico levei tudo à frente. E pensei que o smiley era para "gozar" com o método. Mas a minha resposta mantém-se... não te sintas é visado. :D
 
O que acham de ter uma função "menu" num ficheiro, fazer include(ficheiro.php) e executar a função menu no site?
Parece-me ser uma boa forma.
 
O que acham de ter uma função "menu" num ficheiro, fazer include(ficheiro.php) e executar a função menu no site?
Parece-me ser uma boa forma.

Esta é a solução que eu utilizo em qualquer página que faço.
Quer para o menu, quer para qualquer coisa que apareça repetidamente em cada página.
Ex.: header(), menu(), rodape()

Parece-me ser das melhorzinhas, senão a melhor.
Se existir melhor, começo a utilizar melhor. :)
 
Pronto, é que não pareceu nada. Concordo contigo quando dizes que o pessoal abusa no Javascript. É nisso, nos GIFs animados e nos contadores de visitas.
 
Já vi que há aqui muitos webcoders e webdesigners por isso creio ter escolhido bem o local para expor esta dúvida que já me acompanha há algum tempo. :)

O que é que vocês usam para poupar trabalho e fazer com que a página vá buscar, por exemplo, um menu a um ficheiro de maneira que quando o quiserem alterar, não tenham que ir a todas as páginas. Eu já vi que há duas tags do PHP porreiras para isso, a include e a require, mas não creio que seja isso que o pessoal use, ou é?

Eu com frames o que fazia era criar uma página com uma iframe no meio e todas as páginas do site abriam nessa iframe. Não dá para fazer algo semelhante mas sem frames?


Partilho da mesma opinião quanto aos frames, agora quanto a paginas/menus a usar em php, eu uso bastantes vezes a separaçao que já aqui foi dita.

normalmente, em muitos sites, tenho head, menu, content e footer.

defino as cores e aspecto de tudo em ficheiros como head.cfg, menu.cfg, footer.cfg depois no decorrer do desenvolver da pagina é só chamar as devidas configurações atraves do include ou se quiseres do require, alem de te tornar o código mais limpo, é sem duvida uma maneira de teres maior controlo sobre alterações sem grandes trabalhos.

Um abraço.
 
Back
Topo