Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon..

mundano

Power Member
Pois é... O Ubuntu 7.04 já é presente, dia 19 sai a versão final e nesse mesmo dia deve arrancar o desenvolvimento da versão 7.10..

E como tal já foi anunciado o seu nome e alguns objectivos.. A próxima versão do Ubuntu, vai-se chamar Ubuntu Gutsy Gibbon.. Quanto ao seu significado, Gibbon é um Gibão, um tipo de primata, Gutsy não faço ideia o que será..

Quanto a objectivos serão definidos em Sevilha no encontro de developers, mas foi já anunciada uma nova servão do Ubuntu, ainda não tem nome, mas será uma versão 100% free.. Deverá seguir o mais ortodoxo dos critérios e será feita em colaboração com a Gnewsence...


Mais novidades, para o encontro de Sevilha..
 
"Gutsy" deve ter a ver com "guts". Talvez pudesse ser traduzido como o "Guibão arrojado" ou mais à boa maneira de portugal "Guibão com tomates" :x2:

Isto já foi debatido mas a minha opinião é que seja free ou com drivers proprietários o que nós utilizadores queremos é que tudo funcione na perfeição. Que me interessa ter uma bosta de um placa wireless se ela não funciona neste pc? Nada. Mas isto sou eu a pensar.
Espero que da reunião saiam boas propostas.

EDIT: O timber adiantou-se
 
Isto já foi debatido mas a minha opinião é que seja free ou com drivers proprietários o que nós utilizadores queremos é que tudo funcione na perfeição. Que me interessa ter uma bosta de um placa wireless se ela não funciona neste pc? Nada. Mas isto sou eu a pensar.
Espero que da reunião saiam boas propostas.

EDIT: O timber adiantou-se


As distribuições 100% free com critérios apertados como é a GnewSence e será esta versão do Ubuntu (Gnubuntu?) servem mais quase como que um laboratório para avaliar o que é que é possível fazer recorrendo apenas a software livre.

O ideal é que um dia, o Ubuntu possa também ele ser 100% livre e esta nova versão será um excelente campo de testes para isso... Mas se no Software (programas) isso já é verdade, no que toca a drivers e a firmwares, não penso seja possível atingir esse objectivo nos próximos anos..
 
As distribuições 100% free com critérios apertados como é a GnewSence e será esta versão do Ubuntu (Gnubuntu?) servem mais quase como que um laboratório para avaliar o que é que é possível fazer recorrendo apenas a software livre.

O ideal é que um dia, o Ubuntu possa também ele ser 100% livre e esta nova versão será um excelente campo de testes para isso... Mas se no Software (programas) isso já é verdade, no que toca a drivers e a firmwares, não penso seja possível atingir esse objectivo nos próximos anos..

Mas o ubuntu, sem as tretas proprietárias/fechadas, é o debian :)
 
Na versão 7.04 apostam na inclusão de drivers proprietárias e facilitam a vida do user ao máximo e agora decidem mudar completamente de Filosofia?!? Sou a favor do software livre, mas é um bocado utópico acreditar que se possa ter um sistema funcional para o mercado domestico (publico alvo do Ubuntu) apenas com software livre, para isso, e como disse o Rui Moura, temos o Debian...
 
Na versão 7.04 apostam na inclusão de drivers proprietárias e facilitam a vida do user ao máximo e agora decidem mudar completamente de Filosofia?!? Sou a favor do software livre, mas é um bocado utópico acreditar que se possa ter um sistema funcional para o mercado domestico (publico alvo do Ubuntu) apenas com software livre, para isso, e como disse o Rui Moura, temos o Debian...


Mas alguém vai mudar de filosofia?

Actualmente há o Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu.. NA versão 7.10 haverá uma versão 100% livre, que poderá ser o Gnubuntu ou outro nome qualquer..

O Ubuntu continuará o seu caminho.. Agora, o objectivo a longo prazo é que não seja preciso usar software proprietário, sempre foi esse o objectivo e sempre continuará a ser. Mas há outros objectivos, como fazer uma distro que funcione bem.. E para isso é preciso fazer algumas concessões no curto prazo.



Já agora, reduzir o Ubuntu a uma espécie de Linux Mint do Debian, desculpem-me lá a franqueza, mas é perfeitamente ridículo.

Até porque até à versão 7.04 o Ubuntu tinha uma politica quanto a drivers que não era assim tão distante da politica da Debian e as diferenças eram bem visíveis. É que para quem não sabe o Debian tem software proprietário, especialmente firmware's.. Tanto no Sarge como no Etch...

Tanto quanto sei a distribuição 100% livre mais avançada que actualmente existe é a gNewSence.. E haverá agora a nova derivação do Ubuntu.
 
Última edição:
Bem eu n estou mt dentro do tema, porque ainda a pouco comecei a utilizar o linux Ubuntu, mas sera que andar smp a criar novas derivações n é espalhar um pouco o pessoal por mt mais coisas q no final servem para mais ou menos a msm coisa? N seria melhor continuar nas q ja ha de maneira a reunir mais gente a trabalhar na msm coisa para melhorar o k ja ha? É que com tantas variacoes qlq dia ha mais q utilizadores.
Se tiver a dizer asneira digam xD.
Cumps
 
É que para quem não sabe o Debian tem software proprietário, especialmente firmware's.. Tanto no Sarge como no Etch...

Estás errado, lamento.

  1. Q: Why does it matter whether something is free software? A: Debian only includes free software. So aside from all its other wonderful properties, if something is not free software (by our standards) we will not include it in Debian.

  1. Q: Doesn't even Debian include some non-free software? A: No.
    We do allow some non-free packages to use our distribution infrastructure, but they are not actually part of Debian proper. (There are some requirements on licenses for such non-free programs, so debian-legal does sometimes examine the licenses of non-free programs for distributability; it is not a priority though.) The existence of this non-free area can lead to confusion, so some members of Debian would like to remove non-free from our servers. On the other hand, many packages in non-free have migrated into Debian proper when their authors changed their almost-free licenses to make them actually free, and some have had their functionality painlessly migrated to newly available free alternatives. For this reason, other Debian developers want to retain the status quo.
http://www.debian.org/social_contract.html#guidelines
 
Última edição:
Bem eu n estou mt dentro do tema, porque ainda a pouco comecei a utilizar o linux Ubuntu, mas sera que andar smp a criar novas derivações n é espalhar um pouco o pessoal por mt mais coisas q no final servem para mais ou menos a msm coisa? N seria melhor continuar nas q ja ha de maneira a reunir mais gente a trabalhar na msm coisa para melhorar o k ja ha? É que com tantas variacoes qlq dia ha mais q utilizadores.
Se tiver a dizer asneira digam xD.
Cumps
Cada versão adapta-se a um tipo de utilização

É assim estilo o XP Home, Premium, Mac OS X, Mac OS X Server....
 
Mas fora isso, axo que ja vi qualquer coisa de poder emular o Windows numa janela e poder trabalhar no "windows".
O feisty vai ter mesmo isso ou ne porisso :lol: ?
 
Here we go again :D

Espero cada vez mais e mais suporte para hardware que não seja tão comum. Sei que isso não depende só dos developers da distro, mas passa por eles.
O Mark bem que podia fazer um bocadinho de pressing sobre as maiores empresas de hardware a todos os níveis (chipsets, wi-fi, GPU's, etc) para ver se resultava em alguma coisa :D
 
Mas fora isso, axo que ja vi qualquer coisa de poder emular o Windows numa janela e poder trabalhar no "windows".
O feisty vai ter mesmo isso ou ne porisso :lol: ?

Deves estar a valar do VMware, ou do Qemu (penso que é este o nome).

Basicamente emula um sistema operativo "dentro" de outro sistema operativo.

O grande problema é que requer (como já deves de estar a imaginar) uma grande quantidade de memória RAM. E ainda não conseguiram arranjar suporte 3D (por isso não podes correr jogos do Windows desta forma).

Em relação ao Ubuntu 7.10... Vamos lá ver como corre, penso que ainda é um pouco cedo para andar a dizer se vai ou não funcionar, trabalhando só em Free Software. Excepto provavelmente os drivers... :(
 
rolando2424:

Le com atenção o anuncio, o Ubuntu 7.10 não vai ser 100% Free Software! vai ser criada uma nova Branch ( tipo kubuntu/xubuntu/edubuntu). está nova Branch sim vai ser 100%.
 
Estás errado, lamento.


Por acaso não estou errado, ou se estou, como explicas este site?

http://www.debian.org/vote/2006/vote_007


O Debian só tem free software se por software entenderes programas, mas ai, também o Ubuntu é 100% free.. Agora se por software também entenderes drivers o Ubuntu já não é totalmente free.. E se por software também entenderes firmware, nem o Debian é 100% free...

Agora a nova variante do Ubuntu será 100% free segundo os critérios mais ortodoxos.. Ou seja, se uma placa wireless não funcionar azar... Se um modem não funcionar, azar.. No Debian não é assim...



Mudando de assunto..

Quanto à multiplicidade de variantes, é preciso ver que a base é sempre a mesma.. Entre o Kubuntu, Ubuntu, Xubuntu, Edubuntu, no fundo só muda o desktop manager e os programas que vêm por omissão. Porque no fundo é exactamente a mesma distribuição.

Outras distros como a Suse, optam por estratégias diferentes, perguntam na instalação se queremos o KDE, o Gnome, se queremos este ou aquele programa.. Mas esse metodo fazia com que tradicionalmente instalar Linux para um user novo fosse complicado, porque quando nunca usamos nada disto, não fazemos ideia se queremos KDE ou Gnome, se precisamos ou não do pacote xpto, etc.. etc.. Então o Ubuntu tem uma filosofia diferente, lança várias variantes, num unico CD, com uma instalação super simples e que funcionam... E depois, com o apt-get cada um personaliza como quer à medida que tenha conhecimentos para isso..
 
Última edição:
Um pequeno offtopic, mas tive agora a discutir com um colega nomes para ás próximas versões do Ubuntu. O resultado foi a lista abaixo :D :

Heavenly Horse (sugestões alternativas: Haunted Hyena e Hypocondriac Hippopotamus)
Imperfect Insect
Jealous Jackal
Lightning Lizard
Mystic Merfolk
Pwned Penguin xD
Qrazy Qamel (aqui já era a avacalhar) :P
Steam-powered Shark
Tired Tortoise
Useless Unicorn
Weird Walrus
Yawning Yeti
Zealous Zebra

Onde é o mail para sugestões? :x2:
 
Última edição:
Um pequeno offtopic, mas tive agora a discutir com um colega nomes para ás próximas versões do Ubuntu. O resultado foi a lista abaixo :D :

Heavenly Horse (sugestões alternativas: Haunted Hyena e Hypocondriac Hippopotamus)
Imperfect Insect
Jealous Jackal
Lightning Lizard
Mystic Merfolk
Pwned Penguin xD
Qrazy Qamel (aqui já era a avacalhar) :P
Steam-powered Shark
Tired Tortoise
Useless Unicorn
Weird Walrus
Yawning Yeti
Zealous Zebra

Onde é o mail para sugestões? :x2:

http://www.ubuntu.com/aboutus/contactus :D

Um Drunk Seagul ou um Schizophrenic Rhinocero também era relativamente engraçado.
Um Pwned Penguin era lindo :D
 
Back
Topo