O futuro dos PDA's

tmgp

Moderador
Staff
Depois do HTC Shift, mais uma novidade nos UMPC... e desta vez é mesmo ultra mobile :D

This is a working prototype of a UMPC that could be launched in 2008. It doesn't look very different to your average pocket PC or smartphone does it. Handheld. Pocketable. Keyboard. However, underneath its a completely different story. A story that could have a huge impact on the handheld and smartphone market.

image0_thumb1.png

Working Intel Menlow prototype developed with Compal.

image0_thumb7.png

Images from Golem.de

This is a UMPC and its not using a reduced instruction set CPU or running with a reduced operating system. It runs a very advanced x86 processor, a powerful and advanced desktop GPU and a full desktop operating system. THIS is the reason that Intel sold-off their XScale products and focused on driving up the efficiency of x86 components.

Could this signal the end for the Windows Mobile OS? Should MS be thinking about bringing in Vista Mobile? Could this be the ultimate no-compromise convergence device? Is anyone getting interested in UMPCs now?

Today is a great day for mobile computing. Stay with me and watch the story develop on

UMPCportal.com
Steve / Chippy
@ http://www.umpcportal.com/modules/news/article.php?storyid=502

a plataforma UMPC está a ganhar contornos mais interessantes!
 
Última edição:
muito a frente mesmo, as acho que deviam apostar tambem no tamanho...lool....deviam ter a tendencia de os fazerem mais pequenos...lol....


cump
 
muito a frente mesmo, as acho que deviam apostar tambem no tamanho...lool....deviam ter a tendencia de os fazerem mais pequenos...lol....


cump

Tambem tens de perceber que nao é facil "meter" todo aquele hardware numa caixa mais pequena...
Alias ja esta bastante pequeno, comparando com os UMPC que por aí andam...
 
Sinceramente, o tamanho é daquelas coisas que não me interessam em equipamentos do género, telemóveis e outros... Aliás, enche-me mais a vista se for um aparelho grande, até porque, normalmente, têm melhor qualidade. Os aparelhos mais pequenos em que tentam meter tecnologia a mais, costumam dar para o torto. Se bem que, hoje em dia, com nanotecnologia e essas cenas todas... Mas o "ultra mobile pc" até é jeitoso, e a ideia de um Vista Mobile até é interessante. Cpu, Gpu, já me imagino a jogar CS na escola através de um bicho desses... Será que vão sair versões com portas USB?...:lol:
 
(...)Será que vão sair versões com portas USB?...:lol:

Já ouviste falar de USbHost nos PocketPC? Há já muito tempo que isso existe..

Ok, certo... podem não ter portas USB directamente no terminal, mas ligas-o ao carregador de secretária, e por sua vez a um HUB e passas a tê-las :P
No meu simples Eten M600 consigo ligar um HUB normal e depois fico 4 portas disponíveis, às quais já liguei um teclado, rato e 2 pendrives, e funcinam perfeitamente!
 
Já ouviste falar de USbHost nos PocketPC? Há já muito tempo que isso existe..

Ok, certo... podem não ter portas USB directamente no terminal, mas ligas-o ao carregador de secretária, e por sua vez a um HUB e passas a tê-las :P
No meu simples Eten M600 consigo ligar um HUB normal e depois fico 4 portas disponíveis, às quais já liguei um teclado, rato e 2 pendrives, e funcinam perfeitamente!

creio que ele referiu o usb no seguimento da conversa do CS, que por enquanto não podes jogar em Windows Mobile :D
 
Já ouviste falar de USbHost nos PocketPC? Há já muito tempo que isso existe..

Ok, certo... podem não ter portas USB directamente no terminal, mas ligas-o ao carregador de secretária, e por sua vez a um HUB e passas a tê-las :P
No meu simples Eten M600 consigo ligar um HUB normal e depois fico 4 portas disponíveis, às quais já liguei um teclado, rato e 2 pendrives, e funcinam perfeitamente!
Ok, não estava a falar disso... Não sabia disso, é que estou enclausurado no meu quarto há uns bons anos, e não estou a par dessas inovações tecnológicas. Aliás, o que é um PocketPC? Tecnologia alienígena?...:-D Fico contente por teres isso tudo à tua disposição.:)

creio que ele referiu o usb no seguimento da conversa do CS, que por enquanto não podes jogar em Windows Mobile :D
icon12.gif
É exactamente isso, não ia jogar CS no touchscreen...
icon10.gif
 
depois de ter apresentado o menlow, a intel anuncia já o moorestown... estes rapazes da intel andam imparáveis :D

Intel Announces "Moorestown" UMPC Platform
Tuan Nguyen (Blog) - May 4, 2007 3:22 PM

Devices with batteries that last all day and offer 50% more performance than 2008 devices

Just recently, Intel introduced its 2007 ultra-mobile computing platform. At IDF Beijing, Intel then demonstrated its Menlow platform. Targeted for 2008, Menlow contains a new 64-bit processor with clock frequencies near 2 GHz , DDR2 memory running at 400MHz or 533MHz, solid-state NAND flash memory and discrete graphics processing.

The big kicker for Menlow is its substantial improvement in battery life over available UMPC offerings. Menlow has approximately twice the life of current devices, reaching up to 6 hours of regular use and 10.5 hours of standby.

Before Menlow devices make it to the mainstream, Intel this week announced another major milestone for its ultra-mobile platform. Called Moorestown, Intel revealed that by roughly mid 2009, we will be able to see devices that consume 20 times less power than devices available in 2006. According to Intel roadmaps, Moorestown devices will be able to last a full day's of mixed productivity and leisure activities -- approximately 24 hours.

What sets Moorestown apart from previous processors is the fact that it combines CPU, GPU and memory controller functions into one chip. Essentially, this is the same intention that AMD has with its Fusion program. AMD's Fusion also encompasses mobile devices as well as desktops. It is only a matter of time before we see the same idea from Intel in the desktop space being applied to devices such as thin clients and budget PCs.

Moorestown's CPU will be 50-percent smaller in size than Silverthorne and consume roughly 50-percent less power. Intel will also be making Moorestown available as a single core or dual core system utilizing DDR3 memory. Despite having internal graphics, Intel is expecting that Moorestown will outperform Menlow's graphics by 50-percent.

What remains separate is simply the I/O controller, which too will be significantly small compared to current devices. Otherwise, Moorestown will be just as and more capable than Menlow in terms of features: WiMAX, hardware accelerated 3D such as OGL2.0, HD video decoding and others. Intel did not state whether or not Moorestown will support DX10 graphics and next generation WiMAX technologies.

Intel president and CEO Paul Otellini last said that performance and power consumption are two of the highest priorities for the chip giant going towards 2010. "By the end of the decade we will deliver a 300 percent increase in performance per watt over today's processors," said Otellini.
@ http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=7167
 
Eu já estou a poupar para comprar o meu pda de sonho, máquina que vai fazer de telemovel, leitor de mp3, leitor de filmes, leitor de livros, maquina fotografica, gps, consola de jogos. Mais uns meses e já deve haver algo de satisfatório para mim :D
 
Eu já estou a poupar para comprar o meu pda de sonho, máquina que vai fazer de telemovel, leitor de mp3, leitor de filmes, leitor de livros, maquina fotografica, gps, consola de jogos. Mais uns meses e já deve haver algo de satisfatório para mim :D

Mas para isso já há muitas opçoes...

Nao podes é ser muito exigente...;)
 
Mas para isso já há muitas opçoes...

Nao podes é ser muito exigente...;)

Que façam tudo como quero e bem feito ainda não há assim tantos. O que eu queria era muito específico, e apesar de já haver tecnologia para o fazer ainda não me parece que tenham feito a máquina que me convença!
 
Back
Topo