Iniciar em programação

telmo_b

Power Member
Boas...:)

É assim eu gostava de começar a aprender programação para fazer aqui umas brincadeiras e para começar a preparar-me para a minha vida futura. O problema é que eu não pesco nada de programação (ou seja estou a 08|), por isso gostava que me aconselhassem que linguagem de programação devo optar para começar (uma uma fácil e +ou- completa)... Tive a ler por aqui uns tópicos e pelo que me pareceu as melhores eram a C++, C# e Python, também vi sobro a RAD (Rapid application development) mas tacho que não vale nada:lol:...

Ahhhhhh, e digam-me também do que preciso para fazer um programa/aplicação (para alem de saber a linguagem de programação é claro:cwm27:)

Cumps:kfold:
 
Começa por C :), muitas linguagens são basiadas na sintaxe de C, acho que é bom para começar, e se souberes bem programar em C depois facilmente saltas para outra linguagem, não é uma linguagem orientada ao objecto, mas acho que era um bom sitio para começares...

Para teres ideia normalmente as linguagens que aprendes primeiro num curso ou é C ou Pascal....

Para C vais precisar apenas de um compilador :

por exemplo o dev-C++

http://baixaki.ig.com.br/download/Dev-C-.htm

Depois de instalares podes fazer o teu primeiro programa:

Código:
#include <stdio.h>

main()
{
        printf("Ola mundo!\n");
}
E carregas F9... que ele compila e linka logo o programa....

NOTA: Normalmente o programa vai abrir e fechar logo ... por isso podes por a seguinte instrução antes do "}"..... system("pause");

Código:
#include <stdio.h>

main()
{
        printf("Ola mundo!\n");
        system("pause");

}
 
Última edição:
boas..

podes começar por C. É a linguagm que se parende inicialmente, mas se não tens luzes nenhumas vai ser um pouco dificil..tenta arranjar um livro para de guiares..Va abraço
 
Para quem está a zero... o mais indicado seria o VB ou C#...
São linguagens muito fáceis de aprender e intuitivas...
Cumprimentos
 
Boas...:)
Antes de tudo muito obrigado a todos...
É assim eu estou a utilizar o compilador que o dark_splinter me recomendou o Dev-C++ mas nao consigo compilar nada devido a um problema que não sei o que é nem o que fazer, mas todas as vezes que abro o programa aparece-me a seguinte mensagem que tem a-ver com o problema:

gnuri9.jpg



Espero que me ajudem:kfold:


Já agora qual é o melhor e mais simples compilador ??

Cumps:kfold:
 
Cara se você utiliza linux, comece pelo C, cmpilando com o GCC. Com C voce terá uma nocão muito boa de estrutura de programação. Mas caso não conheça bem lógica algoritimica procure um bom livro à respeitoa e estude.

Vai aí um exemplo de um programa feito em C e compilado com o GCC:
Noterminal linux digite: mcedit teste.c.
Após digite:

# include <stdio.h>
main ()
{
printf (" \n Meu primeiro programa em C\n");
}

salve, e no terminal digite: gcc -o teste teste.c Seu 0programa foi compilado.
Agora execute digitando ./teste

Valeu!!
 
O Python é uma RAD, devido ás livrarias que vem de serie (Batteries Included), é facil fazer aplicações complexas em poucas horas.
 
Cara se você utiliza linux, comece pelo C, cmpilando com o GCC. Com C voce terá uma nocão muito boa de estrutura de programação. Mas caso não conheça bem lógica algoritmica procure um bom livro à respeitoa e estude.

Vai aí um exemplo de um programa feito em C e compilado com o GCC:
Noterminal linux digite: mcedit teste.c.
Após digite:

# include <stdio.h>
main ()
{
printf (" \n Meu primeiro programa em C\n");
}

salve, e no terminal digite: gcc -o teste teste.c Seu 0programa foi compilado.
Agora execute digitando ./teste

Valeu!!

Boas mas eu não utilizo o Linux eu utilizo o Win XP SP2 Pro.
Sim eu estou a começar a aprender o C, e vou também começar a estudar algoritmia porque parece que e essencial em programação.

Valeu a dica!!:x2:
 
Boas...:)
Antes de tudo muito obrigado a todos...
É assim eu estou a utilizar o compilador que o dark_splinter me recomendou o Dev-C++ mas nao consigo compilar nada devido a um problema que não sei o que é nem o que fazer, mas todas as vezes que abro o programa aparece-me a seguinte mensagem que tem a-ver com o problema:

gnuri9.jpg



Espero que me ajudem:kfold:


Já agora qual é o melhor e mais simples compilador ??

Cumps:kfold:


Tens que adicionar a pasta Bin do DevC à path nas variáveis de ambiente. Propriedades do sistema -> avançadas -> variáveis de ambiente. Na path, adiciona, entre pontos e vírgulas, a pasta "Bin" do DevC
 
Podes comecar com C mais eu acho que VB tambem seria bom.:002:

O VB faz tudo menos ensinar aquilo que realmente é a programação, quem começa com VB cedo começa com maus hábitos de programação, assim como java ou linguagens de muito alto nível. A utilidade do VB, imho, é para fazer coisas bonitinhas, coisas essas, que o java também faz e outras.

Começava por C porque é a base como já foi dito, a noção de ponteiros e structures ajuda muito, além de ser uma linguagem imperativa e estruturada.
Depois saltava para POO(entre eles C++ ou JAVA) ou para Python, e depois ia para as linguagem .net ou VB ou de web development.
 
O VB faz tudo menos ensinar aquilo que realmente é a programação, quem começa com VB cedo começa com maus hábitos de programação, assim como java ou linguagens de muito alto nível. A utilidade do VB, imho, é para fazer coisas bonitinhas, coisas essas, que o java também faz e outras.

Começava por C porque é a base como já foi dito, a noção de ponteiros e structures ajuda muito, além de ser uma linguagem imperativa e estruturada.
Depois saltava para POO(entre eles C++ ou JAVA) ou para Python, e depois ia para as linguagem .net ou VB ou de web development.

Concordo plenamente contigo .... acho que começar por VB, C#, java ou linguagens web tipo PHP e ASP, que acaba-se por cria maus habitos .....
 
Oi pessoal...
Pelos conselhos que me estão a dar acho que é melhor aprender a linguagem C, e é isso que vou fazer...:)
Obrigado a tods:x2:

Cumps:004:
 
Olha um pouco para Python, antes de perderes a cabeça em C. É o meu conselho. Python é amigável, fácil de aprender e extremamente completo.
 
Olha um pouco para Python, antes de perderes a cabeça em C. É o meu conselho. Python é amigável, fácil de aprender e extremamente completo.


Pois eu já estou mesmo a perder a cabeça com C eu já comecei a ler alguns manuais e não estou a perceber la muito bem mas não vou desistir, como eu ja comecei com C vou continuar e depois quando perceber melhor talvez passe a estudar Python...

Obrigado pela dica:x2:
 
Não desistas, quase que aposto que o teu problema é ponteiros...toda a gente encalha bue nos ponteiros...nao desistas até porque C nem e das linguagens mais difíceis de aprender...

Sempre que tiveres duvidas apita ;)
 
Back
Topo