Intel Turbo Memory

bluesyrio

Power Member
Olá,

Gostaria de colocar uma pergunta... o facto de estarem a ser vendidos módulos do Intel Turbo Memory à parte quer dizer que se pode instalá-lo em qualquer portátil Santa Rosa, mas que não tenha o Intel Turbo Memory como opção de fábrica, na loja ou mais tarde por iniciativa própria? Se sim, alguém sabe de instruções para o fazer sem recorrer ao fabricante ou a uma loja de informática? Obrigada.

Por exemplo na poweron encontra-se já à venda:
http://www.poweron.pt/portal/index....efbeccec006375aa51&option=com_phpshop&Itemid=

E com um preço muito acessível... isto tornaria a questão de um portátil Santa Rosa vir ou não com o ITM irrelevante para critério de escolha/compra já que se pode adicionar a qualquer altura.
 
Última edição:
topeoli, há discussões que dizem que só deverá trazer vantagens visíveis a computadores com 1GB de RAM ou com necessidade de mais RAM para a carga que recebe de funcionamento, mas que a diferença no boot e busca de ficheiros, assim como a poupança de bateria por não ser usado o disco rígido fará alguma diferença. De qualquer modo, essa crítica da anandtech foi feita num computador com um problema na bios (basta ler com atenção a crítica para saber isso), que é segundo a Intel a explicação para não se ter visto resultados. Sendo assim, acho prematuro conclusões finais, quer positivas, quer negativas.
 
Última edição:
topeoli, há discussões que dizem que só deverá trazer vantagens visíveis a computadores com 1GB de RAM ou com necessidade de mais RAM para a carga que recebe de funcionamento, mas que a diferença no boot e busca de ficheiros, assim como a poupança de bateria por não ser usado o disco rígido fará alguma diferença. De qualquer modo, essa crítica da anandtech foi feita num computador com um problema na bios (basta ler com atenção a crítica para saber isso), que é segundo a Intel a explicação para não se ter visto resultados. Sendo assim, acho prematuro conclusões finais, quer positivas, quer negativas.

"According to Intel, something in the BIOS was implemented incorrectly causing a lack of positive impact due to Turbo Memory. Intel couldn't get us an explanation as to why our hibernation results were what they were."

Isto foi a resposta que a intel deu..., como podendo ser uma das razões... não que dizer q o seja... .Se tem vantagens, pq será que a hp rejeitou incluir esta tecnologia, uma vez q tem alterações significativas? (http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/215407.html), assim como a sony tb o fez..., poupança de energia, tudo bem, mas não parece q seja nada que compense. Mas não ha nada como esperar mais reviews...
 
Pelo que vi numa review, isso não passa do readyboost da intel. Alias, os portateis com isso não podem usar o readyboost do vista (pois essa placa já o usa). Afinal não é assim tão bom quanto isso (uma pen é mais barato e oferece mais flexibilidade).
 
Certo, mas do que li com pens não se aproveita o readyboost desde o boot do computador, ao contrário do ITM.
Acho que não é bem assim. Já li que para isto funcionar no Vista precisa de drivers, logo so entra em pleno funcionamento quando o driver é carregado o que significa que parte (ou todo) o sistema operativo tem de ser carregado antes de do ITM poder ser utilizado (aliás, o facto de não se conseguir o usar o readyboost com o ITM já indicia isso mesmo)... A grande vantagem relativamente às pens é que as velocidades de escrita e de leitura são mais rápidas que nas pens (se não estou em erro), e por isso ganha... Mas isso é coisa que se resolve se sair uma versão ssd para expresscard com velocidades equivalentes.
Os testes comparativos são sempre relativos: se o ITM é equivalente ao readyboost pq não usaram o readyboost (com uma boa pen, com velocidades decentes/equivalentes ao ITM) no computador sem Robson no teste comparativo? Pq não comparam os dois computadores sem o robson activado para ver se de facto há grandes melhorias ao nível das plataformas (tirando a norma N - que por enquanto interessa par muito pouco -, o novo FSB, umas energy saving features e o robson julgo que o resto é muito idêntico ou igual)? Assim sim, teriamos uma comparação entre plataformas. É como se comparassem um laptop com um disco de 4200 rpm e outro com 5400/7200 rpm e dizerem que o último é mais rápido... Pudera, se não fosse mais rápido é que era de estranhar!
 
Última edição:
Se dizem que torna o boot mais rápido e o readyboost do vista com a pen só começa depois do sistema operativo ser carregado, o que li sobre a diferença entre ambos (e não foi por ninguém da intel) não faria de todo sentido ao contrário.
 
Última edição:
na Exame Informatica deste mês eles fizeram um teste ao Asus A8C (2GB DDR2 de memoria e Turbo Memory de 1GB) e o arranque do Windows Vista demorou 1m 18s sem TurboMemory e 45s com TurboMemory .
 
Hmm, é bom conhecer alguns resultados finalmente... acho que a única coisa que fará obsoleto o ITM é os discos híbridos (HDD). Li num press release da Samsung (no respectivo site internacionall) que o boot do SO acontece em menos de 5 segundo e que aumenta a bateria em 20-50m.
 
Boa noite,

Gostava que me esclarecessem a seguinte dúvida:

- Tenho um Asus Pro31sc (F3SC) e gostava de saber se é compatível com o ITM e se realmente é uma tecnologia vantajosa para o portátil em questão.

Desde já muito obrigad.

Cumps
 
Até há diferentes modulos desses, até há uns especiais pra alguns asus que têm a placa mais pequena. Pelo preço é o melhor upgrade que se pode fazer a um portatil.
 
Back
Topo