Overclock - E feedback a um Zalman 9700

jjmaia

What is folding?
Bem, agora que mudei o disipador, gostaria de lhe dar o devido feedback, e tirar algumas duvidas.

Tenho um P4 a 3.4Ghz. Quente que nem um forno. Depois de lhe aplicar pasta termica AS5 e um cooler, Zalman 9700 LED, as diferênças são bem notorias.

O CPU com o stock cooler, em hidle (acho que é assim que se escreve...) rondava os 52-55, em full power atingia os 72-75. Mudei para outra caixa, e passou a rondar os 50-52em hidle, e os 68-73 em full.

Pus agora este coller, que me permite ter modo silêncioso (1750 rpm +-) e modo "barulhento" (3500 rpm +-) :D
Por enquanto só esperimentei o modo barulhento, o CPU em hidle passõu para os 34º... E não se fica por aqui, dado que a pasta presisa de uns dias de calor para ficar boa, portanto ainda devo atingir uns belos 32º :D

Amanha mostrarei as temps em full, assim como as temps em full e hidle com o modo silêncioso.

Já fiz um pequeno overclock (10% = 3750 Mhz) e a tem aumentou para os 37º, em hidle, mostrarei tmbém depois em full.




Passemos às duvidas:

1) O limite descrito é de 4000Mhz, e por isso quero saber se posso ou não ultrapassar este valor.

2) Com um overclock, o CPU terá mais clock, ou seja será mais rápido. A minha dúvida, é se assim é, então por ser mais rápido, mais dificilmente vai para full, dado que está a ser mais rápido.

3) Voltagens, sei que para um overclock é presiso muda-las. O problema é que não se que valores utilizar. Pesquisei e encontrei tanta coisa, que só fiquei confuso.


Obrigado pelo tempo dispençado a ajudar-me :)
 
Já fiz overclock para os 3920 e ele sosegadinho mantem-se nos 35º. Estõu estupfacto :D

Só não subo mais, porque devo ter que mexer nas voltagens, mas ainda estõu à espera que alguem me ajude :D
 
Boas,

Comparar o Stock cooler da intel com um Zalman (ou outro cooler aftermarket) é como diz um amigo meu comparar o Olho do C* com a Feira da Moita... Não tem nada a ver.

Eu também passei de um stock na altura para um Zalman 9500, e também me surpreendeu.

Quando fazes OC não quer dizer que o CPU depois fique sempre em idle (é sem H ;) ). O que quer dizer é que vai processar mais depressa do que processaria na frequência normal, logo pode é acontecer o que o Caveiramix disse, pode estar menos tempo em full, mas vai lá sempre.

Quanto às voltagens é simples, vais aumentando o FSB sempre de olho na temperatura e pouco de cada vez. Testas com um programa chamado Orthos durante uns 30-40 minutos. Quando a maquina pendurar ou não arrancar chegaste ao limite com voltagem default. Atenção que se tiveres na bios o vcore em auto ele vai dando vcore ao CPU à vontade dele (o que normalmente é mais do que precisa).

Quanto ao limite de OC tens processadores desses a ir aos 5-6 Ghz (com extreme cooling claro, nunca a ar - e com o famoso kit de unhas que normalmente está esgotado nas lojas da especialidade...), por isso não quer dizer que só chegue aos 4 Ghz. O meu antigo P4 3.2 estava nos 4Ghz com vcore default, logo se formos pensar são 800 Mhz a mais, o teu a 3.4 com 800 Mhz a mais ficaria a 4.2, mas tudo depende da sorte, Mobo, Memoria, etc. Há CPUs que fazem mais outros menos.

Aconselho-te a ler bastante sobre isso primeiro e entenderes tudo sobre FSB's, voltagens, latências, etc. Para já podes sempre manter o OC que tens e depois mais tarde (quando já entenderes bem o que andas a mexer) subires mais.

Behave!
 
Já testaste a estabilidade??
Se é dart uso ao PC, está tudo bem, se é com um programa, elucida-me. :D

Então não presiso de mexer nas voltagens? Apenas no FSB? Ou seja, à medida que vá aumentando o clock, tenho que ir aumentando o FSB... As voltagens ficam em auto?

O meu problema a fazer OC é que a board só me permite fazer de 5 em 5 %, isto porque se puser em modo manual, não consigo modificar o valor de 200...
 
Pronto, com esse programa Orthos, ele anda nos 48/49. Não chega aos 50º. Reparei que ele também faz overclock ao FSB, está a 900 e tal. O problema é que não consigo fazer mais. Faço mais overclock e ele desliga... :(
 
1ª regra do OC.

Usar a Bios para fazer overclock, manulmente. Se não me engano estás a falar do programa da Asus (AI Booster creio) que usas para fazê-lo.

Se dizes que o fsb aumenta quando corres o Orthos é porque ou tens o speedstep activo ou tens o AI boost activo (que aumenta o fsb quando é preciso).

Se queres mexer tens de ir à bios e desligar tudo isso e começares a pôr tudo manual.

Dai eu ter falado no Kit de Unhas... Eu tb não tenho um topo de gama, o que tenho digamos que é a versão Light...

Nem todos conseguem chegar a certos valores e eu não sou excepção. Não penses que com alguns posts vais conseguir por isso a dar o máximo possível porque não é assim, tens de ler muito, perder muito tempo a testar, etc.

O melhor acho que é usares as definições que o AI Booster te dá e deixares estar. Mais tarde (uns meses grandes mais tarde) quando já tiveres conhecimentos mais ou menos, que para ter mais uma vez tens de ler e ler, já podes começar a esticar um pouco mais.

Behave!
 
1ª regra do OC.

Usar a Bios para fazer overclock, manulmente. Se não me engano estás a falar do programa da Asus (AI Booster creio) que usas para fazê-lo.

Se dizes que o fsb aumenta quando corres o Orthos é porque ou tens o speedstep activo ou tens o AI boost activo (que aumenta o fsb quando é preciso).

Se queres mexer tens de ir à bios e desligar tudo isso e começares a pôr tudo manual.

Dai eu ter falado no Kit de Unhas... Eu tb não tenho um topo de gama, o que tenho digamos que é a versão Light...

Nem todos conseguem chegar a certos valores e eu não sou excepção. Não penses que com alguns posts vais conseguir por isso a dar o máximo possível porque não é assim, tens de ler muito, perder muito tempo a testar, etc.

O melhor acho que é usares as definições que o AI Booster te dá e deixares estar. Mais tarde (uns meses grandes mais tarde) quando já tiveres conhecimentos mais ou menos, que para ter mais uma vez tens de ler e ler, já podes começar a esticar um pouco mais.

Behave!

Hum, não percebeste. Já consigo fazer manualmente, o porblema é que ele me reinicia... Agora se usar o AI booster (mas atenção, não é o programa, é na BIOS) já consigo fazer. E ele faz ao FSB automáticamente também.

Não consigo passar dos 4000Mhz...
 
Tens a BIOS mais recente? Já agora, posta ai uma fota de como montaste o cooler. É que eu em casa montei-o (o meu é o 9500) com a Fan virada para a direita e na loja veio com o cooler virado para baixo.
 
Back
Topo