RT73

Nomearod

Power Member
Tenho uma placa USB wireless com este chipset e tava a tentar pela ultima vez mete-la a funcionar em Linux.

Em Ubuntu, funciona nas versões alpha do Gusty no live CD, mas depois nao. Em fedora nao dá, PCLinux OS dá no live CD mas nao arranca se nao a desligar depois, em Sabayon nao e nao consegui instalar drives open source. Em Open Suse 10.3 Beta 3 detecta mas nao dá.

Alguem pode ajudar-me? De preferência para funcionar em Ubuntu Gusty Alpha
 
Já fiz o download das drives. Vou instalar agora a daily image de hoje do Gusty e tento instalar.

Espero não ter problemas com dependências pois nao tenho net neste PC sem ser por wireless.
 
Boas. Tens 2 opções. Ou usas o source do projecto rt2x00, que aconselho vivamente, os daily-build,
ou usando o ndiswrapper e drivers win. O oficial dá vários problemas logo na compilação...

A 1a opçao funciona perfeitamente, apenas nao sendo para já compativel com o wpa_supplicant, sendo possivel usar o wpa1/wpa2 mas com outro método. O forum oficial tem n informação.
 
Boas. Tens 2 opções. Ou usas o source do projecto rt2x00, que aconselho vivamente, os daily-build,
ou usando o ndiswrapper e drivers win. O oficial dá vários problemas logo na compilação...

A 1a opçao funciona perfeitamente, apenas nao sendo para já compativel com o wpa_supplicant, sendo possivel usar o wpa1/wpa2 mas com outro método. O forum oficial tem n informação.

Eu tentei instalar os que recomendas em Sabayon seguindo um tutorial mas não funcionou =|

Podes confirmar-me se em Ubuntu não estás nos repositórios?
 
como disse, se for pra usar o cvs, nao está nos repositorios (nos repos so adicionam cvs de tempos a tempos, e nao build's diarios).
Que tutorial viste ?
Isso é simplesmente, sacar, descomprimir, compilar (make), instalar (sudo make) e carregar o modulo (modprobe rt73) ...
 
como disse, se for pra usar o cvs, nao está nos repositorios (nos repos so adicionam cvs de tempos a tempos, e nao build's diarios).
Que tutorial viste ?
Isso é simplesmente, sacar, descomprimir, compilar (make), instalar (sudo make) e carregar o modulo (modprobe rt73) ...

Segui este: http://www.sabayonlinux.org/forum/viewtopic.php?f=52&t=2862

Apesar de ser para Sabayon, parece-me bastante genérico para poder usar com qualquer outra distro. Deu logo erro no inicio a dizer que nao encontrava alguns pacotes que precisava de desintalar e depois do make install não consegui fazer o resto pois dava erros.

Vou tentar agora na ALpha 5 do Gusty.
 
Instalei Debian e as drivers para rt73 e copiei o firmware para a pasta indicada.

O problema é que mesmo assim a minha placa wireless continua a não ser reconhecida de maneira nenhuma. Alguma ideia? Quando meto o comando lspci a placa wireless nao aparece também.
 
Última edição:
e porque usas lcpci ? nao devias tar a ver o lsusb ou no dmesg ?

outro guia

(mas aconselho em vez do passo 3-4, usar o link do daily-cvs que indiquei do rt2x00, e o nome sera wlan0 e nao rausb0)
 
Última edição:
e porque usas lcpci ? nao devias tar a ver o lsusb ou no dmesg ?

outro guia

(mas aconselho em vez do passo 3-4, usar o link do daily-cvs que indiquei do rt2x00, e o nome sera wlan0 e nao rausb0)

Só agora que dizes esses comandos é que percebi o que realmente fazem =S

Pensava que aquele listava o hardware todo =/

Obrigado pelo guia.

EDIT:

Não o posso seguir pois obriga a ter ligação à internet para instalar outras coisas e neste PC só tenho mesmo acesso por wireless =/
 
pronto, saca o daily-build e o resto pra 1 pen :P
Usas que distro agora? debian testing ?


Sim, instalei a última versão do testing =/

É estupido dar tanto trabalho quando distros menos "conhecidas" e usadas como o Pardus e o PCLinuxOS detectam e metem a funcionar sem problema. Ainda por cima existem drives. Não seria muito dificil meter a funcionar out of the box em distros como Ubuntu ou Fedora.
 
Back
Topo