Projecto Tecnologico- Base de Dados

MPalhas

Power Member
estou agora no 12º ano do Curso Tecnológico de Informatica, e vou começar dentro de alguns dias a fazer o projecto tecnologico, mas a criatividade está muito fraca e não consigo pensar num bom tema para a Base de Dados que vou fazer.

alguém consegue dar sugestões? não quero nada daqueles temas muito batidos, tipo Biblioteca ou Clube de Vídeo, porque a sora nem os aceita, só aceita coisas mais criativas. PS: eu pesquisei e já encontrei um tópico com a mesma duvida mas é muito antigo e não me esclareceu
 
pergunta? a BD vais utilizar alguma linguagem de programação como VB ou C++ (perguntei isto porque fiz um programa com base de dados simples no VB) ou access?

É que base de dados em si não tenho muitas dicas, de qualquer das formas fica aqui um projecto que fiz, um programa (simples) de gestão de ginásios, de VB que tinha ligação a uma BD e nela tinha vários parametros como Nome, Nascimento ... esses dados pessoais, tambem teria outra form(na BD) que continha o tipo de plano, exercicios, series e afins e mais uma que tinha informação como massa moscular e aspectos fisicos.


Não sei se isto pode dar-te alguma ideia mas espero que tenha sido de ajuda (mesmo que tenha sido pouca :))
 
ainda não sei que linguagens vou usar. até agora, em relação a base de dados as unicas coisas em que sei trabalhar são Access e VB, mas este ano aprender SQL e PHP (tenho uma disciplina só de Bases de Dados).

o trabalho na verdade não pode ser propriamente um programa "simples" porque é para ser feito ao longo de todo o ano e é para ser apresentado e defendido frente a um juri no final. já o ano passado fiz um sobre uma escola de música em VB e Access que demorou um mês.

mesmo assim obrigado

acho que estou tramado porque tenho que dar o tema definitivo até quarta-feira mas não me sai nada da cabeça. disse hoje a professora que como tema provisório escolhia uma BD para gerir os alunos de uma escola. será que é um bom tema para um trabalho destes? alguém tem mais ideias?
 
por acaso já tinha visto esse tópico, até foi dai que tirei a ideia da BD para gerir os alunos.

acham que com essa ideia posso fazer um trabalho suficientemente bom?
 
Boas,

Tambem acabei o ano passado esse curso e tambem tive que fazer esse tal projecto de base de dados.

Fiz uma gestão de um armazém de bebidas. No entanto, ficam as ideias que os meus colegam fizeram:

-Gestão de clube de video em VB + Access
-Gestão de Biblioteca em PHP + MySQL
-Gestão de uma discoteca (empregados, stocks etc) em PHP + MySQL

Por aí em diante..espero que já dê uma ajuda..;)
 
Obrigado pelas dicas. como já disse a professora não aceita essas ideias do Clube de video e da biblioteca porque já foram usadas no trabalho do ano passado, mas podem ser que ajude a encontrar outras ideias.

até agora a opção mais viável parece ser a da BD para gerir alunos, mas através de outro forum já me sugeriram:

BD para um liga de futebol;

um simulador de jogos de futebol, que se baseie nos dados de uma BD, basicamente como o Football Manager.

até quarta-feira ainda vou analisar bem todas as ideias para ver as dificuldades de cada uma, mas espero arranjar mais algumas ideias
 
uma que eu tinha dado já no outro tópico mas creio que ninguém deve ter gostado era o de um programa para venda de bilhetes, na loja e online, do tipo plateia.iol.pt ou ticketline.pt

Ou então, por exemplo, um software para organização de ventos, tipo campeonatos de vela, btt, ...
Um programa de organização de fotografias, tipo Picasa?
Um programa de gestão de uma rádio (com horários, programas horários, listas de música, etc)?
Um programa para o desktop de gestão bibliográfica, não para uma biblioteca, mas para documentos digitais (Pdf, doc, etc).
 
Sorte a vossa fazerem na área de BD
eu tive que fazer o Projecto Tecnológico dedicado as redes, porque a escola assim o escolheu... >( e também a criatividade não foi muita... foi bastante sintético.

Espero que aproveitem a vossa área porque Bases de Dados é um mundo ;)
 
Última edição:
Gestor de Contactos(Pessoas, telefone, email, telemóvel);
Gestor de Aluguer de Veículos(Motas, Carros, etc);
Gestor de conteúdos pessoais (Jogos, Musicas, Filmes, etc), sugiro esta apesar das equivalências com o clube vídeo;

Com estes temas e umas noções de normalização fazes uma base de dados "porreira".
 
obrigado. com estas ideias acho que já se arranja um tema porreiro não só para mim mas tamém para os 2 colegas que ainda não têm tema


Sorte a vossa fazerem na área de BD
eu tive que fazer o Projecto Tecnológico dedicado as redes, porque a escola assim o escolheu... >( e também a criatividade não foi muita... foi bastante sintético.

Espero que aproveitem a vossa área porque Bases de Dados é um mundo ;)

vocês foram todos para o mesmo?8| nós ficámos divididos. até era para sermos só 5 a Bases de Dados mas depois vieram mais alguns quando a prof. disse que era mais facil de arranjar estágio
 
O gestor de conteúdos pessoais da jeito para organizares os teus materiais.
E um acréscimo a aplicação e incluir um modulo de estado, se está emprestado, etc. Caso esteja emprestado verificar a quem o emprestaste ( da sempre uma ajuda, porque todos temos aqueles amigos que nunca mais entregam o que nos emprestamos ;) ).
 
ao que parece vou ficar com o Gestor de Conteúdos Pessoais. muito obrigado a todos pelas dicas.

agora se não fosse muito incómodo perguntava mais uma coisa sobre isso. estou a anotar todas as funcionalidades que posso incluir na base de dados.

além do óbvio (guardar informação sobre os conteudos do utilizador) inclui os seguintes:

- o tal modulo de estado, para ver se está emprestado
- registar eventuais produtos que se quisesse comprar.

alguém tem sugestões para outras funcionalidades? quantas mais melhor
 
vocês foram todos para o mesmo?8| nós ficámos divididos. até era para sermos só 5 a Bases de Dados mas depois vieram mais alguns quando a prof. disse que era mais facil de arranjar estágio

Aqui disseram que para abrir uma turma de base de dados tinha que haver pelo menos 8 alunos interessados... so haviam 4... por isso so abriram uma turma de Redes... para infelicidade minha >(
 
Ahh e diga-se que tambem houve bastante dificuldade a encontrar estágios, mas nao posso garantir que em Base de Dados teriam mais facilidade em encontrar... Mas secalhar... }>
 
segundo o que a sora diz, é mais facil arranjar para BD, porque para isso há sempre trabalho que se pode arranjar, enquanto que as redes já estão montadas e a funcionar, já não há mais nada a fazer.
alguns de redes do ano passado andaram no estágio a formatar computadores, e este ano temos oferta de estágio da Worten, ma para trabalho que não tem nada a ver com as disciplinas
 
...

Isto é o seguinte, eu tambem tenho de fazer a prova, mas não queria usar programação, queria so fazer algo de gestão.
Alguem me pode dar uma ideia?
Posso fazer tambem uma aplicaçao de for preciso e se ficar melhor para o que eu fizer de gestão, mas com poucas linhas de código!
 
Qual escolher

Podes pensar em criar algo que no futuro possa ser usado na tua empresa ou para onde fores trabalhar, como por exemplo um Software de Gestão do Parque Informático... :)

Na empresa em que estão desenvolvi um, está muito verde porque foi ainda no tempo em que não percebia muito de programação, neste momento estou a desenhar a estrutura da 2º versão.

Abraços
 
Ola

Eu nao sei se a minha ideia e muito boa, vei0 agora mesmo na cabeca.

Acho que podias fazer um programa( na linguagem que mais te agradar) do tipo que seria capaz de armazenar dados de pessoas em grande quantidade incluido a IMAGEM (fotografia). Criando tambem um mecanismo de procura ( acho que seek em vb6).

Aplicacoes:

Policia (acho q na localizacao de pessoas registradas)
Escola ( com o mesmo objectivo)
Tu e que sabes ( tu e que sabes)

E apenas uma ideia.:)
 
Última edição:
até é uma boa ideia (não sei se era para mim ou para o RDos mas pronto)

e parecendo que não até me ajudaste na minha segunda duvida!! posso adaptar essa ideia ao tema que escolhi, só que em vez de pessoas são musicas, filmes, etc.
 
Back
Topo