[Tutorial] Montagem LCD

AlmaMater

Power Member
Montagem LCD

Hello ppl ando com vontade de ter um LCD..so que os que andam á venda são muito caros.. tava a pensar em fazer um.. aqui neste site indica como fazer:
http://www.casemodbr.com/index.php?tutoriais&lcd
n sei se já alguem viu este tutorial e se já montaram o LCD 16x2 , ja agora na montagem k fazem nesta página o LCD fica simplesmente ligado á Lpt1.. n é preciso software para o controlar?



cYa []
 
Boas, em tempos escrevi um tutorial para ajudar quem quisesse ter um LCD barato e de facil montagem, axo que responde às tuas questões.

P.S.:Sou novo cá no "prédio" e sei que entrei um pouco a matar, mas eu só quero ajudar, espero que compreendam.


NOTA: Não considero esta intervenção dificil, mas como não sentimos todos as dificuldades da mesma maneira convem salientar que qualquer intervenção deste tipo pode ter bons e maus resultados consoante a forma em que for executada por isso, cada um é responsavel por si quando executa algo deste genero de sua livre vontade.

Este tutorial baseia-se nos LCD’s Wintek ( http://www.wintek.com.tw/ ) à venda na DigiControle ( www.digicontrole.com ) desde os 2x16 caracteres até aos 4x20 com regulação de iluminação e contraste.

Como cada LCD pode ser próprietario de um Layout especifico, é improvavel que se aplique a qualquer outra marca de LCD's.

Começo este tutorial fazendo referência do PCB do LCD Wintek, neste caso do 2x16 de caracteres modelo WM-C1602M-1YLYc que é comum aos outros de caracteres da Wintek pelo menos até ao 4x20 .

LCD_PCB.jpg


De todos estes contactos disponíveis nos PCBs do LCDs Wintek, somente os JP’s 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 é que serão ligados à porta paralela do PC todos os outros referem-se à ligação à energia, contraste, iluminação do LCD e o JP 5 que farei referencia mais à frente.

Agora o PCB do LCD:

LCD.jpg


Repare-se que existe referência do “pin assingn” do LCD, os JP’s da secção JP1 vão do 1 ao 16 da esquerda para a direita, os JP's 15 e 16 não serão necessários, referem-se à ligação da iluminação do LCD, como o LCD trabalha a 5V e a sua iluminação a 4,2, foi previsto no PCB uma ligação da iluminação aos 5V, mas a resistencia do tipo SMD não se encontra montada e como tal ligar 5V ai não tem qualquer efeito.

A secção JP2 com os pinos A e K designam-se à alimentação da iluminação do LCD, sendo A fase (+) e K massa (-).


Usaremos como referência em relação às ligações no cabo paralelo a tabela da CaseMod.br ( www.casemodbr.com ).

LCD_Tabela.jpg


O material necessário para por um LCD destes a funcionar:

• 1 LCD Wintek de caracteres
• 1 Cabo de ligação à porta LPT (o de uma impressora velha serve bem)
• 1 Ferro de Soldar ( de preferência um de 15 ou 20 Watt e de ponta fina)
• 1 Multímetro (ou alternativo que farei referencia)
• 1 Molex Fêmea (ou qualquer outro dispositivo que ligue o LCD ao rail dos 5V)
• Solda de estanho
• Fio ( Aproximadamente com metade da secção dos cabos de uma fonte ATX, tipo os das FAN’s)
• 1 Potenciómetro variável de 10kOhm
• 1 Potenciómetro variável de 100Ohm
• Software de controlo do LCD
• Drivers da porta paralela


O Cabo:

Vamos supor que reciclaram um cabo de impressora, cortaram-no à medida tendo em conta ficha que liga ao PC, regra geral ficam com uma molhada de fios à mostra dos quais só precisam 9, agora é preciso identifica-los em relação à ficha que vai ao PC, que costuma estar numerada, lá em baixo, junto aos pinos, procurem que está lá.

Comecem a mapear os cabos que correspondem aos pinos de 1 a 9, o pino 1 da ficha que liga o cabo ao PC corresponde a um e só um cabo, verifiquem qual é o cabo e identifiquem-no, façam o mesmo para os outros todos 2, 3, .... e 9, e o 16 tambem, se não tiverem multímetro façam assim:

CABLE_TEST.jpg


Ao fechar o circuito, se a FAN rodar, o pino corresponde ao cabo, usem um transformador daqueles de corrente regulavel ou um fraquito de 3V ou 4V, se tiverem um regulavel, usem-no a 3V ou 4,5V, a 12V a FAN pode andar de um lado para o outro em cima da vossa mesa de trabalho chegando a provocar certos sustos.

Quem possuir um multímetro sabe como proceder à identificação dos cabos.

No meu caso o processo de identificação dos cabos em relação à ficha terminou assim:

LCD9.jpg


Pinos e cabos identificados e toca de solda-los ao PCB do LCD.

NOTA: Convêm descarnar todos os cabos andes de iniciar a soldagem dos cabos, tensões execivas no acto de descarnar podem quebrar as soldas recentes.

Seguindo a tabela do LCD e a fornecida pelo pessoal da CaseMod.br podemos começar por soldar os fios correspondentes pinos de 1 a 9 da porta paralela nos JP’s 6 a 14 do LCD respectivamente.

LCD3.jpg


NOTA: A execução do processo de soldagem do cabo ao LCD implica algum conhecimento do processo de soldagem e funcionamento de um ferro de soldar, qualquer passo em falso pode arruinar o LCD, é necessário cuidado para não interligar os JP’s do LCD como forma de evitar o seu funcionamento incorrecto ou mesmo a sua perda ou mesmo a perda do PC.

LCD15.jpg


Os fios dos pinos 1, 3 e 5 são ligados ao GROUND (massa), o pino 5, refere-se à capacidade do LCD de ler o que está no deu display, no caso da aplicação em um PC não será necessário ao LCD ler nada, só mesmo escrever, nesse caso, será ligado à ao pólo negativo de forma a permitir a escrita.

O fio do pino 3 ( Contrast Adjusment) deverá ser interpolado por um potenciómetro de 10kOhm de forma a nos dar o controlo sobre o contraste do LCD:

VR.jpg


Sem esquecer o fio correspondente ao pino 16 que deverá ser soldado ao JP 4 do LCD.

Os JP’s 1, 2 e 3 são massa e fase (+ e -) de acordo com as tabelas.

ESQUEMA.jpg


A Iluminação:

Os conectores da secção JP2 do PCB do LCD, dizem respeito à ligação de corrente do LCD, (4.2Volt) como não existe tal voltagem na fonte de alimentação de um PC é necessário aplicar o potenciómetro de 100Ohm antes da ligação ao pólo positivo ( JP A)

VR2.jpg


Existe ainda a possibilidade de montar um interruptor de ON/OFF à iluminação do LCD, o interruptor deverá ser montado antes do potenciómetro, ou seja entre a ligação aos 5V e o potenciómetro.

NOTA: Os VR (Variable resistor) ou seja os potenciómetros variáveis, reduzem e aumentam a corrente ao longo do curso do veio, não sei garantir mas podem variar entre os 2V e os 5V em todo o seu curso, convêm então salientar que a iluminação do LCD funciona a 4,2V e que com o veio voltado para o lado em que o LCD devolve mais luz, a corrente que passará para a iluminação do LCD será de 5V, emitirá mais luz mas aquecerá de forma a fundir os LED’s que compõem a sua iluminação.

O JP K diz respeito ao pólo negativo.

O Software:

O LCD tá pronto, falta instalar os drivers da porta port95nt (DLPortIO) disponível em :

port95nt - http://www.jalcds.de/details.php?id=1020622088

E depois o software de controlo ( neste ponto existem inúmeras opções, eu recomendo este)

jaLCDs 3.1 - http://www.jalcds.de/details.php?id=1046992060

Aspecto Final

Aqui deixo algumas fotos do meu LCD já incorporado na minha caixa M@trix.

LCD85.jpg


LCD91.jpg


Agradecimentos ao Downloaders e ao pessoal do CaseMod.br, algum do materia usado aqui são das suas autorias e tenho de reconhecer a qualidade que conferem ao Tutorial, obrigado a todos!
 
TDI

Olha tenho umas questões,

.Quanto custa +/- o LCD do teu projecto? 10/20 €?

.As ligações que fazes confirma-me só:

.Ligas os pinos 1 a 9 da porta paralela nos JP’s 6 a 14 do LCD (1=>Jp6 \ 2=>Jp7 etc)

Jp´s 1, 3 e 5 massa e o 2 Positivo e podemos liga-los a uma Ficha da fonte (fio vermelho(2) e preto(1,3,5) ) correcto?

.No Jp 3 poes um Potenciometro mas n é necessário poix n? é so pra aumentar e reduzir a luminusidade correcto?

.(JP A) e (JP K) Ligas Onde? a k fonte de alimentação? a uma molex e metes uma resistencia(potenciometro) é isso?


Sorry com as questoes mas é k kero fazer isto e tenho k tirar umas duvidas... eu fiz uma coisa parecida mas + simples.. liguei 8 LEDs á LPt1 com resistencias.... :D


Fica Bem!

thnks
 
Boas AlmaMater;

O LCD custou cerca de 20€ e outros custos como os potenciometros chegou aos 22, 23€no total do projecto.

.Ligas os pinos 1 a 9 da porta paralela nos JP’s 6 a 14 do LCD (1=>Jp6 \ 2=>Jp7 etc)

Yep, tal e qual essa sequencia, que acaba com 9=>Jp14.

Jp´s 1, 3 e 5 massa e o 2 Positivo e podemos liga-los a uma Ficha da fonte (fio vermelho(2) e preto(1,3,5) ) correcto?

Correcto, os primeiros 3 Jp's impares são massa, (1,3,5) o Jp 2 vai ao vermelho da molex (+5V)


No Jp 3 poes um Potenciometro mas n é necessário poix n? é so pra aumentar e reduzir a luminusidade correcto?

.(JP A) e (JP K) Ligas Onde? a k fonte de alimentação? a uma molex e metes uma resistencia(potenciometro) é isso?

Só poderás ligar nos polos A e K uma tensão igual ou inferior a 4,2V poix esta é a tensão correcta de funcionamento da iluminação do LCD.

Terás de usar uma resistencia antes da ligação de +5V (vermelho na molex) a este polo como forma de não ultrapassar a tensão maxima, podes é optar por um VR, e detens o controlo da quantidade de luz que queres, ou uma resistencia comum, não sei qual se apropriará mais por não saber o (I) do dispositivo em questão mas se souberes usa R=V/I, mas penso que 35 Ohm chegam (mas pode ser que se aplique uma de 42 ou 21 Ohm's esperando um I entre 0,1 e 0,2)

Ficaria portanto:

+5V ----- (resistencia) ----JP A
0V(GND) ---------------------JP K

Qqer coisa apita ! Um abraço!
 
TDI

Só + uma coisa antes de por maos á obra.. Quando comprar os Potenciometros basta ligá-los ou tenho k alterar alguma coisa neles?
Em relação á ligação á porta LPT como fizeste essa ligação uma vez que tens o LCD encaixado na caixa... á ligação faz-se por fora..


fica bem

[]s
 
Boas, AlmaMater

É só ligar os potenciometros como vem descrito, não requer qualquer alteração aos potenciometros.

Para te ser sincero, não liguei muito a essa parte quando montei o meu e quando dei por mim tive de o ligar outra vez confused: , a ficha não passava em lado nenhum (de detro para fora da caixa), por isso pensa onde o queres colocar, se quiseres uma instalação interna passa primeiro o cabo por uma entrada de um slot PCI e trabalhas já com o cabo passado, se for externo só tens que pensar como vais fazer para ir buscar os +5V a uma molex.

Vai dando noticias!
 
Hi

Olá mais uma vez.
Já tenho aqui o material todo, fui á loja (escritorio) que indicaste e comprei o LCD 11€, depois na Dimofel comprei os 2 potenciometros, e tenho uma questão, comprei daqueles Verticais (é tudo igual) e a questão é como fazer a ligação, isto tem 3 Pinos..o do meio está + afastado dos outros 2, Ligo o do lado direito ao LCD e o do meio (afastado) á corrente certo? (penso k seja isto +/- pelo teu eskema).

Confirma-me so + uma vez para não fazer borrada:

POTENCIOMETROS:

1º Ligo um (10k) ao JP3 e ao Negativo (preto).
2º Ligo outro (100 Ohm) entre o JPA e os 5v.
certo?


Depois vou tb meter um interruptor para o desligar e ligar, mas a questão agora é mesmo esta dos potenciomentros, amanha ja vou soldar o cabo LP ao LCD depois tenho é k arranjar uma Molex, axas k se pode fazer a ligação do LCD tudo num fio de 5v e num preto, ou seja Ligar O JP2 e o JPA no mesmo fio vermelho da molex ou convêm usar outra molex.?!

Esquema das MinhaS Ligações:

LinK


Obrigadão pela ajuda!
[[]]ss
 
comprei os 2 potenciometros, e tenho uma questão, comprei daqueles Verticais (é tudo igual) e a questão é como fazer a ligação, isto tem 3 Pinos..o do meio está + afastado dos outros 2, Ligo o do lado direito ao LCD e o do meio (afastado) á corrente certo? (penso k seja isto +/- pelo teu eskema).

Yep, ligas o do meio e depois a qualquer uma das pontas.

Em relação a onde ligar os pot's, tá tudo certo
1º (10k) ao JP3 e ao Negativo (preto).
2º (100 Ohm) entre o JPA e os 5v.



axas k se pode fazer a ligação do LCD tudo num fio de 5v e num preto, ou seja Ligar O JP2 e o JPA no mesmo fio vermelho da molex ou convêm usar outra molex.?!

Podes fazer tudo na mesma Molex, Iluminação e corrente do LCD.

O teu esquema representa uma forma correcta de ligar o LCD, se fizeres tal e qual, nada pode falhar!

Fico à espera de resultados, depois de feito, não custou nada, vais ver :)
 
uii

Olá!
Já tou a soldar os cabos..
Agora tou a pensar em como vou por os potenciometros..não os posso deixar à "balda" para não tocarem na caixa do pc.. secalhar vou colá-los..
ah e tambem tenho k ir comprar 4 parafusos pekenos para segurar o LCD á tampa de plastico para por na frente da torre.
 
Boas AlmaMater, está tudo bem? :confused:

É que já estavas a soldar os cabos e à varios dias que não dizes nada .... vai dando noticias .. !

Abraço []
 
Olá!

Originally posted by TDi
Boas AlmaMater, está tudo bem? :confused:

É que já estavas a soldar os cabos e à varios dias que não dizes nada .... vai dando noticias .. !

Abraço []

Olá.. é k tive um problema com o PC a fonte pifou..e tive que arranjar uma nova etc.. o LCD ainda n está pronto! n tenho tido muito tempo.. segunda feira vou "tirar o dia" para acabar!


xau []s
 
:(

snif... montei o gaxo em cima de uma caixa antes de montar no pc para experimentar, á 1ª tentativa n se ligava, chegei á conclusão que tinha marado o Potenciometro do JP2 A, depois arranjei e o gaxo liga-se... os quadrados dos caracteres estão lá.. mas com os progs n aparece nada escrito no LCD..k estranho.. o cabo tá bem ligado... experimentei com o prog k indicaste e sakei um o LCDMax.. n dá.. tenho k ver isto!
 
Oix!
Eu sou muito novo nisto!
Eu gostava de fazer 2 perguntas:
-Em quanto é k fica ao todo fazer 1 LCD destes?
-Eu moro em Oeiras e gostava de saber 1 loja em Oeiras (ou Lisboa s nj houver ou s ng conhecer 1 em Oeiras) onde vende-se todo o material nessecario para fazer a montagem do LCD.
Obrigado!
 
Originally posted by Dragster
Oix!
Eu sou muito novo nisto!
Eu gostava de fazer 2 perguntas:
-Em quanto é k fica ao todo fazer 1 LCD destes?
-Eu moro em Oeiras e gostava de saber 1 loja em Oeiras (ou Lisboa s nj houver ou s ng conhecer 1 em Oeiras)
O display fica em 22€ + iva, o de 4 linhas x 20 caracteres, a diferença para os outros é de +- 2€,
e podes comprar na digicontrol, nas olaias
 
Back
Topo