Discussão Das Novas Regras Do Forum

Poiuy

Zwame Advisor
Regras de utilização do Fórum Techzone.

Entende-se por "user", uma pessoa que se tenha registado, de modo a poder usar o Forum de uma forma activa ou passiva.
Todas as pessoas podem navegar pelo Fórum sem necessidade de se registarem, contudo é necessário o registo para se poder participar.

A utilização do Fórum Techzone é um privilégio e não um direito, pelo que os seus Membros devem respeitar as seguintes Normas, desenhadas para criar um sistema de igualdade para todos os users e também para criar mecanismos de defesa aos users e ao próprio Forum.


1) Todos os "users", têm os mesmos direitos e deveres independentemente da hierarquia que têm no fórum. (ver abaixo hierarquia)

2) Os "users" são livres de expressar as suas opiniões como quiserem e entenderem sobre o tema que entenderem, desde que não toquem nos seguintes temas:

*Pornografia (imagens explicitas).
*Sites com links para software pirata.

Deve ser ainda tomada em consideração a Legislação Portuguesa e comunitária, especialmente no que concerne à protecção dos Direitos de autor e copyright.

3) Dá-se liberdade aos "users" para fazerem o numero de posts que entenderem por dia, contudo haverá um controlo por parte dos Moderadores para evitar a multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um User abusar do SPAM, será notificado pelos Moderadores, de modo a corrigir o seu comportamento. Se o user continuar a reincidir neste comportamento, então será banido do fórum, primeiro temporariamente e depois defenitivamente.

4) Sendo este Fórum de Natureza Pública, a Techzone nunca poderá ser responsabilizada pelos seus conteúdos ou pela forma como os "users" aplicam a informação aqui descrita.

5) Pede-se aos "users" para colocarem os tópicos dentro do Fórum correspondente. Na eventualidade de nenhum dos fóruns corresponder ao tema do seu post, devem-no colocar no Geral. É reservado aos Moderadores a possibilidade de alterarem a colocação do post num fórum que seja mais indicado.

6) Não são permitidas ofensas pessoais aos "users" sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a comportamentos menos condignos por parte de outro "user". Se tal acontecer, deverá ser enviada uma "private message" para qualquer um dos Administradores. Comportamentos deste genero poderão levar à expulsão do Forum. Se um user se sentir ofendido deve imediatamente reportar à Administração do Forum. Não serão aceites reclamações baseadas em pm's ou em qualquer outro sistema que não seja o próprio Forum.

7) É Aconselhável não fazer uso excessivo e incessante de
Smilies, quebras de linha, calão, cores, e tamanho de letras demasiado grande. Quanto mais "complicado", mais confuso se torna o texto, logo mais difícil de ler. Faça as coisas o mais simples possivel.

8) Não devem ser colocados tópicos que contenham
calão, agressões verbais, perguntas já feitas anteriormente (Antes de colocarem qualquer novo tópico procurem primeiro para verificarem se o vosso tema já foi tratado).

9) Não devem ser promovidos sites comerciais a não ser no respectivo Forum criado para o efeito, contudo é perfeitamente permitido a promoção de novos produtos que tenham a ver com as tecnologias de informação, directa ou indirectamente.

10) Os users devem respeitar as regras das assinaturas e avatars de modo a tornar o fórum o mais "legível" possível para todos. Lembrem-se que o mais importante é o conteúdo das vossas mensagens e tópicos e não a vossa assinatura.

11) Os Moderadores deste Forum reservam o direito de apagar ou alterar qualquer tipo de post/thread que prejudique a estabilidade do mesmo e que vá claramente contra as regras do Forum, sendo sempre enviada uma pm ao user em questão.

12) Cada fórum pode ter regras individuais, estas estarão numa thread STICKY dentro do respectivo fórum. Essas regras deverão ser consideradas como uma adição às regras acima mencionadas.

13) Regras das assinaturas e dos Avatars:

::Assinaturas::

Vários exemplos:

1) 5 linhas de texto tamanho standard (Podem ser usados os codigos do Vbulletim)
2) Imagem com as dimensões de 700x100 (max 30k)
3) Mista com texto e imagem desde que no total não ultrapasse a altura de 5 linhas de texto ou 700x100.

Assinaturas que sejam claramente abusivas a estes limites serão apagadas sem aviso prévio e será afixada uma mensagem "edit by techzone staff"

As Regras das assinaturas são indicativas, não vamos apagar assinaturas que não respeitem exactamente estes limites, desde que estajam dentro dos limites do razoável e do bom senso.


Avatar:
Dimensão máxima: 100x100 pontos
Tamanho máximo: 8kb.... 8192 bytes

As regras dos avatares são definidas na própria configuração do Forum, não sendo possivel passar estes limites.

Assinaturas ao Avatares que façam publicidade explícita a sites comerciais que não tenham a ver com a natureza do Forum, ou que seja nitidamente uma tentativa de angariar clientes, serão apagadas sem aviso prévio, e o user poderá ser banido (em caso de reincidência).

Alguns exemplos:

"Sponsored by www.mousesazuis.pt Mouses Azuis " --> OK

www.mousesazuis.pt ==> melhores preços em Portugal --> NOT OK

www.pescoassim.pt - site sobre o meu clube de pesca --> OK

www.pschipadas.pt - chipo playstations --> NOT OK

14) Hierarquia dos users do Forum.

Adminstrador: User responsavel pela gestão Global do Forum.

Super Moderador: User com capacidade para Moderar em qualquer Forum.

Moderador: User com capacidade de Moderar um ou mais foruns especificos.

Power Member: User com mais de 60 dias de inscrição no Forum e com capacidade de postar em todos os Foruns.

Membro: User com menos de 60 dias de inscrição e sem capacidade de postar em alguns Foruns Muito especificos.

Lista de Foruns que requerem estatuto Power Member:
1) Desporto


15) Regra do bom senso
Este Forum rege-se pelo bom senso dos seus utilizadores. Qualquer user que tente contornar as regras deliberadamente, em beneficio próprio ou para prejudicar o Forum será imediatamente advertido, e poderá levar à expulsão.

Para usar este Fórum o User terá de respeitar estas regras. Caso não concorde com as mesmas poderá sempre pedir para ser cancelada a sua inscrição no Fórum através de uma pm para um administrador.

Para sugestões ou duvidas consulte Funcionamento do Fórum - Sugestões e criticas
 
Bem isto é a versão quase final, do que a equipe de Moderadores do Forum achou que poderiam ser as novas regras.

Como as regras vão ser para todos, vou deixar isto aqui para discusão publica e aberta durante alguns dias.

Estamos dispostos a aceitar todo o tipo de criticas construtivas, sugestões ou mesmo alterações a estas regras.

Depois de entrarem em vigor, serão para se cumprir.

Esta thread vai ser só para discutir as regras, se tiver alguma coisa a dizer sobre outra coisa qualquer, por favor não use esta thread, para podermos ter uma facil leitura.

Note-se ainda que estas são as regras gerais do forum, alguns subforuns poderão ter regras mais especificas, como é o caso dos classificados, jogos, Desporto etc...

Mas isso fica para depois. Para já as regras gerais.

Obrigado.
 
Última edição:
Quer dizer que vão continuar a não repreender aqueles que contornam o filtro da linguagem obscena, permitindo que qualquer um vos mande à *3**@ e ao *@*@**0 que vos *0*@? Acho isso uma abominável falta de respeito, mesmo que seja só para dizer "Tive um dia de *3**@!" As pessoas percebem o sentido da frase mesmo só com os asteriscos, não é preciso insistirem na agressão verbal, mesmo que não seja dirigida a um user em específico!
 
Zeolot:

Isto é uma questão complicadissima.

Acho que a solução passa por ir mandando pm's aos users que abusem deste comportamento, criar regras rigidas sobre isto vai gerar muita polemica, porque quer queiramos quer não vai mexer bastante na liberdade das pessoas.

Sinceramente acho isto muito complicado de se resolver assim....
 
Zealot disse:
Quer dizer que vão continuar a não repreender aqueles que contornam o filtro da linguagem obscena, permitindo que qualquer um vos mande à *3**@ e ao *@*@**0 que vos *0*@? Acho isso uma abominável falta de respeito, mesmo que seja só para dizer "Tive um dia de *3**@!" As pessoas percebem o sentido da frase mesmo só com os asteriscos, não é preciso insistirem na agressão verbal, mesmo que não seja dirigida a um user em específico!

É pa Zealot eu acho q isso esta mais ou menos inplicito na regra numero 15, acho q todos temos dias bons e maus... dias em q um tipo ate deixa passar e outros em que acha q ate um simples disparo de palabras sem necessidade de utilizar o "linguajar colorido " e' tomado como uma grande afronta e ate a nivel pessoal.

Sinceramente (e como home do nuorte q sou) nao me sinto ofendido por palabroes (tv por estar habituado a eles) e se calhar, tv por andar nos forums certos, nunca vi grande abuso desse tipo de palabreado, tb sinceramente nao estou a ber a base de users deste forum a enberedar por esse caminho mas prontos... se calhar sou eu q sou um idealista
 
Lista de Foruns que requerem estatuto Power Member:
1) Desporto

hehe, o forum desporto sempre em alta, ainda bem que pouco lá paro!

acho bastante justa a regra e deixo aqui uma sugestão, bastantes users que se registram no forum é para usarem do forum vendas e pouco ou nada contribuem para a comunidade em sí, uma vez que o intuito do forum não e a venda de material mas sim a informação no geral, principalmente dos temas de informática.
Já alguma vez pensaram em alargar esta regra de se ser power member para poder usar o forum vendas? eu n achava má ideia....o que acham?

as restantes regras são bastante elucidativas e deviam se de algum modo postas à frente dos olhos para os users novos poderem ler assim que se registem.

quanto ao uso de palavrões....é realmente uma questao bem complicada, mesmo eu solto um ou outro de quando a quando, penso que seja corrente desde os miudos da primária aos idosos o uso do calão e n somos piores pessoas por isso....é um assunto bastante subjectivo e n gostava de tar na pele dos moderadores :P

edit: zealot reparei outra vez na tua sig, que até está bastante fixe:

Raptor diz:
eu mando o caganamata fazer-te um *****

lol....epá n tas a cair em contradições? um dos gajos mais gozoes do forum fica insultado por uns palavroes mesmo con *s e na propria sig os tens subentendidos... :P
sem mais comentarios :)
[]´s
 
Poiuy disse:
Zeolot:

Isto é uma questão complicadissima.

Acho que a solução passa por ir mandando pm's aos users que abusem deste comportamento, criar regras rigidas sobre isto vai gerar muita polemica, porque quer queiramos quer não vai mexer bastante na liberdade das pessoas.

Sinceramente acho isto muito complicado de se resolver assim....

Não, não é! :)
1º O que eu proponho não é nada de inovador, é algo aplicado em outros fóruns e com o resultado pretendido atingido, por isso o que eu proponho é uma imitação!
2º Eu ainda não referi que tipo de repreensões se podem aplicar para estes casos, mas tu Poiuy já estás a referir que achas "que a solução passa por ir mandando pm's aos users que abusem deste comportamento". Por acaso concordo contigo, é sempre por aí que se deve começar a moderar, com uma chamada de atenção por PM. O problema são aqueles que não se retratam.
3º Fala-se muito que os users devem ler o que escreveram antes de carregarem no botão de Submit, e agora que estamos a analisar os casos propositados de quebrar uma regra (implícita, talvez) - sim, porque o censor de palavras portuguesas existe porque alguém tratou disso! - acham que não faz mal? Não dá para perceber!
4º (em especial para o Triston) Isto é um fórum nacional, e não regional. Mas não é isso que está em questão. É tu entenderes que tens o direito de forçar os outros a lerem o que tu escreveste, mesmo quando os Administradores entenderam que certas palavras do que foi escrito devem ser censuradas.

Como se costuma dizer, não é quebrar a letra da lei, é quebrar o espírito da lei.
 
SuBzEr0 disse:
edit: zealot reparei outra vez na tua sig, que até está bastante fixe:

Raptor diz:
eu mando o caganamata fazer-te um *****

lol....epá n tas a cair em contradições? um dos gajos mais gozoes do forum fica insultado por uns palavroes mesmo con *s e na propria sig os tens subentendidos... :P
sem mais comentarios :)
[]´s

Não pá, porque eu não troquei um "0" pelo "o", por isso o censor bloqueou-o. Eu não o estou a contornar. Se percebeste, percebeste, senão tivesses percebido! :P
Por acaso até fiquei surpreendido por ter tido a palavra filtrada, pois a palavra deve escrever-se com "ch" e não com "x" pois é uma palavra homónima e... bem, não interessa! :D

Eu também apago esta sig qualquer dia recente, o coitado do Caga não me fez mal nenhum, até parece mal estar sempre a bater no rapaz! ;)
 
SuBzEr0 disse:
acho bastante justa a regra e deixo aqui uma sugestão, bastantes users que se registram no forum é para usarem do forum vendas e pouco ou nada contribuem para a comunidade em sí, uma vez que o intuito do forum não e a venda de material mas sim a informação no geral, principalmente dos temas de informática.
Já alguma vez pensaram em alargar esta regra de se ser power member para poder usar o forum vendas? eu n achava má ideia....o que acham?


Acho bastante propositado este reparo do SuBzErO, já tinha visto isto em alguns foruns lá fora e acho que tem toda a razão. O que este forum precisa não é de "comerciantes" mas sim pessoas com gosto pela informatica e que participem activamente neste forum e não apenas nas vendas.
Quanto ao facto de se passar a Power Member ao fim de 60 dias... a pessoa até pode só se ter registado e nunca mais cá ter aparecido, mas é power member...não concordo muito com isto...o que eu suei para o ser :joker: . Falando a sério acho que deviam rever estes dois pontos.
 
no xtremesystems é a mesma coisa! minimo de 50 posts por ex,para participar nos classificados.é mt boa ideia..

em 100 ou 60 posts,ja ha-de dar para conhcer +- o user...nao impossibilita as fraudes,ou burlas..mas é diferente de alguem com 1 post!

_zZz_
 
Zealot, atonces a tua mui nobre posição é em vez de tentar dar a volta as asneiras, dizelas mesmo? hehe :)

Quanto a deixar de ser ou n power member pelo numero de posts levanta outra questão... que é a do spam!!! Se porventura deixar de se ser power member a partir dos 50 posts por ex, vai existir quem "spame" a toa a ver se tem o "membro do poder" :P, mais rápido... Eu não sou contra isso, até achava boa medida ser pelo numero de posts, porem é complicado o problema e tem duas faces, de resolução não muito facil. A ver vamos, mas fica aqui as nossas sugestões :)

[]´s
 
Se reparares e leres o que foi escrito ninguém disse o contrário(pelo menos eu n disse, pq sei como se processa, 60 dias), sendo isso uma das questoes em debate....se valerá a pena mudar em vez de a antiguidade por o estatudo de power member pelo numero de posts.

[]´s
 
eu concordo k a limitação a certas áreas do forum a power members, estes por antiguidade
n concordo k a opinião k devia ser por posts... isso ia servir só p td a gente spamar à grande e à francesa


cumps
 
Vou explicar porque criei os power members:

A minha ideia não era criar users com status especial dentro do forum, a minha ideia era unica e exclusivamente impedir que users criassem contas só para irem fazer disparates para o forum de futebol. (como estava a acontecer)
Além disso se alguem abusar no forum de futebol, facilmente lhe tiro o acesso lá, continuando a ter o acesso normal a todos os outros foruns.

Acho que os 60 dias é a medida ideal, nunca concordei muito promover users pelo numero de posts. O que se pode fazer é tentar criar um sistema para premiar certos users que se dedicam, mais ao forum, Mas nunca passaria pelo numero de posts. Talvez por Votação....
 
votacao interna... senao ainda era capaz de ser mais o spam nao? alem disso, acho que os mods sao as pessoas mais indicadas para essa suposta votacao se acontecesse.

btw, concordo com as regras plenamente
 
Poiuy disse:
Vou explicar porque criei os power members:

A minha ideia não era criar users com status especial dentro do forum, a minha ideia era unica e exclusivamente impedir que users criassem contas só para irem fazer disparates para o forum de futebol. (como estava a acontecer)
Além disso se alguem abusar no forum de futebol, facilmente lhe tiro o acesso lá, continuando a ter o acesso normal a todos os outros foruns.

Acho que os 60 dias é a medida ideal, nunca concordei muito promover users pelo numero de posts. O que se pode fazer é tentar criar um sistema para premiar certos users que se dedicam, mais ao forum, Mas nunca passaria pelo numero de posts. Talvez por Votação....

Poiuy, ainda te lembras das votações para user do mês no tempo da Unreal?
Acho que isto acabaria por dar no mesmo.
Concordo com a sugestão de só poderem participar em determinadas partes do fórum users com um determinado número de posts/dias de registo, ora se juntarmos estas duas condicionantes temos a regra ideal. O tempo de registo+número de posts, obriga os users a postarem, mas ao mesmo tempo a permanecerem no fórum durante algum tempo, quem tem interesse e contribui, de certeza que não irá desistir.
Deixo ainda aqui uma quote de algo que disse em 2002 (!) e que na minha opinião ainda se aplica actualmente no que toca a sistemas de classificação de users.

Originally posted by Jintro 06/08/02
apesar de não ter votado este mês, não posso deixar de dar os parabéns a todos os vencedores, mas aproveito tb para q reflictam acerca de uma coisa.. esta diminuição na quantidade de votantes será apenas resultado da "época balnear" ou quererá dizer mais alguma coisa? não sei pq mas acho q (e espero estar enganado) o concurso caiu no desinteresse geral, sem q isso tenha prejudicado a quantidade ou qualidade da maioria das threads e isso só vem demonstrar uma coisa, q aqui ng precisa de "incentivos" para postar cada vez mais e melhor, ainda bem.
mais uma vez os meus parabéns a todos, principalmente para aqueles q participam no forum de forma positiva e constructiva mesmo q o nome deles não esteja entre os 10 primeiros classificados.


Pensem nisto
Cheers

Jintro
 
Concordo com a sugestão de só poderem participar em determinadas partes do fórum users com um determinado número de posts/dias de registo, ora se juntarmos estas duas condicionantes temos a regra ideal. O tempo de registo+número de posts, obriga os users a postarem, mas ao mesmo tempo a permanecerem no fórum durante algum tempo, quem tem interesse e contribui, de certeza que não irá desistir.

era a isto que me referia...nao para o forum em geral,mas para os classificados! evitaria por exemplo akelas pessoas que se registam so para fazer publicidade por exemplo...

acho que nao conduziria ao spam..
_zZz_
 
_zZz_ :

....evitaria por exemplo akelas pessoas que se registam so para fazer publicidade por exemplo..."

O que estás a dizer foi discutido no almoço que fizemos com os moderadores.
Se bem que temos aqui um problema, muitas vezes existem excelentes oportunidades para se comprar material, e estar a por estas limitações estamos a fazer com que os users do Forum Techzone percam essas oportunidades, ou então passem a ir ver os anuncios a outros foruns onde não existe este tipo de censura.

Depois poe-se aqui tb o problema dos vigaristas... se bloquear-mos o acesso ao forum de vendas só aos mais antigos, em principio resolvemos bastante este problema.... mas voltamos ao problema que puz no paragrafo anterior.

A melhor solução que arranjamos foi: Deixar o forum de vendas livre, mas criar Threads a avisar os users de como se precaverem contra possibilidade de aldrabices....

Estas coisas são sempre mais complexas do que parecem á primeira vista... e nunca temos uma solução optima para o problema.

A tua sugestão tem as suas vantagens, mas tb tem as suas desvantagens... tal como a nossa obviamente... :)
 
Back
Topo