OpenSolaris released

Nemesis11

Power Member
June 14, 2005 -- OPENING DAY for the OpenSolaris project. There's no better way to celebrate than blogging all about it. You can also visit blogs.sun.com for special launch day content.

What is the OpenSolaris Project?

The OpenSolaris project is an open source operating system, a community development effort and a place for collaboration and conversation about OpenSolaris technology. It is aimed at developers and users who want to develop and improve operating systems. The OpenSolaris technology represents cutting edge operating system design, but the innovation is just getting started!

http://www.opensolaris.org/os/

Download Center -> http://www.opensolaris.org/os/downloads/

Release notes -> http://www.opensolaris.org/os/downloads/releasenotes-20050612.txt
 
Sun cumpre promessa de abrir código fonte do Solaris

"A Sun cumpriu hoje a promessa feita há alguns meses atrás e disponibiliza todo o código fonte relacionado com a versão 10 do seu sistema operativo Solaris, incluindo bibliotecas, comandos e networking. Ao todo ficaram disponíveis mais de cinco mil linhas de código envolvendo 1.600 patentes. Para uma fase posterior ficam apenas reservadas algumas componentes de código ligadas à instalação e algumas ferramentas de administração.

O objectivo da iniciativa é aproximar a Sun da comunidade open source e ganhar terreno face a outras versões de software abertas. Como prova de boa vontade à data do anúncio da iniciativa OpenSolaris a empresa disponibilizou o código de uma das mais importantes e avançadas funcionalidades do Solaris, o DTrace - que permite aos administradores de observar e afinar aspectos relacionados com o comportamento do sistema.

O resultado deste primeiro esforço foi positivo atraindo 150 programadores externos para um projecto-piloto e permitindo estabelecer um quadro de aconselhamento à comunidade constituído por cinco pessoas, duas das quais da Sun. A dúvida é saber se o interesse da comunidade se irá manter e crescer, sobretudo fora do universo Sun.

Sobre a forma como a comunidade pode contribuir não há ainda muitos detalhes da empresa. Sabe-se apenas que o código está disponível para download sob o modelo de licenciamento CDDL (Common Development and Distribution License) e que a Sun garante ter intenções de aproveitar o trabalho que resultar da iniciativa em novas versões do sistema operativo.

A versão comercial do Solaris 10, disponibilizada no final do ano passado, foi já descarregada 1,6 milhões de vezes, um número a que não é alheio o facto desta ser gratuita. "

fonte
site
 
hellaxe disse:
Podem adiantar vantagens e desvantagens?

Em comparação com?

Solaris normalmente é utilizado em servidores.
Ainda não experimentei este OpenSolaris, mas pelo release notes/roadmap ainda é só o core.

Não sei que caminho a Sun quer seguir com este OpenSolaris. Não sei até que ponto a comunidade tem voto na materia. Não sei se é possivel uma "distro" de Solaris independente (Vejo para lá um port para *****). Não sei como é com os drivers para x86 (por acaso a nVidia lançou drivers para Solaris x86).
Eu tenho mais perguntas do que respostas.....:).
 
Última edição:
Chip disse:
lol Nemesis11

eu tenho uma básica - este release é x86 compatible?

Sim, x86 e Sparc.
Alias Solaris x86 já exista há bastante tempo (desde o 8?)

Se quizerem o "bleeding edge" para desktop, façam o download do Solaris Express (uma especie de unstable no Solaris, que se não estou enganado, sai todos os meses).
http://sdlcweb1d.sun.com/ECom/EComA...-x86-SP-G-B&TransactionId=try&LMLoadBalanced=

Depois podem usar o pkg-get com um dos seus mirror como package management.
http://www.blastwave.org/howto.html

No Vmware as coisas correm +/- bem. No meu computador "real", nem passa do boot do cd.
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
Em comparação com?

Solaris normalmente é utilizado em servidores.
Ainda não experimentei este OpenSolaris, mas pelo release notes/roadmap ainda é só o core.

Não sei que caminho a Sun quer seguir com este OpenSolaris. Não sei até que ponto a comunidade tem voto na materia. Não sei se é possivel uma "distro" de Solaris independente (Vejo para lá um port para *****). Não sei como é com os drivers para x86 (por acaso a nVidia lançou drivers para Solaris x86).
Eu tenho mais perguntas do que respostas.....:).

A minha pergunta idiota prendia-se precisamente com isto:

Se já têm o Solaris para quê o OpenSolaris (com tudo o que acrescentaste)
 
hellaxe disse:
A minha pergunta idiota prendia-se precisamente com isto:

Se já têm o Solaris para quê o OpenSolaris (com tudo o que acrescentaste)

Agora está disponivel o source code. A licensa é a CDDL.

http://www.opensolaris.org/os/licensing/opensolaris_license/

Penso que a Sun deve querer formar uma comunidade maior à volta do SO e chegar a outros mercados (desktop?).
Vou ver se leio mais sobre este OpenSolaris.
 
Última edição:
Não vale a pena... a menos que queiram so para servidor... nao suporta quase hardware nenhum... só tem umas cenas giras para por no linux como o dtrace :p
 
jaac disse:
Não vale a pena... a menos que queiram so para servidor... nao suporta quase hardware nenhum... só tem umas cenas giras para por no linux como o dtrace :p

mas agora que tem o codigo aberto, e tem uma equipa interessada em desenvolver uma alternativa opensource, é de esperar que começe a ficar mais interessante :)
o raven master tinha posto aí um post sobre isto também...
 
já tinha instalado o solaris 10, mas é como foi dito aqui, básicamente para servidores, mas agradável ao mesmo tempo... agora com o open solaris espero é que a dita equipa e todo o movimento começe a dar mais suporte ao hardware que o ppl usa...

a meu ver... merece ser testado e utilizado...
 
O looking glass n e so para solaris, e para todos os SO.
No entanto n acho que va ter tanto sucesso como se espera, uma vez que e pouco intuitivo e tambem demasiado pesado.
Vamos esperar para ver, mas a sua grande vantagem e a beleza, porque de resto, eu pelo menos, nao sou grande apreciador.
Quanto ao OpenSolaris, realmente a grande vantagem e ter a source disponivel.
Ja agora, alguem aqui com solaris 10 em x86? E que as versoes anteriores em x86 eram impossiveis de correr, tal era a lentidao ...

Peço desculpa por n ter acentos, mas o teclado nao esta bem configurado nesta sun de onde estou a escrever :D (labs no IST)
 
O problema do Solaris é que é leeeeeennnnnttttoo como tudo.
Tb não há suporte para periféricos ou componentes como no mundo linux, pelo que deixa muita gente "às escuras".
Tb já experimentei o Solaris (uma versão menos recente, é certo) para SPARC e acho que não é tão evoluído como o SGI IRIX em MIPS.

Solaris X86 conheço apenas superficialmente, espero que esta versão OpenSource venha melhorar o panorama...
 
Se há SO que não deixa ninguém às escuras é o Solaris :D. A rede nacional de electricidade é comandada sobre solaris.
 
Back
Topo