Pequena Review entre PSP e DS by RavenMaster

RavenMaster

Power Member
Os screenshots ficam para depois :P


1º Impacto
Ao comprar a DS o ano passado, fiquei maravilhado com 2 coisas: o duplo ecrã e o touchscreen. Não resisti à promoção de uma loja em Oxford Street (England) onde por 150€ eu trazia a DS com o Splinter Cell ou o Star Wars III e, uma bolsa de oferta. Estamos a falar de 60€ a menos do que o preço que pagaria cá pelo pack e ainda por cima paguei lá o preço da DS com a demo do Metroid quando apareceu em terras Lusitanas.
A minha primeira experiência foi apenas esse jogo, já que estava um pouco de pé atrás e não queria investir em outros sem testar primeiro, porque realmente compensava ao nível monetário ter trazido alguns jogos de lá. Ao nível de grafismo não estava por ai além (nem eu esperava tal coisa) mas dava para entreter (tanto que nesse verão ia-me fazendo perder o avião de França para cá :D ) e a jogabilidade está muito boa. Ao nível sonoro, sendo um jogo de espionagem (vamos coloca-lo assim), os efeitos sonoros são bons, ficando portanto contente com o som da DS. Outro factor neste jogo é o de usarmos o ecrã de baixo para mover a câmara e a mão de Sam quando está com a arma, auxilia imenso.
Chegando a Portugal achei que queria mais e soube que havia um jogo com N mini-jogos que garantia muitas horas de diversão. Assim comprei o WarioWare Touched (se não me engano recomendado pelo Korben :) ). Desde soprar para o microfone a cortar objectos, nesse jogo faz-se de tudo. A melhor parte foi que finalmente consegui que a minha namorada pegasse numa consola para jogar. A terceira compra, (obrigatória claro :D ) foi o Mario Kart. Não aguentei a espera de o jogo sair cá e importei-o. Espectacular, muitas e muitas horas de jogo a tentar desbloquear pistas e carros para poder competir online. Um jogo que nunca me irei fartar pela vertente de poder correr contra alguém em qualquer parte do Mundo (coisa que até aqui, não tinha visto numa consola portátil).
Entretanto adquiri vários jogos como Sonic Rush, Fifa Street 2, etc… que me têm entretido bastante até que….

…aparece a Lite :(

Mas não querendo entrar em pormenores, visto já o ter feito em outro tópico, acabei por achar que não valia a pena trocar uma coisa que acaba por ser uma recordação de férias por uma que “apenas” tem ecrãs com mais brilho e é ligeiramente mais pequena. Se andei com ela atrás de mim em Londres, também posso andar com ela agora.
Logo, resolvo investir o dinheiro que tinha guardado de parte para a Lite e invisto em outra coisa.

PSP Giga Pack:D

A primeira preocupação foi “será que tem dead/stuck pixels” ?? Realmente, graças a Deus não tinha.
Assim que desembalo tudo e a encaixo na mão tenho aquela sensação “onde é que já vi isto antes ? “ e realmente não estava enganado. Sem contar com aquele pequeno circulo por baixo das teclas direccionais, estava perante um comando de PlayStation.
Ligando a consola, temos um ecrã de fazer inveja aos dois da DS juntos. Não tem mesmo nada a ver.

(Atenção, esta comparação é entre a DS e a PSP, não inclui a Lite, embora esta na minha opinião apenas tenha mais brilho, continuando o ecrã a perder para a PSP).

Os jogos que comprei logo com a consola foram o Toca 2 e o Ridge Racer. O Ridge Racer é daquele tipo de jogo Arcade em que a pessoa só se preocupa em terminar em 1º para desbloquear todas as pistas e carros. De realismo só se for o pôr-do-sol. Qualquer curva feita a menos de 150km/h não é de homem :) Agora falando mais a sério, é um jogo para gamers que não se procupem com realismo. Começando a corrida, fiz logo um comentário: “belo cenário”. Sem dúvida, nisso eles esmeraram-se. Os cenários do Ridge Racer estão atractivos à vista.

(De noite ou sempre fechado em casa, porque a maior parte dos cenários é escuro e não se vê nada jogando de dia na rua.)

Primeiras curvas e novo comentário: “parece mesmo o Tokyo Drift” porque o jogo pede que façamos as curvas a cento e muitos a driftar para poder “encher” o Turbo (incluído pela 1ª vez nesta versão do jogo).
Farto-me depressa e coloco o cd…

(Por falar em cd, na DS temos uns jogos que vem em cartuchos, na PSP em cds pequenos. Enquanto a DS tem umas capas protectoras que levam dois jogos lá dentro e cabem no bolso das moedas das calças de ganga, com os jogos da PSP já não podemos fazer isso. Apenas um reparo à portabilidade dos jogos.)

…do Toca 2. Outra coisa não esperava, realismo puro. Tenho vergonha em admitir, mas ainda não consegui acabar uma pista de Formula Ford em primeiro (se bem que tenho estado entretido com outro jogo). O carro batendo em algum objecto ou veículo, começa a piscar luzes avisadoras do respectivo estrago. Entrando na curva à NFS, vai-se obviamente a direito e, para os que, como eu, em outros jogos estavam habituados a entrar na curva e sair dela com prego a fundo… esqueçam. Aqui temos realismo, pelo que o carro irá fazer peão imediatamente. Aqui temos também imensos carros e imensas pistas para desbloquear.
O meu terceiro jogo foi o World Tour Soccer: Challenge Edition. Este jogo tem-me tirado o sono ultimamente pela vertente Challenges. Somos forçados a jogar com várias equipas, em vários graus de dificuldade e com o jogo todo pontuado, ou seja, qualquer falta, passe falhado, remate para fora, etc, perdem pontos. Ganham pontos fazendo passes certeiros, remates à baliza e obviamente, marcando golos. Consoante os pontos no final do jogo (onde é contabilizado também cartões e pose de bola por exemplo), assim a taça que recebem nesse Challenge. Para quem se fartar deste modo, temos o modo Cups, onde podemos fazer um Mundial, um Europeu, jogar a Taça Asiática (ou similar :D ), etc. Só tem um pormenor em falta…. faltou o touchscreen onde já estava tão habituado a fintar no Fifa ;)


2º As fotos



------------------------------------------------mais tarde :P -----------------------------------------


3º A comparação propriamente dita

Pois é, o momento que muitos esperavam. A opinião de quem possui as duas para ser imparcial. :)

Não as vou comparar ao nível de emuladores e homebrews (programas “caseiros” porque teria muito de comentar e são similares excepto no facto de qualquer DS necessitar apenas de uns acessórios e a PSP de um firmware especifico.

Espero que esta comparação não decida por ninguém porque cada um é que deve tirar as suas conclusões e pensar no que irá utilizar a sua consola.

DS – Sem dúvida, a menina dos meus olhos. Foi dos melhores investimentos que fiz e não me arrependo disso. Tem uma bateria que nunca mais acaba e, malucos como eu, têm vários acessórios disponíveis como carregador por porta usb para que nunca falte carga (embora ela pareça trabalhar do ar, até me esqueço da última vez que a carreguei.) Dá para ver filmes no ecrã superior e ouvir MP3, com o respectivo acessório, e tem um som Q.B. Sendo concha, apenas tive necessidade de comprar um protector de ecrã para o touchscreen, porque sou daqueles que gosta de jogar com o dedo e não com a Stylus (apenas a utilizo no Metroid Prime Hunters, no Fifa não dá jeito nenhum). Quase todos os jogos são, sem duvida nenhuma, divertidos e todos virados para tentar captar aquele publico que geralmente olha de lado para as consolas e acha “que desperdício de dinheiro”. Basta vermos o que já vendeu o Brain Age. Um must para aquela pessoa que apenas quer uma consola de jogos e já tem um iPod ou um leitor de vídeo portátil, ou nem necessita de objectos desses.

PSP – A consola portátil all-in-one. Mas tendo tanta tecnologia paga-se caro… no fim de semana que a comprei não joguei assim tanto e mesmo assim todos os dias a carreguei. Um ecrã espectacular apenas ultrapassado em brilho pela DS Lite. O suporte para filmes em MP4 faz maravilhas e a Sony deve considerar baixar ainda mais o preço dos filmes em UMD senão fica com eles nas prateleiras. Existem também N acessórios (também tenho o cabo usb para poder carrega-la) para aumentar ainda mais a sua vertente multimédia como autênticos sistemas de som e auriculares sem fio. Como tem um ecrã bom e de tamanho considerável, esta consola tem um bónus para quem é (sim, eu admito várias vezes) maluco como eu. Neste momento estou à espera do cabo para ligar a PSP às RCA que o meu auto-rádio tem de LINE-IN. O que obtenho com isto ? O mesmo que quem compra uma tv para o carro na Praça de Espanha com o extra de estar ligado ao sistema de som do carro. Ver filmes na PSP e ouvir nas Magnat não vai ser a mesma coisa :D
Um must para quem quer deixar de ter por exemplo PocketPc para ver filmes e jogar. Com a saída do acessório de GPS, ainda mais publico irá ganhar. Mas, continua a pecar pela autonomia que se mostra pouca para tanta coisa.

Ambas as consolas têm ligação de redes sem fios (wireless lan) pelo que poderão jogar com amigos pela internet desde que tenham uma de duas soluções:
1º o adaptador respectivo para cada uma (DS ou PSP), que encaixa no vosso pc e permite aceder à Internet
2º um Router e um AP ou um Router/AP
As ligações funcionam mais ou menos da mesma forma em ambas, basta seguirem o manual e configurar a consola para a vossa rede ou por exemplo, para um HotSpot da PT

A PSP aqui leva vantagem visto já ter Browser incorporado, podendo vocês navegar na Techzone e acompanhar o vosso forum mesmo estando num centro comercial. Podem tambem retirar demos de jogos desde que tenham o ultimo firmware (actualmente 2.71 dá acesso ao Loco Roco)
A DS espera um browser mais para o final do ano, mas em principio será pago (uma menos valia claro) e actualmente não tem serviço de download de demos ou actualizações.

Quantos aos jogos, na PSP tomem atenção aos quadrados que aparecem um pouco acima do selo. Eles dizem quantas pessoas podem jogar em Single Player, que espaço precisam para o Save no cartão e que modos dá para jogar (by silenx)

1) "Game sharing" - Só é preciso uma cópia do jogo e com isso podes jogar com a tua PSP e contra uma amigo(a) que tenha apenas a PSP. Um utilizador é o "host", o que cria o jogo multiplayer (obviamente dentro do jogo). O outro utilizador( o que não tem o UMD ) é o "guest" e este vai ao menu 'Game Sharing' no menu 'Game' no XMB da PSP. Escolhe ligar-se ao jogo disponível e despois é só esperar. Um exemplo é o Burnout Legends, que permite fazer isso.

2) Multiplayer com 2 UMD - Cada jogador tem a sua cópia do jogo, um cria o jogo, o outro liga-se. Exemplo? PES 5...entre outros....


3) Modo Infraestrutura - Este sim, é possível jogar online, com utilizadores de qualquer canto do mundo. É ir à opção do jogo que permite isso... ter acesso a um router wireless ou hot spot...ligar-se... e jogar. O SOCOM é um exemplo disso.

A DS aqui tem a vantagem de todos os cartuchos permitem jogar contra outras DS com apenas um cartucho mas...

...aqui o RavenMaster ajuda o pessoal que tem PSP de forma legal e jogarem sempre só com um cd.

* Comecem um jogo na 1ª consola em modo ad hoc multiplayer e definam o tempo de jogo para ilimitado.
* Retirem o cd e escolham NO quando aparecer a perguntar se desejam abandonar o jogo.
* Coloquem o cd na 2ª consola e começem o jogo em multiplayer, ligando-se à primeira.
* Repitam a ultima acção para quantos jogadores quiserem e o jogo deixar.

O unico defeito que os designers da Sony deviam ter visto é: os leds... agarrem na vossa PSP e tentem ver o estado da bateria, se estão a aceder ao cartão etc...
muito mau mesmo... ontem estava a jogar e simplesmente fiquei com o ecrã preto e o simbolo de uma bateria com um traço no meio do mesmo. Logo, temos de adivinhar ou andar sempre a premir o Home para ver o estado da bateria. Não reparei se o led do power tinha outra cor mas deduzo que sim mas, e vê-lo ? Fica tapado pela mão direita :(

O bonus que a PSP tem que a DS não tem é o maravilhoso botão Home, que nos permite sair do jogo/musica/video e voltar ao ecrã inicial enquanto na DS temos de desligar e voltar a ligar a consola :(
 
Última edição:
Bem, isto tem pano para mangas para debater :) Muito bom o tópico. Faltam mesmo as pics agora..

O unico defeito que os designers da Sony deviam ter visto é: os leds... agarrem na vossa PSP e tentem ver o estado da bateria, se estão a aceder ao cartão etc...
Disseste que era um defeito...não terá sido de propósito? Repara... quando jogas tapas quer o led verde do POWER quer o led de actividade do memory stick. Eu penso que terá sido de propósito.

Passo a explicar....... Imagina que jogas no escuro. Bréu mesmo :) Assim, a única luz que vês é a do ecrã. Apenas és tu e o ecrã. Mais nenhuma luz para atrapalhar ou para desviar a atenção...

Sei que é útil ver o estado da bateria...mas também, uma simples pausa no jogo e pronto...já sabes :) Não ia ficar a jogar 4h30 locoroco seguidas sem colocar pause nenhuma vez :) Ficava com os dedos colados ou tinha uma entorse :D ...eheh



Agora bota-lhe aí as fotos :P
 
Última edição:
esse truque que falaste para jogar com um só disco não funciona no gta liberty city stories! :( diz que ocorreu um erro a ler o umd... não há mesmo maneira?? cumps
 
Bem só tenho uma crítica a fazer e anda um pouco à volta do seguinte ponto
Fizeste uma review a duas consolas quase sem falar de jogos.
A DS não conheço bem mas dos seus grandes títulos que motivam qualquer jogador apreciador do mundo Nintendo penso que só abordaste o Mario Kart DS e quanto à PSP não experimentaste um único dos jogos que realmente vendem a consola.
Parece-me um ponto com alguma importância.
 
Essa dos leds.. lol nunca me tinha vindo a cabeça..não considero de forma alguma um defeito.

Acho que naquilo que pode ser comparado comparaste bem as duas, mas continuo a pensar que sao consolas bastante diferentes para alvos diferentes.
 
timber disse:
Bem só tenho uma crítica a fazer e anda um pouco à volta do seguinte ponto
Fizeste uma review a duas consolas quase sem falar de jogos.
A DS não conheço bem mas dos seus grandes títulos que motivam qualquer jogador apreciador do mundo Nintendo penso que só abordaste o Mario Kart DS e quanto à PSP não experimentaste um único dos jogos que realmente vendem a consola.
Parece-me um ponto com alguma importância.

só posso falar no que tenho :(
se alguem quiser fornecer jogos, não me importo de lhes fazer uma review :x2:
agora a sério, esta review é apenas para dar uma ideia das funcionalidades das duas, para analisar jogos temos o GameSpot, a G4mers, etc... aproveitei os jogos que possuo para acrescentar algo mais aos detalhes sobre as consolas :)
os jogos dependem dos gostos de cada um ;)

@Nuno
deixaste carregar o jogo ?
pode ser mesmo problema desse jogo em questão que ainda vai carregar alguma coisa antes de começar o jogo em si
 
Última edição:
A PSP branca é igual à preta nos comandos ? Alguém tem ?

E o material é brilhante como a preta ou baça ?

Já agora as PSP riscam-se muito tipo os novos iPod's Video ?
 
paperless disse:
Essa dos leds.. lol nunca me tinha vindo a cabeça..não considero de forma alguma um defeito.

Acho que naquilo que pode ser comparado comparaste bem as duas, mas continuo a pensar que sao consolas bastante diferentes para alvos diferentes.
Eu cá acho que é defeito... também me aconteceu tar a jogar LocoRoco e a meio ver aquele ecrã cinzento feio com uma pilha oca e um risco! :P

Agora falando mais a sério acho que a Sony podia ter posto um led noutro local da consola, ou um simbolo de uma bateria furada no canto sup direito quando a bateria estivesse a acabar, porque um led a piscar no local onde temos as mãos é... mau :P
 
jvidia disse:
A PSP branca é igual à preta nos comandos ? Alguém tem ?

E o material é brilhante como a preta ou baça ?

Já agora as PSP riscam-se muito tipo os novos iPod's Video ?
Das brancas não sei mas a minha é a preta normal e tem exactamente 1 ano e 2 meses e não tem risco nenhum nem na zona frontal nem no anel metalizado atrás.
Sou um gajo cuidadoso com as minhas coisas e não ando com a PSP ao pontaté mas também não uso nenhuma bolsa especial além daquela que vem com a consola.
 
Achas infantis?

Acho o design da DS Lite muito adulto, to the point com classe. O da DS original é que é um bocado trolha mas não lhe chamaria infantil
 
Os leds foram para aquela posição para n distrair o jogador.

-->DS:

* PRÓS:

jogos acessiveis (brain age), inovadores (animal crossing), retro (marios e companhia)

inicio de jogo rapido

qualidade de construção

inovadora ao interagir melhor com o jogador utilizando o touchscreen nos jogos

nova DS com ainda melhor qualidade e maior duração de bateria

preço dos jogos baratissimos

supostamente irá sair um sintonizador de TV

* CONTRAS:

qualidade grafica aquem da imagem actual em comparação com a GC/PS2/PSP por exemplo

a distribuidora oficial é uma m3rda AKA Concentra

configuração e funcionamento do wi-fi confuso (no mario kart tens de sair do jogo on-line para introduzir os friend codes)

browser a pagantes

para usufruir de video e de mp3 precisa de um adaptador especial

aquando o uso de cartuchos do GBA estes ficam de fora da DS lite!!

a versão Lite Black fica cheia de dedadas facilmente

-->PSP:

* PRÓS:

graficos soberbos

ecran com excelente qualidade

mais do que uma consola (lê mp3, video, fotos)

possiveis introduções de acessórios que podem aumentar o interesse na consola (GPS, eye-toy, emulador da PSX)

Browser gratuito e wi-fi com segurança

* CONTRAS:

jogos caros

bateria de fraca duração

fraco catalogo de jogos com pouquissimos system sellers (locoroco, wipeout)

inicio de jogo lento, excepto em "hold" (o smackdown vs raw demora 6 minutos e tal para poder ser jogado!!! desde o arranque do jogo à arena em si )

ecran ganha facilmente riscos a n ser que se use extremo cuidado e a respectiva bolsa

a consola fica cheia de dedadas facilmente ...
 
Última edição:
jvidia disse:
A PSP branca é igual à preta nos comandos ? Alguém tem ?

E o material é brilhante como a preta ou baça ?

Já agora as PSP riscam-se muito tipo os novos iPod's Video ?

Pelo que vi ao vivo, a PSP branca é igual à preta nos comandos. Acho que o botão do quadrado é que foi melhorado em relação à preta. E o material é brilhante também.

Quanto aos riscos, tenho a minha há quase um ano e não tem risco nenhum. Tenho cuidado com ela e uso um protector de ecrã da Hori (muito bom) para o proteger. Além disso, tenho uma Playgear Pocket que também é muito boa. :) Mas com a bolsa que vem de origem também te safas bem.
 
Bio Shadow disse:
O design da DS Lite é bastante mais moderno que o da PSP, é o design da moda à la iPod nano.

Não concordo. Tanto o design da DS Lite como o da PSP são modernos, cada um à sua maneira. :)

Na minha opinião são ambos excelentes.
 
Back
Topo