Fibra Óptica Ajuda sobre instalação/distribuição de fibra pela casa

pirata ordep

Power Member
Boas ppl, nunca tive fibra e nao percebo absolutamente nada sobre isso, preciso da vosa ajuda.

Compramos um apartamento que ja veio com esta caixinha "ISP"? de fibra de optica, junto as tomadas para a tv na Sala (o buraco vai dar a outro por tras da TV .

E eu gostava de tirar umas duvidas, antes de escolher a operadora, e para poder explicar ao tecnico como gostaria de ter a internet distribuida.

image.png

Tenho umas duvidas:

1- Na minha zona tenho acesso as 3 operadoras com fibra, estou a pensar escolher MEO, quando eles vierem instalar podem usar esta mesma caixa? ou vao ter de tirar esta e instalar nova?

2- Este cabo branco que sai da caixinha concede velocidade fibra às entradas ethernet, estas ficam com a velocidade a 100%? (tenho uma catrafada delas pela casa toda, inclusive por tras da tv, e esta por tras ate dava jeito para ligar à box da MEO e ficar escondida

3- O cabo amarelo serve exatamente para que? é para ligar ao router e este tem de ficar na sala? que é o que vai distribuir net pela casa por todas as ethernets?


Obrigado a todos antes de mais e desculpem a minha ingenuidade e ignorância
 
Boas ppl, nunca tive fibra e nao percebo absolutamente nada sobre isso, preciso da vosa ajuda.

Compramos um apartamento que ja veio com esta caixinha "ISP"? de fibra de optica, junto as tomadas para a tv na Sala (o buraco vai dar a outro por tras da TV .

E eu gostava de tirar umas duvidas, antes de escolher a operadora, e para poder explicar ao tecnico como gostaria de ter a internet distribuida.

image.png

Tenho umas duvidas:

1- Na minha zona tenho acesso as 3 operadoras com fibra, estou a pensar escolher MEO, quando eles vierem instalar podem usar esta mesma caixa? ou vao ter de tirar esta e instalar nova?

2- Este cabo branco que sai da caixinha concede velocidade fibra às entradas ethernet, estas ficam com a velocidade a 100%? (tenho uma catrafada delas pela casa toda, inclusive por tras da tv, e esta por tras ate dava jeito para ligar à box da MEO e ficar escondida

3- O cabo amarelo serve exatamente para que? é para ligar ao router e este tem de ficar na sala? que é o que vai distribuir net pela casa por todas as ethernets?


Obrigado a todos antes de mais e desculpem a minha ingenuidade e ignorância
1- sim podem usar a mesma
2-cabo branco é a fibra que vem do exterior, apenas pode ser ligada ao router
3-cabo amarelo é o que liga ao router para ter internet tv .... o router pode enviar sinal RF para resto da casa para ver TV caso as ligações estejam bem feitas se quiseres ter internet por todas as tomadas é necessário um switch.
 
1- sim podem usar a mesma
2-cabo branco é a fibra que vem do exterior, apenas pode ser ligada ao router
3-cabo amarelo é o que liga ao router para ter internet tv .... o router pode enviar sinal RF para resto da casa para ver TV caso as ligações estejam bem feitas se quiseres ter internet por todas as tomadas é necessário um switch.
Muito obrigado!
o switch eu já vi instalado em casas novas, penso que quando vi ate era no mesmo local do quadro eletrico, eu penso nao ter nada disso, entao neste local onde esta a caixinha, teria de ter o router e um switch, so tralha :/

Para a instalação/compra do mesmo teria de ser eu certo? teria de estudar o caso depois :P

Eu poderia pedir ao tecnico que vem instalar o "pacote" para fazer a instalaçao do router no quarto certo? ai ja teria mais espaco para ter o router + switch

edit, agora que estou a pensar, o meu router antigo da NOS tinha switch nele mesmo (penso que o era) ,tinha 4 saidas ethernet.
 
Última edição:
Muito obrigado!
o switch eu já vi instalado em casas novas, penso que quando vi ate era no mesmo local do quadro eletrico, eu penso nao ter nada disso, entao neste local onde esta a caixinha, teria de ter o router e um switch, so tralha :/

Para a instalação/compra do mesmo teria de ser eu certo? teria de estudar o caso depois :P

Eu poderia pedir ao tecnico que vem instalar o "pacote" para fazer a instalaçao do router no quarto certo? ai ja teria mais espaco para ter o router + switch

edit, agora que estou a pensar, o meu router antigo da NOS tinha switch nele mesmo (penso que o era) ,tinha 4 saidas ethernet.
Router necessita esse cabo branco se técnico conseguir levar cabo para quarto, sim e possível teres o router lá mas tbm tens outras soluções a melhor coisa é informaste no google.

sim o switch se nao tiveres ja na tua casa tens de comprar e configurar e podes deixar na caixa ATI (quadro elétrico) e nao é necessário ficarem juntos (router +switch) apenas ligados por cabo rj45

os routers tem todos essas portas o switch é para quem quer mais portas para ligar em varias divisões da casa
 
Boas...

Essa caixinha maravilha, é até onde a fibra vem da rua, que depois é "fundida" para um fio mais pequeno e segue para esse cabo amarelo...

Cabo esse amarelo que entrará no Router (ou ONT) do teu operador

Suponho que terás mais tomadas dessas distribuídas pela casa, certo?

Se sim, e a julgar pela quantidade de tomadas/fixas extra, diria que provavelmente, no hall de entrada ou noutro local similar terás também um quadro de comunicações ATI...

É nesse ATI, que será o ponto central onde vão ter todas as ligações, para serem distribuídas nessas tomadas distribuídas pela casa.
Tomadas de TV/R , Telefone, e ou Internet...


Relativamente à tal caixa maravilha, ai colada, pode ficar também dentro do ATI... mas implicaria que o Router ou ONT, ficasse dentro do ATI...

Por um lado era menos um chasso a ficar perto da tv, ou doutro local... mas em termos de qualidade do sinal wi-fi.... iria ser uma bosta, perde qualidade e sinal...
e se tiver numa ponta da casa, logo a meio desta vais ter quebras de wi-fi, e noutros pontos da casa nem vai existir sinal.


Questões:
- vais ter apenas uma box, ou mais?
- vais ligar por cabo algum computador?
- quem diz computador, dis outros acessorios que necessitem de se ligar a net por cabo, playstation, um servidor NAS para os teus backups, filmes, e outros?
- ou essencialmente vais ligar tudo quase sem fios?

Se for sem fios, e dependendo do tamanho da casa/apertamento, pode ser necessario alguns aplificadores de sinal wi-fi
ou se o ponto onde o router ficar for central, e não necessitares de muita net pela casa, o router do operador dara conta do recado...


Geralmente todos os operadores disponibilizam varios canais no coaxial, bastantd ter uma tv normal que descodifique tdt.
Ou seja, poder ter uma tv na cozinha e ver o que esta a dar em directo naquele momento na televisao, excepto as funcionalidades de videogravador, pausa, etc e tal... NISSO TENS QUE TER BOX.

Na chamada rede Rural, apenas a Vodafone não disponibiliza em todos os locais, isso de injectar os canais no cabo, de resto as restantes disponibilizam (contudo, confirma tal na tua zona antes de subscreveres o serviço)
A meo disponibiliza, e a nos tambem, porque a tecnologia deles e um bocado diferente.... as boxes tem que funcionar LIGADAS ao coaxial, e A INTERNET.


Basicamente, o Router /Ont poderia ficar na sala.
SINAL DE TELEVISÃO, injectado directamente numa dessas tomadas (e deppis no quadro ATI, distribui directamente para onde existir as outras tomadas de tv)

Serviço de Internet:
geralmente os routeres tem 4 portas de rede.
Dependendo do Router e da zona onde estiveres, se for zona de fibra rural na vodafone so poder utilizar 3 portas de rede, pois uma esta reservada para ir ligar ao ont.

Sobra-te 3 portas:
1. ligaria certamente a box.
as outras 2, imagino que poderiam ligar ao escritorio, e eventualmente a um quarto, possivelmente aquele que ficaria mais afastado do roter...

Porquê esta sugestão do quarto mais afastado???
ai poderias ligar um amplificador de sinal wi-fi, para colmatar as falhas, ou mesmo ligares um pc.
(AS LIGAÇÕES PODERIAM SAIR DIRECTAMENTE DO ROUTER PARA ESSAS TOMADAS, que basicamente estão a medida)
depois e so os gajos da tua operadora fazerem as ligações no ATI, geralmente com cabos de rede pequenos...

agora, se tiveres muitos aparelhos para ligar por cabo, poe ser necessário adquirires um outro router ou switch.
bastaria um switch de 5 portas... que iria ficar nesse quadro ATI.
Toma nota, que actualmente o minimo de velocidade que os operadores "dão", são 200 megas... logo a adquirir um switch ou router, teria que ser com velocidades gigabyte (portas lan, só atigem 100 megas!)
pois as boxes, apenas "ligam" a 100 megas, mas consomem muito menos.


Qualquer duvida ou questão, apita....


E desculpa o testamento.




PS: aquele buraco, ta fixe, para esconder os cabos que ligam a TV, se a quiseres pendurar na parede!!!!
 
Última edição:
Ou seja, poder ter uma tv na cozinha e ver o que esta a dar em directo naquele momento na televisao,
Na chamada rede Rural, apenas a Vodafone não disponibiliza em todos os locais, isso de injectar os canais no cabo, de resto as restantes disponibilizam (contudo, confirma tal na tua zona antes de subscreveres o serviço)
A meo disponibiliza, e a nos tambem, porque a tecnologia deles e um bocado diferente.... as boxes tem que funcionar LIGADAS ao coaxial, e A INTERNET.
A tecnologia da MEO é igual à da Vodafone, a da NOS é que é diferente dessas duas. Só a NOS precisa de ligação coaxial e RJ45 nas boxes e só em FTTH (em HFC só necessita de coaxial). Já a MEO e Vodafone só necessita de RJ45.
 
Suponho que terás mais tomadas dessas distribuídas pela casa, certo?
Tem bastantes tomadas de TV e de ethernet.
IMG-20220110-115524.jpg

IMG-20220110-115544.jpg

IMG-20220110-115621.jpg

Se sim, e a julgar pela quantidade de tomadas/fixas extra, diria que provavelmente, no hall de entrada ou noutro local similar terás também um quadro de comunicações ATI...
Por acaso não, acho que já percebi o que o antigo dono quis fazer, agora parece que é obrigatório ter quadro ATI, mas como foi renovação interior, não precisou de por.

Por isso deve ter decidido ter tipo um hub por baixo da TV como mostra na foto a seguir, onde põe o router ligado a fibra óptica, e insere os cabos ethernet que faz distribuir por outras 3 divisões. Até colocou o nome de duas divisões (quarto e escritório, não sei se a que não tem nome é para a que fica por trás da tv
IMG-20220110-115640.jpg

- vais ter apenas uma box, ou mais?
Uma apenas, estou a pensar colar a box por trás da TV, para ficar escondida.
- vais ligar por cabo algum computador?
- quem diz computador, dis outros acessorios que necessitem de se ligar a net por cabo, playstation, um servidor NAS para os teus backups, filmes, e outros?
- ou essencialmente vais ligar tudo quase sem fios?
A origem destas dúvidas foi que eu teria ter um PC ligado por cabo e talvez a box da TV, estou a pensar usar IPTV (nem sei se posso falar disto aqui lol) e como suga bastante NET, dava jeito ficar ligada por cabo.

Essencialmente seriam 2 dispositivos ligados por cabo e telemóveis/tablets ligados por WiFi. É um T2 não muito grande e para 2 pessoas, penso não necessitar de um extensor wifi.
A meo disponibiliza, e a nos tambem, porque a tecnologia deles e um bocado diferente.... as boxes tem que funcionar LIGADAS ao coaxial, e A INTERNET.

PS: aquele buraco, ta fixe, para esconder os cabos que ligam a TV, se a quiseres pendurar na parede!!!!
Tenho entrada coaxial e ethernet por trás da TV, e a outra entrada do tubo fica escondida por trás da TV, daí eu querer ter a box colada na parede ou a TV para ficar invisível, e o router no quarto, mas já vi que se o router no ficar aqui não tenho NET nas tomadas nas outras divisões :/

IMG-20220110-115413.jpg

Porque aqui eu não queria ter nada, ficava apenas a TV suspensa com a box por trás ligada ao cabo ethernet, tendo o router no quarto a enviar NET para estas tomadas.

Como ainda falta um ou outro acabamento a volta da lareira, assim tenho de mandar fazer/comprar um mini móvel com prateleiras abertas para n estragar o sinal do router e para tapar o buraco, em vez de por um cadeirão a tapar as tomadas/buraco...
E desculpa o testamento.
Ora essa foi fantástico ;)
 
Última edição:
Não tens nenhum splitter RF por aí? Tem de ter... Algo deste género:
2-Way-RF-Splitter-CATV-Sat-Signal-Distribution-Splitter-WD20A-014-.jpg

Depois o IN será o cabo coaxial que vem do Router/ONT que terás que ligar aí. Os OUT's serão cabo coaxial daí diretamente às televisões.

E há possibilidade de meter o router no quarto, basta passar a fibra por dentro da tomada que vai ao quarto, depois tens uma porta Ethernet para distribuir para o resto da casa, que é essa que vem ter à sala, e também tomada coaxial para distribuir para o resto da casa.

Já agora, que falta de mau gosto de quem meteu essas tomadas... 3 tomadas com entrada coaxial umas à beira das outras... Quem as meteu não sabia que existe tomadas só de RJ45...

EDIT:
Calma, só se essas tomadas vão diretamente a cada sítio e é aí o teu "ATI".
Acho que já percebi, tenta ligar um cabo coaxial diretamente à tomada em que diz "Quarto" e vê se dá os canais.

Se quiseres ajuda manda-me PM que eu digo-te se consegues meter a instalação da maneira que estás a pensar :wink:
 
Última edição:
@SaMax para já ainda não tenho operadora, mas vou meter MEO, n consigo testar os canais.

Eu tb n gostei nada de ter ali as tomadas, mas pronto. Ainda não sei como esconder aquilo lol, se desse para por o router no quarto n precisava de ter nada ali, a box tem as ligações todas por trás da TV se a NET chegasse lá, senão fica o router no quarto e ligo tudo por WiFi.

Pois ele deve ter feito um ATI rudimentar, tipo ligação direta para aquelas divisões em específico que ele escreveu lá.
 
A sala é o ponto central, o quarto / escritório faz parede com a sala, não deve ter grande problema. É que no PC costumo jogar/ downloads, e não queria prejudicar o WiFi da casa pá fazer downloads pela WiFi, ou ser prejudicado por quem está na Netflix enquanto Jogo :P
 
Se fosse a ti metia o router na sala, depois cabo de rede para as outras divisões, se precisares de ligar mais de 1 dispositivo com cabo de rede numa divisão compras Switch e metes nessa divisão.
 
acho que vou fazer isso, no quarto de dormir nem penso ligar la nada, nem sequer tv.

vou pensar numa forma de ter ali o router arranjadinho, seclaahr no meio de uns livros :P e ponho umas mini prateleiras em vez de um movel, mas isso já sao outras historias hehe

quando vier cá o tecnico peço lhe para testar as tomadas se estao bem feitas e ele deve dar uma explicaçao de como as coisas estão montadas, e assim tb tiro duvidas que possam surgir.

Thx a todos :)
 
acho que vou fazer isso, no quarto de dormir nem penso ligar la nada, nem sequer tv.

vou pensar numa forma de ter ali o router arranjadinho, seclaahr no meio de uns livros :P e ponho umas mini prateleiras em vez de um movel, mas isso já sao outras historias hehe

quando vier cá o tecnico peço lhe para testar as tomadas se estao bem feitas e ele deve dar uma explicaçao de como as coisas estão montadas, e assim tb tiro duvidas que possam surgir.

Thx a todos :)

Conselho: usa o router como aparelho decorativo e não o tentes esconder. Se fica com obstáculos nos lados, e não só, prejudica a propagação do wifi. E até convinha ficar a meia altura da casa. Os routers hoje em dia das operadoras já apresentam uma estética interessante que permite ser enquadrado em qualquer divisão. Aqui em casa fizemos isso. Metemo-lo num ponto estratégico da casa (num hall, mesmo ao centro) de cima de um móvel, em conjunto com outras peças (mas não em cima umas das outras e os cabos estão escondidos por detrás desse móvel). E a verdade é que me permite ter wifi numa vertente de 360º na casa sem razões de queixa. E sou MEO.

Outra vantagem que tenho, é que por detrás do móvel tenho uma tomada telefónica, o que permitiu levar o cabo coaxial e cabo de rede por lá para a restante casa.
 
Boas ppl, para concluir o post, já fizeram a instalação.

Como não tem ATI o anterior dono fez esse "ATI rudimentar", o técnico que cá veio fazer a instalação até pensava que tinha de ter um ATI algures por trás de um móvel por baixo do quadro elétrico.

Concluindo:

1- não dá para puxar a "caixinha mágica" para o quarto, o técnico disse que não é como antigamente que dava para puxar o cobre pelas paredes.


2- Então decidi ligar ali o router, para poder ligar o PC no escritório por ethernet e a box por trás da TV também por ethernet.

IMG-20220115-150642.jpg

IMG-20220115-150655.jpg

Para já está uma confusão. Mas com uns autocolantes 3M ponho a box colada na parede mesmo por trás da TV, tem ethernet e eletricidade, nem precisa de passar nada pelo buraco. Nem fica nada a vista, apenas uma TV suspensa.
IMG-20220115-150754-01.jpg



IMG-20220115-150839.jpg


Depois lá ponho no canto uma caixa qualquer ou banco e faço um furo por trás e ponho lá o router e cabos. Podia por uma prateleira mas iam ficar as tomadas e cabos todos a vista.

IMG-20220115-164252.jpg

Tipo isto:
IMG-20220115-191411.jpg

Caixa/banco, é de tecido e cartão a partida n estraga o sinal.

Pronto pessoal, obrigado pela ajuda, acho que remedeio bem como está, só falta mesmo uns autocolantes 3M e um banco giro que combine bem com o sofá.

E fico com o PC ligado por cabo tal como queria inicialmente.
 
A tecnologia da MEO é igual à da Vodafone, a da NOS é que é diferente dessas duas. Só a NOS precisa de ligação coaxial e RJ45 nas boxes e só em FTTH (em HFC só necessita de coaxial). Já a MEO e Vodafone só necessita de RJ45.
Mais ou menos. Neste momento a MEO, para residencial, parece já só estar a promover o FiberGateway (vê as ofertas no site). ONT agora já só devem fazer para clientes empresariais, e mesmo para esses é necessário requisitar esse tipo de equipamento.

Como não tem ATI o anterior dono fez esse "ATI rudimentar", o técnico que cá veio fazer a instalação até pensava que tinha de ter um ATI algures por trás de um móvel por baixo do quadro elétrico.


Concluindo:

1- não dá para puxar a "caixinha mágica" para o quarto, o técnico disse que não é como antigamente que dava para puxar o cobre pelas paredes.
Não percebo porquê. A caixinha mágica pode ir para onde o cliente entender. Ele aproveitou foi o facto de já ter instalação feita para só ter que tratar de colocar o material ligado, validar que a fusão está ligada à Meo, e vir embora mais cedo.
Na casa de um familiar estive com um técnico a puxar fibra 3 andares para instalar o router no sotão, porque depois instalei-lhes APs por andar (construção de betão numa moradia, é um problema porreiro). O instalador lá se chorou que ia ser demorado (e foi) mas fez o trabalho bem feito e só tenho que lhe agradecer o esforço todo.
Agora, se depois era chato estar a puchar COAX do Quarto para onde quer que seja o ponto central (que parece ser aí a sala) e que isso implicava um switch aqui na sala? Implicava. Mas era mais do que exequível.

Depois lá ponho no canto uma caixa qualquer ou banco e faço um furo por trás e ponho lá o router e cabos. Podia por uma prateleira mas iam ficar as tomadas e cabos todos a vista.


Tipo isto:

Caixa/banco, é de tecido e cartão a partida n estraga o sinal.

Pronto pessoal, obrigado pela ajuda, acho que remedeio bem como está, só falta mesmo uns autocolantes 3M e um banco giro que combine bem com o sofá.

E fico com o PC ligado por cabo tal como queria inicialmente.
Não metas o router dentro de coisa nenhuma. O tecido e o cartão também bloqueiam a passagem do sinal, embora com menos "atrito", pelo que vais sempre estrangular o sinal. Se quiseres usar a caixa para esconder fialhada, faz isso, é uma solução. Mas não estrangules o router que sobretudo o WiFi5 (caso o uses) torna-se problemático.
 
vou desenterrar este topico so para perguntar uma coisa. o fio amarelo é qualquer um que se compra no leroy (cabo fibra)? outra questão, se tiver de ser estendido este fio há maneira de o fazer? ou seja imaginando que havendo uma instalaçao feita com determinado comprimento de fio amarelo, mas querendo ter o router mais afastado e levando o fio amarelo ate la, é possivel estender em vez de o trocar ? isto é tirar todo o fio amarelo existente que já está na tubagem e substituir.
aliás o que eu gostava de fazer até era ter o fio amarelo sem comprimento nenhum e escondido na tomada e depois ao instalar o router, poder encaixar um novo fio entre o router e o fio amarelo. é como se fosse um conector de uma ficha normal.

para enquandrar a situaçao e pegando na 1ªimagem deste topico, eu terei o fio fibra preto que vem da rua a ir para uma primeira caixa, nessa caixa estará entao a pequena caixa onde entra o fio preto e sai o amarelo, o amarelo sai diretamente para o tubo e vai ter a uma ficha tv numa zona central da casa e aí sim terei o router mas enquanto nao tiver comunicaçoes nao me apetecia ter de deixar muito fio de sobra, prefiro que seja como o coaxial, chega ate a ficha e depois se eu quiser, ligo um outro cabo a vir da tv a essa ficha.
 
vou desenterrar este topico so para perguntar uma coisa. o fio amarelo é qualquer um que se compra no leroy (cabo fibra)? outra questão, se tiver de ser estendido este fio há maneira de o fazer? ou seja imaginando que havendo uma instalaçao feita com determinado comprimento de fio amarelo, mas querendo ter o router mais afastado e levando o fio amarelo ate la, é possivel estender em vez de o trocar ? isto é tirar todo o fio amarelo existente que já está na tubagem e substituir.
Sim o fio amarelo é um chicote de FO. Existem conectores FO para juntar cabos, se abrires a caixa branca do provedor de onde vem a fibra e liga ao router, é basicamente isso que queres.
aliás o que eu gostava de fazer até era ter o fio amarelo sem comprimento nenhum e escondido na tomada e depois ao instalar o router, poder encaixar um novo fio entre o router e o fio amarelo. é como se fosse um conector de uma ficha normal.
Existem tomadas para FO, à semelhança das eletricas. Podes colocar uma na parede.

Se utilizares essa caixa ATI que tens na parede, é onde se deve centralizar todas as comunicações da casa, VOZ e DADOS. Normalmente os tecnicos não as utilizam para não terem trabalho e espalham cabos e instalações miseráveis.

Cumps
 
Boas! É impressão minha ou é mais uma instalação assim meio à desenrasca? Essas tomadas duplas (mistas se quisermos) podem levar a fibra, ou estou enganado? Numa instalação dessas, onde o cabo até vem da própria tomada, não me parece que faça sentido ter a caixa mágica...

Por outro lado continuamos a ver esses belos tubos cortados na parede, sem tampa, sem nada... é mesmo para evitar gastar um pouco mais... enfim... depois fica o Cliente com o belo serviço...

A ideia dos ATI, dessas tomadas pela casa e por aí fora é que aos olhos dos Clientes não se veja qualquer cabo, essa seria a ideia ideal... digo eu...
 
Boas! É impressão minha ou é mais uma instalação assim meio à desenrasca? Essas tomadas duplas (mistas se quisermos) podem levar a fibra, ou estou enganado? Numa instalação dessas, onde o cabo até vem da própria tomada, não me parece que faça sentido ter a caixa mágica...

Por outro lado continuamos a ver esses belos tubos cortados na parede, sem tampa, sem nada... é mesmo para evitar gastar um pouco mais... enfim... depois fica o Cliente com o belo serviço...

A ideia dos ATI, dessas tomadas pela casa e por aí fora é que aos olhos dos Clientes não se veja qualquer cabo, essa seria a ideia ideal... digo eu...

A ideia é a "caixa mágica" estar no ATI, e depois puxar um pigtail até à tomada.

Ver o meu use case:

https://forum.zwame.pt/threads/rout...router-tomada-de-fibra.1075759/#post-17904380
 
Back
Topo