Câmaras Video Duvida do que afeta a qualidade de imagem em camaras CCTV

fansro

Power Member
Boas pessoal, montei num armazem que tenho( a cerca de 4anos), um sistema de vigilancia. Na altura comprei as camaras, o dvr de 16 canais e os cabos ja feitos de varias medidas, acontece que não fiquei muito satisfeito com a qualidade de imagem, sendo os cabos muito finos em relaçao aos que tenho actualmente, pensei que pudesse ser dos cabos que a qualidade nao fosse a melhor. Nas camaras fui comprando cerca de 2 de cada vez alternando a marca e os mbp, nas especificações lia sempre 1080p full hd etc. Mas a qualidade nao me convence muito.
Este ano comprei um rolo de cabo rg59 + alimentação e as fichas BNC( Estas mandei vir da china, será disso?) e um dvr novo(Q-camera 8CH 5M-N/1080N Full HD Híbrido Ahd/Tvi/Cvi/analógico/IP Dvr H.265).
Instalei e mais uma vez a qualidade mantém-se. Pensei eu que era das camaras comprei uma camara 5MP AHD Camera(custou +\- 70€). Melhorou as cores mas a nitidez da imagem nao.
Hoje de manha passei numa loja dos chineses e eles tinham um ecra com as camaras todas e reparei que a qualidade de imagem que la tinham era bastante superior á minha.

Agora pergunto-me eu, o que realmente dá qualidade na imagem?
Presumindo que o cabo que comprei é bom(pois o cobre do coaxial é grossinho), as fichas bnc sao aquelas de aparafusar manualmente no cabo, as camaras nao prestam ou o dvr?
 
Última edição:
Mete as referências ou links para o equipamento, assim não dá para adivinhar, mas pela descrição é possível que as câmaras e DVR estão a gravar só em SD. Há câmaras HD analógicas, mas o gravador tem que ser compatível e suportar bons codecs e boas bitrates, esses gravadores são mais caros porque fazem o encoding do sinal HD analógico para digital. Depois há câmaras HD que transmitem o sinal já em digital via cabo LAN (RJ45/CAT5 ou melhor) ou wifi e aí o gravador só guarda o stream não tem que fazer reencoding para gravar, nesse caso a câmara é que tem que ser boa para enviar um stream já com qualidade, o DVR nunca vai melhorar ou piorar o stream que recebe. Também há câmaras "híbridas" que têm saída analógica SD via BNC e digital HD só via RJ45.
 
ou seja o cabo rj45 permite uma melhor qualidade que as câmaras que a ficha são bnc?
Eu vou tentar tirar os modelos ao certo da segunda feira.
 
Mete as referências ou links para o equipamento, assim não dá para adivinhar, mas pela descrição é possível que as câmaras e DVR estão a gravar só em SD. Há câmaras HD analógicas, mas o gravador tem que ser compatível e suportar bons codecs e boas bitrates, esses gravadores são mais caros porque fazem o encoding do sinal HD analógico para digital. Depois há câmaras HD que transmitem o sinal já em digital via cabo LAN (RJ45/CAT5 ou melhor) ou wifi e aí o gravador só guarda o stream não tem que fazer reencoding para gravar, nesse caso a câmara é que tem que ser boa para enviar um stream já com qualidade, o DVR nunca vai melhorar ou piorar o stream que recebe. Também há câmaras "híbridas" que têm saída analógica SD via BNC e digital HD só via RJ45.
O meu dvr é o https://www.amazon.es/dp/B07RZZPK5M/ref=nosim?tag=zwame00-21, e as

camaras tenho algumas destas:https://www.amazon.es/dp/B06XRY9XL4/ref=nosim?tag=zwame00-21

E outras similares que de momento nao consigo encontrar o link ja foi a bastantes anos.
Tenho tambem uma chinoca com as seguintes specs
Vídeo
Sensor de imagem: 5mp
Qualidade de vídeo: 5. 0mp/8. 0mp/1080p
Lente: lente de 3.6mm
Modo dia/noite: cor durante o dia/muda para b & w à noite

Geral
Potência de funcionamento: dc 12v
Temperatura de funcionamento:-50 °f ~ 122 °f/ -40 °c ~ 50 °c
Iluminação mínima: 0.01 lux
Ajuste: brilho, contraste, saturação, nitidez, equilíbrio de branco
Controle de exposição automática (aec): balanço de branco automático (awb); filtro de banda automática (abf)
Redução de ruído: suporte 2d/3d
Controle de bitrate: vbr/cbr
WDR Digital: Suporte
Alertas de e-mail: Suporte
Detecção De movimento: Suporte
Detecção De rosto: Apoio

À prova de intempéries
IP66 À Prova de Intempéries: Apoio
Material da caixa: Metal
Interior/exterior: adequado para uso interno ou exterior

Visão noturna
Distância: até 40m
Filtro de corte ir: sim
Número de lente ir: 6pcs array ir leds
 
Sim, são compatíveis e estará a gravar em Full HD analógico standard AHD. Mas a imagem em tempo real tem logo má qualidade, ou é só a rever as gravações?
 
E desde o início.

Será das fichas bnc de parafuso?será que as de compressão são melhores?

Eu montei outro sistema mas nesse os cabos levaram emenda e a imagem ficou tipo turva . Tipo umas riscas ..
 
Última edição:
Se há ruído na imagem pode ser o cabo/fichas, se é só falta de nitidez geral/resolução pode ser da própria câmara, lente, etc. É testar com um cabo curto. A grande vantagem do analógico é imagem instantânea (sem latência) e sem artefactos de compressão digital (podem aparecer só depois em playback do ficheiro do DVR)
 
Se há ruído na imagem pode ser o cabo/fichas, se é só falta de nitidez geral/resolução pode ser da própria câmara, lente, etc. É testar com um cabo curto. A grande vantagem do analógico é imagem instantânea (sem latência) e sem artefactos de compressão digital (podem aparecer só depois em playback do ficheiro do DVR)
Mandei vir pela net um alicate de compressao e umas fichas de compressao, vou exprimentar.

Ja agora recomendas alguma camera que tenha lentes de qualidade? Nao me importa marcas. Procuro preço qualidade
 
Há uns bons anos havia muita diferença, hoje em dia é tudo feito na china é procurar por reviews no youtube de modelos específicos para encontrar boa qualidade a preço razoável.
 
Os megapixels ou os mbps da gravação? Na minha opinião para o objectivo do CCTV acima de 2MP não vai ganhar muita qualidade de imagem porque o tamanho do sensor e qualidade do tipo de lente também já vai estar no limite, questões de iluminação boa qualidade da gravação (quantos mais mbps melhor. mas também importante qualidade chip do DVR) vão ter sempre preponderância sobre os megapixels brutos. Agora uma câmara de 5MP pode ser melhor que uma 2MP só por tecnologia mais recente e trabalhar melhor em modo 2MP com mais frame rate e melhor definição da imagem porque está a "resolver" 2MP a partir de um sensor de 5MP e está apta para processar/enviar mais informação digamos.
O melhor é procurar reviews e exemplos reais do video gerado pela câmara.
 
B noite pessoal preciso que alguns de vocês interpretem bem duas linhas do artigo 19 da lei 58/2019 relativamente a câmeras de vigilância onde diz: "exceto o conforto necessário para cobrir os acessos ao imóvel.
a porta para a rua e só cobrir a porta posso instalar?
 
Back
Topo