Gadgets Ecrã para mota

Rui Marto

Power Member
Ando a ver se encontro alguma coisa que sirva como um ecrã para a mota, tipo 3" por exemplo, que sirva apenas para receber notificações de SMS e chamadas do telemóvel, talvez até um mini-mapa com GPS.

Isto para servir como alternativa a ter o próprio telemóvel montado na mota ou um aparelho de GPS enome.

Já pensei usar um activity tracker por cima do velocímetro, mas será último recurso. Também já andei a ver se será possível instalar Android num Raspberri PI montado por baixo do banco, com um módulo de GPS e afins, ligado a um pequeno ecrã na frente da mota.
 
Olá Rui, primeira pergunta, queres à prova de água ou é indiferente? Por último, à distância a que estás sentado 3" não será curto? É que 4" com as vibrações já é mesmo no limite. Posso aconselhar-te um telemóvel antigo com um écran de 4" com um suporte mas acho que não é isso que pretendes. Para mim, e para a mota tem de ser GPS dedicado por um sem número de razões. Abraço
 
Eu há muitos anos atrás considerei um Zumo, mas sempre usei telemóveis, desde um Nokia E52 com relativo sucesso, a actualmente um S9 sem qualquer tipo de problema. Depois de muito ler e procurar, nunca consegui encontrar justificação suficiente para gastar 300 ou 400€ num aparelho dedicado. A variedade de apps de navegação, assim como integração de tudo (navegação, telefone e spotify com Android Auto) e updates live de trânsito, mapas, etc.

Mas a questão é que agora troquei de uma NC para uma Triple e queria algo mais pequeno, porque não devo usar tanto o GPS, é mais para ver quem me está a ligar e ter mais controlo sobre a música. Na NC tinha um comando bluetooth com botões só para música e o Cardo também tem controlos, mas não permite ver/trocar a playlist. E mais importante, Caller ID para rejeitar chamadas :D

Em último caso é montar o telemóvel como sempre fiz, mas com tanta tecnologia que há... Se fosse uma ADV/Trail Rally, espetava com um Samsung Active de 8" na frente e estava feito.
 
Como te compreendo, mas os novos cardo já vem com Google assistant portanto da para alguma interação. Comandos bluetooth para mota é mato, tens muitos. Agora veres SMS, quem está a ligar e com mapas só vejo duas alternativas, ou um telemóvel antigo ou um GPS. Os telemóveis mais antigos não se dão bem com luvas. Como eu faço muitos km de mota justifico perfeitamente o que custa um GPS dedicado. Estes novos então já vem com live Traffic, radares, acesso as músicas e por aí...
Ou então uma coisa destas
https://a.*****.com/_mqIjYqz
 
Manda por PM. :) Eu vi uns tablets que supostamente são para montar em carros, com Android Auto, que fazem tipo dashboard com GPS, ligação ao telefone, etc e tal. Mas da china, sem ser à prova de água, enormes e quase pelo preço de um GPS. E vi até um conjunto de sensores que podiam inclusivé ligar à mota, para com uma app substituir por completo o dashboard da mota. Também há o Voyager da Trail Tech Pro.
Mas isto será melhor solução para quando tiver uma ADV/Trail, não para uma naked.

Quanto ao Google Assistant, honestamente nunca consegui usar, mas também nunca dediquei muito tempo. Achava que só dava em inglês, o que não é propriamente um problema visto ser fluente, mas falha redondamente nos nomes das pessoas para quem quero ligar. Depois também me acontecia fazer conflito com outras apps como o Bixbi da Samsung (ao carregar no botão, o telemóvel perguntava-me que app queria usar e acabava por não fazer nada). Entretanto como passei a ter o telemóvel à frente da cara e tenho luvas compatíveis com touch, não me preocupei mais.

E obrigado pelo feedback já agora :D
 
Pois, também me parece que um smartwatch é demasiado pequeno, mas à falta de melhor só para ver o número de quem está a ligar...

Ainda vou acabar por montar um Raspberry Pi com push notifications!
 
Agora com os android terem o assistente compatível, mais vale headphones?

Tens o número/pessoa que liga, notificações, mete mensagens, direções do GPS, e responde a comandos por voz.

A parte de responder não sei se vai funcionar bem dentro do capacete.
 
Funciona... O único problema é o idioma. Eu falo três línguas quer com amigos, quer para trabalho. Acabo por responder a todos em inglês porque aquilo não reconhece o idioma. Isso ou não sei usar bem.

Também não sei como meter a dizer o número que está a ligar só quando estou na mota.
 
Back
Topo