Evento Apple: Let Loose / iPads (7 de maio de 2024 às 15h)

Posso ter visto mal mas pareceu-me que esta apresentação foi muito focada na vantagem dos iPads para produtividade. Até mesmo o OLED foi vendido mais como um benefício funcional para profissionais da imagem do que para o consumidor geral.

Nesse sentido o que a Apple propõe é um dispositivo de base ~11", 128GB + teclado destacável, tudo por ~1050 euros. Portanto é natural que o meu debate seja nesse sentido e não apenas como dispositivo para navegar na net a ver uns videos.

Agora para o efeito estão falar, dispositivo de consumo e navegar na net, em contra ponto com o meu ponto de vista diria no abstracto que 620+ euros base (A14/256GB) é um preço para o efeito claramente bastante elevado uma vez que hoje há coisas muito boas hoje para o efeito na ordem dos 350 a 400 paus com bom OLED, displays claramente superiores a um iPad padrão para o preço. Náo é preciso um dispositivo com a capacidade de até "tirar cafés" para ver videos, ler umas coisas e navegar na net.

Como disse … posso ter visto a conferência mal.

PS: Sim há uns 2 ou 3 anos creio que tivemos esta discussão e eu estava nos antípodas deste minha opinião. Eu tinha como base não só a minha experiência bem como o potencial do dispositivo a breve trecho para produtividade. Acontece que esse potencial não se materializou de todo, tornado-se um dispositivo ainda mais complexo para o efeito. E dado o percurso do iPad OS, de prática estagnação, parece-me hoje que a relação de custo beneficio ser cada vez mais de nicho. A única coisa que tem mudado para cima é o preço.

Em suma entre Macs, iPhones, iPads e Apple Watch diria que este é a custos vs função o pior dos dispositivos por uma longa margem.
A apresentação do Pro, foi mais uma vez destacada para a área profissional, o mesmo para a Pencil Pro. Os anos anteriores tb assim o foram, desda introdução da Apple Pencil alongside do modelo iPad Pro.

Penso é que a malta confunde e que ache que necessita de um iPad Pro para uso de multimédia vs quem realmente use/precise de um para trabalho profissional... Seria o mesmo que comprar um MBP de 4000€ e o usar para navegar pelo browser/ver uns videos lol (Cada um com a sua carteira e gostos, agora dai dizer que um Pro é caro, pois seria apenas para multimedia, é claro que é caro se for para esse proposito).

Já ha mtos anos que a malta deveria saber de como opera o Monopoly da Apple, mas a malta tb cai no erro de que acha que precisa do melhor e mais caro para coisas basicas e depois reclama que X é mto caro para o que "apenas" faz e necessita... Para multimedia e afins, um iPad 10th ou até mesmo um 9th, chega mais do que perfeitamente (Já se encontra um 10th por 400€+/-). Neste momento um Air n passa de um puro upselling para o Pro (my opinion) e depois temos o Pro que realmente deveria ser para quem necessite de um para a área profissional, para se tirar real proveito da Pencil/Keyboard.

Aqui há uns anos a minha ex era designer de interior e na altura precisava de algo como o combo do iPad Pro/Pencil... e digo que foi sem duvida, a melhor aquisição que se fez na altura e que apesar do seu preço, facilitou e mto, mta das coisas para a sua area profissional.

Os MB fazem coisas que um iPad n faz, como no iPad se fazem coisas que num MB n se consegue. Há Pencils e drawing boards a nivel profissional em certas empresas como já vi, mas quanto custa isso... uns bons milhares e para além de parecerem outdateds e mto limitados, n têm um ecosistema onde seja possivel haver uma facilidade entre certos dispositivos e passar A/B/C, para X/Y/Z.

@Nabais @The WolfMan @dpaes penso que nestes novos iPads a Apple com o iPadOS 17.5, passará a mostar a saude da bateria, mas como ainda nda foi confirmado, é aguardar.

Cumps, Wolf
 
A apresentação do Pro, foi mais uma vez destacada para a área profissional, o mesmo para a Pencil Pro. Os anos anteriores tb assim o foram, desda introdução da Apple Pencil alongside do modelo iPad Pro.

Penso é que a malta confunde e que ache que necessita de um iPad Pro para uso de multimédia vs quem realmente use/precise de um para trabalho profissional... Seria o mesmo que comprar um MBP de 4000€ e o usar para navegar pelo browser/ver uns videos lol (Cada um com a sua carteira e gostos, agora dai dizer que um Pro é caro, pois seria apenas para multimedia, é claro que é caro se for para esse proposito).

Já ha mtos anos que a malta deveria saber de como opera o Monopoly da Apple, mas a malta tb cai no erro de que acha que precisa do melhor e mais caro para coisas basicas e depois reclama que X é mto caro para o que "apenas" faz e necessita... Para multimedia e afins, um iPad 10th ou até mesmo um 9th, chega mais do que perfeitamente (Já se encontra um 10th por 400€+/-). Neste momento um Air n passa de um puro upselling para o Pro (my opinion) e depois temos o Pro que realmente deveria ser para quem necessite de um para a área profissional, para se tirar real proveito da Pencil/Keyboard.

Aqui há uns anos a minha ex era designer de interior e na altura precisava de algo como o combo do iPad Pro/Pencil... e digo que foi sem duvida, a melhor aquisição que se fez na altura e que apesar do seu preço, facilitou e mto, mta das coisas para a sua area profissional.

Os MB fazem coisas que um iPad n faz, como no iPad se fazem coisas que num MB n se consegue. Há Pencils e drawing boards a nivel profissional em certas empresas como já vi, mas quanto custa isso... uns bons milhares e para além de parecerem outdateds e mto limitados, n têm um ecosistema onde seja possivel haver uma facilidade entre certos dispositivos e passar A/B/C, para X/Y/Z.

@Nabais @The WolfMan @dpaes penso que nestes novos iPads a Apple com o iPadOS 17.5, passará a mostar a saude da bateria, mas como ainda nda foi confirmado, é aguardar.

Cumps, Wolf
Mas muitas pessoas usam o iPad Pro e MacBook Pro do mais caro só por querer ter… basta ver vários vídeos no YouTube “ retuning my iPad/macbook “
 
Mas muitas pessoas usam o iPad Pro e MacBook Pro do mais caro só por querer ter… basta ver vários vídeos no YouTube “ retuning my iPad/macbook “
Até parece que n sabes que mtos Youtubers o fazem por questão de views e afins… Pra n falar que usar o nome da marca, só por si só, já ajuda imenso atrair malta, seja ela com dois dedos de testa ou n.

Cumps, Wolf
 
A apresentação do Pro, foi mais uma vez destacada para a área profissional, o mesmo para a Pencil Pro. Os anos anteriores tb assim o foram, desda introdução da Apple Pencil alongside do modelo iPad Pro.

Bom, logo na introdução …

2:49 Tópico Classrooms: Imagem de um aluno com a caneta a anotar sobre documentos.

2:53: Tópico Arquitetura e Engenharia: Imagem de uma arquiteta com um iPad na mão num site em construção sugerindo que está a analisar a cena com AR.

3:10: Artistas e Designers: Com a caneta na orelha mulher a analisar tapeçarias num workshop de design têxtil.

3:26: Topico Gaming: Rapaz com um comando tipo Xbox a jogar

Vamos ao iPad Air mesmo antes de anunciar as novidades

4:17: Tópico Educação: Estudante a usar Good Notes para escrever notas com a Pen. (Eu tenho esta app)

4:25: Tópico Empreendedores: A usar Quick Books, uma aplicação de contabilidade para pequenas empresas

4:28: Tópico Criadores: Alguém no autocarro a editar um video de trabalho. Por sinal repare-se numa posição quem tanto de desconfortável como inverosímil.

3:35: Tópico Media Consumption: Alguém no Metro a ver um vídeo. E outro a jogar PUG

No anuncio do novo iPad Air ... por sinal num ambiente de produtividade e reflexão ... Biblioteca.

5:45: Tópico Planning: Alguém com caneta criar uma planta para um site. E pum apresenta o iPad Air de 13”

6:17: Tópico Idea Board: Aerodynamics Presentation ….

6:19: Video Conferencing

6:25: Note Taking annotation …

6:41: Boom iPad Air com o Magic Keyboard numa video conferencia. Para que preciso de um teclado numa Video Conference?

7:00: Estudantes a usar o iPad, supostamente para estudar não?

7:43: Quote “The new Air is 50% faster then the previous Air for all tasks of productive and creative tasks”

8:03: Infinity Designer: Create brochures to promote their business faster then ever.

8:07: Gaming

8:19: Criar um documento de apresentação com apoio AI.

8:31: Photo Mator para edição de imagem profissional

8:44: Pessoa na Biblioteca a escrever com o Magic Keyboard e iPad Air.

8:56: Pessoa a usar o Apple Pencil para escrever num Calendário.

Bom ... ainda não chegámos ao Pro ... vou ficar por aqui.

Claramente este evento visa promover toda a linha para produtividade. Media Consumption fica para o iPad, que por sinal é o dispositivo mais usado nas Escolas ... e não nenhum dos outros.

Repare-se que em 2019-20 cá em casa a minha mulher fazia isto tudo que é apresentado com o iPad Pro dela, eu também. Falo nela porque usou bastante o dispositivo na altura da Pandemia como white board a gravar video notas para os alunos. Finalmente a Pandemia acabou, voltou para o local de trabalho padrão, a Escola. Acontece porém que iPad Pro está quase sempre no canto mas o MacBook Pro anda sempre para todo o lado. Isto, é não teve continuidade. Usa-o agora muito esporadicamente.

Os meus comentários nesta thread tem como base a forma como ví a apresentação, um ecossistema de dispositivos para se criar e produzir coisas. E não tão focado para consumir media e jogar jogos. Pois só assim que é tais preços podem ser justificáveis hoje tendo em conta as alternativas. Do iPad ao iPad Pro ... o ultimo ilustrando com coisas mais sofisticadas em processamento, 3D Modeling ... etc etc etc etc.

O que eles fizeram este ano foi ilustrar esta história agora com o iPad Air. Repare-se com o dispositivo é sempre demonstrado longe do olhar de qualquer Mac, dando a ideia de que apenas este é necessário para levar a cabo tais tarefas. Até o ligam a um monitor externo.

De resto concordo contigo, para consumir media um Tableyt de 350 a 400 paus serve e sobra ... até se arranja com OLED. Hoje consegues melhor por esse preço como disse que um iPad 10th.

Mas estou como o @Metro pelo menos dizia faz uns anos atrás. A potencialidade deste Tablet para o efeito acima referido está amputado pelo iOS/iPad OS, deveria ter o macOS. Estou neste momento convencido que tal não se deve de todo por uma eventual visão de maior eficácia do GUI e usabilidade para produtividade do que um macOS. Para este efeito está a tornar-se sobejamente mais complexo do que o macOS em cima do Touch e a Pen. Acontece apenas porque o iOS/iPad OS é um sistema bastante fechado, tornando possível políticas que visem a transferência para a Apple de poder dos utilizadores sobre a sua propriedade (dispositivos e licenças) e de terceiros sobre o seu software e serviços. Como tal bem mais lucrativo para a empresa do que é o macOS e como tal não lhe interessa que venha a ter suporte touch, pen e muito menos que venha er um display destacável. Já não se importa no sentido contrário, um teclado, rato, ligação a monitors nos iPads. A coisa da tostadeira vs frigoríficos, ou algo do género dito pelo TC só funciona para um lado, e não para o outro.

Vamos ver se a Apple consegue estes seus objetivos que hoje estão bem claros. Esta malta joga Xadrez.

Abraço.

EDIT: Na linha Pro, teria muito mais impacto na usabilidade para produtividade, terem abandonado o 11"/13" e ido para 12"/14" do que praticamente qualquer coisa que apresentaram. Possivelmente, dado o acréscimo de superfície até o conseguiriam fazer mais fino.
 
Última edição:
Neste momento temos o SoC mais atual no iPad. Não digo mais poderoso porque há os anteriores na versão Max têm mais performance. Mas ter no iPad o mais recente é uma novidade. Se ficamos a saber o que podemos esperar dos futuros Macs, a questão mais importante para mim é que o iPad desde o momento que partilha o mesmo SoC que os equipamentos que correm o macOS a avaliação mudou. E concordo com o @Trance quando fala no jardim fechado que é o iPadOS, porque enquanto sistema operativo é muito inferior. Quando se demora mais tempo a executar tarefas do que no Mac é inferior. Mas depois temos o paradoxo de ter mais formas de input (touch e apple pencil) muito mais versátil que não temos em Mac. Está tudo louco para os lados de Cupertino.

Porque é que o podem fazer? Android é um mundo fragmentado de topos de gama difíceis de justificar até há baixa gama suficientemente boa que é a melhor opção. Os tablets existem bons e menos bons, mas o que se vende é o mais barato possível. A Apple mantém sempre a fasquia alta. O Windows anda sempre em beta. Vamos ter novos portáteis com ARM, mas a comparação é com os M2 (salvo erro) e não espero que os benchmarks reais sejam tão bons como o que foi inicialmente apontado. A Apple está em velocidade de cruzeiro já com o M4.

Não foi falado na apresentação mas há dois M4 no iPad Pro. Os modelos com 256GB e 512GB têm 9 cores (3 performance e 6 eficientes) CPU e 8GB RAM. Os modelos com 1TB. e 2TB de armazenamento é que têm 10 cores (4 performance e 6 eficientes) CPU e 16GB RAM. A performance para variar, o M4 é melhor que o M3 Pro. O costume a que a Apple nos habituou e por outro lado ninguém (ou quase ninguém) no dia a dia vai notar diferença entre este e o modelo anterior. O culpado é o sistema operativo. É que nem multi user colocam. Seria uma justificação válida para as pessoas comprarem com mais armazenamento.

Os anos passam e as queixas continuam. Isso também não muda :D
 
Fora o preço, o iPad pro 1TB com os extras de teclado e caneta sai ao preço de um macbook pro 14"com M3 pro e 1 TB.

Ah e estou à 3 meses de trocar de mac no emprego e imagine receber um macbook pro já ultrapassado? É que um MBP 14" com M4 e 24GB de RAM vai andar às voltas do M3 pro base e provavelmente mais barato do que este. Fora que o M4 pro a Apple vai ter que puxar para 8+6 cores senão qual o sentido de ser 5+6 e 6+6 como é agora? Até é o mais logico seria o seguinte.

M4: 4+6
M4 pro: 8+6
M4 max: 12+6

Fora que duvido que saiam antes de Outubro de 2024, mas pode ser que na WWDC eles venham aí.

Ahh e este M4 é mais rápido que M1 max e tem o mesmo SMT que M2 max, ou seja um iPad tão rápido como o mac studio :facepalm: Claro que à nivel de GPU toma porrada.
 
Back
Topo