Noeljunior
I fold therefore I AM
Viva
Recentemente aceitei uma proposta de uns amigos para irmos brincar a isto para o meio do mato. Gostei da resultado (fotográfico) e da experiência, desde a procura de locais até aos desafios pelo tipo de fotografia.
Estou a criar este tópico para discutir (entre outros) técnicas para fotografar este tipo de eventos (que parecem estar até um pouco na moda).
Ainda tenho muitas dúvidas e venho também desafiar-vos para partilharem as vossas dúvidas ou experiências. Eu posso já falar de algumas coisas.
Preparação
Eu gosto de ir para o meio do mato, por isso mesmo, perde-se algum tempo com um evento. Num dos eventos sugeriram-me um local que acabou por ser muito bom mas num outro tive de ir fazer o reconhecimento e gastei duas tardes e uma manhã com isso mais um dia inteiro a fotografar. Costumo estar um dia a fotografar porque prefiro apanhar as provas todas e isto costuma incluir provas de 10km e de 40km, ou mais, e isto significa uma janela de até 8h, dependendo de como o evento está organizado.
Quando há possibilidade de me enfiar dentro de água, é quase certo que o faça. Se acharem que é desconfortável posso dizer que não é assim tanto, com alguma roupa escolhida:
- qualquer sapatilha de montanha (transpirável) é suficiente
- calças e e camisola finas de plástico (lycra) tornam-se tão confortáveis molhadas como secas e evitam escaldões
Também costumo levar comida e bebida (parece óbvio, mas quando nos esquecemos é muito chato) e uma cadeira de campismo/manta.
Quanto a material fotográfico, fora máquinas e lentes, levo:
- iluminação: 2 ou 3 flashes disparáveis à distância + gels
- monopés e tripés (aqueles tripés pequenos e leves que viram monopé são fantásticos)
- muitas baterias e cartões: há provas com 1000+ inscritos e isto põe bem à prova as baterias e os cartões, principalmente no caso de novatos (que é o meu caso e porque passo a vida a rever as fotos para corrigir qualquer coisa)
- cordas de campismo: costumo agarrar os flashes a ramos com um monopé e cordas
- um segundo corpo
Não uso modificadores de luz porque nem me ocorre o que usar. Às vezes dá para simular o sol a entrar entre árvores ou só para tirar sombras de caras e não fica tão mal assim, mas outras vezes fica... Suficientemente mau. Ideias?
Alguns problemas:
- reconhecer entradas para o meio do mato, até ao percurso da prova, que fiquem perto de uma estrada, através do google maps/earth; conhecem melhor forma, principalmente com detalhe no declive?
- encontrar zonas com água (que são fantásticas para fotografar); será que existem mapas de ribeiras, ..., melhores que o google maps?
- equipamento para desbastar mato/silvas: eficácia vs volume/peso a transportar. Talvez escolher o spot previamente e tratar logo disso uns dias antes.
Durante o evento | como fotografar
Como eu gosto de paisagem, tendo a usar mais grandes angulares (~16-35mm, 35mm equiv.) para apanhar mais ambiente. No entanto, pela reacção dos atletas parece que eles gostam mais quando estão mais isolados (corpo inteiro ou ainda mais fechado). Grandes angulares também permitem mais correcção de enquadramento em pós e apanhar mais do que um atleta quando vêm em grupo. Também podemos ter um segundo corpo para ter uma 55/85/105 para retratos - há muita gente (e grupos) que pára para ser fotografada.
O meu grande problema é mesmo a iluminação. Como costumo procurar sombras (entre árvores, ...) é comum uma exposição de f4 1/125s ISO1600 (sem flash). Como a luz é relativamente difusa e o pessoal usa bonés e/ou vão a olhar para baixo, uso o flash para se ver a cara. Mas o 1/125 é lento para a velocidade a que eles vêm. Mesmo a 1/250 tenho muitas fotos arrastadas. Será viável usar high speed sync? Já agora alguém sabe se dá para calcular a potência usada pelo flash em HSS?
Por exemplo, se eu tiver 1/250s e a 1/8 de flash, será que posso assumir que a 1/500s e a 1/8 de flash HSS ele vai disparar duas vezes a 1/8 e, portanto, gasto 1/4 (2 x 1/8) de potência?
Deixo aqui um exemplo (35mm f/2 1/250s 400ISO + 2 flashes a 1/8, se não me engano):
Aqui ainda é como o outro porque a cara ficou suficientemente bem. Mas há casos onde esse arrasto é notório na cara.
Bem, para agora já chega. Deixo uma possível discussão sobre a localização dos flashes, modificadores de luz e gels para depois.
Recentemente aceitei uma proposta de uns amigos para irmos brincar a isto para o meio do mato. Gostei da resultado (fotográfico) e da experiência, desde a procura de locais até aos desafios pelo tipo de fotografia.
Estou a criar este tópico para discutir (entre outros) técnicas para fotografar este tipo de eventos (que parecem estar até um pouco na moda).
Ainda tenho muitas dúvidas e venho também desafiar-vos para partilharem as vossas dúvidas ou experiências. Eu posso já falar de algumas coisas.
Preparação
Eu gosto de ir para o meio do mato, por isso mesmo, perde-se algum tempo com um evento. Num dos eventos sugeriram-me um local que acabou por ser muito bom mas num outro tive de ir fazer o reconhecimento e gastei duas tardes e uma manhã com isso mais um dia inteiro a fotografar. Costumo estar um dia a fotografar porque prefiro apanhar as provas todas e isto costuma incluir provas de 10km e de 40km, ou mais, e isto significa uma janela de até 8h, dependendo de como o evento está organizado.
Quando há possibilidade de me enfiar dentro de água, é quase certo que o faça. Se acharem que é desconfortável posso dizer que não é assim tanto, com alguma roupa escolhida:
- qualquer sapatilha de montanha (transpirável) é suficiente
- calças e e camisola finas de plástico (lycra) tornam-se tão confortáveis molhadas como secas e evitam escaldões
Também costumo levar comida e bebida (parece óbvio, mas quando nos esquecemos é muito chato) e uma cadeira de campismo/manta.
Quanto a material fotográfico, fora máquinas e lentes, levo:
- iluminação: 2 ou 3 flashes disparáveis à distância + gels
- monopés e tripés (aqueles tripés pequenos e leves que viram monopé são fantásticos)
- muitas baterias e cartões: há provas com 1000+ inscritos e isto põe bem à prova as baterias e os cartões, principalmente no caso de novatos (que é o meu caso e porque passo a vida a rever as fotos para corrigir qualquer coisa)
- cordas de campismo: costumo agarrar os flashes a ramos com um monopé e cordas
- um segundo corpo
Não uso modificadores de luz porque nem me ocorre o que usar. Às vezes dá para simular o sol a entrar entre árvores ou só para tirar sombras de caras e não fica tão mal assim, mas outras vezes fica... Suficientemente mau. Ideias?
Alguns problemas:
- reconhecer entradas para o meio do mato, até ao percurso da prova, que fiquem perto de uma estrada, através do google maps/earth; conhecem melhor forma, principalmente com detalhe no declive?
- encontrar zonas com água (que são fantásticas para fotografar); será que existem mapas de ribeiras, ..., melhores que o google maps?
- equipamento para desbastar mato/silvas: eficácia vs volume/peso a transportar. Talvez escolher o spot previamente e tratar logo disso uns dias antes.
Durante o evento | como fotografar
Como eu gosto de paisagem, tendo a usar mais grandes angulares (~16-35mm, 35mm equiv.) para apanhar mais ambiente. No entanto, pela reacção dos atletas parece que eles gostam mais quando estão mais isolados (corpo inteiro ou ainda mais fechado). Grandes angulares também permitem mais correcção de enquadramento em pós e apanhar mais do que um atleta quando vêm em grupo. Também podemos ter um segundo corpo para ter uma 55/85/105 para retratos - há muita gente (e grupos) que pára para ser fotografada.
O meu grande problema é mesmo a iluminação. Como costumo procurar sombras (entre árvores, ...) é comum uma exposição de f4 1/125s ISO1600 (sem flash). Como a luz é relativamente difusa e o pessoal usa bonés e/ou vão a olhar para baixo, uso o flash para se ver a cara. Mas o 1/125 é lento para a velocidade a que eles vêm. Mesmo a 1/250 tenho muitas fotos arrastadas. Será viável usar high speed sync? Já agora alguém sabe se dá para calcular a potência usada pelo flash em HSS?
Por exemplo, se eu tiver 1/250s e a 1/8 de flash, será que posso assumir que a 1/500s e a 1/8 de flash HSS ele vai disparar duas vezes a 1/8 e, portanto, gasto 1/4 (2 x 1/8) de potência?
Deixo aqui um exemplo (35mm f/2 1/250s 400ISO + 2 flashes a 1/8, se não me engano):
Aqui ainda é como o outro porque a cara ficou suficientemente bem. Mas há casos onde esse arrasto é notório na cara.
Bem, para agora já chega. Deixo uma possível discussão sobre a localização dos flashes, modificadores de luz e gels para depois.