IPV6 OpenWRT

bassopt

Power Member
Boas.
Por acaso alguma alma por aí que esteja a usar OpenWRT e tenha conseguido por o IPV6 a funcionar. Já perdi horas nisto e nada.
late agora te ho usado PFsense e Opnsense, no entanto decidi brincar um bocadinho com OpenWRT … consegui basicamente clonar tudo o que tenho no outro sistema menis o IPV6.


Gracias !
 
Se ativaste o bridge na porta 4 do router da MEO e ligaste lá a porta WAN do teu router apenas recebes IPv4, pelo menos foi o que me aconteceu.

Consegui fazer o IPv6 funcionar mas sem usar o modo bridge, com o meu router ligado ao router da MEO através de uma porta LAN...
 
Se ativaste o bridge na porta 4 do router da MEO e ligaste lá a porta WAN do teu router apenas recebes IPv4, pelo menos foi o que me aconteceu.

Consegui fazer o IPv6 funcionar mas sem usar o modo bridge, com o meu router ligado ao router da MEO através de uma porta LAN...

Não é o caso aqui, consigo fazer IPv6 PD sem problemas num FGW em bridge mode:

Código:
[email protected]# compare
[edit interfaces ethernet eth0]
+dhcpv6-options {
+    pd 0 {
+        interface eth1.99 {
+            address 1
+        }
+        length 56
+    }
+}
+ipv6 {
+    address {
+        autoconf
+    }
+}
[edit interfaces ethernet eth1]
+vif 99 {
+    address 192.0.2.1/24
+}
[edit]
[email protected]# commit
[edit]
[email protected]# run show int
Codes: S - State, L - Link, u - Up, D - Down, A - Admin Down
Interface        IP Address                        S/L  Description
---------        ----------                        ---  -----------
...
eth1.99          192.0.2.1/24                      u/u
                 2001:8a0:c98a:5100::1/64
...
[edit]

Neste caso a config é feita em VyOS, infelizmente não me recordo de como o fazer no OpenWRT
 
Não é o caso aqui, consigo fazer IPv6 PD sem problemas num FGW em bridge mode:

Código:
[email protected]# compare
[edit interfaces ethernet eth0]
+dhcpv6-options {
+    pd 0 {
+        interface eth1.99 {
+            address 1
+        }
+        length 56
+    }
+}
+ipv6 {
+    address {
+        autoconf
+    }
+}
[edit interfaces ethernet eth1]
+vif 99 {
+    address 192.0.2.1/24
+}
[edit]
[email protected]# commit
[edit]
[email protected]# run show int
Codes: S - State, L - Link, u - Up, D - Down, A - Admin Down
Interface        IP Address                        S/L  Description
---------        ----------                        ---  -----------
...
eth1.99          192.0.2.1/24                      u/u
                 2001:8a0:c98a:5100::1/64
...
[edit]

Neste caso a config é feita em VyOS, infelizmente não me recordo de como o fazer no OpenWRT
Retiro o que disse, pois só depois de ler isto é que me lembrei que só tentei configurar o IPv6 depois de desligar o modo bridge :(
 
o ipv6 funciona perfeitamente, sempre tive ipv6 em modo de bridge no pfsense e opnsense. Quem disse que não é possivel, não é vedesde.
No caso do Openwrt basta configurar Request IPv6-prefix of length 56 na interface wan para IPv6. Não estava a conseguir prefixo porque aparentemente a MEO demora 12h a renovar o DUID no DHCP do IPv6. Como eu vinha de opnsense era por isso que não estava a conseguir. Um reboot no dia a seguir ao post que fiz e ficou a funcionar.
 
Só para dizer que também consigo ter IPv6 em bridge, tanto antes com um router da Ubiquiti e agora com um router da Mikrotik. Deverá ser algum problema de configuração.
 
Back
Topo