Problemas Técnicos Ligar DDC Painel + Router

Slinkey99

Membro
Ola amigos, alguém poderia me indicar o funcionamento de um painel DDC pra eu espalhar internet por minha residencia via cabo ?

Observei que tem uma entrada primaria e secundaria e outros plugs de rede um ligando o outro, não sei onde colo a saída do meu switch para espalhar na casa.

Qual seria o processo ?

Obrigado.
 
Boas, estás a referir ao ATI? coloca uma foto que se torna mais simples explicar, assim de repente sem ver o que é realmente é difícil.
 
Última edição:
Olá segue as fotos do quadro de ati.. Mais detalhes de conexão nos ddcs.


Parte de baixo DDC PRIMARIO e na parte de cima os DDCs Secundário.

ekhohu.jpg
 
Boas, Obrigado pelo video e pela foto

Que tecnologia tens instalada? coaxial, fibra ou adsl??

Assim de repente, cada duas fichas dessas é uma tomada de telefone/rede espalhada pela casa, o ter duas fichas permite que repliques o sinal de telefone para todas as outras depois de ligares um cabo numa delas.

Não conheço o modelo nem marca desse ATI, mas é do ITED V1 ainda não se falava em concreto de redes estruturadas como agora, pelo que tento perceber, as duas tomadas de baixo (4 fichas) são o Primário, as da direita OP1 e da esquerda OP2, de onde vem o sinal, ou seja se desligares o cabo do lado esquerdo ficas sem telefone/adsl... e este está neste momento a ligar todas as tomadas da casa com sinal analógico.

Mais um favor, tira uma foto onde se vejam os cabos por detrás da porta, do lado da porta, e outra do lado da caixa, está aí um cabo preto, é fibra?
 
Última edição:
Boas, Obrigado pelo video e pela foto

Que tecnologia tens instalada? coaxial, fibra ou adsl??

Assim de repente, cada duas fichas dessas é uma tomada de telefone/rede espalhada pela casa, o ter duas fichas permite que repliques o sinal de telefone para todas as outras depois de ligares um cabo numa delas.

Não conheço o modelo nem marca desse ATI, mas é do ITED V1 ainda não se falava em concreto de redes estruturadas como agora, pelo que tento perceber, as duas tomadas de baixo (4 fichas) são o Primário, as da direita OP1 e da esquerda OP2, de onde vem o sinal, ou seja se desligares o cabo do lado esquerdo ficas sem telefone/adsl... e este está neste momento a ligar todas as tomadas da casa com sinal analógico.

Mais um favor, tira uma foto onde se vejam os cabos por detrás da porta, do lado da porta, e outra do lado da caixa, está aí um cabo preto, é fibra?

Olá NVR agradeço pela força, quanto a informação acima solicitada, a parte de baixo é o DDC Primario, Lado Esquerdo Inferior são (OP1 OP2) Lado Direito Inferior (OP3 OP4). Por trás deles vi qu estão conectados.

2ywfw4i.jpg


2n9l64p.jpg

O cabo preto é a fibra que esta indo para o router próximo ao meu PC, do router esta voltando um cabo de rede para o quadrado, estava a pensar em ligar este cabo no primário para verificar se distribuia na residencia inteira, ou desligar todos os fios e colocar um RJ45 e ligar direto em um switch...

Mas antes de tomar esta decisão, eu gostaria de saber o funcionamento deste ATI e se vale apena usar ele, ou se instalaria em um switch e ja resolveria meu problema, e anulo o painel ATI...


Abri tambem uma caixinha pra você ver, mas essa eu cortei o cabo e anulei ela, apenas exemplo ok, de como é a caixa.

2vnf0d5.jpg

rix5op.jpg
 
Bom dia
O cabo preto é a fibra que esta indo para o router próximo ao meu PC, do router esta voltando um cabo de rede para o quadro, estava a pensar em ligar este cabo no primário para verificar se distribuia na residencia inteira,

Se ligares no OP1 vai mandar o sinal para o exterior e não para dentro de casa, visto que essas 4 tomadas (OP1,OP2,OP3,OP4) deveria estar ligado um cabo que deveria vir do exterior.

ou desligar todos os fios e colocar um RJ45 e ligar direto em um switch...

É mesmo isto,se não tens nem ADSL, nem cabo coaxial, e não usas o telefone, porque deve ser sem fios e funciona em todo o lado.

Uma vez que já tens um cabo a vir do router para o ATI é mais simples, basta ligares um cabo do router à ficha na parede, no ATI desligar os cabos todos entre as fichas, colocar um switch (8 portas) que IGMP V3 ( o pessoal anda a adquirir ou este de 8 portas http://www.tp-link.pt/products/details/cat-41_TL-SG108E.html ou o outro igual de 5 http://www.tp-link.pt/products/details/cat-41_TL-SG105E.html) mas como tens 8 tomadas espalhadas pela casa eu utilizaria o de 8, para o caso de quereres por box nalgum sítio, depois fica apenas UM cabo ligado em cada conjunto de tomadas no ATI

7NGgjEl.jpg


Pelo que me pareceu ver, só tens 7 tomadas montadas, mas essas da Efapel permitem ter duas fichas, numa delas onde necessites podes colocar mais um cabo, e ligar no ATI caso seja necessário.
 
Última edição:
Bom di


Se ligares no OP1 vai mandar o sinal para o exterior e não para dentro de casa, visto que essas 4 tomadas (OP1,OP2,OP3,OP4) deveria estar ligado um cabo que deveria vir do exterior.



É mesmo isto,se não tens nem ADSL, nem cabo coaxial, e não usas o telefone, porque deve ser sem fios e funciona em todo o lado.

Uma vez que já tens um cabo a vir do router para o ATI é mais simples, basta ligares um cabo do router à ficha na parede, no ATI desligar os cabos todos entre as fichas, colocar um switch (8 portas) que IGMP V3 ( o pessoal anda a adquirir ou este de 8 portas http://www.tp-link.pt/products/details/cat-41_TL-SG108E.html ou o outro igual de 5 http://www.tp-link.pt/products/details/cat-41_TL-SG105E.html) mas como tens 8 tomadas espalhadas pela casa eu utilizaria o de 8, para o caso de quereres por box nalgum sítio, depois fica apenas UM cabo ligado em cada conjunto de tomadas no ATI

7NGgjEl.jpg


Pelo que me pareceu ver, só tens 7 tomadas montadas, mas essas da Efapel permitem ter duas fichas, numa delas onde necessites podes colocar mais um cabo, e ligar no ATI caso seja necessário.

Obrigado pela dica e ajuda ;). Espero que com estas informações também possamos ajudar outras pessoas com a mesma dúvida.

Cumprimentos e grande abraço.

Eu não comprei o switch, eu estou a pensar em fazer isto, mas eu tinha dúvida do funcionamento. Eu fazendo posto algo novamente. Thanks.
 
Estamos cá para ajudar, neste caso é simples, porque tens fibra e está noutro lado, se fosse DSL ou coaxial poderia ser um bocado mais trabalhoso.

Não te esqueças que precisas de 220volt para ligar o switch aí, deverias ter um tomada na parte detrás desse painel.
 
Estamos cá para ajudar, neste caso é simples, porque tens fibra e está noutro lado, se fosse DSL ou coaxial poderia ser um bocado mais trabalhoso.

Não te esqueças que precisas de 220volt para ligar o switch aí, deverias ter um tomada na parte detrás desse painel.
Sim, sim tem uma tomada no canto, acho que não mostrei no vídeo, esta meio escondida.
 
Bom dia


Se ligares no OP1 vai mandar o sinal para o exterior e não para dentro de casa, visto que essas 4 tomadas (OP1,OP2,OP3,OP4) deveria estar ligado um cabo que deveria vir do exterior.



É mesmo isto,se não tens nem ADSL, nem cabo coaxial, e não usas o telefone, porque deve ser sem fios e funciona em todo o lado.

Uma vez que já tens um cabo a vir do router para o ATI é mais simples, basta ligares um cabo do router à ficha na parede, no ATI desligar os cabos todos entre as fichas, colocar um switch (8 portas) que IGMP V3 ( o pessoal anda a adquirir ou este de 8 portas http://www.tp-link.pt/products/details/cat-41_TL-SG108E.html ou o outro igual de 5 http://www.tp-link.pt/products/details/cat-41_TL-SG105E.html) mas como tens 8 tomadas espalhadas pela casa eu utilizaria o de 8, para o caso de quereres por box nalgum sítio, depois fica apenas UM cabo ligado em cada conjunto de tomadas no ATI

7NGgjEl.jpg


Pelo que me pareceu ver, só tens 7 tomadas montadas, mas essas da Efapel permitem ter duas fichas, numa delas onde necessites podes colocar mais um cabo, e ligar no ATI caso seja necessário.
Eu tenho este ati...
As ligaçoes originais com os mini chicotes tem ligaçao gigabit ou so 100megabits? Obg
 
Eu tenho este ati...
As ligaçoes originais com os mini chicotes tem ligaçao gigabit ou so 100megabits? Obg
nao faz nada, pois só liga 2 fios para o serviço de voz, no entanto retirando e ligando a um swicth gigabit tem de fucncionar a gigabit se o equipamento ligado também o for
 
nao faz nada, pois só liga 2 fios para o serviço de voz, no entanto retirando e ligando a um swicth gigabit tem de fucncionar a gigabit se o equipamento ligado também o for


É isto que me está a fazer confusao....
Eu quando comprei a casa tinha esse mini cabos ligados e tinha net 100 megabits em toda a casa apenas com 1 cabo ligado.
As fichas da minha casa nao tem linha telefonica apenas ficha ethernet
No ati tem 2 slots ethernet como se ve na imagem e nas divisoes tem 2 slots mas apenas tem uma ficha ethernet. Nao ha nenhum serviço de voz ou tomadas de telefone.

O painel do ATI nao é ele proprio um switch 100 megabits com interligaçao com os cabos pequenos?
Peço desculpa estar a fazer novamente esta questao pois eu tenho quase a certeza que isto dantes estava ligado assim. Apenas nao o consegui replicar ainda.

Vou colocar um switch mas fico mesmo com a sensaçao que conseguia faze-lo com os mini cabos lol mas a verdade é que nao consegui.
 
Não é possível fazer o que descreves, em redes apenas são permitidas ligação em estrela, ou ponto-a-ponto, onde todo e qualquer equipamento tem apenas uma cabo até ao equipamento activo (router ou swicth), não é possível o mesmo cabo derivar de uns para os outros, o que eventualmente podias ter era, isso tudo ligado como dizes mas apenas 1 equipamento numa tomada, e aí funciona pois não há mais nenhum equipamento a necessitar de atribuição de ip e tráfego, mas se ligares 2 já embrulha tudo.

É como coloquei na foto umas respostas acima.
 
Bom dia,

Vou re-utilizar este tópico porque tenho uma dúvida muito básica. Ontem estiveram a instalar fibra aqui em casa mas como só estava a mulher não conseguiu perceber bem o que temos que fazer para termos rede em todas as portas RJ42 que temos espalhadas pela casa.

Basicamente, instalaram o router na sala. Segundo o que a mulher explicou, para eu conseguir propagar a rede para a restante casa preciso:

1) Ligar um cabo do router à tomada RJ42 da sala
2) No ATI, ligar um cabo RJ42 da tomada da sala a um switch (que ainda vou ter que comprar)
3) No switch que está na ATI, ligar os cabos RJ42 às entradas correspondentes a cada uma das divisões da casa
4) Depois disso, poderia ligar uns Deco x20 a algumas entradas RJ42 espalhadas pela casa e assim propagar o Wi-Fi.

É isso, certo?

Algumas fotos para referência:



Ligação de fibra feita na sala (suponho que depois tenha que ligar o cabo de rede naquela entrada RJ42 ao lado)




ATI - Suponho que tenho que ligar um cabo de rede numa daquelas entradas em baixo (a correspondente à sala), conectar a um switch e depois do switch conectar cabos para as restantes entradas em baixo onde queira que exista rede na entrada.

Pf ajudem.
 
Muito obrigado. Apenas queria demonstrar que sou tão noob que nem disse o nome das fichas bem :biglaugh:

Tendo em conta que percebeste por ti próprio o que tinhas que fazer não me parece que sejas tão noob como achas que és.

Quanto ao switch a comprar convém comprar um switch que suporte IGMP Snooping V3, no caso de quereres ligar alguma box IPTV, não as android,ao switch. Um exemplo é este da TP-Link.
 
Back
Topo