• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming - 1700€ - Upgrade ou New Build

Golbag

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1700€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo ou upgrade. Ponto principal é fazer o upgrade à placa gráfica

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Baldur Gate 3, Cyberpunk, Horizon: Forbidden West, etc) com maior resolução possível
c) Office / Navegação web / Filmes
e) Desenvolvimento web


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
1 a 2 meses.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz-3.6GHz 16MB AM4
Motherboard MSI B350M Bazooka + DSB1
Gráfica Asus GeForce® GTX 1060 DUAL OC 3GB GD5
G.Skill 16GB DDR4 2400MHz Aegis
Disco Western Digital 1TB (7200rpm) SATA III 64MB Blue
Disco SSD Kingston A400 120GB SATA III
Fonte Seasonic S12II 520W 80+ Bronze
Caixa ATX Nox One

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).
e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> tanto faz. Tem de ser pelo menos 12GB



8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)
LG 22" 22MP58VQ-P 5ms

11) Contexto, comentários adicionais.
 
Tens um orçamento bem folgado. Por um lado tens mais € que suficiente para um PC novo de raiz + monitor. Por outro lado, também é verdade que trocando cpu, RAM e gráfica (e monitor)já tinhas pc para mais uns tempos. Depende do que pretendes gastar. Se fosse uma nova build, a única coisa que faria sentido aproveitar são os discos.
 
O orçamento folgado é mesmo para uma build nova, mas penso que seria um desperdicio não aproveitar o maximo possível da build atual.
Qual é que é a tua sugestão para apenas um upgrade?

Peço a opinião pelo upgrade porque tenho andado a ver outros posts com pedidos de build de raíz semelhantes ao meu orçamento.
 
Da build que tens só se aproveita o HDD como storage secundário. HDD hoje em dia são demasiado lentos para jogos.
120gb ssd também não dá para nada.
 
Qual é que é a tua sugestão para apenas um upgrade?
Mandatório:
Ryzen 5 5600 - 150€ (dar update da BIOS antes do upgrade)
MSI Spatium M480 Pro 1TB - 90€ ou WD SN 770 1TB ~80€
GeForce RTX 4070 SUPER VENTUS 2X OC 12GB GDDR6X DLSS3- 670€
LG UltraGear 27GR75Q-B -222€

Opcional
Crucial Pro RAM DDR4 32 GB Kit (2 x 16 GB) 3200mhz CP2K16G4DFRA32A - 69€ (RAM mais rápida, e mais quantidade. Podes safar-te com os teus 16gb se não tiveres nada a correr em background)
Thermalright Phantom Spirit 120 EVO ~50€ (o stock cooler é barulhaneto, há outros mais baratos mas com este já ficas para uns bons tempos)

Como o askan disse os teus jogos têm que ir para o SSD. Se quiseres evitar reinstalar o OS, podes deixar o teu SSD atual com o OS e mover os jogos para este novo SSD. Usar o HDD para armazenamento ou para jogos antigos.
 
O meu "contabilista" aconselhou-me a ir pela opção de uma build nova, visto aquilo que se pode aproveitar da builda atual.
Como mencionei, estive a ver posts de builds com os requisitos parecidos com os meus e estou inclinado para a seguinte build:
Ryzen 7600 - 210€
Msi b650 gaming plus wifi - 160
Corsair Vengeance RGB DDR5 32 GB (2 x 16 GB) 6000 MHz C30, otimizada para AMD -130
Crucial P3 Plus 1TB - 85€ ou MSI Spatium M480 Pro 1TB - 90€ ou WD SN 770 1TB ~80€
Seasonic Focus GX-650W -120€
Thermalright Phantom Spirit 120SE - 35€
Msi Mag forge 100m ~65€
Zotac Gaming GeForce RTX 4070 SUPER- 670€
~1475 €
com monitor
LG UltraGear 27GR75Q-B -222€
Total 1695€

O que acham?
 
Back
Topo