ZXS Spectrum ZX 48K

almeiduh

Power Member
Ola a todos! encontrei uma velhinha spectrum cá em casa e decidi ligá-la a tv. Depois de ter consultado alguns faqs na net, vi que quando se ligava deveria aparecer qualquer coisa como "sinclair etc etc"... mas a mim só me aparece um rectangulo preto no ecrã... e por mais que carregue nas teclas.... não fazem nada :S alguém tem alguma ideia??
obrigado =)
 
Acho que o teu Spectrum fez kaput, assim como o meu Timex 2048 aqui há alguns anos atrás.
Por acaso também gostaria de saber se isso é de fácil reparação e onde é que posso mandar reparar, de preferência aqui na margem sul.
 
mas a mim só me aparece um rectangulo preto no ecrã... e por mais que carregue nas teclas.... não fazem nada :S alguém tem alguma ideia??
obrigado =)

Pode ser a ULA que ardeu ou a RAM que avariou...
Tentaste desligar e ligar varias vezes? É que há maquinas que tendem a ficar "bloqueadas" mas depois desbloqueiam.

Acho que o teu Spectrum fez kaput, assim como o meu Timex 2048 aqui há alguns anos atrás.
Por acaso também gostaria de saber se isso é de fácil reparação e onde é que posso mandar reparar, de preferência aqui na margem sul.
Eu conhecia alguem mas ficou-me com umas peças para arranjar e deixou de responder ao telefone.
 
Sim, tentei ligar e desligar várias vezes e o resultado é sempre o mesmo... não há maneira de a voltar a por bem? é que fiquei mesmo curioso em a voltar a por a funcionar...
 
eu tenho um 48k (Timex) que por acaso esta em bom estado mas o meu 128k +2B faz precisamente isso ligado por RGB fica letras cinzentas sobre preto mal se percebe..
Decidi então abrir o Spectrum e notei que o Quartzo estava partido (3,5Mhz lol) comprei um novo na dimofel mas ficou na mesma, entretanto com a consola ligada verifiquei que um chip aquecia demasiado, era o unico componente que aquecia também..
é um chip TEA2000 que por acaso é o codificdor PAL / NTSC...
Agora tenho de ir a dimofel ver se vendem, vou trocar o chip e ver se resolve...

Pode ser a ULA que ardeu ou a RAM que avariou...
Tentaste desligar e ligar varias vezes? É que há maquinas que tendem a ficar "bloqueadas" mas depois desbloqueiam.


Eu conhecia alguem mas ficou-me com umas peças para arranjar e deixou de responder ao telefone.

Encarnado, Parece que conheces bem estes "bichos" já alguma vez te deparaste com o que me aconteceu, como descrito em cima?

Cumps
 
Última edição:
Sim, tentei ligar e desligar várias vezes e o resultado é sempre o mesmo... não há maneira de a voltar a por bem? é que fiquei mesmo curioso em a voltar a por a funcionar...

No Spectrum não sei se funcionará, mas o que poderás tentar SE os chips de RAM não estiverem soldados, é tirar um dos chips de RAM do banco de 32K para ele detectar apenas 16k e se mesmo assim não der, trocar os chips de RAM até encontrar uma combinação que funcione... convem é ter em atenção à posiçáo porque se os viras, queimas-os. Os chips de RAM deverão ser os 4116... acho eu... e sem saber a revisão da board... mas geralmente estao todos na mesma area.
Os 32K RAM deverão ser 4 chips mais afastados de outros 2 iguais...
 
No Spectrum não sei se funcionará, mas o que poderás tentar SE os chips de RAM não estiverem soldados, é tirar um dos chips de RAM do banco de 32K para ele detectar apenas 16k e se mesmo assim não der, trocar os chips de RAM até encontrar uma combinação que funcione... convem é ter em atenção à posiçáo porque se os viras, queimas-os. Os chips de RAM deverão ser os 4116... acho eu... e sem saber a revisão da board... mas geralmente estao todos na mesma area.
Os 32K RAM deverão ser 4 chips mais afastados de outros 2 iguais...

Sim eu estou a ver mais ou menos pela tua descrição, mas os meus tao soldados mesmo.
a board é de 1990 está lá inscrito.

EDIT:

arranjei esta imagem, esta board é de 1988:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://deviate.fi/~uridium/speccy/Mobo-Front.jpg&imgrefurl=http://deviate.fi/~uridium/speccy/speccy.html&usg=__NDSB7-stdH0CmT8peefgz03twkM=&h=1374&w=2703&sz=1743&hl=pt-PT&start=2&sig2=iZZCdkREL-ZwSdW1il9cqA&um=1&tbnid=Q12ZTcRHqyu0fM:&tbnh=76&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Dspectrum%2B%252B2b%2Bmobo%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:en-US:official%26sa%3DN%26um%3D1&ei=n4DMSrPqIdPX-Qad9KTaBA

Aqui nesta foto, o quadrado foi o que troquei e a bola é o chip que falei:
http://img25.imageshack.us/img25/8097/mobofront.jpg

EDIT:
Fui lá a Dimofel e por azar não tem o chip, tenho de procurar outra loja para ver se ressuscito o Spectrum 128k

 
Última edição:
eu tenho um 48k (Timex) que por acaso esta em bom estado mas o meu 128k +2B faz precisamente isso ligado por RGB fica letras cinzentas sobre preto mal se percebe..

mas funciona? Aparece o menu? Ou é o ecrã cheio de lixo?

Decidi então abrir o Spectrum e notei que o Quartzo estava partido (3,5Mhz lol) comprei um novo na dimofel mas ficou na mesma, entretanto com a consola ligada verifiquei que um chip aquecia demasiado, era o unico componente que aquecia também..
é um chip TEA2000 que por acaso é o codificdor PAL / NTSC...

Não me lembro se o TEA2000 aquecia ou não. Já tentaste googlar por problemas parecidos?
Eu acho que era a ULA que aquecia bem... a ULA é o chip quadrado onde a board tem um buraco.
Se a ULA tiver avariada, nada a fazer porque é de dificil substituição... é como os Timex...



Encarnado, Parece que conheces bem estes "bichos" já alguma vez te deparaste com o que me aconteceu, como descrito em cima?

Os 128K da Amstrad (os pretos) já eram diferentes dos anteriores...
Saka isto:
ftp://ftp.worldofspectrum.org/pub/sinclair/technical-docs/ZXSpectrum128+2b-+3_AmendmentServiceManual.zip
sao os esquemas.

http://www.worldofspectrum.org/ZXSpectrum128+3ServiceManual/
Isto é o manual de service do +3. Não sei se sabes mas o +2A/B é um +3 sem drive de diskettes mas com gravador de cassetes.
 
Última edição:
Boas!

Ele funciona, aparece o menu e até já consegui fazer load a um jogo, o que acontece é que não tem cores nenhumas, as letras ficam cinza escuro sobre fundo preto..
Estive a ler os manuais dos teus links, fiz o teste das cores em tenho tudo em tons de cinzento depois através dos diagramas de diagnostico dizem para verificar mesmo o TEA2000, não pesquisei se é normal aquecer muito, mas queimava mesmo, daí eu ter estranhado porque era a única peça a aquecer, nem o ULA aquecia.

Entretanto fui à Dimofel e por azar não tem a peça TEA2000, tenho de ver uma loja perto de casa se também não tiver, não faço ideia onde comprar a peça....

Obrigado pela ajuda! =)
 
Boas!

Ele funciona, aparece o menu e até já consegui fazer load a um jogo, o que acontece é que não tem cores nenhumas, as letras ficam cinza escuro sobre fundo preto..
Estive a ler os manuais dos teus links, fiz o teste das cores em tenho tudo em tons de cinzento depois através dos diagramas de diagnostico dizem para verificar mesmo o TEA2000, não pesquisei se é normal aquecer muito, mas queimava mesmo, daí eu ter estranhado porque era a única peça a aquecer, nem o ULA aquecia.

Falta de cores pode ser o cristal... acho que há outro para alem do principal.
Agora arranjar outro TEA2000... se calhar a alguem que repare Spectrums...
 
Conheces alguém que arranje?
Vou tentar amanha ir a ***** em queluz, tentar a minha sorte...
Entretanto, vou procurar outro cristal pela board ;)
 
Back
Topo