SNES Super Castlevania IV

G.E.R.M.A.N.

Power Member
Super_Castlevania_IV_North_American_SNES_box_art.png

Super Castlevania IV (悪魔城ドラキュラ Akumajō Dracula) is an action-adventure platformer game developed and published by Konami. It is the eighth entry in the Castlevania series, and the first of two Castlevania games released on the Super Nintendo Entertainment System console. In Japan, the game is simply known as Akumajō Dracula - this title was chosen in order to signify a "back to basics" approach for the series. The game was released in Japan on October 31, 1991, in North America on December 4, 1991, and in Europe on November 23, 1992.

The game has been re-released several times over the years. It was re-released on the Virtual Console in 2006 for the Wii, in 2013 for the Wii U, and in 2016 for the New Nintendo 3DS. In September 2017, it was included on Nintendo's Super NES Classic Edition in North America and Europe but was not part of the list in Japan. The game is also included in the cross-platform Castlevania Anniversary Collection, released on May 17, 2019.

As a result of the above mentioned "back to basics" approach, the game recycles the basic plot and protagonist of the original Castlevania released on the Nintendo Entertainment System: Count Dracula has awoken from a 100-year slumber and vampire hunter Simon Belmont sets out to seal him away once again. However, the game features entirely new levels and enemies, as well as an almost completely original soundtrack. Therefore, the game can be considered to be a wholly separate entry in the Castlevania franchise.

É um remake do primeiro jogo da NES, mas na realidade é muito mais do que isso. Começando pelo grafismo, é verdadeiramente impressionante para um jogo que saiu poucos meses depois do lançamento da consola. A arquitetura gótica, os vários ambientes de terror e a diversidade no design dos inimigos são de encher os olhos. E o level design é justo, não há aquelas armadilhas manhosas dos da NES. Alguns níveis (como o de rotação do cenário ou o que tem o background giratório pseudo 3D) puxam um bocado mais pela consola, o que pode levar a alguns slowdowns, mas são poucos momentos durante todo o jogo.

A jogabilidade levou um refinamento de cima a baixo comparativamente aos jogos da NES. Confesso que ao início ainda me demorei a habituar a lançar o item no shoulder button em vez de B mais up e nas escadas para subir ou descer basta carregar no botão de esquerda ou direita em vez de carregar ao mesmo tempo no up ou down, mas depois de entranhar, são mudanças que fazem todo o sentido e melhoram significativamente a experiência de jogo. Já para não falar em chicotear em 8 direções diferentes ou controlar a direção durante o salto, mudanças que já eram bem-vindas há muito tempo. É simplesmente divertido controlar o Simon e mal terminei o jogo quis recomeçar de seguida.

Um portento a nível sonoro também. Temas memoráveis e que não saem do ouvido, com direito a alguns remakes das músicas dos títulos da NES nos últimos níveis.


A nível de dificuldade é claramente um jogo mais acessível comparativamente aos da NES, mas ainda assim tem os seus momentos desafiantes nalguns níveis lá para o final e principalmente o Dracula, se bem que o respawn imediatamente no boss e não no início do nível facilita bastante a experiência. Portanto, um jogo claramente equilibrado e divertido, ao invés de frustrante. Após terminarmos o jogo, desbloqueamos um Hard Mode, com mais inimigos, mudança do layout dos mesmos e aparecimento de inimigos mais fortes em fases mais precoces do jogo.

Um dos melhores jogos da SNES para mim e vai ser daqueles que vou rejogar regularmente.

162627.gif
 
Depois de uma excelente trilogia na NES, era com grande expetativa que os fãs aguardavam pela nova entrega da série na então nova e poderosa SNES. E Super Castlevania IV não desiludiu ninguém, sendo ainda hoje um dos jogos da série mais aclamados pelos jogadores, espantando o mundo na época com um grafismo sumptuoso, animações de topo e uma jogabilidade mais moderna e refinada que estabeleceu os padrões para os títulos Castlevania dos anos seguintes.

Uma das pérolas do catálogo da Super Nintendo e um dos meus jogos favoritos de sempre!

The Making of Super Castlevania IV, Retro Gamer Ultimate 90s Retro Gaming Collection

[/I]
5g0sGWB.jpg

yZunq55.jpg

RbrWae2.jpg


The Making of Super Castlevania IV

Johnny vs. Super Castlevania IV
 
Ouço várias vezes a banda sonora deste jogo:



Daqueles jogos que me marcaram na infância, mas nunca consegui avançar muito no jogo.
 
Back
Topo