• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Workstation até 750 euros

softklin

Power Member
Boas pessoal. Em janeiro fiz uma thread em busca de uma build AM5, mas como o meu orçamento era curto, resolvi otimizar o meu PC atual. Em breve vou ter o orçamento indicado derivado de uns extras, pelo que espero poder construir uma nova máquina para me acompanhar durante alguns anos :)

Questionário:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
750 euros, durante maio

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Apenas componentes internos. Já tenho caixa (Thermaltake The Tower 200 Mini ITX / Micro-ATX) e disco (WD Black SN770 1TB)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming 10% - nada de AAA, apenas jogos mais simples estratégia, e alguns um pouco exigentes (Forza, Fallout, Ready or not) 1440p ou 1080p medium 60fps para cima
b) Edição imagem/fotografia 20% (Darktable, lightroom)
c) Office / Navegação web / Filmes 40%
d) Virtualização + programação 30% (Angular, Java, Máquinas virtuais, Docker)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
5 ou 6 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

O meu PC atual vai fazer parte de outro projeto, pelo que não vou aproveitar nada. Apenas por curiosidade:
Intel i5 7500 + Cooler Master Hyper TX3i
MSI Mortar B150M (micro-ATX)
Hyperx furry 16GB (2x8GB) DDR4 2400MHZ
SSD KingSpec NVMe 256GB PCIe gen 3 (uso com adaptador numa ranhura PCIe)
HDD Seagate 1TB SATA (backups)
Fonte Seasonic s12 520W

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Já tenho. Thermaltake The Tower 200

b. Processador (Intel ou AMD)
> Tenho andado a ver AM5, mas não é eliminatório

c. Motherboard (chipset, formato)
> Micro-ATX

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> 32GB DDR5

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Não vou adquirir agora, apenas daqui a alguns meses

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Já tenho. WD Black SN770 1TB

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Preferia modular ou semi-modular, desde que seja gold

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

monitor simples para office AOC Q27P1 IPS 27" QHD 16:9 60Hz (uso a 1440p) HDMI

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Preciso de wifi e Bluetooth, preferia que a motherboard já tivesse suporte integrado

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não

11) Contexto, comentários adicionais.

Com este orçamento melhorado face à última vez, quero construir uma nova build. Tenho andado a acompanhar tópicos parecidos e cheguei a esta build:

AMD Ryzen 5 7600 - 215
Motherboard Asus Tuf Gaming B650M-E Wifi - 195
Ram DDR5 Corsair Vengeance 2x16GB 6000Mhz - 130
WD Black SN770 1TB - (já tenho)
Fonte ATX Kolink Eclave 700W Gold Full modular - 80
total - 620

O total ainda está abaixo do orçamento. Provavelmente não me dá para uma gráfica, mas como vai ser apenas 10% do tempo posso deixar para mais tarde comprar algo melhor (neste fase apenas quero ter uma boa base para depois colocar uma gráfica do estilo RTX 3060, que me pode ajudar a jogar outros jogos e na edição de fotos). Estava no entanto a pensar se valeria a pena melhorar o processador para outro ryzen, por exemplo, 7600x + cooler adequado ou mesmo um 7700, visto que vou ter foco em tarefas de processador (programação, alguns módulos de edição de foto). Queria também outra opiniões sobre a motherboard, estou um pouco perdido na escolha.

O que acham de dá para melhorar aqui de forma a aproveitar o orçamento?
 
Lightroom só noto que o cpu é mais usado no export de fotos, aí sim mais cores fazem diferença.
Virtualização tipicamente faz sempre diferença, por isso possivelmente faz sentido ires para um 8c
 
Sim, foi com isso em mente que poderei ir para um CPU mais poderoso, se bem que também são mais caros. Por exemplo, do que vi em benchmarks sintéticos, um 7700 é uns 15% a 20% mais poderoso que o 7600, mas uns 20% a 25% mais caro nas lojas que vi.
 
Atenção que uma mboard m-atx cabe muito a custo nesta caixa e a Thermaltake não coloca as matx como oficialmente compatíveis no site.

 
Sim, também tive esse ponto em conta. Ela não é oficialmente suportada, mas tem os encaixes no chassis para micro atx. Pode requerer alguma ginástica como no exemplo do cabo das portas USB, mas creio que é possível ainda assim.
 
Estive a fazer umas pesquisas e até agora cheguei a esta build:

Ryzen 7 7700 - 324
MSI PRO B650M-A WIFI - 179
corsair vengeance 32 gb DDR 6000Mhz - 129
SSD 1 TB WD Black SN 770 - já adquirido
Cooler Master MWE Gold 850 V2 850W 80 Plus Gold Modular - 97

Total: 729 euros

Alguma sugestão de melhoria na build? No futuro (entre 6 a 12 meses) pretendo adquirir uma gráfica do género RTX 3060 e um segundo NVMe para o PC, por isso preciso de ter isso em conta na configuração (nomeadamente fonte e motherboard). Penso que esta build cobre essas necessidades também.
 
Back
Topo