Painéis Fotovoltaicos

@PanterA estás a ver mal. Vamos converter para W que é mais simples. Cada uma é de 3500W. Tenho portanto 7000W (elas reservam sempre 10%, pelo que reais são 6300W). Estes dias produzo cerca de 18 kWh (18000W). Normalmente só tenho um ar condicionado ligado de cada vez. O consumo do mais potente é de cerca de 1000W e como é inverter ele não está permanentemente a consumir 1000W. A bateria tem autonomia para 1H a 6300W, 10H a 630W, 6H a 1000W. Isto consumo contínuo. Quando secas o cabelo se o secador for de 2000W, estás a consumir 2000W mas durante 3 minutos...
Mas eu não estou preocupado em não gastar da rede. Eu gasto se precisar, mas tal como disse o @ciberg encontra-se o equilíbrio e tendo produção a mais é o ideal. Não compensa estar a comprar baterias só por comprar porque o tempo de vida é mais reduzido mas para as minhas necessidades e espaço no telhado tenho a melhor opção possível.

Com um inversor inteligente pensava noutras coisas mas assim não dá.
 
Também eu, e pensava que tinha aqui uma ótima razão para mudar para carro elétrico, mas andei a investigar e sem certezas nenhumas parece que existe um valor mínimo definido por um standard que indica 6A, ou seja 1440 W.
Eu carrego o carro com excedente de fotovoltaico, ajustando automaticamente. Não garanto que seja igual em todos os carros, mas no meu (Tesla Model 3), dá para carregar com intensidade de corrente entre 5 A e 32 A em monofásico. Assim, assumindo 230 v, é preciso um excedente de 1150 W para não utilizar energia da rede.

Na prática, é sempre possível escolher carregar mais depressa utilizando energia solar e energia da rede ao mesmo tempo. É o que faz sentido para quem tenha pouca produção.
 
@PanterA estás a ver mal. Vamos converter para W que é mais simples. Cada uma é de 3500W. Tenho portanto 7000W (elas reservam sempre 10%, pelo que reais são 6300W). Estes dias produzo cerca de 18 kWh (18000W). Normalmente só tenho um ar condicionado ligado de cada vez. O consumo do mais potente é de cerca de 1000W e como é inverter ele não está permanentemente a consumir 1000W. A bateria tem autonomia para 1H a 6300W, 10H a 630W, 6H a 1000W. Isto consumo contínuo. Quando secas o cabelo se o secador for de 2000W, estás a consumir 2000W mas durante 3 minutos...
Mas eu não estou preocupado em não gastar da rede. Eu gasto se precisar, mas tal como disse o @ciberg encontra-se o equilíbrio e tendo produção a mais é o ideal. Não compensa estar a comprar baterias só por comprar porque o tempo de vida é mais reduzido mas para as minhas necessidades e espaço no telhado tenho a melhor opção possível.

Com um inversor inteligente pensava noutras coisas mas assim não dá.

Ou seja, no meu caso que por mês gasto uma média de 440kwh. Suponhamos que no período que deixa de haver sol e não vou estar a usar a electricidade gerada dos painéis (tenho 6 de 530-550w), desses 440kwh digamos que 300 kwh são á noite. Para estar completamente isolado da rede e usar apenas a energia das baterias, quantas iguais ás tuas tinha que ter instaladas? Ok, se calhar a noite toda pós 20h30/21h também é exagerado. Mas digamos que aguente 5 horitas.
 
Eu carrego o carro com excedente de fotovoltaico, ajustando automaticamente. Não garanto que seja igual em todos os carros, mas no meu (Tesla Model 3), dá para carregar com intensidade de corrente entre 5 A e 32 A em monofásico. Assim, assumindo 230 v, é preciso um excedente de 1150 W para não utilizar energia da rede.

Na prática, é sempre possível escolher carregar mais depressa utilizando energia solar e energia da rede ao mesmo tempo. É o que faz sentido para quem tenha pouca produção.
Sim, é uma boa ideia carregar puxando o que falta para o mínimo da rede, sempre é alguma parte de energia que entra de borla e nem tinha pensado muito nisso. Tem é que se calcular bem para que o que se puxa da rede não ficar mais caro do que carregar de noite.
 
digamos que 300 kwh são á noite. Para estar completamente isolado da rede e usar apenas a energia das baterias, quantas iguais ás tuas tinha que ter instaladas? Ok, se calhar a noite toda pós 20h30/21h também é exagerado. Mas digamos que aguente 5 horitas.
Fácil, se 300kWh são consumidos por mês, à noite, significa que por noite consomes 10kWh (num mês de 30 dias). É essa a capacidade de bateria que terias de ter para "teoricamente" teres um consumo zero da rede. Estar completamente isolado da rede não penso que seja o objectivo realista para uma casa "normal"...
 
Exato. No caso das Huawei, a bateria de 5kWh tem capacidade de carga e descarga de 2.5kW. A de 10 e 15 kWh (stack de 2 e 3 baterias de 5) a capacidade sobe para 5kW.

As novas deles, de 7kWh permite carregar e descarregar a 3.5kW. A de 14 e 21kWh (stack de 2 e 3 baterias de 7kWh) permite 7 kW e 10.5 kW respetivamente.
 
Ou seja, no meu caso que por mês gasto uma média de 440kwh. Suponhamos que no período que deixa de haver sol e não vou estar a usar a electricidade gerada dos painéis (tenho 6 de 530-550w), desses 440kwh digamos que 300 kwh são á noite. Para estar completamente isolado da rede e usar apenas a energia das baterias, quantas iguais ás tuas tinha que ter instaladas? Ok, se calhar a noite toda pós 20h30/21h também é exagerado. Mas digamos que aguente 5 horitas.

Eu começaria por pensar de outra forma. Eu com o Homeassistant sei quanto é que produzo por dia. A partir daí percebo que consigo carregar baterias. No inverno não as carrego a 100% na grande maioria dos dias. No verão sim. Mas na dúvida podes sempre comprar apenas uma, não vai dar para muito tempo nem ajudar muito mas já te permite perceber melhor, quer as vantagens, quer os custos. Se tiveres margem, a seguir compras a segunda ou até duas se realmente for melhor.

A minha preocupação não é não gastar nada da rede. Não vale a pena gastar 1000€ numa bateria se por mês vais poupar 10€ em eletricidade. Aí não compensa.

Como já disse, eu agora gasto mais eletricidade simplesmente porque a tenha de "borla". Em particular no verão para ter mais conforto.
 
- 7 Paineis 600W AIKO
- Inversor Growatt 4kW SPH4000TL BL UP
- Bateria Dyness 2,4kW
- Estrutura + mão de obra

4100€.

Caro?
 
Exato. No caso das Huawei, a bateria de 5kWh tem capacidade de carga e descarga de 2.5kW. A de 10 e 15 kWh (stack de 2 e 3 baterias de 5) a capacidade sobe para 5kW.

As novas deles, de 7kWh permite carregar e descarregar a 3.5kW. A de 14 e 21kWh (stack de 2 e 3 baterias de 7kWh) permite 7 kW e 10.5 kW respetivamente.
Só corrigir que, no caso de mais do que um módulo de 5 kWh, a máxima capacidade de descarga foi reduzida para 4,4 kW.
 
Obrigado pelas respostas. Estou a ver que no caso das baterias é um assunto mais complicado e delicado a ter em conta que os painéis que é mais virado para o plug and play.

Também e de qualquer das maneiras não era algo que tencionava meter este ano, visto que apoios do governo estão todos parados, por isso tenho tempo de estudar melhor o assunto e acertar com as contas e ter melhores médias de quanto gasto á noite e por aí fora.
 
Eu carrego o carro com excedente de fotovoltaico, ajustando automaticamente. Não garanto que seja igual em todos os carros, mas no meu (Tesla Model 3), dá para carregar com intensidade de corrente entre 5 A e 32 A em monofásico. Assim, assumindo 230 v, é preciso um excedente de 1150 W para não utilizar energia da rede.

Na prática, é sempre possível escolher carregar mais depressa utilizando energia solar e energia da rede ao mesmo tempo. É o que faz sentido para quem tenha pouca produção.
Usas o home assistant para o ajuste automático ?
 
Back
Topo