Dúvidas Actualização de rede: ASUS vs DECO vs Switches 2.5Gb

Rui Marto

Power Member
Bem, tenho uns Netgear Orbi Pro que me estão a dar problemas e como tal vão ser substituídos, por isso queria opiniões sobre qual o melhor plano.

A minha rede actual:
Home-Network.jpg


Os equipamentos que ando a ver:
ASUS XT12 - 450€
ASUS XT9 - 365€
DECO XE75 Pro - 240€
D-Link DMS-107/E - 72€
Netgear MS305 - 110€
Tenda TEM2010F - 75€

Ora a ideia seria trocar os Orbi (A) pelos XT12, mas não sei até que ponto vale a pena vs os XT9. Tem duas portas 2.5Gb, mas não vou conseguir tirar proveito entre o Desktop e a NAS mesmo que faça upgrade ao switch (B) e à placa da NAS (C), porque uma das portas é WAN.
A alternativa seria upgrade ao switch (B) e colocar outro switch logo à frente do router, mas aí o router passa a ter pouca importância excepto pelo WiFi e VPN server.

A nível de VPN server, tenho preferência por routers que suportem WireGuard. Creio que ambos os ASUS suportam e que a TP-Link está neste momento a actualizar os firmwares para suportar (mas não sei se o XE75 Pro está previsto).

Ainda pensei ficar só com o router da Meo mais um AP deles e switches mas isso levanta uma série de problemas (DNS, vpn, etc). Não me parece.
 
Bom dia.
Eu passei pelo mesmo dilema e optei por um sistema Asus XT8. Para mim tem algumas vantagens. Tem AiProtection da Trend Micro sem custos adicionais. Há marcas que cobram subscrição por serviços adicionais. Tem possibilidade de criar uma rede de 2,4 ghz em separado que uso para equipamentos IOT mais antigos que não são compatíveis com a rede 5ghz. O software de administração dos router Asus estão muito bem optimizados. Tem porta USB que permite ser usada como NAS. Fiquei com uma rede super estável. Atinjo a velocidade contratada por Wifi na casa toda. Resido numa morada com 2 andares.
 
Obrigado pelo feedback. Acabei agora mesmo de montar os ASUS XT9. Ainda vi vários modelos DECO mas dispensei porque comecei a ver demasiada coisa em subscrição e os XT12 pareceram-me overkill. Até porque a minha casa não é assim tão grande, é mais por ter escritórios nas duas pontas e querer internet sem falhas para trabalharmos.

O restante, vou tentar resolver com apenas com um switch para não aumentar custos. Está dependente do tubo que vai do router até à distribuição da casa suportar dois cabos ethernet+fibra. Se sim, vão cabos directos do router ao desktop e ao satélite que está na outra ponta da casa. Aí o PLC eventualmente muda de sítio para uma tomada próxima do router também.
 
Back
Topo