5G - MEO, NOS e Vodafone

D-CLUB

Power Member
As três maiores operadoras portuguesas querem mostrar que estão a dar tudo no campo do 5G. E tanto a Meo como a Nos e a Vodafone promoveram eventos nas suas sedes em Lisboa esta quarta-feira (04/07/2018) de manhã.
Enquanto a Meo e a Nos vão demonstrar o potencial e as aplicações da quinta geração de rede móvel, a Vodafone dá o passo em frente e apresenta uma nova gama de dispositivos conectados para o segmento de consumo. A somar a isto, as apresentações das três empresas acontecem um dia depois de a Anacom anunciar o roteiro para a libertação da faixa do espetro eletromagnético onde vai funcionar a próxima geração da rede. Coincidência?

Às 10h30, a Vodafone Portugal vai apresentar uma “nova gama de soluções IoT para o segmento de consumo”. IoT significa internet ofthings, ou “internet das coisas”, que é uma tendência tecnológica que só vai ser acelerada pelo 5G.
Basicamente, são todos aqueles aparelhos comuns, mas que vão passar a estar ligados à internet — como os sensores nas casas e outros dispositivos que permitem controlar coisas à distância. A empresa garante ser a primeira a “abrir o leque de soluções” deste género ao consumidor final. Tem como objetivo “transformar a vida dos portugueses”, tornando-lhes o dia-a-dia mais inteligente e mais simples.


Também às 10h30, a Meo, detida pela Altice Portugal, terá um evento relacionado com o 5G na sua sede em Picoas, Lisboa. Chama-lhe uma “demonstração do 5G” em “primeira mão”, “fora do laboratório”.
“Alinhada com a agenda estratégica da União Europeia definida para o 5G, a Altice Portugal reitera a sua posição de liderança do 5G roadmap em Portugal já iniciada há mais de um ano”, aponta a empresa no convite enviado aos jornalistas. Diz que se prepara agora para “uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G da Huawei, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5 Gbps”. Ou seja, muito superior ao que a tecnologia atual permite.


Para as 11h00 está agendado um evento na sede da Nos, onde a empresa promete anunciar algumas das aplicações e potencialidades do 5G. Pouco se sabe em concreto sobre o que a empresa liderada por Miguel Almeida tem na manga, mas o evento chama-se “5G TEK Day – Download the Future”, o que deixa uma ideia geral do que aí vem.
Neste evento da Nos, estará presente a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann. O ECO sabe que a empresa irá apresentar aqui o seu próprio roadmap para o desenvolvimento do 5G.



Estes três encontros em Lisboa, com maior ou menor grau de ligação ao 5G, acontecem um dia depois de também a Anacom dar mais um passo neste processo. Uma vez que as frequências acordadas ao nível comunitário para o 5G — a faixa dos 700 MHz — se encontram ocupadas em Portugal pela Televisão Digital Terrestre (TDT), terá de ser feita a deslocação desse serviço para outra frequência.
https://eco.pt/2018/07/03/tem-tdt-vai-ter-de-sintonizar-os-canais-outra-vez-por-causa-do-5g/
Isso, anunciou o regulador, começará a acontecer a partir do último trimestre de 2019 e até ao final de junho de 2020. E a transição vai implicar que todos os utilizadores de TDT tenham de sintonizar novamente os seus equipamentos (...).


Ainda em relação ao 5G, a esmagadora maioria das operadoras de telecomunicações em todo o mundo está a preparar-se para esta nova realidade, que a Comissão Europeia tenciona que arranque já no início da próxima década. A transição deverá ser gradual, na medida em que as próprias gamas de equipamentos eletrónicos terão de ser atualizadas para passar a suportar esta tecnologia. É o caso dos smartphones e dos computadores, mas também de outros aparelhos da “internet das coisas” e até dos carros autónomos e inteligentes.

@Eco



Lanço aqui a discussão acerca do 5G, nomeadamente o que acham acerca desta evolução, sabendo nós que ainda há muitos passos para dar sobre o 4G.
No entanto há países que estão mais bem posicionados e a pressão sobre a Comissão para salvaguardar interesses faz com que os que estão a caminhar e mesmo aqueles mais atrasados na implementação do 4G, comparativamente a Portugal, são obrigados a projetar a rede para garantir a presença numa realidade tecnológica que eles sabem que são obrigados a acompanhar e que evolui quase de forma exponencial.

A realidade do 5G passa efetivamente pelo IoT?
O aproveitamento será a venda massiva de smartphones que funcionem nos 700MHz para potenciar novamente as vendas?
O que acham acerca desta evolução?
 
o 4G é mais do que suficiente, até o 3G servia para os plafonds de dados que temos...

e quando começam a desligar o 2G ou 3G? O 2G vai fazer 30 anos...

mas já lá vai o tempo em que as operadoras portuguesas eram das primeiras da europa a lançar tecnologias, ainda vai demorar...
 
Última edição:
5G é extremamente inútil para zonas rurais e quanto ao "IoT" ainda estamos para ver, porque ainda não vi cenários realistas para o 5G para além de maior velocidades (à custa da cobertura)
 
Se os limites de trafego e capacidades passarem a permitir ser alternativa ao cobre decrepito que ainda resta em Portugal… Até lá pouco interessa se é 4G ou 5G, mesmo que a sua eficiência na teoria por si só permitirá uma melhoria se implementado devidamente, coisa que nos meios rurais já sabemos que é o uso das frequências de longo alcance com menor capacidade...
 
Mais uma decada? Nos EUA ja so soa operadora tem...

Mais uma decada e fazia 40 anos... Seria inedito uma tecnologia durar 40 anos...

Se bem que as antenas 5g permitem o 2g... É so uma melhor questao de aproveitamento do expectro e energia.,.
 
mas já lá vai o tempo em que as operadoras portuguesas eram das primeiras da europa a lançar tecnologias, ainda vai demorar...

As operadoras pagaram centenas de milhões só pelas licenças , a que acresce equipamento , rede, serviços, etc.

E os preços estão a baixar, ou os pacotes a aumentar .

Têm que esticar a rentabilidade antes de se meterem em mais um leilão e mais umas centenas de milhões a voar.
 
As operadoras pagaram centenas de milhões só pelas licenças , a que acresce equipamento , rede, serviços, etc.

E os preços estão a baixar, ou os pacotes a aumentar .

Têm que esticar a rentabilidade antes de se meterem em mais um leilão e mais umas centenas de milhões a voar.

o que quero dizer é que a altice MEO anda a apreguar à meses que vai ser pioneira no 5G mas não vejo trabalho feito...

nos EUA já andam a instalar as antenas 5G há muito tempo, e iam lançar a primeira oferta comercial o mês passado ou este mês.

como ainda nao ha telemoveis por agora essa oferta é de internet 5G fixa.
 
o que quero dizer é que a altice MEO anda a apreguar à meses que vai ser pioneira no 5G mas não vejo trabalho feito...

nos EUA já andam a instalar as antenas 5G há muito tempo, e iam lançar a primeira oferta comercial o mês passado ou este mês.

como ainda nao ha telemoveis por agora essa oferta é de internet 5G fixa.

Não me parece bem assim

https://www.tomsguide.com/us/5g-release-date,review-5063.html

O standard só ficou pronto em Junho, e de acordo com o artigo abaixo não é bem 5G

https://venturebeat.com/2018/10/01/verizon-activates-worlds-first-5g-network-in-4-u-s-cities/
 
o que quero dizer é que a altice MEO anda a apreguar à meses que vai ser pioneira no 5G mas não vejo trabalho feito...

nos EUA já andam a instalar as antenas 5G há muito tempo, e iam lançar a primeira oferta comercial o mês passado ou este mês.

como ainda nao ha telemoveis por agora essa oferta é de internet 5G fixa.

Para que é que queres isso pah? Sério diz lá . Tens em Portugal , tarifários que te permitem usar o potencial dos 5gb? Diz lá , tens? Acho que está respondido .
 
estamos a falar de aumentar a banda disponivel várias centenas de vezes o que temos agora com a introdução das milimeter waves...

claro que não vai ser de um dia para o outro, o 4G apenas agora está a mostrar algum, ainda pouco, potencial...

para além disso a tecnologia usada no 4G apenas permite bandas de rede que já estão todas sobrelotadas, se aumentassem os plafonds ninguem tinha net.


a grande questão é que o 4G não cobre as necessidades futuras, e mesmo actuais deixa a desejar...
quantos mais aparelhos menos vai cumprir
não termos problemas de velocidade mas de trafego tem de se começar a preparar agora para daqui a uns 7 anos tenhamos o 5G a todo o potencial...

o 4G não foi desenhado para o que veio a seguir, massificação de pessoas e dispositivos a aceder à internet a este nivel.

Daí as operadoras terem de optar entre velocidade ou trafego, sendo que optam por norma por velocidade, que é o que é usado para comparar a qualidade da rede... faz boa publicidade à custa de oferecerem menos aos clientes...

toda a gente diz que a rede da vodafone é boa e tal... tretas, é a que oferece menos trafego em media por mais dinheiro aos seus clientes... no entanto tem a boa publicidade...

A NOS tem net fixa 4G ilimitada, que acaba por serem poucos utilizadores, e isso destruiu completamente a rede deles, estava ao nivel da MEO e VDF nos primordios.
 
Última edição:
vais ter ilimitado ?
em 2030 talvez...

aqui nem tenho mais de 12mb de adsl... é isto o avanço que temos

Sim queria dizer 5G , temos aqui um exemplo e eu tb tenho adsl em plena lisboa. Ahhh upss pois há prédios que não tem fibra. E esta hem? Grande avanço o 5G seria bom se dessem tráfego para isso é que ainda temos tarifários com 500Mb . Deixem-se de tretas as operadoras que invistam no 4g em condições e com tarifários melhores. Mas são umas chulas mas é. E deixem se de nos compararmos com o Japão. Sim é um país de 1o mundo. Nós não somos.
 
Sim queria dizer 5G , temos aqui um exemplo e eu tb tenho adsl em plena lisboa. Ahhh upss pois há prédios que não tem fibra. E esta hem? Grande avanço o 5G seria bom se dessem tráfego para isso é que ainda temos tarifários com 500Mb . Deixem-se de tretas as operadoras que invistam no 4g em condições e com tarifários melhores. Mas são umas chulas mas é. E deixem se de nos compararmos com o Japão. Sim é um país de 1o mundo. Nós não somos.


se calhar tens adsl mas tens a sorte de ter 24 mb... eu tenho 7 neste momento, ha pessoal ainda pior.

e moro a 40 minutos de Lisboa... nao é propriamente o fim do mundo
 
qual é a dificuldade em perceber que a tecnologia 4G não dá, nem nunca vai dar para o que querem? daí ser essencial começar a implementar o 5G para quem sabe daqui a 5 anos atingir o seu potencial.

estamos a falar de aumentar a banda disponivel várias centenas de vezes o que temos agora com a introdução das milimeter waves...
podendo então oferecer plafonds de jeito a velocidades de jeito.

o 4G quando foi desenhado não se esperava esta disseminação, neste momento as operadoras têm de escolher entre velocidade e plafond e tentam fazer o equilibrio à sua maneira...
 
qual é a dificuldade em perceber que a tecnologia 4G não dá, nem nunca vai dar para o que querem? daí ser essencial começar a implementar o 5G para quem sabe daqui a 5 anos atingir o seu potencial.

estamos a falar de aumentar a banda disponivel várias centenas de vezes o que temos agora com a introdução das milimeter waves...
podendo então oferecer plafonds de jeito a velocidades de jeito.

o 4G quando foi desenhado não se esperava esta disseminação, neste momento as operadoras têm de escolher entre velocidade e plafond e tentam fazer o equilibrio à sua maneira...

Pronto que apostem no 5gb. Mas que inovem também nos gigas de plafond , mas já se sabe vão apostar na velocidade. Lenga lenga da carochinha melhor velocidade 5g , vai-se ver o tarifário que têm mas barato tem 500Mb. Opah ridículo desculpa lá . Vais dizer que em Itália e França já estão a usar o 5G, para os plafonds de 50G? Acho que a 4G, aguentava-se mto bem com mais plafond ,não andas a contar a história toda, será?
 
se calhar tens adsl mas tens a sorte de ter 24 mb... eu tenho 7 neste momento, ha pessoal ainda pior.

e moro a 40 minutos de Lisboa... nao é propriamente o fim do mundo

Desculpa 40 min. De Lisboa pode ser mto bom ser o fim do mundo, até a 20 mins do centro. Tenho €12 mb pq o preço que levam pelos 24mb não compensa .
 
Desculpa 40 min. De Lisboa pode ser mto bom ser o fim do mundo, até a 20 mins do centro. Tenho €12 mb pq o preço que levam pelos 24mb não compensa .

Sim, morar a 40 minutos de Lisboa não é, digamos, viver longe... A não ser que ele fale de Lisboa enquanto concelho e desde do quilómetro zero da A1 até casa demorar 40 minutos já deve dar para viver em Santarém :p
 
Back
Topo