Apple HomePod (tópico oficial)

Se a vantagem do AirPlay fosse um valor absoluto não haveria necessidade da Apple TV ser autónoma ou um Speaker ser smart.

Aqui não está em discussão as virtudes do AirPlay. Mas sim as virtudes ou likitacoes deste speaker. Até porque AirPlay já tenho vários dispositivos.

E não me parece que o cenário em discussão, relembro, ter estes Speakers em substituição de um Soundbar ou coisa do género seja um cenário para a qual estes foram criados. E isso é patente tendo quando nunca tive necessidade de fazer AirPlay da Apple TV para nenhum speaker que tenho em casa, tendo eu vários com suporte AirPlay. Mais, face ao que tenho é uma solução pior!

Quando ligo a Apple TV é sempre para ouvir ao melhor som. Não para ouvir ao melhor som de vez em quando.
 
Última edição:
E vamos ver como o mercado reage ao HomePod ... um smart-speaker.

Falta-lhe aquilo que tornou é iPhone e iPad grandes dispositivos.

Equiparar o HomePod ao iPod não faz grande sentido ... os tempos são outros.

O não ter uma base que sustente a criação de um ecossistema que permita serviços diversos, até mesmo concorrentes como o Spotify. Pode ser visto não so como limitativo como totalmente HOSTILE aos developers.

Mas também pode ser um v1 assim como foi o iPhone v1 e v2. O que significa que a compra hoje é certamente a pensar em comprar outro daqui a 2 ou 3 anos.
 
Penso que o HomePod seja para quem usa AM, ou seja, está totalmente dentro do ecossistema da Apple.

Quem usa Android, Windows Phone, Spotify, etc... tem outras opções disponíveis no mercado de igual qualidade.

Com isto, quero dizer que não entendo o hype que está a existir pelo facto do HomePod não ser compatível com outros smartphones ou serviços. O que não falta são opções no mercado, como Sonos, Google Max, etc...

Penso que é apenas uma questão de embirração por ser Apple e por estar fechado ao Apple Music.

E está fechado ao Apple Music, pois a Apple tem o seu próprio serviço de streaming e é uma empresa, ou seja, tem de fazer dinheiro. Se com o HomePod conseguir conquistar mais X utilizadores, o objectivo foi conseguido. Aliás, a Apple olha muito para o mercado dos Estados Unidos e prevê-se que no Verão o Apple Music tenha mais subscritores pagos que o Spotify. A Apple é uma empresa com fins lucrativos e está num mercado competitivo, ou acham que iam fazer caridade com o HomePod e deixar usar o Spotify?
 
O principal utilizador do HomePod não está interessado em saber se funciona com outros dispositivos, pois como disse em cima, o HomePod foi desenhado para utilizadores Apple (e não é para todos). Quem tiver outros sistema operativos, não precisa de olhar para o HomePod, aliás, deve ser logo riscado da sua lista.

Não entendo essa admiração e hype em volta disto... O Apple Watch também não funciona com Android...
 
O principal utilizador do HomePod não está interessado em saber se funciona com outros dispositivos, pois como disse em cima, o HomePod foi desenhado para utilizadores Apple (e não é para todos). Quem tiver outros sistema operativos, não precisa de olhar para o HomePod, aliás, deve ser logo riscado da sua lista.

Não entendo essa admiração e hype em volta disto... O Apple Watch também não funciona com Android...


Porque não passa de um Bluetooth speaker.
Os Airpods funcionam bem com Android
 
Porque não passa de um Bluetooth speaker.
Os Airpods funcionam bem com Android
Mas os AirPods são diferentes, ou pelo menos, foram lançados com um intuito diferente...
O HomePod foi lançado para a Apple ter um novo produto e ao mesmo tempo conseguir mais subscritores para o Apple Music. Aliás, se não me engano, 20% da facturação da Apple do ultimo trimestre foi de serviços (onde está incluído o Apple Music). Logo, o Apple Music tem uma grande importância para a Apple o seu futuro.
 
a Apple como empresa já percebeu que não pode depender só de lançamento de hardware novo ciclicamente, o futuro reside nos serviços, e este homepod vem nessa linha de orientação, tentar puxar mais gente para apple music etc, sendo que tem a nivel de hardware potencial para alterar via firmware no futuro se a estratégia mudar, por exemplo o homepod tem bluettoth 5.1 só que neste momento só funciona via airplay, mas no futuro se quiserem abrir o device para emparelhemento fora do ecosistema apple , está lá essa hipotese, é só ativar.
Acredito que a Siri irá melhorar muito nos proximos tempos, mas a siri nunca será um assistente tão all round como uma alexa ou um google assistant que respodem a um infinito de perguntas, e com n jogos etc. A siri será mais especifica para caracteristicas dentro do ecossistema apple, como comandar devices homekit, comandar serviços apple etc
 
Mas os AirPods são diferentes, ou pelo menos, foram lançados com um intuito diferente...
O HomePod foi lançado para a Apple ter um novo produto e ao mesmo tempo conseguir mais subscritores para o Apple Music. Aliás, se não me engano, 20% da facturação da Apple do ultimo trimestre foi de serviços (onde está incluído o Apple Music). Logo, o Apple Music tem uma grande importância para a Apple o seu futuro.

A quota de receita com serviços foi cerca de 9,5% no último trimestre, mas esse valor inclui vendas de software através das App Stores, com a dimensão que conhecemos. Além disso, receita não é lucro. As margens são muito pequenas nos serviços de streaming de música.

Se a Apple tiver 2 USD de lucro por mês com cada assinatura de Apple Music já é muito bom. Num HomePod terão facilmente mais de 150 USD de lucro. O HomePod não foi lançado para conseguir mais subscritores para Apple Music. Porém, Apple Music existe para vender coisas como HomePod e AirPods. É verdade que a Apple poderá conquistar clientes para Apple Music através do HomePods, mas cada HomePod que deixar de ser vendido por falta de Spotify poderá valer 75 meses de streaming.

Neste momento não seria desvantajoso para a Apple suportar Spotify no HomePod, tal como não é ter Netflix e Amazon Video na Apple TV (entre outros que já lá estão há bastante tempo). Penso que o HomePod só ainda não tem Spotify porque a Apple não quer ter na coluna um serviço que não pode, por agora, ser controlado por Siri. Quando houver SiriKit para HomePod a questão provavelmente ficará resolvida e Spotify será suportado como é nos Google Home e nos Amazon Echo.

Claro que este futuro é apenas a minha previsão e não foi confirmado. O tempo revelará se tenho ou não razão.
 
É verdade que a Apple poderá conquistar clientes para Apple Music através do HomePods, mas cada HomePod que deixar de ser vendido por falta de Spotify poderá valer 75 meses de streaming.

Neste momento não seria desvantajoso para a Apple suportar Spotify no HomePod, tal como não é ter Netflix e Amazon Video na Apple TV (entre outros que já lá estão há bastante tempo).

Partilho da tua opinião.
Há muita gente que vive exclusivamente dentro do ecossistema e que usa Spotify em vez do Apple Music por uma variedade de razões.
Tendo como universo apenas esses utilizadores, muitas dessas pessoas, se quiserem comprar um HomePod por causa do ecossistema, vão acabar por adiar/desistir da compra enquanto o Spotify não for lá suportado.
Outras, acredito que uma minoria (o que não quer dizer pouca gente), irão dar o salto para o Apple Music e investir no HomePod.

É como dizes, não acredito que o motivo de não suportar Spotify seja conquistar clientes para o AM porque irão perder muitas vendas à custa dessa obrigatoriedade e porque, noutros produtos (ATV) eles há muito que suportam apps dos serviços de empresas concorrentes (Netflix, Amazon Video, etc).
Agora não sei é se estará relacionado com a questão da Siri controlar Spotify ou com o facto de eles terem lançado o HomePod sem estar "finalizado" em termos de software/firmware, com features anunciadas mas que só vão estar disponíveis daqui a uns tempos...
 
(…)
Agora não sei é se estará relacionado com a questão da Siri controlar Spotify ou com o facto de eles terem lançado o HomePod sem estar "finalizado" em termos de software/firmware, com features anunciadas mas que só vão estar disponíveis daqui a uns tempos...

Penso que ambas as hipóteses são verdade e que uma é consequência da outra. Acredito que a razão para Siri não suportar Spotify, ou seja, a inexistência de SiriKit, é resultado precisamente de o produto ter saído com o software ainda por desenvolver.

O suporte a outros serviços virá depois da implementação de funções básicas ainda em falta, como multi-room audio e possibilidade de usar dois HomePods em stereo. Isto são coisas que a Sonos já faz muito bem há anos.

O Echo, por exemplo, começou por suportar apenas Amazon Music e só depois Spotify. O multi-room audio começou por ser apenas para Amazon Music e agora já dá com Spotify. É normal que as empresas comecem por aquilo que está dentro do seu controlo e depois expandam a outros serviços relevantes.
 
Bom, nunca a compra deste menino nunca fez tanto sentido para mim, agora que estou totalmente dentro do serviço de streaming da Apple, graças às novas condições do meu tarifário (Yorn X).
A mídia rasga elogios à qualidade de som do HomePod, sendo que me deixa ainda com mais vontade de o ter.
A dúvida é: branco ou preto? O branco é claramente mais elegante, mas sendo o fio que liga à tomada e mesmo o próprio revestimento do HomePod em tecido, estou mesmo a ver que a probabilidade de sujar/encardir é enorme!

Tenho tempo para tomar uma decisão, afinal de contas não me parece que chegue a Portugal tão cedo.
 
Estou em New York e isto está cheio de Apple Stores. Já visitei 3, duas delas por acaso. Apareceram-me no caminho. Adoro ir às Stores da Apple pelo atendimento, profissionalismo e todo o ambiente que têm. Os nossos chamados Premium resellers bem que podiam vir cá aprender umas coisas.
De volta ao tópico, acabei por ver ao vivo e a funcionar as Homepods. Fiquei espantado com a qualidade e com o volume geral, principalmente dos graves. Experimentei falar com a Siri em Inglês, claro, e das 3 “conversas” percebeu tudo o que queria.
Acabei por comprar a branca, que acho mais bonita. Espero que corra tudo bem no aeroporto... depois faço análise mais detalhada qd chegar a PT e experimentar.
 
Desconhecia totalmente a existência deste dispositivo até há uns dias atrás.
Eu não estou dentro do ecossistema Apple, no entanto gosto de perceber o porquê de certos produtos.
Pelo que percebi, como "smart speaker", isto tem um som acima da concorrência, sendo portanto um dos argumentos usados para a venda do mesmo. Mas há algo que não compreendo, se alguém quiser mesmo qualidade de som em casa não vale mais adquirir um sistema 5.1 pelo mesmo preço?
 
Isto não é para quem quer qualidade som, porque aposto que mais de 70% das pessoas que vão comprar isto usam os in-ear que vem com os iPhones.

E é um speaker um pouco inteligente, em relação à concorrência.
Quem vai comprar um, é para o ter em casa para ouvir musica através do Apple Music, responder chamadas, usar a Siri , futuramente ter vários pela casa quando sair o AirPlay 2.

Não substitui um sistema de som 5.1
 
Pessoalmente vou esperar pela v2 ou v3 deste dispositivo.

Creio que para suportar funcionalidades para mim fundamentais num smart speaker a Apple irá lançar novos modelo.

Nomeadamente:

- Suporte de múltiplas contas conseguindo descernir a conta pela voz do utilizador.

- Suporte de skills por app como faz o Apple Watch. Não sei como a Apple vai resolver isto mas a interface de voz da Siri terá de evoluir para tal. Creio que aqui a Apple poderá e deve inovar e muito face à concorrência.

Desenhar este objecto como se trata-se de algo para utilização pessoal tipoApple Watch, como a Apple fez não faz sentido algum.

É mais outro exemplo de mau design e a Apple ultimamente tem tido alguns. A par de outros brilhantes.

PS: quem vive sozinho não deve ter estes problemas.
 
Isto não é para quem quer qualidade som, porque aposto que mais de 70% das pessoas que vão comprar isto usam os in-ear que vem com os iPhones.

E é um speaker um pouco inteligente, em relação à concorrência.
Quem vai comprar um, é para o ter em casa para ouvir musica através do Apple Music, responder chamadas, usar a Siri , futuramente ter vários pela casa quando sair o AirPlay 2.

Não substitui um sistema de som 5.1
É que nas reviews que vi a conclusão era sempre a mesma:
É muito bom dentro do ecossistema Apple. Comparando com as funcionalidade da concorrência, está um pouco a baixo. E quanto à qualidade de som, está uns pontos acima.

Resumidamente a única justificação de adquirir qualquer smart speaker no mercado é devido às funcionalidades?
Pois se for apenas por causa de streaming de música um sistema 5.1 faz isso bem melhor pelo mesmo preço.
 
(…)
Resumidamente a única justificação de adquirir qualquer smart speaker no mercado é devido às funcionalidades?
Pois se for apenas por causa de streaming de música um sistema 5.1 faz isso bem melhor pelo mesmo preço.

Independentemente da qualidade de som do HomePod, que não posso avaliar porque ainda não pude experimentar, não é feito para o mesmo que um sistema de som 5.1.

Parece-me é que há aqui um equívoco quanto ao objetivo de som 5.1, que vou tentar esclarecer.

Um sistema de 5.1 não é feito para ouvir música. A música, em condições normais e com muito raras exceções, vem em stereo, ou seja, em apenas dois canais. Alguém que aprecie realmente ouvir música usa duas colunas frontais e, se quiser, um subwoofer para substituir as colunas nas frequências baixas onde estas não têm facilidade em chegar. Poderá, claro, ter colunas adicionais para quando quiser ver filmes e séries, mas não as usará para música.

Quem aprecia muito ouvir música terá um amplificador, duas colunas e um subwoofer para a ouvir. No entanto, dificilmente terá esta combinação em todas as divisões da casa. Eu, por exemplo, tenho colunas Sonos em divisões da casa (p.ex., cozinha) onde não seria prático ter amplificador e colunas.

Quem aprecia música quererá que estas divisões onde não "cabe" um amplificador e colunas tenham um bom som, que poderá ser dado por um HomePod, por uma Sonos Play:5 ou por outra opção que, não sendo fantástica, poderá ser perfeitamente adequada.

Por último, é também importante dizer que um sistema 5.1 pelo preço de um HomePod não será melhor que um HomePod. Será, pelo contrário, muitíssimo inferior em termos de qualidade de som. Dará mais opções para ver filmes, claro, mas será muito inferior em fidelidade. Os 350 USD terão de pagar um amplificador, cinco colunas e um subwoofer (com óbvias limitações de qualidade forçadas pelo baixo preço). Já ouvi muitos sistemas de som e não acho que seja preciso gastar 10.000 euros para ter qualidade, mas é evidente que com 350 não se consegue um som melhor do que o do HomePod (que nunca ouvi, mas que sei, pelos reviews, ser comparável à Sonos Play:5 que conheço).
 
Back
Topo