Apple Vision Pro

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Editado pela última vez a 4 Fevereiro de 2024

VisionProLifestyle.png


Apresentado na WWDC 2023, o Apple Vision Pro é um novo conceito de VR, é XR (realidade extendida).

EyeSight. Podemos ver a pessoa que está à nossa frente.

Processador: M2 + R1
Sistema Operativo: visionOS
Optic ID

3500 dólares já disponível nos EUA.

Primeiras impressões de 30 minutos de utilização em condições controladas pela Apple:
TechCrunch
9to5mac
The Verge
Marques Brownlee

Teardown

Unboxing
Marques Brownlee

Reviews
The Verge
Marques Brownlee
Casey Neistat
 
Última edição:
Isto é giro. Imagino-me a usar uma coisa destas, mas vai ser caro.

Como a maioria dos produtos da Apple, a primeira iteração que fique para os early adopters visto que a “qualidade”, funcionalidades e a longevidade deixam sempre a desejar.
 
Agora falta saber o quão imersivo isto vai fazer uma pessoa se sentir ao usar tal, onde acredito que isto seja algo mesmo next lvl pra nossa mente nas primeiras vezes de uso, etc! Isto terá que dar mtos checks em mtos aspectos pra ser visto como um excelente produto, pois caminhamos para um futuro onde isto será uma realidade cada vez mais próxima!

Cumps, Wolf
 
Não me imagino tão cedo a usar isto. É demasiado caro.

Mas diria que é um bom primeiro passo. É a primeira geração de algo que pode revolucionar a maneira como usamos dispositivos eletrónicos. O primeiro iPhone e o primeiro iPad também eram bastante robustos, evoluindo para as maravilhas que temos agora.

Esta geração, a este preço, é para esquecer completamente. Daqui a umas quantas gerações, veremos.

A meu ver a Apple devia ter apostado em algo mais leve e mais user friendly. As principais funcionalidades já muitos headsets fazem a metade do preço.

Uns óculos estilo EDITH com um heads-up display para notificações, activity rings e relógio já seria algo que a população mundial ia correr para as lojas comprar, eu incluído.
 
Última edição:
O primeiro iPhone, o primeiro iPad, os primeiros AirPods, o primeiro Apple Watch considero-os uma ”porcaria”. Funcionalidades limitadas, preço muito alto e uma baixa longevidade em termos de actualizações, pelo menos em relação ao que a Apple nos tem habituado.

Focando-me apenas no iPhone, o primeiro iPhone só teve suporte até ao iOS 3. Contudo, mesmo quem não goste da Apple e dos seus produtos, é impossível negar que o lançamento do iPhone em 2007 revolucionou o mercado dos telemóveis.

Vamos ver o que este faz.
 
Há uma diferença, o iPhone quando saiu custava 499$ enquanto este custa 7x mais caro e além disso um telemóvel já todo mundo tinha um na mão e smartphones não era nenhuma novidade, claro que revolucionou.

Talvez vão tentar revolucionar o VR e ver se explode como foi com o iPhone, mas neste valor está longe de muitos, fora a questão do retorno que tem em estourar 3500+ nisso.

Mas vamos acompanhar o que sai daqui.
 
Há uma diferença, o iPhone quando saiu custava 499$ enquanto este custa 7x mais caro e além disso um telemóvel já todo mundo tinha um na mão e smartphones não era nenhuma novidade, claro que revolucionou.

Talvez vão tentar revolucionar o VR e ver se explode como foi com o iPhone, mas neste valor está longe de muitos, fora a questão do retorno que tem em estourar 3500+ nisso.

Mas vamos acompanhar o que sai daqui.
Exato. Havia um "problema" no mercado de mobile-phones que a Apple procurou resolver com o seu smartphone. Eventualmente, todos adotaram a mesma estratégia do ecrã a cobrir toda a frente do telemóvel, até que hoje em dia é algo standard.

Com este headset, eles não estão a resolver problema nenhum. Aliás, acho que ainda estão a criar um problema extra.

Tecnologia que não resolva nenhum problema do comum mortal é inútil. É o que isto é, uma gimmick.
 
Última edição:
Chama-se spatial computing. Ainda estou reticente em relação à tecnologia, mas acho que tem mais futuro que os telemóveis dobráveis.
 
Pah vi o vídeo.
Sendo alguém que tem um Oculus Quest 2 há um ano, não há diferenças assim taaao grandes.

É basicamente as mesmas funcionalidades e conceitos - de certa forma evoluídos (até porque também vem aí um Oculus Quest 3) - com a diferença que o device é mais "Apple" e que o visor é transparente/isola te menos.

O resto do conceito é exactamente igual..

O preço no entanto é muito superior. Daí obviamente que é "melhor". Tem que o ser!
Mas o conceito não passa de um VR em que estás menos isolado.


Ou alguém acha que vamos ir para o Parque com a família com o visor na cabeça para poder registar os momentos?
Há cameras de filmar para isso.

Ver filmes e séries?
Sim é giro. Tal como é no VR. Mas regra geral somos vários a ver (em casa).

Etc etc.
 
O VR é algo que não tiras conclusões com vídeos, é impossível.

Mas só logo os "ecrãs" não têm nada haver os do Quest são LCD e são fracotes, só aqui o produto da Apple é bem superior.
Podíamos ir ponto a ponto é superior em vantagem em tudo.

Agora o preço também é muito superior.
 
Está aqui um produto que pelas primeiras impressões é uma excelente base para o futuro. Achei muito interessante o que apresentaram e o cuidado em detalhes específicos
 
Feedback de usabilidade por 30 minutos:
https://9to5mac.com/2023/06/05/hands-on-apple-vision-pro-mixed-reality-headset/
https://www.theverge.com/2023/6/5/23750003/apple-vision-pro-hands-on-the-best-headset-demo-ever

Sem começar com guerras até porque o preço é muito diferente, estão numa liga à parte dos Quest.
Eu dei por mim a pensar na funcionalidade apenas como monitor para o Mac ou Apple TV. Um Apple Vision sem o Pro.
A especificidade das lentes para quem utiliza óculos graduados também é um problema acrescido. É uma grande franja de potenciais utilizadores.
 
O uso com computador parece interessante, isto se der para ligar diretamente os Vision por cabo ao PC sem ter necessidade da bateria e das limitações 2h.. Mesmo aquelas demos, ver um filme, hoje em dia os filmes são +2h... se permitir carregar enquanto se usa já não é mau, mas imagino que aquilo deva aquecer um pouco
 
Tivesse outras empresas 1/10 do investimento/programadores/etc da apple.
E já tinhamos algo semelhante, mais leve, compacto e acessível.
Bastava o VR headset Bigscreen Beyond ter passthrough, um ou outro sensor e camera.
hqdefault.jpg
 
Pah vi o vídeo.
Sendo alguém que tem um Oculus Quest 2 há um ano, não há diferenças assim taaao grandes.

É basicamente as mesmas funcionalidades e conceitos - de certa forma evoluídos (até porque também vem aí um Oculus Quest 3) - com a diferença que o device é mais "Apple" e que o visor é transparente/isola te menos.

O resto do conceito é exactamente igual..

O preço no entanto é muito superior. Daí obviamente que é "melhor". Tem que o ser!
Mas o conceito não passa de um VR em que estás menos isolado.


Ou alguém acha que vamos ir para o Parque com a família com o visor na cabeça para poder registar os momentos?
Há cameras de filmar para isso.

Ver filmes e séries?
Sim é giro. Tal como é no VR. Mas regra geral somos vários a ver (em casa).

Etc etc.
Atenção que o visor não é transparente. Os olhos são uma projecção dentro dos próprios "óculos" para dar essa ilusão 😮
 
Back
Topo