Apple Vision Pro

Que história é essa da Valve?

Além do preço, tem de haver aplicações para a plataforma. Vamos ver o futuro. Não me vejo comprador num futuro próximo.
A história é longa e uma parte não passa de rumores. E claro isto tudo com base na premissa que o gaming é uma das principais utilizações de VR/AR e se há alguém com vontade de dar 3500$ por hardware, a comunidade gaming estaria no topo da lista. Mas resumindo:
- A Valve lançou a Steam para mac (ainda antes de haver mac app store), e fez o port dos seus jogos mais recentes para mac usando OpenGL. Isto deu um boost ao gaming em mac, vários jogos de outras editoras começaram a sair com versão nativa para mac.
- A Valve criou o Proton que permite jogos criados para windows usando DirectX correr em Linux através da conversão de DirectX para Vulkan (e a ideia era suportar mac também)
- A Valve adicionou suporte para mac ao SteamVR.
- Começaram a aparecer rumores que a Apple e a Valve estavam a trabalhar em conjunto num dispositivo VR/AR.
- Entretanto a Apple criou uma API gráfica proprietária (Metal), deixou de suportar OpenGL e não suporta Vulkan (que é considerado o substituto do OpenGL).
- A Apple deixou de suportar apps 32bits (alguém está à espera que jogos com 20 anos sejam atualizados?) e eventualmente vai deixar de suportar x86.

Com tudo isto obviamente que a Valve abandonou o barco, a Steam eventualmente foi atualizada para 64bit mas certamente que nunca irá ser para ARM, e já não há suporte para SteamVR em mac. O gaming em mac continua a ser uma anedota, ninguém se vai comprometer a sério a desenvolver jogos para uma plataforma proprietária que de um momento para o outro pode deixar de ser suportada, só se receberem investimento da Apple para o fazerem (daí só vermos um par de jogos AAA de vez em quando nas apresentações).
 
Back
Topo