• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Aquisição 5800X3D

Ansatsu

Power Member
Ando aqui numa indecisão.

Tenho o i5-8400, mas tenho cá em casa uma MSI B450M Gaming Plus e estava a pensar comprar o 5800X3D o que me daria um enorme boost em relação ao 8400.

O meu problema é que a B450 é PCIe 3.0, e depois deste upgrade ao Cpu, o proximo passo seria upgrade ao Gpu na proxima geração, o mais certo seria algo na casa de uma RTX 5070, que seguindo a estrategia recente da Nvidia, deverá ter uma performance equivalente a uma 4080 / 4080 Super. Ou seja, o 5800X3D seria mais que suficiente para aguentar com isso.

O problema é se a 5070 vier com PCIe 5.0 8X... Nesta board isso limitava logo a PCIe 3.0 8x e já há jogos que ficam limitados. Se vier com 16x penso não haver problema de largura de banda. Nesta geração, a 4060 Ti veio com 8x e a 4070 com 16x.

Por isso não sei mesmo se devo fazer esse upgrade em que não gastaria muito dinheiro, ou espero mais algum tempo e compro um sistema totalmente novo que ficará mais caro.
 
pcie 3.0 x16 já limita um bocado. Ainda mais em situações com frame rates elevados que requerem mais comunicação entre o cpu/ram e gpu.
Com directstorage presumo que fique ainda mais limitado.
 
Qual é o GPU atual e a memória?

Sinceramente se tiver 32GB DDR4 de jeito neste 8400 só tens que comprar CPU e obviamente é um upgrade gigante, o 8400 apanha até de um R5 3600. Aguentas 1 ano e meio e quando chegar estas 5070 da vida dás o salto para DDR5.

E a 5070 deve vir com pcie 5.0 e não duvido que venha com 8x
 
A meu ver dás upgrade para o 5600 que já vai um bom boost, ou então dás o extra e saltas logo para AM5. O 5700x3d/5800x3d ao preço que estão agora caem ali em terrra de ninguém. Mais do dobro do custo para + ~20% de performance...
 
5600 é demasiado lento, nem vale a pena o trabalho.
É demasiado lento se comparar com CPUs muitíssimos mais caros, o user quer um upgrade low cost aproveitar a board que tem.
Lembre-se que ele tem um 8400, um cpu que nem tem HT sequer e provavelmente até um Ryzen 2600 é mais rápido para nem falar de um 5600...

Claro que um X3D é excelente, mas também ele fica dead end na plataforma, os 3D são opções boas para quem já tem AM4 completo e usa algo tipo um 3600 da vida.

Também não é má ideia. 135€ pelo 5600 que pelo que vi, os 1% low é mais do dobro do que o 8400, e aguento uns 2 anos.

Depois faço upgrade total ao sistema.
Qual é o GPU atual? E qual a memória RAM?

Eu acho que para ir para uma 5800X3D é melhor ir para AM5 com um 7600, performance similar, mas plataforma para 6-10 anos.

Mas lá estám 135 euros é bom e ainda recuperas algum vendendo o 8400 + board (assumo que manténs a DDR4).
 
1070 ti realmente não vai ganhar quase nada com 5800X3D.

O meu objetivo é ganhar nos 1% lows.

Nos jogos mais recentes que começam a pedir mais Cpu, já noto muito isso. Muita vezes a 1070 Ti nem perto dos 100% de load anda devido ao 8400.

Mas isto é apenas uma solução temporária até trocar por um sistema novo.
 
Daí que o 5600 já ajuda no 1% lows, já que o ganho com o 5800X3D provavelmente será pequeno para nulo...

comprar 5800X3D para aqui 1-2 anos trocar tudo denovo é jogar dinheiro fora.
 
Já mandei vir o Ryzen 5600 da Amazon e até usei o ref aqui do Zwame.

Como o objetivo é daqui a 2 anos trocar o sistema completo, quero gastar o mínimo possível, por isso foi o Cpu e nada mais, vou usar o stock cooler.

Do que estive a ler, compensa fazer undervolt no Cpu e o PBO convém desligar para nãolevar as temperaturas para cima de 80º e a diferença é quase imperceptível em gaming. Confirmam?
 
Usar CO para undervolt + PBO override +200 mhz e tá feito. Tb se pode eventualmente dar um tuning do PPT para diminuir o consumo máximo, o padrão deste CPU é 88W e eventualmente testar com valores menores.

O 5600 como tem clocks base menores, deve conseguir valores decentes de CO, mas lembrar que quanto maior o boost override, menos UV se consegue e os 2 melhores cores geralmente pedem mais voltagem.

O stock cooler é fraco para ~90W
 
Back
Topo