Bomba de Calor

Por curiosidade fui espreitar, por aqui o AQS+climatização da unidade exterior ao "reservatório" tem várias tubagens mas as 2 maiores parecem-me de água dentro de tubo de espuma. Tudo plástico, não vejo lá cobre.
Muito possivelmente é uma bomba "monobloco". Essas devem ser um "tudo-em-um-que-fica-na-rua". A minha é uma "Split".
 
chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://www.daikin.pt/content/dam/internet-dapt/documentacao/tabelas-aquecimento/Tabela3_AQUEC_Bombas_CLI_AQS_2022.pdf

Tem aí no catálogo sistema com ligação água entre unidades, e ligação gás entre unidades.
 
tenho desde 2015 uma bomba de calor (ariston Nuo Evo 110, sistema monobloco) e passados 8 anos tenho a certeza que foi a melhor coisa que fiz. Mesmo não tendo grande depósito chega perfeitamente para dois banhos seguidos.

Instalei isto quando a EDP fez uma promoção naquele tempo, em troca do termoacumulador...
 
O que aconteceu?

A minha bomba de calor tem a temperatura definida para 40ºC, cheguei a casa estava o símbolo da resistência a piscar e a temperatura a 63°C, após atingir os 75ºC o símbolo deixou de piscar e voltou tudo normal e a temperatura começou a baixar para os valores normais.
 
O que aconteceu?

A minha bomba de calor tem a temperatura definida para 40ºC, cheguei a casa estava o símbolo da resistência a piscar e a temperatura a 63°C, após atingir os 75ºC o símbolo deixou de piscar e voltou tudo normal e a temperatura começou a baixar para os valores normais.
Ciclo da legionela?
 
Acabei de enviar um email para o fabricante a solicitar o manual, a bomba em questão é esta, gostava de e a colocar em modo ECO por exemplo e não sei.
 
Como vão começar os apoios do estado, alguém entendido me sabe aconselhar bomba de calor indicada para ligar a radiadores existentes num apartamento e aquecimento das águas? atualmente o aquecimento é a gás.
 
É conveniente desligar a bomba de calor no período de férias?
Quando vou de férias desligo sempre a torneira do contador da água, mas em relação a bomba de calor tenho dúvidas se é melhor desligar ou não. A desvantagem ao desligar é que quando regressar tenho de esperar que a água aqueça para me lavar com água quente.
 
Back
Topo