Canais RF da Vodafone

Alguém ja encontrou como vai ficar a RF a 20 de Maio e seguintes? Imagino que seja para a entrada do Now na posição 9, ou não, pelo menos o 18 (24Kitchen) diz escrito que vai passar para a 119, ... Entretanto apareceu mensagem, que o Casa e Cozinha (130), vai para o 120, e Food Network (140) para o 121, para ja todos no mesmo dia.... pode que haja mais ainda a mudar.... se alguem encontar/sabe da nova lista poste aqui o sitio sff.
 
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Alguém ja encontrou como vai ficar a RF a 20 de Maio e seguintes? Imagino que seja para a entrada do Now na posição 9, ou não, pelo menos o 18 (24Kitchen) diz escrito que vai passar para a 119, ... Entretanto apareceu mensagem, que o Casa e Cozinha (130), vai para o 120, e Food Network (140) para o 121, para ja todos no mesmo dia.... pode que haja mais ainda a mudar.... se alguem encontar/sabe da nova lista poste aqui o sitio sff.
onde viste essa informação?
 
onde viste essa informação?
Olá, Se fores aos canais referenciados, no canto superior direito esta lá a mensagem, exemplo vais ao 24Kitchen atual 18 e ves a dita, o mesmo para os outros. Como no anuncio do Canal 'NOW' disseram que ia ficar no 9 da vodafone , Meo e NOS, há ainda a mudança do canal SportTV+, provavelmente para o 19 (adivinhanço meu, pode estar errado) , e antes dos Sport TVx....ou seja , mesmo que o canal nao apareca no RF Digital, como tem seguido o principio dos canais terem o mesmo numero da BOX....Resta encontrar uma lista para saber mais. Acho estranho que não tenha havido uma SMS para avisar, à cautela.
Ou seja mudanças em Maio, e a parte do Canal Now em junho ou julho.

EDIT: às 6H de dia 21 já não havia mensagens indicando as mudanças, e nada mudou (zona sul do tejo), contudo, na box, os canais mudaram dia 21.
 
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Olá, Se fores aos canais referenciados, no canto superior direito esta lá a mensagem, exemplo vais ao 24Kitchen atual 18 e ves a dita, o mesmo para os outros. Como no anuncio do Canal 'NOW' disseram que ia ficar no 9 da vodafone , Meo e NOS, há ainda a mudança do canal SportTV+, provavelmente para o 19 (adivinhanço meu, pode estar errado) , e antes dos Sport TVx....ou seja , mesmo que o canal nao apareca no RF Digital, como tem seguido o principio dos canais terem o mesmo numero da BOX....Resta encontrar uma lista para saber mais. Acho estranho que não tenha havido uma SMS para avisar, à cautela.
Ou seja mudanças em Maio, e a parte do Canal Now em junho ou julho.

EDIT: às 6H de dia 21 já não havia mensagens indicando as mudanças, e nada mudou (zona sul do tejo), contudo, na box, os canais mudaram dia 21.
Parece mesmo, agora que tem estado la a mensagem, que o SportTV+, vai mesmo passar dia 3 de Junho para a posição 19. Vamos ver se atualizam o RF na altura, ou se ficamos a agaurdar para o aparecimento do NOw na posição 9. Na box deve mesmo mudar dia 3.

Boas. Alguém tem notado aumento do nível de erro de bits (pixelização) nos canais RF vodafone? Zona de Torres Vedras.
Piora ao final do dia e noite.
Agora que estamos a chegar ao verão, comecaria por recomendar que verifiques a estanquicidade da tua instalação, para não se confundir com erros na rede Vodafone, que os havera certamente. Aqui, margem sul do tejo, alguns canais, cerca da hora do almoço,
entram no limite de erros da TV da Cozinha, durante uns breves segundos, os outros, 12 anos mais novos nada acontece de relevante.
Caso não saibas, podes fazer um teste barato à estanquicidade da instalação, de preferencia num horario parecido ao que tens os sintomas ( não dizes se tens mais TVs, se faz o mesmo em todas, como tal tento 'adivinhar').
Retirar o cabo de saida do router, embrulhar a ponta num pouco de aluminio de cozinha, e fazeres a procura de canais , veres o resultado depois. Se houver canais, ou interferencias guardadadas como canais, mesmo os analogicos, ja são um sintoma de estarem por falta de estanquicidade. Os digitais seria bom uma indicação com medida, alguns TVs fornecem isso na procura , qualidade e nivel de sinal.
O fato de ter trabalhado antes ok, pode não significar nada, pois o 'mundo RF que anda por ai no ar' muda com o andar do tempo, introduzindo novos sintomas. Por vezes é apenas no chicote da parede para o TV, um mau contacto, leve oxidação, fichas sem cobertura total, depois de limpar o pó, podem causar a falta de estanquicidade. Diz qualquer coisa, se quiseres :-)
 
Agora que estamos a chegar ao verão, comecaria por recomendar que verifiques a estanquicidade da tua instalação, para não se confundir com erros na rede Vodafone, que os havera certamente. Aqui, margem sul do tejo, alguns canais, cerca da hora do almoço,
entram no limite de erros da TV da Cozinha, durante uns breves segundos, os outros, 12 anos mais novos nada acontece de relevante.
Caso não saibas, podes fazer um teste barato à estanquicidade da instalação, de preferencia num horario parecido ao que tens os sintomas ( não dizes se tens mais TVs, se faz o mesmo em todas, como tal tento 'adivinhar').
Retirar o cabo de saida do router, embrulhar a ponta num pouco de aluminio de cozinha, e fazeres a procura de canais , veres o resultado depois. Se houver canais, ou interferencias guardadadas como canais, mesmo os analogicos, ja são um sintoma de estarem por falta de estanquicidade. Os digitais seria bom uma indicação com medida, alguns TVs fornecem isso na procura , qualidade e nivel de sinal.
O fato de ter trabalhado antes ok, pode não significar nada, pois o 'mundo RF que anda por ai no ar' muda com o andar do tempo, introduzindo novos sintomas. Por vezes é apenas no chicote da parede para o TV, um mau contacto, leve oxidação, fichas sem cobertura total, depois de limpar o pó, podem causar a falta de estanquicidade. Diz qualquer coisa, se quiseres :-)
Obrigado pelas dicas.
Vou especificar um pouco melhor a situação.

Sim, há mais televisões:
- Uma da mesma marca (samsung), mas modelo diferente, onde o comportamento é semelhante: pixelização acompanhada preenchimento ocasional da barra de erro de bits (quando consulto a informação do sinal no menu da TV);
- Uma TV Mitsai, que não pixeliza mas ocasionalmente fica de imagem preta, apenas com som. Não é frequente acontecer e normalmente a imagem retorna passado um ou dois segundos.

Esta situação começou há cerca de um mês, talvez dois.

Experimentei desligar o router da rede coaxial da casa e fiz um chicote novo, ligado diretamente do router à TV samsung e o comportamento foi igual, pelo que contactei a Vodafone.

Um técnico esteve a verificar de manhã, que não é a hora mais sintomática, trocou as fichas do cabo coaxial e deu-se por satisfeito, embora com algum nível de erros, mas muito menor que a noite (de manhã nunca foi problemático). As fichas não eram realmente novas, mas eu já tinha verificado, não estavam oxidadas e estavam bem ligadas.

Desde então há dias melhores, outros piores, mas sempre mais no período da noite e às vezes à hora de almoço.

Vou experimentar no fim de semana fazer o que sugeres.

Provavelmente nada tem a ver, mas o que vejo mais, desde umas ventanias que houve, é rolos de fibra vodafone desenrolados e a cair dos postes...

Obrigado mais uma vez pelas dicas.
 
Obrigado pelas dicas.
Vou especificar um pouco melhor a situação.

Sim, há mais televisões:
- Uma da mesma marca (samsung), mas modelo diferente, onde o comportamento é semelhante: pixelização acompanhada preenchimento ocasional da barra de erro de bits (quando consulto a informação do sinal no menu da TV);
- Uma TV Mitsai, que não pixeliza mas ocasionalmente fica de imagem preta, apenas com som. Não é frequente acontecer e normalmente a imagem retorna passado um ou dois segundos.

Esta situação começou há cerca de um mês, talvez dois.

Experimentei desligar o router da rede coaxial da casa e fiz um chicote novo, ligado diretamente do router à TV samsung e o comportamento foi igual, pelo que contactei a Vodafone.

Um técnico esteve a verificar de manhã, que não é a hora mais sintomática, trocou as fichas do cabo coaxial e deu-se por satisfeito, embora com algum nível de erros, mas muito menor que a noite (de manhã nunca foi problemático). As fichas não eram realmente novas, mas eu já tinha verificado, não estavam oxidadas e estavam bem ligadas.

Desde então há dias melhores, outros piores, mas sempre mais no período da noite e às vezes à hora de almoço.

Vou experimentar no fim de semana fazer o que sugeres.

Provavelmente nada tem a ver, mas o que vejo mais, desde umas ventanias que houve, é rolos de fibra vodafone desenrolados e a cair dos postes...

Obrigado mais uma vez pelas dicas.
O pior de todos os males, é quando , porque parece, atribuirmos a culpa pelo que se ve :-(
A maior parte dos cabos de fibra sobrevive sem danos ao desenrrolar. Aqui ao lado, os cabos fibra da Vodafone
cairam todos, abri tickets, e ao fim de 2 anos, consegui ter todos resolvidos menos um, e a Festa do Avante
vai-se fazendo sem grandes sobresaltos...não leves a peito!
A seguir proporia entrares nos settings do router e veres os niveis da fibra... http://192.168.1.1/
user e a password que o teu router disser que é , ou que tenhas mudado.
O que dizem os niveis ai?

(os meus, corta e 'pasta')
Ligação WANServiço de vozInterface WLANPortas EthernetServidor DHCPMódulo ótico
DispositivoDispositivos doutilizador
Estado dos ServiçosInfor. óticaNesta página, pode consultar o estado do módulo ótico.
Informação ONTValor atual Valor de referência
Estado do sinal ótico de envio: Auto. Auto.
Capacidade ótica TX: 2.25 dBm 0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX: -20.60 dBm -27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento: 3350 mV 3100 a 3500 mV
Corrente de polarização: 11 mA 0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento: 42 ℃ -10 a +85 ℃
Potência CATV RX -3.17 dBm -8 a +2 dBm
Potência de saída CATV: 21 dBmV ≥17 dBmV


Se na tua zona for 'fibra Rural' (DST) seria uma oportunidade de ver o que se passa, ou não, ai....
 
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O pior de todos os males, é quando , porque parece, atribuirmos a culpa pelo que se ve :-(
A maior parte dos cabos de fibra sobrevive sem danos ao desenrrolar. Aqui ao lado, os cabos fibra da Vodafone
cairam todos, abri tickets, e ao fim de 2 anos, consegui ter todos resolvidos menos um, e a Festa do Avante
vai-se fazendo sem grandes sobresaltos...não leves a peito!
A seguir proporia entrares nos settings do router e veres os niveis da fibra... http://192.168.1.1/
user e a password que o teu router disser que é , ou que tenhas mudado.
O que dizem os niveis ai?

(os meus, corta e 'pasta')
Ligação WANServiço de vozInterface WLANPortas EthernetServidor DHCPMódulo ótico
DispositivoDispositivos doutilizador
Estado dos ServiçosInfor. óticaNesta página, pode consultar o estado do módulo ótico.
Informação ONTValor atual Valor de referência
Estado do sinal ótico de envio: Auto. Auto.
Capacidade ótica TX: 2.25 dBm 0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX: -20.60 dBm -27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento: 3350 mV 3100 a 3500 mV
Corrente de polarização: 11 mA 0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento: 42 ℃ -10 a +85 ℃
Potência CATV RX -3.17 dBm -8 a +2 dBm
Potência de saída CATV: 21 dBmV ≥17 dBmV


Se na tua zona for 'fibra Rural' (DST) seria uma oportunidade de ver o que se passa, ou não, ai....
O que não devo levar a peito? 😅
Só vou estar por lá no fim de semana, depois faço copy paste também. Mas, pelo que analisaram na linha de apoio, está tudo ok.
Edit: É fibra Vodafone, que a NOS também usa.
 
O pior de todos os males, é quando , porque parece, atribuirmos a culpa pelo que se ve :-(
A maior parte dos cabos de fibra sobrevive sem danos ao desenrrolar. Aqui ao lado, os cabos fibra da Vodafone
cairam todos, abri tickets, e ao fim de 2 anos, consegui ter todos resolvidos menos um, e a Festa do Avante
vai-se fazendo sem grandes sobresaltos...não leves a peito!
A seguir proporia entrares nos settings do router e veres os niveis da fibra... http://192.168.1.1/
user e a password que o teu router disser que é , ou que tenhas mudado.
O que dizem os niveis ai?

(os meus, corta e 'pasta')
Ligação WANServiço de vozInterface WLANPortas EthernetServidor DHCPMódulo ótico
DispositivoDispositivos doutilizador
Estado dos ServiçosInfor. óticaNesta página, pode consultar o estado do módulo ótico.
Informação ONTValor atual Valor de referência
Estado do sinal ótico de envio: Auto. Auto.
Capacidade ótica TX: 2.25 dBm 0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX: -20.60 dBm -27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento: 3350 mV 3100 a 3500 mV
Corrente de polarização: 11 mA 0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento: 42 ℃ -10 a +85 ℃
Potência CATV RX -3.17 dBm -8 a +2 dBm
Potência de saída CATV: 21 dBmV ≥17 dBmV


Se na tua zona for 'fibra Rural' (DST) seria uma oportunidade de ver o que se passa, ou não, ai....

Cá está o meu Copy/Paste...

Informação ONT
Valor atualValor de referência
Estado do sinal ótico de envio:Auto.Auto.
Capacidade ótica TX:2.17 dBm0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX:-19.67 dBm-27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento:3272 mV3100 a 3500 mV
Corrente de polarização:17 mA0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento:52 ℃-10 a +85 ℃
Potência CATV RX-4.83 dBm-8 a +2 dBm
Potência de saída CATV:22 dBmV≥17 dBmV
 
Cá está o meu Copy/Paste...

Informação ONT
Valor atualValor de referência
Estado do sinal ótico de envio:Auto.Auto.
Capacidade ótica TX:2.17 dBm0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX:-19.67 dBm-27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento:3272 mV3100 a 3500 mV
Corrente de polarização:17 mA0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento:52 ℃-10 a +85 ℃
Potência CATV RX-4.83 dBm-8 a +2 dBm
Potência de saída CATV:22 dBmV≥17 dBmV
Os niveis parecem razoaveis, embora o sinal do RF esteja um pouco mais baixo que o 'meio da escala'. Se forem esses à hora dos problemas, não se deveria esperar probs, a não ser que como suspeitas ja venha assim da origem, se houver problemas com o cabo RF no percurso, seja a belindagem, seja um pequeno promenor no conector F, que muitas vezes deixam o pino do meio cortado 'a razar' à saida da rosca, devem deixar cerca de 2mm para fora da rosca , sob pena do sinal passar em
forma capacitiva que deixa o UHF passar 'mais ou menos ok' mas deve criar problemas em VHF analogico ( o pessoal ja não usa mas o problema pode estar lá na mesma), e ainda alguma interferencia eletrica, mais raro, de algum eletrodomestico, ou da zona.
Ter uma boa 'terra' no edificio ajuda por vezes, caso não a tenhas medido, caso tenhas um voltimetro, poe em Volts AC e usa-o como se fosse um busca polos, um fio na ficha, e o outro na mão, não teras luz na fase, mas terás numeros, quer na Fase, no Neutro, e na terra. O valor devera ser proximo de Zero na Terra, muito baixo no Neutro, e elevado na Fase ( não é uma medida certa, mas da para ter uma ideia).
Talvez comecaria , pela verificação do conector, e depois perguntando a um vizinho, se ele sente ou não o teu prob, pois muitos não reportam esses eventos. Não serás de Fernão Ferro ou quinta do conde, ou por ai? Não conheço outra area que possa ter NOS e VODAFONE pelos mesmos cabos.
 
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