Domótica Casa "digital"/domótica, o inicio de uma história de transformação

ntc

Power Member
Olá a todos e desde já obrigado a todos os que aqui vêm ajudar seja de que forma for, pois só graças a vocês é que comecei a perceber o modo de funcionamento.

Iniciei este thread novo uma vez que a minha dúvida/pedido de ajuda/esclarecimento não deveria estar no tread das smartthings.


O meu objetivo é iniciar neste mundo da domótica pois vou adquirir uma habitação (com 3 quartos) que vai precisar de obras e então se for necessário alguma adaptação, novos cabos, etc poderei fazer.
como isto é um projeto que tem um grande investimento, então vou ter que ir adicionando aos poucos os componentes.

Já estive a ler o thread https://forum.zwame.pt/threads/smartthings-casa-inteligente.981359/ (Smartthings) e este também https://forum.zwame.pt/threads/home-assistant-constroi-a-tua-propria-hub.981360/ (Construir um hub) e para além de ter adquirido muita informação também fiquei um pouco confuso.

Numa primeira fase o meu objetivo (principalmente para me integrar com o seu funcionamento e parametrizações) é adquirir um hub (obvio) e começar com os interruptores e respetiva luz e tomada por exemplo e depois evoluir para os estores. E então depois continuar a adicionar equipamentos (mais tomadas, mais luzes, todos os estores da casa, Camaras, sensores, etc...) e um Google Assistant ou Amazon Alexa.

Então eu precisava dos conhecimentos de vocês (expertises) para me ajudar a iniciar e claro a dar também opiniões sobre os variados equipamentos e qual será o melhor na relação qualidade/preço/interligação.
O meu objetivo é também ter acesso remoto (app e web) com acessos para mim e para a minha mulher mas também ter o botões fisicos pois a criançada não vai andar de telemóvel atras :-). Além disso poder automatizar por exemplo, os estores abrirem ou fecharem % à y do dia ou se tiver muito ou pouca luminusidade no exterior etc....

Então, se me permitem deixo aqui as minhas dúvidas:

1) Pelo que percebi, o Hub (seja adquirido ou construido um proprio) serve para interligar todos os dispositivos correto?
2) O Hub permite ter os equipamentos ligados independentemente de ter ou não ligação à internet (router)
3) vejo a referencia a 2 tipos de Hub: o vendido pela propria SmartThings(samsung) e o Hub DYI (com raspberry) e depois de andar a ver componentes vi também que a FIBARO também tem o Hub Home Center 2, na vossa opinião qual será o melhor para esta aventura?
4) A nível de sinal, os equipamentos estarão conectados através de ligação sem fios (z-wave por exemplo) certo? a minha questão é a cobertura dessa rede visto que de uma ponta à outra da casa tem cerca de 30 a 40 metros...
5) a nivel de interruptores para a luz: tenho alguns que são comutadores de escada, se eu optar por colocar por exemplo um FIBARO Walli Switch Smart switch (FGWDSEU-221), será que consigo ter a mesma função de comutador?
6) a nível de automatação para estores (ainda não tenho os motores, mas tenho que começar a procurar) o que recomendam? vi que pode ser adaptado este Roller Shutter 3 (https://www.fibaro.com/en/products/smart-roller-shutter/) ou este Shelly 2.5 (UL Listed option) (https://shelly.cloud/product/wifi-smart-home-automation-shelly-25-switch-relay-roller-shutter/) ou então poderei optar apenas pelo botão Walli Roller Shutter (FGWREU-111)? É que quero ter a automatação (a possibilidade de subir e descer em % por exemplo) mas com botão fisico.​

Outros conselhos que achem pertinentes por favor deixem aqui ou a recomendação de outros equipamentos...

Agradeço desde já toda a ajuda.
Obrigado.
 
Boa tarde,
primeiro passa cabo neutro em todas as caixas de tomadas e interruptores, vais precisar para o Wi-Fi.
Segundo o Google home suporta as lâmpadas da xiaomi e os interruptores da broadlink sem necessidade de hub, são os aparelhos que tenho, e o comotador de escada é na app dos interruptores que crias as sequência.
Terceiro, em relação ao hub tens de ver se depois as lâmpadas, interruptores, os estores e tomadas se são compatíveis e qual o preço, porque com um Pack de 3 lâmpadas da Philips dá para comprar uma série de lâmpadas de outra marca. Não sei se a Philips tem lâmpadas com Wi-Fi daquelas de embutir, a xiaomi tem umas que até são feitas pela Philips.
 
entao é assim, tens de compreender que estes sistemas com smartthings e fibaros etc, sao sistemas low cost que têm sempre algumas limitacoes, mas é a diferenca de gastar 500 e a diferenca de gastar 10 000.
vou falar do que conheco e apartir daí poderás tirar as tuas conclusoes.
portanto vamos por partes:
1) o hub serve para interligar os dispositivos
2) o hub necessita sempre de estar ligado á internet, ficas sem net, o hub já nao funciona e por consequinte, nada funciona
3) eu nao te aconselho a usar um hub DIY, é muito trabalho ter que pesquisar e configurar tudo, compra um hub já feito, eu no meu caso comprei o smartthings, em relacao ao home center da fibaro nao conheco.
4)os dispositivos zwave actuam como repetidores, se tiveres um hub numa ponta e um dispositivo noutra, os dispositivos que estão no meio fazem a ponte entre 1 e outro, portanto falta de sinal dá para resolver com essa maneira, por zigbee é igual, os dispositivos activos (ligados a uma tomada) fazem de repetidor
5)nao te aconselho a mudar os interruptores, no meu caso, deixei os interruptores antigos e adicionei os fibaros fgs-223 nas caixas de derivacao, que o que fazem é tornar o interruptor/lampada controlaveis por app, portanto a luz liga e dsliga no interruptor como sempre fez e tens a possibilidade de ligar e desligar por APP.
6) os fibaros roller shutter fazem isso tudo, controlas os estores por app e continuas a ter os botoes (é a mesma logica que expliquei acima para as lampadas) - os shelly sao mais baratos mas como nunca usei nao posso falar sobre eles, os fibaro funcionam bem.

para já se colocares os fibaros nas lampadas e nos estores ja ficas com uma ideia de como tudo funciona, a seguir podes avancar para controlar a TV com um broadlink ou um harmony hub

depois de tudo montado so tens que comprar uma alexa se quiseres controlar tudo o que controlas na APP por voz

a unica coisa que tens que entender aqui é que estes aparelhos todos que falamos sao brincadeiras engraçadas, nao sao verdadeira domotica mas como te disse, isso custa mesmo muito dinheiro.
 
Boas, eu tenho Fibaro em casa e faz tudo o que o knx que tinha na casa antiga faz e até faz muito mais.
A partir de um certo patamar deixa de ser brincadeira e passa a ser a sério. Depende do teu jeito para programares e fazes tudo o que quiseres. O bom relativamente ao knx, além do preço é que podes ir acrescentando o que quiseres e não precisas de chamar ninguém la a casa para fazer outra instalação. Além de que o knx ser muito mais complicado de expandir se não tiveres a coisa bem pensada de raiz. Controlo os estores, luzes, AC, toldos, TV, AV, aquecedores dos wc, portões, alarmes, basicamente tudo o que tenha um sensor ou um modulo é controlável. Tem algumas limitações mas no geral funciona muito, muito bem. A Alexa integra perfeitamente e permite fazer quase tudo por voz em vez de fazer pela App.
É como te digo, com um pouco de jeito e algum tempo livre consegues automatizar a casa toda e até te esqueces que o sistema está lá. Poupas na conta da EDP porque se acabaram os esquecimentos de luzes e aquecimentos ligados, ficas com a casa muito mais confortável porque consegues manter sempre a temperatura ideal quase sem ligar o ac e aquecimentos, só trabalhando com os estores e ventilação.
O meu não ficou barato, mas ficou quase a 1/5 do preço do knx e é bastante mais configurável e expansível.
Alguma duvida apita.
Boa sorte e diverte-te com isso que da um gozo imenso quando conseguimos por as coisas a fazer o que queremos
 
[...]
2) o hub necessita sempre de estar ligado á internet, ficas sem net, o hub já nao funciona e por consequinte, nada funciona
3) eu nao te aconselho a usar um hub DIY, é muito trabalho ter que pesquisar e configurar tudo, compra um hub já feito, eu no meu caso comprei o smartthings, em relacao ao home center da fibaro nao conheco.
4)os dispositivos zwave actuam como repetidores, se tiveres um hub numa ponta e um dispositivo noutra, os dispositivos que estão no meio fazem a ponte entre 1 e outro, portanto falta de sinal dá para resolver com essa maneira, por zigbee é igual, os dispositivos activos (ligados a uma tomada) fazem de repetidor
5)nao te aconselho a mudar os interruptores, no meu caso, deixei os interruptores antigos e adicionei os fibaros fgs-223 nas caixas de derivacao, que o que fazem é tornar o interruptor/lampada controlaveis por app, portanto a luz liga e dsliga no interruptor como sempre fez e tens a possibilidade de ligar e desligar por APP.
6) os fibaros roller shutter fazem isso tudo, controlas os estores por app e continuas a ter os botoes (é a mesma logica que expliquei acima para as lampadas) - os shelly sao mais baratos mas como nunca usei nao posso falar sobre eles, os fibaro funcionam bem.

2) ok, mas se por exemplo eu estiver em casa e ficar sem internet (falha do operador por ex) eu continuo a poder controlar estando dentro de casa não? Tipo num acesso direto ao hub...?
3) Entendido. Eu vou optar pela solução SmartThings então!
4) ok, ainda bem. assim "não preciso de preocupar tanto com isso" tenho só que ter o cuidado de ter equipamentos entre o Hub e o "ultimo" mais longe
5) 100% de acordo, eu é que não me expliquei bem, erro meu. De facto o que eu pretendo é manter os interruptores e dar-lhe "inteligência" (como tu referiste). Só tenho é que perceber como é que funciona depois as ligações onde tenho interruptores comutadores de escada.
6) É este equipamento que te referes: https://www.fibaro.com/pt/products/smart-roller-shutter/ certo? Ou seja este roller shutter liga ao motor e ao interruptor para comandar os estores, é isto correto? Os interruptores do estore pode ser qualquer um tradicional.... correto?

Muito obrigado!

Boas, eu tenho Fibaro em casa e faz tudo o que o knx que tinha na casa antiga faz e até faz muito mais.
A partir de um certo patamar deixa de ser brincadeira e passa a ser a sério. Depende do teu jeito para programares e fazes tudo o que quiseres. O bom relativamente ao knx, além do preço é que podes ir acrescentando o que quiseres e não precisas de chamar ninguém la a casa para fazer outra instalação. Além de que o knx ser muito mais complicado de expandir se não tiveres a coisa bem pensada de raiz. Controlo os estores, luzes, AC, toldos, TV, AV, aquecedores dos wc, portões, alarmes, basicamente tudo o que tenha um sensor ou um modulo é controlável. Tem algumas limitações mas no geral funciona muito, muito bem. A Alexa integra perfeitamente e permite fazer quase tudo por voz em vez de fazer pela App.
É como te digo, com um pouco de jeito e algum tempo livre consegues automatizar a casa toda e até te esqueces que o sistema está lá. Poupas na conta da EDP porque se acabaram os esquecimentos de luzes e aquecimentos ligados, ficas com a casa muito mais confortável porque consegues manter sempre a temperatura ideal quase sem ligar o ac e aquecimentos, só trabalhando com os estores e ventilação.
O meu não ficou barato, mas ficou quase a 1/5 do preço do knx e é bastante mais configurável e expansível.
Alguma duvida apita.
Boa sorte e diverte-te com isso que da um gozo imenso quando conseguimos por as coisas a fazer o que queremos

Eu safo-me na programação, (essa é a minha área de trabalho) e a ideia é mmo essa, começar por algum lado para perceber o funcionamento e claro poder ter a facilidade de aumentar os equipamentos. E na necessidade de comprar novos eletrodomesticos/equipamentos para a casa já poder ter em atenção a integração com o smartthings. Isto do smartthings é uma área que eu gosto e tenho muita curiosidade!
O objetivo é mesmo esse, poder chegar (quase) tudo desde luz, estores, portoes automáticos, campaínha, eventualmente camaras de vigilancia, sensores, consumos energia, etc etc , Tal&qual como disses-te "Controlo os estores, luzes, AC, toldos, TV, AV, aquecedores dos wc, portões, alarmes, basicamente tudo "

E acredito plenamente no que dizes: é um investimento mas que tendo um bom sistema consegues ter a casa agradável/confortável e com custos mais reduzidos!

Daí eu ter vindo aqui pedir ajuda a todos que já estão neste mundo da domotica.

Eu vou optar pela Smartthings até porque tenho um tlm Samsung que já traz de raíz essa APP.
Eu prefiro pagar um pouco mais mas ter a certeza que não dão problemas e que funcionam bem (inclusive a interligação entre todos).

A nível de lojas recomendam alguma? (amazon espanha por ex?) e Kits de "iniciação" por ex?


Obrigado a todos!
 
Boas,
Conheces a plataforma Home Assistant?
Se não conheces faz primeiro uma pequena pesquisa pela net e vê alguns vídeos e integrações.
Se te safas bem em programação e tiveres tempo disponível, vais ver que consegues "IoTizar" praticamente tudo gastanto muito menos dinheiro do que pensas.
 
Boas,
Conheces a plataforma Home Assistant?
Se não conheces faz primeiro uma pequena pesquisa pela net e vê alguns vídeos e integrações.
Se te safas bem em programação e tiveres tempo disponível, vais ver que consegues "IoTizar" praticamente tudo gastanto muito menos dinheiro do que pensas.

Conheco só de nome e de uma leitura superficial aqui no fórum https://forum.zwame.pt/threads/home-assistant-constroi-a-tua-propria-hub.981360/ é o hub DIY. Eu ainda vou ter que ler mais a fundo então essa solução para depois optar.
Sabes dizer se a integração dos produtos é facil? é que já li que existem equipamentos que por vezes "têm" dificuldades em comunicar.
 
2) a resposta é nao, nao tem ligacao directa, ou há net ou nao há nada inteligente, daí o bom de manter tudo com parte mecanica funcional (exemplo dos interruptores)

6) os fibaro roller shutter sao para controlar os estores, os fibaros fgs223 sao para controlar as lampadas, os 223 têm saída para dois interruptores.

2) ok, mas se por exemplo eu estiver em casa e ficar sem internet (falha do operador por ex) eu continuo a poder controlar estando dentro de casa não? Tipo num acesso direto ao hub...?
3) Entendido. Eu vou optar pela solução SmartThings então!
4) ok, ainda bem. assim "não preciso de preocupar tanto com isso" tenho só que ter o cuidado de ter equipamentos entre o Hub e o "ultimo" mais longe
5) 100% de acordo, eu é que não me expliquei bem, erro meu. De facto o que eu pretendo é manter os interruptores e dar-lhe "inteligência" (como tu referiste). Só tenho é que perceber como é que funciona depois as ligações onde tenho interruptores comutadores de escada.
6) É este equipamento que te referes: https://www.fibaro.com/pt/products/smart-roller-shutter/ certo? Ou seja este roller shutter liga ao motor e ao interruptor para comandar os estores, é isto correto? Os interruptores do estore pode ser qualquer um tradicional.... correto?

!
 
senao tiveres net perdes a inteligencia da casa pq o hub nao manda comandos.
No meu caso manda, e corre os cenários, só não consigo controlar a partir do exterior. Mas eu tenho o Homecenter da Fibaro que funciona de maneira diferente dos restantes. Por essa razão referi que que com o material da Fibaro tudo funciona com ou sem net. Toda a programação fica armazenada no próprio dispositivo e não em servidores externos.
 
No meu caso manda, e corre os cenários, só não consigo controlar a partir do exterior. Mas eu tenho o Homecenter da Fibaro que funciona de maneira diferente dos restantes. Por essa razão referi que que com o material da Fibaro tudo funciona com ou sem net. Toda a programação fica armazenada no próprio dispositivo e não em servidores externos.

E o que achas do home center (é o 2?) da Fibaro? É "competente"? A nível de software é intuitivo?
Ou seja pelo que percebi, consegues estar em casa e "comandar" mesmo sem ligação à net certo? E a APP para comandar remotamente é intuitiva?
Usas algum material que não seja da fibaro? (interliga bem?) ainda não li muito sobre a compatibilidade com material de outras marcas

compreendo mas estava a falar apenas do smartthings da samsung :)
O smartthings guarda tudo na cloud não é?

Desculpem as perguntas mas como estou ainda a optar por uma solução, daí pedir a vossa ajuda/opinião para ver o funcionamento no geral e como se comporta, etc...
é que escolhendo um hub (smartthings, fibaro ou um DIY) tenho que assegurar que tenho uma ampla oferta de produtos/equipamentos compatíveis.

Obrigado.
 
eu so posso falar do smartthings, é uma solucao relativamente barata e garante uma grande compatibilidade com outros aparelhos que se queiram ligar, e ja vais tendo muita gente a utilizar smartthings, portanto o que precises de ligar, certamente alguem ja ligou e já te poderá dizer como fazer e como funciona,tem essa grande lacuna que é se faltar a net, lá se vai a "esperteza" da coisa.
 
E o que achas do home center (é o 2?) da Fibaro? É "competente"? A nível de software é intuitivo?
Ou seja pelo que percebi, consegues estar em casa e "comandar" mesmo sem ligação à net certo? E a APP para comandar remotamente é intuitiva?
Usas algum material que não seja da fibaro? (interliga bem?) ainda não li muito sobre a compatibilidade com material de outras marcas


O smartthings guarda tudo na cloud não é?

Desculpem as perguntas mas como estou ainda a optar por uma solução, daí pedir a vossa ajuda/opinião para ver o funcionamento no geral e como se comporta, etc...
é que escolhendo um hub (smartthings, fibaro ou um DIY) tenho que assegurar que tenho uma ampla oferta de produtos/equipamentos compatíveis.

Obrigado.

o HC2 funciona muito bem, aquece é um bocado. A interface é muito intuitiva, podes construir as cenas de varias maneiras e organizares as coisas como quiseres. Aquilo é um mundo. Tens vários tutoriais por essa net fora e muitas ideias. Tenho alguns sensores da Aeotec e da Netatmo e funciona bem. Os actuadores é que convém ser da mesma marca. Uns não medem a potência, outros não acertam com a percentagem de luminosidade e abertura dos estores. Tens duas App's à escolha, eu uso as duas, e funcionam ambas bem.
Alguma duvida é só perguntares
 
Por acaso algum de vocês tem o controlo de uma caldeira? Ou sabe se e como dá para o fazer?
No meu caso, tenho uma caldeira a gás natural que depois tem o Termostato Roca RF (são duas peças, uma tem um display, e que está numa divisão qualquer, para medir a temperatura e ativar/desativar a caldeira e outra que está ligad à caldeira). Este termostato acho que comunica a 866Mhz.

A ideia era conseguir controlar a caldeira a partir do SmartThings, ou seja, possivelmente trocando o Termostato por um que seja Zwave ou Zigbee, digo eu. Não sei...
Porque a Fibaro tem umas torneiras termostáticas para colocarmos nos radiadores e que são z-wave. Mas a questão é a mesma: a temperatura está abaixo do que defino e é suposto dar ordem à caldeira para ativar. Mas como???? :)

@ntc - Quanto a lojas recomendadas, no meu caso, os Roller Shutter comprei no EuroX10.
 
Back
Topo