Casio G-Shock

Filipe Martins

Power Member
Boa tarde,

Adquiri dia 31 um relógio GAW-100B-1AER com função de receção de sinal de rádio para acertar a hora. O problema é que ainda não consegui uma sincronização com sucesso.

Ele normalmente recebe sinal no nível L2 ou L3 (os mais altos) mas após vários minutos a tentar sincronizar dá sempre erro "ERR" no final. Nunca consegui que aparecesse o sinal "RCVD" que supostamente indica que as horas estão certas de acordo com o sinal de rádio.

Alguém tem um relógio com esta função para que me possa dar o seu feedback?
Obrigado.
 
Depende da zona do pais onde estas, eu em Lisboa nunca consegui sincronizar os meus. So o norte do pais é que apanha o raio de acção da onda rádio
 
No manual do relogio nao vem o mapa com o raio de accao da onda radio? Nos meus tem la um mapa e o norte apanha a fequencia que vem do reino unido. Agora ao certo tb n sei te dizer onde começa a apanhar a tal frequencia, ate porque é um desenho pequeno e tb n tenho o manual aqui à mão
 
Eu vi o manual e supostamente dá de Lisboa para norte. Mas o ideal seria estar a menos de 500 kms e não a aprox. 1500 que já é a "região limite".

Só acho estranho supostamente apanhar um sinal forte mas depois dar sempre erro.
 
Não tenho relógio de pulso desses mas tenho um relógio despertador com essa função, e sou de Aveiro também (Gafanha da Nazaré) e nunca tive problemas, sempre acertou automaticamente em segundos, por isso falta de sinal não deve ser.
 
Os relógios que têm essa funcionalidade não funcionam muito bem em Portugal.
A única antena aqui mais perto é a da Alemanha... Pelo que por norma esse tipo de relógio em portugal funciona apenas como um de Quartzo :/
 
Supostamente os transmissores mais perto são Anthorn (Inglaterra) e Mainflingen (Alemanha).
De Aveiro, segundo o google maps, são 1650 / 1725 km, respetivamente.

Segundo o manual:

"Se sua cidade-residência é: LIS (...) o relógio pode receber sinal do transmissor localizado aqui: Anthorn (Inglaterra) e Mainflingen (Alemanha)."

Mas diz também:
"Receção do sinal pode não ser possível para as distâncias abaixo referidas, em determinados períodos do ano ou dia.
Transmissor Mainflingen (Alemanha) ou Anthorn (Inglaterra) : 500 kilometros (310 milhas)"


Segundo o mapa do manual, o relógio deveria estar a menos de 1500 kms (idealmente a menos de 500 kms) mas supostamente Lisboa (a 1 850 km) também fica na fronteira do alcance de receção.
Começo a achar que é um bocado "forçado" até porque encontrei um mapa um pouco diferente:
http://mygshock.com/wiki/Atomic_Sync_Signal

Por isso coloquei a pergunta... para saber o que acontece na prática e se é normal ou se poderá ser problema do relógio visto que as info do manual são um pouco contraditórias...
 
Se os dados da wikipedia estiverem correctos, o sinal de rádio de Mainflingen terá um alcance até 2000Km, pelo que deveria ser suficiente.

Estive a ler as instruções desse relógio e é estranho demorar tanto para adquirir o tempo. O relógio que tenho é basicamente instantâneo, como podes ver neste pequeno clip que gravei há minutos.


Só se estiver a receber o sinal de outro local, ou funcionar de outro modo (duvido), mas o que é certo é fica sempre com a hora e data certa, e também faz a mudança de horário de verão para inverno e vice-versa.
 
Hoje deixei de noite o relógio com a autoreceção ligada junto à janela e voilá... finalmente funcionou.
E, segundo o relógio, "só" demorou 3 min.
Supostamente de noite o sinal é mais forte que de dia. Apesar de já ter tentado de noite nunca o tinha posto assim.

Espero que nos próximos dias também funcione. Ele supostamente atualiza 1x por dia no modo auto. Obrigado a todos e fica o feedback para quem tenha este tipo de relógios Cásio/G-shock.
 
O meu Citizen actualiza assim mas como em portugal o sinal não é muito bom trazia uma espécie de antena para encostar ao relógio de modo a melhorar a receptividade. Aqui na Bélgica não tenho esse problema.
Isto:
antena-citizen-rcw-su-3.jpg
 
Tenho um M5610 e nunca conseguir fazer uma actualização na zona de Aveiro. Na Maia, normalmente não tenho problemas.
Existem métodos alternativos manuais que funcionam, não são tão práticos como a atualização automatica durante a noite.
Existe uma app dcf77 emulator que permite fazer a atualização emulando a antena que está na Alemanha. É muito simples de usar basta abrir a app, aumentar o volume multimedia do telefone e iniciar o processo de atualizaçao manual no relogio. Para usar esta aplicaçao é fundamental que a home city esteja definida de acordo com o manual, para uma das zonas afectas à antena Alemã, como Lisboa.
 
Em Coimbra o G-Shock acerta mas só de noite ah e nao pode estar mau tempo.
Eles tentam penso q 4 vezes durante a noite.
 
Os vossos continuam a atualizar? O meu de há 2 meses para cá nada...

Deixei-o no peitoril da janela de noite e acabou por atualizar...
 
Última edição:
Basta deixar o relógio numa janela virada para norte.

A propagação da onda longa, ou mesmo onda média é muito maior durante a noite (aka quando o sol desaparece).

Em Portugal ou recebem do UK nos 60kHz ou da Alemanha nos 77.5kHz.

Já agora a APP funciona no mesmo princípio, mas como os speakers não consegue na sua maioria atingir àquelas frequências (>;20kHz) apenas usam harmónicas.

15516 * 5 = 77580
 
Última edição:
Nos últimos meses não estava a conseguir atualizar dentro de casa, mesmo de noite com L2/L3 de sinal, e moro na zona metropolitana do Porto. Mas parece que deixar junto à janela resulta.
 
Também já deixei os meus uma noite à janela e resolveu o problema. Nos últimos tempos, têm ficado ao sol, para recarregarem. :D
 
Back
Topo