Gadgets Controlar caldeira pelo pc/iphone/ipad

droidman

Power Member
Boa noite a todos.
Não sei bem onde colocar esta questão, procurei domótica e vim parar a "digital life" por isso vai aqui mesmo.

Recentemente um update para o ipad mostrava uma nova capacidade do sistema para domótica e coisas do género. Já deve haver apps que o fazem mas isto fez-me procurar e ainda não consegui encontrar nada do género. Tenho uma caldeira Vaillant normalissima e básicamente queria saber se existe alguem que fabrique adaptadores/peças para caldeiras para eu poder programar o aquecimento a determinadas horas, ou ligar a caldeira remotamente, vêr a temperatura da casa etc.

Obrigado
 
Boa noite

O que procuras chama-se cronotermostato, ou só termostato. Mas mais especificamente Smart Thermostat

Dos mais conhecidos: Nest (Google), Hive, Tado e mais uns quantos. Tens versões com e sem fios (o termostato deve ser colocado numa zona comum, por ex: sala). Da Vaillant tens o VSmart (apenas compatíveis com alguma cadeiras Vaillant)

Estou para comprar um Nest mas os € fogem lol
 
encontrei isto
https://check.netatmo.com/en-US/wizard/thermostatModel/Vaillant
este sistema da netatmo https://www.worten.pt/cool-stuff/smart-home/climatizacao/termostato-netatmo-by-s-arck-5662348
tá engraçado. so há um problema, a caldeira é do apartamento que é alugado, e não tem termostato instalado. o aquecimento central liga manualmente. rodo lá a cena da potência e ligo ou desligo. mas, penso que a caldeira suporta instalar um termostato. segundo li uma vez num manual da vaillant, a versão mais XPTO desta caldeira é básicamente a mesma caldeira mas tem lá um painel que se monta que adiciona funcionalidades mas elas sao praticamente todas iguais. e a minha tem esse espaço em branco. provavelmente tenho de instalar o termostato dela + este sistema.
mas 170 e tal euros esse da netatmo eu até metia. alguem já se meteu nisto ?
 
Qual é o modelo da caldeira?

Normalmente não precisas de mais nada para além do termostato

Se não tens cabos passados até à caldeira a melhor opção é mesmo um sem fios, quando deixares a casa é só levarea contigo
 
Qual é o modelo da caldeira?

Normalmente não precisas de mais nada para além do termostato

Se não tens cabos passados até à caldeira a melhor opção é mesmo um sem fios, quando deixares a casa é só levarea contigo


sinceramente não consigo ver
olha a foto:
IMG_3066.jpg


Ela é mesmo simples mas tem ali aquele espaço a direita para meter os tais extras.
a parte da eletronica não consigo abrir. Rodo aqueles 2 parafusos de plástico e o painel tomba para a frente mas não tomba completamente
e nao queria fazer muita força. ele fica apenas inclinado e não me dá acesso a quase nada.
Alguem sabe o modelo disto?
 
Tópico subscrito para seguir porque também estou para adquirir um destes equipamentos para controlar o funcionamento da caldeira de gás natural.

De momento estive a ver na Internet informações sobre o Netatmo e o Nest terceira geração e ainda não consegui chegar a uma decisão.

Cumprimentos.
 
Eu diria que essa é uma variante da Turbomax. Mas para confirmar terás mesmo que abrir o painel, vê se não tens uma patilha na lateral para destravar.

Aquele "extra" não passa de um relógio para activar e desactivar o aquecimento a determinada hora. Se a caldeira suportar um termostato externo, qualquer um de geração "inteligente" faz isso é muito mais

O netatmo parece ter quase todas as funções do Nest, excepto o geoposicionamento, mas que pode ser conseguido utilizando o IF (IFTT). Tem também a vantagem de se comprar fisicamente em Portugal praticamente ao mesmo preço. Mas visualmente não o acho tão apelativo.
 
Acabei por optar pelo Netatmo. Razões de escolha foi ter representante/vendedor oficial em Portugal e a compatibilidade assegurada para a caldeira.

Foi pouco mais cara do preço que vi online mas assim fiquei mais descansado com a garantia de dois anos e assistência no domicílio no caso de algum problema.

A instalação ocorreu bem. Só a parte de configuração é que deu algum trabalho no sincronismo entre o relay e o termostato mas nada de especial porque também se deveu aos reinicios por causa das actualizações do firmware de ambos os equipamentos que foram instaladas logo que tiveram acesso ao servidor.

Já experimentei em casa via wireless e através do termostato. Na rua a caldeira liga e desliga sem problemas através do aplicativo.

Embora seja ainda cedo para ter certezas, até ao momento estou satisfeito com a compra.

Cumprimentos.
 
Acabei por optar pelo Netatmo. Razões de escolha foi ter representante/vendedor oficial em Portugal e a compatibilidade assegurada para a caldeira.

Foi pouco mais cara do preço que vi online mas assim fiquei mais descansado com a garantia de dois anos e assistência no domicílio no caso de algum problema.

A instalação ocorreu bem. Só a parte de configuração é que deu algum trabalho no sincronismo entre o relay e o termostato mas nada de especial porque também se deveu aos reinicios por causa das actualizações do firmware de ambos os equipamentos que foram instaladas logo que tiveram acesso ao servidor.

Já experimentei em casa via wireless e através do termostato. Na rua a caldeira liga e desliga sem problemas através do aplicativo.

Embora seja ainda cedo para ter certezas, até ao momento estou satisfeito com a compra.

Cumprimentos.
Boa!

Obrigado pelo feedback. Se houver alterações da notícias, ainda estou para comprar o meu
 
Passados quase quatro meses de ter o Netatmo posso dizer que mantenho a minha satisfação por o ter comprado.

O termostato tem cumprido e funcionado conforme o programado. Apenas tenho optado pela opção "Frost Guard" em vez do "Away" para desligar a caldeira porque por vezes mesmo com o "Away" activo por vezes acaba por ligar a caldeira de acordo com a programação e o diferencial de temperatura.

Têm enviado relatórios mensais com o perfil de consumo. O aplicativo tem sido actualizado, é simples, intuitivo e não tem falhado nas alterações que envio mesmo quando não estou em casa.

Cumprimentos.
 
Não precisam de agradecer @Gogan e @droidman

Como disse anteriormente, as principais razões que me levaram a decidir por este crono-termostato em lugar da solução Nest 3ª geração foram o puder comprar em loja nacional através de um agente autorizado que fez a instalação e por isso ter garantia total e assistência no domicilio. Também o outro factor importante foi ter a certeza por parte da Netatmo de que o aparelho era compatível com a marca e o modelo da caldeira.

Cumprimentos.
 
assim para o mais barato (menor que 100€) há alguma coisa de jeito?
ou mais vale nem perder muito tempo e meter um normal (salus rt500rf por ex)?
 
Tb procuro uma solução smart para controlar a minha caldeira a gasóleo, eu tenho um termostato roca rf (868mhz) e queria uma solução lowcost. Por exemplo colocar um sistema que ligue e desligue a corrente da parte do termostato que liga a caldeira. Como estou a pensar comprar a gateway Xiaomi, com menos de 20 euros compro o sensor de temperatura e o aparelho wireless que liga e desliga. Queria uma opinião, qual a melhor forma de solucionar o problema.
 
Back
Topo