Cuidados a ter com baterias de Litio (Ipod, portateis, telemoveis etc)

Tenho o portatil ligado à 2 dias com a bateria a 100%, ligado á corrente e a bateria está fresquinha... :D não se sente calor nenhum....

Mas não o devias fazer.
Tenho um Acer de 2004 e a bateria esta como nova, pois em casa uso só a corrente eléctrica (retiro-lhe a bateria). Sempre que saio de casa e uso a bateria tenho grande autonomia.

Quanto ao deixar descarregar até ao fim (isto nos telemóveis) é na minha opinião de utilizador veterano um puro engano.
Já perdi a conta de baterias (principalmente Nokia) que duraram pouco mais de um ano, porque teimei nesse uso suicida. As baterias devem ser retiradas de esforço sempre que atingem +/- 1/4 da sua capacidade.

Olhem que uso um modelo da Motorola [E1000] que tem uma autonomia ridícula (logo mais ciclos) e a bateria do Verão de 2005 até hoje não tem descanso.
 
És apologista que se deve tirar a bateria.... há quem diga que sim....há quem diga que não.... os gajos da Exame Informática dizem que não.... até agora não me dei mal.... tenho o portatil desde Outubro e 0% de wear level :D
 
És apologista que se deve tirar a bateria.... há quem diga que sim....há quem diga que não.... os gajos da Exame Informática dizem que não.... até agora não me dei mal.... tenho o portatil desde Outubro e 0% de wear level :D

Repara, que não cabe na ideia de ninguém.
Se estivermos a usar durante algumas horas um laptop ligado a corrente, para quê fazer passar essa corrente pela bateria, se esta está carregada?

E não me venham dizer que uma "bateria à carga" está a ganhar saude.
Também sei que o encosta-la numa gaveta, não lhe dá saude nenhuma.

Quero com isto tudo dizer, que nem tanto ao mar nem tanto a terra, ou seja, usar a bateria quando há necessidade e salva-guarda-la quando possível.
 
Desculpa mas tenho de discordar... pelo menos os portateis (estamos a fazer referencia a eles e não telemoveis ou iPods/ZEN's) têm o sistema que quando a bateria chega a 100% deixa de carregar e passa a fazer a alimentação directa da ficha, sem passar electricidade pela bateria.... basta ver pelo pormenor da temperatura da bateria quando tens o portatil ligado com a bateria toda carregada... se nao tiver a carregar não está tão quente.....
 
Convém desmistificar a ideia de que deixar a bateria descarregar sempre completamente lhe aumenta o tempo de vida. Se o tempo útil de vida de uma bateria é ditado pelo nº de ciclos de carga e descarga a que está sujeito, quanto mais suavizarmos este processo mais longo e profícuo será o tempo de vida da bateria. O que não invalida que, periodicamente, a mesma sofra um ciclo de carga e descarga completo, para perder a chamada "memória". Assim, telemóveis, leitores de mp3 e afins raramente devem sofrer uma descarga completa na bateria. Os próprios fabricantes "ajudam" a este processo uma vez que, no caso, por exemplo, dos leitores de mp3 e telemóveis, em 99,9% dos casos, quando os ligamos ao PC para transferir dados estamos a carregá-los.
 
Desculpa mas tenho de discordar... pelo menos os portateis (estamos a fazer referencia a eles e não telemoveis ou iPods/ZEN's) têm o sistema que quando a bateria chega a 100% deixa de carregar e passa a fazer a alimentação directa da ficha, sem passar electricidade pela bateria.... basta ver pelo pormenor da temperatura da bateria quando tens o portatil ligado com a bateria toda carregada... se nao tiver a carregar não está tão quente.....

Não irei contrariar-te.

Apenas tenho o meu processo e não me tenho dado nada mal com ele.:p
Já vão anos e sempre que o levo a passear a bateria parece nova.:009:
 
Pior qualidade de equipamento origina isso....querem vender mais por menos preço, logo, menos qualidade!!!
Concordo em parte. Realmente está a ver-se muito isto ultimamente. E muitas das vezes, por preços altos e qualidade baixa.

Mas, falando no tema em si, das baterias. É complicado tirarmos estas dúvidas, porque ao comprarmos um telemóvel, os vendedores dizem:
"O primeiro carregamento deve deixar o telemóvel a carregar por 8 horas."
"O primeiro carregamento deve deixar o telemóvel a carregar por 12 horas."
"Nos primeiros 2 carregamentos deve deixar o telemóvel a carregar por 8 horas."

Em três telemóveis que comprei recentemente, em cada um deles, disseram-me para fazer isto, sempre de formas diferentes. Não, não me venham dizer que eles sabem as horas certinhas para carregar um telemóvel SE, Nokia, ou seja lá qual for a marca.


Quanto ao factor carregar o telemóvel com este ligado, dizem prejudicar a bateria e viciá-la. A início custava-me acreditar nesta situação.. mas depois, comecei a pensar e, realmente, tem a sua lógica (ou não). Porque ao carregarmos o telemóvel com ele ligado, está a consumir bateria, ora.. a consumir e a ser carregado, logicamente, levará mais algum tempo a ser carregado por completo, principalmente se estiver a ser usado. Poderá "viciar" a bateria. Não sei, sinceramente, mas a verdade é que isto aconteceu-me principalmente com o Nokia 3410 e com o 5300, em que carregava, por vezes, com eles ligados. Depois noteil alguma diferença de durabilidade da bateria e sobretudo, no tempo de carregamento da mesma: por vezes mais tempo a carregar, outras vezes, muito antes das habituais 2 horas.

Isto tem muito que se lhe diga. Alguma coisa está a falhar nisto tudo, certamente.

Por exemplo, carregar o telemóvel, com ele desligado, qual é o problema deixá-lo ligado ao carregador algum tempo mais depois de carregado? (se, supostamente, ele deixa de carregar após estar nos 100%... ah, provavelmente não gasta bateria nenhuma quando desligado).
Há coisas que me fazem confusão neste assunto.
 
O que eu penso, pelo que li e pela minha experiência, quanto às baterias dos portáteis (as mais recentes) é o seguinte: existem tecnologias que permitem que se possa ter o portátil ligado à corrente com ela carregada sem a prejudicar pois, como já foi dito atrás, a energia passa directamente para o portátil sem sobrecarregar a bateria. Acho é que se deve ter cuidado em alguns portáteis com o dito sobreaquecimento, mas pelo menos no meu isso não acontece devido ao posicionamento das ventoinhas e da saída do ar, para ser mais precisa (tenho um MacBook Pro).
Quanto ao resto, desde tirar a bateria às calibragens, sinceramente não posso comentar porque não sei mesmo o que será melhor, mas confesso que neste portátil nunca tirei a bateria (pela razão que falei atrás, de não haver sobrecarregamento). Como existem milhentos mitos sobre isto nem sei se é o processo mais correcto, mas parece-me o mais lógico por tudo o que já li e pelo verificado noutros aparelhos que usam o mesmo tipo de bateria como os telemóveis, penso, onde ninguém anda com aquilo ligado à corrente sem bateria. Além de o encaixe poder ganhar folgas.
 
Eu deixo sempre a bateria no Portatil.


o que voces se esquecem, é que andar semrpe a retirar a bateria, acaba por estragar os pinos de contacto... E ai depois... Bye Bye.


Os portateis novos quando a bateria chega aos 100%, eles deixa de carregar a bateria. Logo não existe problema nenhum. Aliás se puserem a mão na bateria vão reparar que ela está totalmente fria e não quente como nos portateis antigos.



Depois se a bateria viciar em 2 anos, qual o prob? Uma bateria custa prai 50€... Se bem que em 2 anos, já se pede é portatil novo eheh A não ser que seja um portatil unicamente para trabalho, mas como disse, 50€e prob resolvido.

Andam ai a tirar e colocar bateria, ela acaba por viciar na mm e têm de comprar uma nova, e além disso correm o risco de estragar os pinos, por andarem semrpe a tirar e a colocar.
 
Sinceramente sempre deixei a bateteria descarregar completamente e depois voltar a carregar, a nao ser que veja que vou precisar dela e ai tenha que carregar.
No meu telemovel realmente nao me queixo, dura me cerca 2-4 dias conforme uso e definiçoes de luminusidade (o telemovel em questão é um BenQ-Siemens S88).
Mas tambem varia muito, o que é certo é que nenhuma bateria chega nem perto em standby ao que um fabricante anuncia (o que é vergonhoso) as unicas baterias que alguma vez vi e que realmente cumpriam e ainda cumprem eram as dos Philips eram impressionantes (o antigo Xenium do meu pai chegava as 3semanas !!!!) é uma pena a marca ter desaparecido do mercado Europeu.....

Ha sempre aquelas tecnologias que tambem ajudam neste caso a tecnologia do ecran em OLED como o meu melhora autonomia, a amperagem da bateria em questão, bluetooth ligado ou nao etc....
As baterias de ioes de litio sao as melhores mas podiam ser masi evoluidas e penso que os fabricantes caminham nesse sentido, plo menos a nivel de dimensoes e peso ja reduziram, agora falta melhorar o seu desempenho.
 
Boa tarde!
Vi neste site, a laranja mecânica algo que pode responder a essas perguntas. Claro que maior parte já sabiamos, mas pronto...
http://laranja-mecanica.com/conteudo2.aspx?id=dicas-aumentar-vida-baterias-portateis&tab=8

<copy paste>
battery.png
As baterias dos portáteis começam a perder a durabilidade, quando, passamos a vida a "alimentar" a bateria, que teima em durar cada vez menos horas.
Como posso fazer com que a minha bateria dure mais tempo?




Aqui vão 15 formas de melhorar a durabilidade da sua bateria.


1 - Desfragmente regularmente - Quanto mais rápido o seu disco trabalhar menos energia ira usar. Se desfragmentar regularmente o disco ele vai ser mais eficiente, mas sempre com o portátil ligado a tomada e não em modo de bateria.
O Mac OSX gere melhor a fragmentação dos ficheiros no disco, por isso não será aplicável em sistemas APPLE.
dicas%20baterias%20portateis%20defrag.jpg

2 - Escureça o seu monitor - Um dos principais consumidores de energia de um computador portátil é o ecrã. A maioria dos portáteis têm a habilidade de escurecer o monitor. Alguns têm mesmo forma de modificar a refrigeração e uso do CPU. Reduza ao nível mais baixo que possa tolerar para "espremer" um pouco mais de sumo da bateria. estas definições também previnem a fadiga ocular e pode poupar até uma hora de tempo de execução adicional.

3 - Desligue os programas a correr em segundo plano. - Itunes, Goggle Desktop Search, etc. Todos estes softwares aumentam o uso do seu CPU e diminuem a carga da bateria. Desligue tudo o que não for essencial, sempre que usar apenas a bateria.

4 - Desactive ou desligue os dispositivos externos - Dispositivos periféricos (incluindo o rato) e o WiFi reduzem a bateria do seu portátil. Remova, desactive ou desligue unidades de disco rígido externas, DVDs, dispositivos USB, placas sem fios e outros acessórios quando não são necessários ou outros que não estejam em uso. Escusado será dizer que carregar outros dispositivos (como o iPod ou telemóveis) com a bateria, ira fazer com que esta se esgote rapidamente.

A desinstalação de programas que arranquem sozinhos, pouco utilizados no Windows Vista ou XP ou a desactivação dos mesmos no Windows Vista ou XP pode também ajudar a reduzir a energia necessária para executá-los sempre que reinicia o PC.

dicas%20baterias%20portateis%20usb.jpg

5 - Compre mais RAM - Mais memoria RAM permite que o seu portátil use mais a memoria física em vez da virtual. A memoria virtual resulta em maior uso do disco duro, o que não é bom para a eficiência energética. Note, porém que adicionar mais RAM consome mais energia, por isso esta solução é aplicável a quem usa softwares que usem intensivamente a RAM.

6 - Use mais o disco e menos os CD´s / DVD´s - Por muita energia que os discos consumam, as drives de CD e DVD, são bem piores. Mesmo que o cd/dvd esteja apenas na drive, ele roda automaticamente, consumindo energia, mesmo que não esteja em uso. Sempre que possível, tente usar drives virtuais, simuladores de cd/dvd que correm a partir do disco, usando softwares como o Alcohol 120% ou o Daemon Tools, em vez das drives ópticas.

dicas%20baterias%20portateis%20alcohol%20120.jpg
dicas%20baterias%20portateis%20daemon%20tools.jpg

7 - Mantenha os contactos da bateria limpos - Limpe os contactos metálicos da bateria com um tecido embebido em álcool, não precisa de ser frequentemente, mas de 6 em 6 meses, será suficiente. Esta operação facilita a troca de energia, tornando-a mais eficiente.

8 - Cuide bem da sua bateria - Exercite a bateria. Não deixe uma bateria carregada a "dormir" durante muito tempo. Uma vez carregada, deve usa-la pelo menos uma vez de 2 em 2 semanas. E ainda, não deixe uma bateria Li-Ion (lítio) descarregar completamente (descarregar completamente é só para as baterias mais antigas que sofrem de problemas de memória).

9 - Hiberne, não fique em standby - Apesar de um portátil em modo standby poupar alguma energia e você voltar instantaneamente ao ponto onde estava, na realidade ele não poupa tanta energia como se estivesse em modo de hibernar. Hibernar um PC vai realmente poupar energia, ele recorda o estado onde esta e desliga-se sozinho até nova ordem. A utilização destas funções de poupança de energia pode ser uma forma eficiente de reduzir a quantidade de energia consumida pelo seu computador portátil.

10 - Mantenha-se a trabalhar em baixas temperaturas - O seu portátil trabalha melhor a baixas temperaturas. Compre um sistema de arrefecimento para portáteis. Limpe as saídas /entradas de ar com um tecido suave.

divas%20baterias%20portateis%20cooled%20.jpg

11 - Defina e optimize as opções de energia - Vá a "Opções de Energia" no painel de controle do Windows e defina o uso de energia como lhe agradar mais (Seleccione "max battery" para efeito máximo).

12 - Não use a multi-tarefa - Faça uma coisa de cada vez, quando esta a usar a bateria, em vez de trabalhar numa folha de cálculo enquanto tem o seu mail aberto em segundo plano e ouve o ultimo set de MP3, arrume a mente e faça uma coisa de cada vez. Se não, ira "sugar" a carga da bateria antes de terminar o trabalho.

13 - Vá devagar nas exigências do seu PC - Quanto mais exigir do seu portátil, mais energia ele consome. Actividades passivas, como o email ou processar texto, consomem muito menos energia do que jogar ou ver DVD´s. Se só tem uma bateria ou esta longe de uma tomada - escolha bem as suas prioridades.

14 - Equipe-se com um portátil mais eficiente - Os portáteis estão a ficar mais e mais eficientes, tanto que os fabricantes já falam em baterias para todo o dia. Escolher um portátil mais recente e eficiente para substituir o "dinossauro" é certamente um passo acertado.

15 - Previna-se contra o Efeito de Memória - Se não seguiu o passo 14 e ainda tem um "dinossauro", você ira querer prevenir-se do Efeito de Memória - Mantenha a bateria saudável efectuando carregamentos completos e também a deixar a bateria esgotar-se completamente, pelo menos uma vez em 2 ou 3 semanas. Isto se tiver um portátil antigo que usam baterias de níquel, se o seu tiver uma bateria Li-Ion (lítio) não se preocupe, pois estas não sofrem do Efeito de Memória.

<end of copy paste>

Cumprimentos
 
As baterias de litio degradam-se mais depressa em temperaturas mais elevadas. Ao carregar uma bateria de litio vai provocar um aumento da temperatura da mesma aumentando assim a velocidade de degradação.
E isto porque essas baterias são compostas por polimeros e os polimeros degradam-se mais depressa com temperaturas elevadas.

Por isso quanto mais vezes a carregar mais vezes ela aquece mais depressa ela se degrada.
 
As baterias de litio degradam-se mais depressa em temperaturas mais elevadas. Ao carregar uma bateria de litio vai provocar um aumento da temperatura da mesma aumentando assim a velocidade de degradação.

Certo. Mas é uma questão de exposição prolongada a temperaturas altas. É inevitavel impedir a redução da capacidade de carga, pode apenas reduzir-se a velocidade com que diminui conservando as baterias a temperaturas o mais baixo possível. Epah, mas deixem-se de paranoias...



E isto porque essas baterias são compostas por polimeros e os polimeros degradam-se mais depressa com temperaturas elevadas.

Que disparate... Existem milhões de polímeros diferentes e todos se comportam de forma distinta face a variações de temperatura.
 
Que disparate... Existem milhões de polímeros diferentes e todos se comportam de forma distinta face a variações de temperatura.

Bem... Uma das características dos polímeros é a sua degradação com a temperatura, e ainda o outro dia o aumento desta provocava um aumento da degradação. Claro que há polimeros que se aguentam melhor que outros.
 
É tudo a mesma *****.... Antigamente compravam-se baterias de litio pk as de niquel não prestavam e ficavam viciadas....

Agora a ***** é toda a mesma...por muito cuidado que tenhas, tanto niquel como litio ficam sempre viciadas....

Pior qualidade de equipamento origina isso....querem vender mais por menos preço, logo, menos qualidade!!!

Baterias de litio não viciam, podes carregar quase em qualquer altura, niquel já não e as baterias de litio aguentam alguns ciclos até que começam a perder capacidade de carga.
 
Back
Topo