DIGI Portugal (TV, Internet e Móvel)

Confirmo...
Tenho os visto em todo lado e todos dias em vários pontos e a fibrarem até os becos/anexos

As ruas principais já estão quase todas 🧐

Vinha agora comentar isso. Fiquei admirado de os ver na minha rua, pois digamos que deve ter sido das ultimas áreas a levar com fibra da MEO.

Interessado em ver esses tarifarios e velocidades
 
Caso não saibas atualmente é mais barato para os operadores oferecer 10Gbps em XGS-PON, do que 1Gbps em GPON.
As placas XGS-PON são mais baratas e consomem menos energia.

Os operadores é que se aproveitam da novidade para esticarem preços.
E não tem impacto no resto da infraestrutura?
 
Caso não saibas atualmente é mais barato para os operadores oferecer 10Gbps em XGS-PON, do que 1Gbps em GPON.
As placas XGS-PON são mais baratas e consomem menos energia.

Os operadores é que se aproveitam da novidade para esticarem preços.

E a cablagem é a mesma ? Por exemplo para quem já tenha 1gb com fibra da VDF e queira ir para os 10 gb.
 
Caso não saibas atualmente é mais barato para os operadores oferecer 10Gbps em XGS-PON, do que 1Gbps em GPON.
As placas XGS-PON são mais baratas e consomem menos energia.

Os operadores é que se aproveitam da novidade para esticarem preços.
Acredito que as placas sejam mais baratas e o consumo de energia mais baixo, mas depois tens de equacionar o custo do router mais caro e da banda necessária para poder fornecer o serviço a muitos utilizadores com uma qualidade aceitável. Portanto sim não se justifica 100€ para um serviço destes mas também não exageremos.
 
Equipa da DIGI Romena a instalar uma antena no centro de Caminha. Fica instalada em estrutura Cellnex onde já existe NOS.
Antenas com rádios Ericsson. São cerca de 10 rádios.
 
Caso não saibas atualmente é mais barato para os operadores oferecer 10Gbps em XGS-PON, do que 1Gbps em GPON.
As placas XGS-PON são mais baratas e consomem menos energia.

Os operadores é que se aproveitam da novidade para esticarem preços.
Isso é uma falácia. Dizer que é mais barato para um operador oferecer 10gbps só porque as cartas XGS-pon são mais baratas é uma patetice. Primeiro apenas são a médio /longo prazo em termos de poupança de energia mas uma infraestrutura não é só isso nem de perto nem de longe. Queres me dizer que alocar 10gbps por cliente é o mesmo que 1gbps? Ou querem ter só 10gbps porque fica bonito na fatura e depois levam com traffic shapping a toda a força? Ridículo.
 
Isso é uma falácia. Dizer que é mais barato para um operador oferecer 10gbps só porque as cartas XGS-pon são mais baratas é uma patetice. Primeiro apenas são a médio /longo prazo em termos de poupança de energia mas uma infraestrutura não é só isso nem de perto nem de longe. Queres me dizer que alocar 10gbps por cliente é o mesmo que 1gbps? Ou querem ter só 10gbps porque fica bonito na fatura e depois levam com traffic shapping a toda a força? Ridículo.
Mais baratas, mais eficientes, tem um alcance extra de 40km, 60km vs 100km, que pode ajudar em zonas mais distantes, etc etc.
Claro que é diferente a Digi como tem de comprar novo comprar, já comprar quase tudo XGS-PON, do que um operador ter de trocar as atuais para as novas tecnológicas.
Mas eles revendem bem as cartas ou alocam em Centrais que necessitam de mais capacidade GPON. Não ficam em prejuízo.

Eles também não funcionam com investimento para retornos a curto prazo.
Todos sabemos os anos que levam a recuperar os investimentos.
 
XGS-PON, as cartas são mais caras, sim eficiência energética e maior do que no gpon. Investimento a longo prazo. Mas tem avultado na rede core! Olts tem que obrigatoriamente ligar em portas 100G.
A nivel de last-mile toda infraestrutura física (fibras) e tudo compatível com XGS-PON. Única diferença gpon emite 3 feixes , gpon emite 5.
 
Acredito que com o investimento no 5G que é avultado também, a rede FTTH fique um pouco mais para trás.. Sinceramente São velocidades para um nicho de mercado, mas se existe esse investimento é porque existe rentabilidade a médio/longo prazo. Eu neste momento preferia uma maior gama de velocidades simétricas como o padrão em Espanha 600/600 ou 1000/1000
 
Back
Topo