Discussão Fibra ótica vai chegar a todo o país até 2027 com financiamento da UE

Governo lança concurso para rede de alta velocidade nas zonas do interior do País

O concurso que vai cobrir as chamadas "zonas brancas" é lançado hoje oficialmente, numa cerimónia pública que decorre em Belmonte. O objetivo é que em 2026/2027 a cobertura das zonas brancas com Internet seja total e pretende trazer mais proximidade e coesão social através do digital, defende o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.

"Temos alguns objetivos bastante ambiciosos, esperamos que em 2026/27 já tenhamos 100% da cobertura, mas já no primeiro ano, de 2024 para a 2025, 35% dessas habitações e desses alojamentos que estão neste momento nas áreas brancas sejam completamente cobertos", referiu.
 
Eheh!!

Quero também ler o caderno de encargos final. As zonas finais estão na plataforma GEO ANACOM.


Portanto, a partir da data de fim do concurso são exatamente 3 anos obrigatórios para terem tudo fibrado. Estamos a falar do início de 2027 como prazo final para grande parte do Alentejo e resto do país terem cobertura quase total.
 
Espreitei o caderno de encargos. Afinal na última versão do caderno de encargos deixou de haver esta obrigação de pré-contratarem dois operadores, porque a Altice disse na consulta pública que isso favorecia a DST. A única obrigação é haver espaço para pelo menos 3 prestadores, sem pré-contratos.

O contrato das redes dura 20 anos e depois:

Cláusula 38.ª
Transferência de bens
No termo do prazo de vigência do contrato, caso o cocontratante tenha beneficiado de financiamento público superior a dois terços do total do investimento realizado, tendo em conta o detalhe previsto no n.º 3.1 do Anexo III, os bens e direitos que, nos termos da cláusula 7.ª, se encontrem afetos ao contrato, são transferidos, livres de quaisquer ónus ou encargos, para o contraente público, nas condições previstas no contrato.

Ficamos com uma rede pública? É o que parece


Entretanto pedi para o tópico mudar de nome. Acho que faz mais sentido. Embora haja casas excluídas fora das áreas brancas, todas terão em 2027 fibra ótica relativamente próxima, e esses clientes poderão contratar a custas próprias. Agora, claro que é um pouco injusto haver, sejamos sinceros, um cliente que no meio de Lisboa nunca terá fibra ótica sem pagar balúrdios.. possivelmente esse cliente com alguma razão sentir-se-á injustiçado face a outros que literalmente no meio de um monte vão ter acesso a fibra ótica. São 241 edifícios excluídos e 455 mil incluídos neste projeto. E como foram escolhidos estes 455 mil e excluídos 241 mil edifícios:

Releva-se que apenas podem ser consideradas ‘áreas alvo’ aquelas onde não existe, nem se prevê, no horizonte temporal relevante de 6 anos [com base nos planos das operadoras], a instalação de qualquer rede de elevada capacidade, ou existindo apenas uma rede, esta não cobre mais do que 10% dos alojamentos nessa área. ANACOM
Exclusão das SSE identificadas inicialmente como “áreas brancas” nos concelhos de Lisboa e Porto e concelhos adjacentes inseridos nas respetivas áreas metropolitanas, por se considerar não existir falha de mercado
Exclusão das SSE que [] têm apenas instalações industriais, comércio ou instalações agrícolas, mas que compreendem pelo menos um edifício [desse tipo] coberto.
Exclusão das SSE com menos de dez edifícios que contenham mais de dois edifícios cobertos [20%] = [Regra para zonas com poucos edifícios]

O país foi dividido pelo INE em micro-bocados. E, com base nesses micro-bocados, eles foram ver se ali havia fibra ou expetativa de fibra ou não, sendo o Porto e Lisboa excluídos logo à partida e algumas zonas só com edifícios não residenciais como está acima. Os micro-bocados em que não havia fibra nem expetativa são as áreas brancas. Atenção que algumas zonas HFC/FWA podem ser consideradas como fibra, isso não fica claro no papel https://www.anacom.pt/streaming/Doc...nal.pdf?contentId=1738563&field=ATTACHED_FILE

E a ANACOM no fim ainda juntou algumas áreas só com cobertura inferior a 50% (e não 10%) e que têm uma só rede. Para isso agregou alguns micro-bocados vizinhos juntos se juntos esses bocados todos ficarem com uma cobertura inferior a 10%:
Admite-se que uma SSE possa ser agregada numa ‘área alvo’ caso a cobertura seja igual ou inferior a 50%, pela possibilidade de poderem existir reais falhas de mercado que não atendam as necessidades de cobertura.



E a partir daí dentro da área branca (área alvo) do mapa https://geo.anacom.pt/publico/home todos os edifícios (100%) terão fibra. Todos. É 100% dos "edifícios residenciais e não residenciais, estes últimos referentes à indústria, comércio e instalações agrícolas"
 
Vais ter internet decente já que até ao final de 2027 as zonas brancas terão de estar cobertas por FTTH com serviços de todos os operadores.
Sim , atualmente para conseguir fazer trabalho remoto tenho de ter 4g da MEO, é a única rede que apanho acima de 10mb o resto é tudo abaixo , por rede só tenho ADSL que não passa dos 4mb , ou seja , atualmente tenho 2 serviços por causa da televisão e eu com 4mbs não conseguia trabalhar tive de meter um router 4gb e pagar outro serviço , neste caso Meo Enjoy, obvio que com estes lucros extra as operadoras nunca iam apostar nestas zonas, aldeias pequenas ou vilas pequenas não rendem o lucro.
 
Sim , atualmente para conseguir fazer trabalho remoto tenho de ter 4g da MEO, é a única rede que apanho acima de 10mb o resto é tudo abaixo , por rede só tenho ADSL que não passa dos 4mb , ou seja , atualmente tenho 2 serviços por causa da televisão e eu com 4mbs não conseguia trabalhar tive de meter um router 4gb e pagar outro serviço , neste caso Meo Enjoy, obvio que com estes lucros extra as operadoras nunca iam apostar nestas zonas, aldeias pequenas ou vilas pequenas não rendem o lucro.
Sim eu sei o que é ter ADSL tive essa tecnologia uns 9 anos por aí , felizmente já tenho fibra há 9 anos, faz mais concretamente a 19 de junho uma década com fibra. Mas também tive adsl com velocidade que não passava dos 8 mbps e baixava para 5 a 6 mbps Hoje os tempos são outros as operadoras tem de disponibilizar velocidades de internet maiores até porque a tecnologia está em contante evolução os sites , programas etc cada vez mais pesados com uma tecnologia obsoleta como o ADSL não se consegue mesmo trabalhar.
O governo, a UE, e as próprias operadoras já deviam ter olhado para esta situação há mais tempo não em pleno 2024 com previsão para final 2027 ter o país todo o fibrado.
Concluo dizendo que não se faz tudo de uma vez, ou seja não se fibra num ano ou em 4 mas já se podia ter começado a fibrar todo o país ( incluindo as zonas pouco viaveis economicamente )há muito mais tempo.
 
Última edição:
Back
Topo