Fibra Óptica Fibra topo de gama para pequena grande empresa

kha0ss

Power Member
Boas,

Estou actualmente a finalizar uma pesquisa de mercado a nível de ofertas de fibra óptica para pequenas grandes empresas, :). Bastaram algumas horas a ler threads de fibra aqui no fórum para perceber que, tendo em conta os meus requisitos específicos, a Optimus Clix constitui, sem margem para dúvida, a melhor solução. Além de ser o único serviço de FTTH que permite mudar o router sem complicações, assegurando acesso à internet através do ONT caso o router dê o berro, a Optimus Clix está na linha da frente em termos de velocidade e estabilidade de ligação, não pratica traffic shaping, têm um SAC impecável e possui aparentemente uma das melhores qualidades de imagem no mercado. Na verdade, as set-up boxes de segunda e zapping lento parecem ser os únicos pontos fracos do serviço. No entanto, visto que não tenho qualquer interesse num pacote com TV (pretendo apenas Internet+Telefone), estas duas últimas desvantagens são irrelevantes para o caso.

Qual não foi a minha surpresa quando, na sequência de diversos contactos telefónicos com a linha Optimus Negócios, bem como com os respectivos agentes comerciais, fiquei a saber que, para clientes empresariais, as velocidades máximas de download e upload actualmente disponíveis no mercado são de 100 Mbps e 50 Mbps, respectivamente. Apesar da velocidade de upload em causa ser 10 Mbps superior à velocidade máxima da oferta residencial (40 Mbps), a velocidade de download é 300 Mbps mais lenta que os 400 Mbps disponíveis com esta última! Sendo a infra-estrutura de fibra óptica a mesma, confesso que estou a ter muita dificuldade em compreender como é que é possível que, a nível de velocidade de download, a oferta de topo para clientes empresariais seja 4 vezes mais lenta que a sua congénere residencial. Dadas as maiores exigências a nível de largura de banda das empresas, seria de esperar que a história fosse ao contrário. Go figure!

Felizmente não tive que ficar a resmungar para dentro durante muito tempo pois, uma bela manhã há uns dias atrás, apercebi-me que, tem termos práticos, os 10 Mbps extra de upload do plano empresarial seriam tão ou mais valiosos que os 300 Mbps extra de download do pacote residencial. O busílis da questão prende-se o facto de, pela maior conveniência em comparação com os cabos de rede, estar a pensar utilizar um router wireless 802.11n para partilhar a ligação de fibra no dia a dia. Em virtude da banda 2.4 GHz ser muito vulnerável a interferências, mesmo com um router 802.11n, conseguir velocidades de transmissão superiores a 100 Mbps não é tarefa fácil. Como uma rede é tão rápida quanto o seu elemento mais lento, no mundo real, o router wireless não teria capacidade para tirar partido dos 300 Mbps de download adicionais do pacote residencial, ficando este com uma velocidade de download efectiva semelhante ao pacote empresarial de 100/50 Mbps!

A possibilidade de ter IP fixo na ligação de fibra foi outro requisito não opcional que me foi passado. Tentei explicar que uma solução DDNS asseguraria o mesmo tipo de funcionalidades de um IP fixo a uma fracção do preço mas a pessoa em questão não percebeu ou não quis perceber. Tendo analisado ao pormenor todos os serviços disponíveis no mercado, devo dizer que esta história do IP fixo é um dos rip-offs mais escandalosos que já encontrei. Para terem uma ideia concreta da dimensão da coisa, deixo-vos aqui os valores de tabela (já com IVA incluído) practicados pelos nossos amáveis ISPs:

Optimus Negócios - IP fixo (disponível com fibra)
-> custo mensal: 20.91 euros
-> custo anual: 250.92 euros

Vodafone Negócios - IP fixo (disponível com fibra)
-> custo mensal: 37.82 euros
-> custo anual: 453.84 euros

PT Negócios - IP fixo (apenas disponível com Telepac ADSL)
Com Débito Directo e Factura Electónica
-> custo mensal: 35.67 euros
-> custo anual: 428.04 euros
Sem Débito Directo ou Factura Electónica
-> custo mensal: 55.35 euros
-> custo anual: 664.20 euros

Centenas de euros por ano para associarem um IP ao MAC address do ONT em 10 segundos?!? É tão ridículo que nem vale apena comentar. Em alinhamento com aquilo que já tinha lido neste post, certamente devido à extrema complexidade técnica do processo, a PT Negócios não suporta IP fixo em fibra. IP fixo na PT só com ADSL da Telepac. Antes de me aperceber das vantagens do pacote empresarial de 100/50 Mbps sobre o pacote residencial de 400/40 Mbps acima descritas, ainda liguei para a linha residencial da Optimus Clix mas foi-me garantido que não era possível ter IP fixo com um pacote residencial. Long story sort, IP fixo com fibra em Portugal só com a Optimus ou Vodafone Negócios.

Precisava agora era de saber se a Optimus Negócios permite que os seus clientes escolham o ONT e router que serão instalados e, em caso afirmativo, qual o ONT e/ou router específico que recomendam.

Relativamente ao ONT, como é possível verificar aqui, a Optimus Clix comercializa actualmente três modelos: Ericsson T067GS, Huawei HG850 e Huawei HG8247. Por ser o modelo mais recente, ter Ethernet gigabit e ser o único com WiFi (tornando o router wireless redundante), estou mais inclinado para o Huawei HG8247. O facto do Huawei HG850 estar prestes a ser descontinuado e a inexistência de uma página de produto oficial para o Ericsson T067GS apenas contribuíram para reforçar as minhas certezas em relação ao Huawei HG8247.

Em termos de router, existe um total de 4 modelos disponíveis: Thomson ST585, Thomson TG585, Technicolor TG582n e Thomson TG784n. Apenas os 2 últimos suportam a norma 802.11n. Destes, o Thomson TG784n parece ser mais avançado e é o único com suporte VOIP integrado, ganhando por essas razões, na minha opinião, a competição de routers.


Em resumo, se houver malta por aí que tenha experiência prática com a Optimus Negócios, agradeço desde já a vossa ajuda no esclarecimento das seguintes questões:

01 - Só por curiosidade, existe alguma razão, técnica ou comercial, que explique a disparidade de velocidades máximas a nível de fibra existente entre os mercados residencial (400/40 Mbps) e empresarial (100/50 Mbps)?

02 - Sou a único a achar que os as mensalidades astronómicas do serviço de IP fixo praticadas em Portugal constituem um dos esquemas de cartel da década?

03 - Será que Optimus Negócios permite que os seus clientes escolham o ONT e router que serão instalados?

04 - Se der para escolher, que ONT e router recomendam?


Cumps
 
Última edição:
Porque não tentar com a ZON? É que para nível empresarial já instalam fibra com velocidades simétricas! Não tenho ideia de preços.
Vou tentar responder ás questões
1- Prende-se eventualmente com a taxa de contenção do serviço, nomeadamente garantias de velocidade, prioridades.
2- As mensalidades astronómicas prende-se com o facto de já não existirem muitos endereços IPV4 e tal como o cliente final, esses IP's estão alugados ao operador
3 - O ONT duvido muito que deixem escolher, o router tal como no serviço residencial pode ligar o que quiser.
 
Não estou muito por dentro do serviço empresarial da Optimus, mas posso-te garantir sem sombra de dúvidas que o melhor ONT da Optimus é o Huawei HG8247. Penso que seja possível escolheres o equipamento no momento da adesão, mas nada como confirmares no SAC.

Em relação aos routers aconselhava-te a investires num router melhor se for um equipamento importante para ti. Caso contrário o ONT faz tudo. Desde fornecer net por cabo/wireless até ao serviço de voip. Não é necessário router a não ser que precises obrigatoriamente dele para algo na tua rede.
 
O contrato deve ficar fechado agora no princípio da semana. Depois digo como ficou. De facto a ZON passou-me completamente ao lado mas, felizmente, não se perdeu grande coisa pois, segundo o site da ZON empresas, o pacote máximo é de 120/8 Mbps (comparar com os 50 Mbps de upload da Optimus Negócios). Se os preços referidos neste post não sofreram alterações, as soluções simétricas estão um pouco acima do meu orçamento.

Em relação ao IP fixo, concordo que o facto dos endereços IPv4 livres serem uma espécie em vias de exinção ajuda a explicar as mensalidades faraónicas. Dito isto, continuo a achar que os IPs fixos andam a pagar carros desportivos e férias de luxo a muito boa gente.

Estou a pensar arranjar um router como deve ser, provavelmente um que suporte o Tomato ou DD-WRT mas, no entretanto, não fazia mal nenhum ter um ONT all-in-one com funcionalidades de router wireless. Fingers crossed!
 
Última edição:
Em resumo, se houver malta por aí que tenha experiência prática com a Optimus Negócios, agradeço desde já a vossa ajuda no esclarecimento das seguintes questões:

01 - Só por curiosidade, existe alguma razão, técnica ou comercial, que explique a disparidade de velocidades máximas a nível de fibra existente entre os mercados residencial (400/40 Mbps) e empresarial (100/50 Mbps)?

02 - Sou a único a achar que os as mensalidades astronómicas do serviço de IP fixo praticadas em Portugal constituem um dos esquemas de cartel da década?

03 - Será que Optimus Negócios permite que os seus clientes escolham o ONT e router que serão instalados?

04 - Se der para escolher, que ONT e router recomendam?


Cumps

Não tenho experiência com Optimus Negócios, ma o que vou dizer é transversal para todo e qualquer operador:

01 -> A razão é que o volume de tráfego de uma empresa é muito maior que um cliente residencial, logo, das duas umas, ou o pacote é várias vezes mais caro (10x ou mais,por exemplo), ou tens limites e velocidades mais baixos.

02 -> Visto que o IPv4 já está esgotado, não percebo porque pensas assim.

03 -> ONT em princípio não, também não sei porque quererias escolher um, mas CPE router sim (pode ter custos adicionais). Tens que ter em atenção que existem vários serviços, só tens é que pagar. Por exemplo, disseste que na PT Negócios não há ip fixo em fibra... Mas a PT claro que fornece IP fixo em fibra, poderá não ser com esses preços e moldes.

04 -> Router? Obviamente depende do tipo de utilização... Quantos hosts há na rede? Vai ter site to site VPN? BGP? Etc?

Cumps.
 
Respondendo apenas à pergunta 2, os operadores pagam pelos endereços IP alocados e como este é um recurso escasso o preço tem subido em flecha. Prevejo que a curto prazo o IPv4 fixo passe a ter um preço inacessível para algumas firmas.
 
O preço das comunicações em Portugal é das coisas com menos dó e piedade que eu já tive o prazer de conhecer.

Tenho na empresa fibra da PT 4/4 (está em cima da mesa a possibilidade de subida para 8 megas simétrico!) sem limite de downloads, 8 ip´s fixos, SLA de 4 horas 24/7, um router Cisco 1910 alugado e pagamos...

drum roll

... 730€ /mês. (não é um typo, são setecentos euros mesmo!)

ps. a empresa é no meio do nada, e a PT lá não tem qualquer concorrência. Se acham que esta velocidade é pouca, há ano e meio atrás tínhamos um xdsl com 2 megas para dados e um frame relay de 256 kapas para mail. A fibra óptica por lá foi tipo a chegada de um Ferrari 458 a uma aldeia no meio do Sahara.

Sei bem que não tem grande comparação, mas eu rio-me sempre um bocadinho por dentro quando vejo gente a queixar-se de pagar 50€ para ter 100 megas de Internet em casa.
:F
 
Badmix, por acaso essa empresa não está na Supervisão da PT? Não te esquecas que pagas pelos ip's fixos, pelo débito simétrico, pelo SLA, etc. O cisco não deve ser por ai alem, dependendo do tipo de contrato de manutenção que tens..
Mas posso dizer-te que já vi fibras para cima de 2k €/mes.. É uma questão de pressionar o gestor de cliente..
 
Antes de mais obrigado pelo feedback. Assinamos contrato com a Optimus Negócios a semana passada e devemos ter a fibra 100/50 Mbps instalada nos próximos dias. Após alguma negociação, deixaram-nos escolher o ONT a instalar (Huawei HG8247). Tivemos no entanto de abdicar do router wireless. Seguem as minhas respostas e comentários aos últimos posts:

02 -> Visto que o IPv4 já está esgotado, não percebo porque pensas assim.
Respondendo apenas à pergunta 2, os operadores pagam pelos endereços IP alocados e como este é um recurso escasso o preço tem subido em flecha. Prevejo que a curto prazo o IPv4 fixo passe a ter um preço inacessível para algumas firmas.

Já referi acima que a escassez crescente de endereços IPv4 ajuda a explicar as mensalidades milionárias. Dito isto, continuo a achar que os nossos ISPs estão a ter margens de lucro muito simpáticas com a mensalidades dos IPs fixos. Estou para ver se vão baixar os preços quando a transição IPv6 estiver completa. Da maneira como as coisas estão a evoluir, qualquer dia já não endereços IPv4 de todo, fixos ou dinâmicos. Felizmente, após muita negociação, conseguimos baixar a mensalidade do IP fixo para 8.50 euros + IVA.

Por exemplo, disseste que na PT Negócios não há ip fixo em fibra... Mas a PT claro que fornece IP fixo em fibra, poderá não ser com esses preços e moldes.

Se a PT Negócios suporta IP fixo em ligações de fibra, os assistentes da linha de apoio empresarial estão a fazer um trabalho excepcional em esconder essa funcionalidade dos clientes. Liguei para lá várias vezes em dias diferentes e foi-me sempre dito, de forma categórica, que a PT Negócios não suporta IP fixo com fibra (IP fixo só com ADSL da Telepac).


Foi pena não ter tido conhecimento das soluções simétricas da Zon Empresas antes de assinar com a Optimus Negócios. Tenho no entanto um pressentimento que uma solução de fibra equivalente através da Zon Empresas iria ficar um pouco acima do nosso orçamento.

Tenho na empresa fibra da PT 4/4 (está em cima da mesa a possibilidade de subida para 8 megas simétrico!) sem limite de downloads, 8 ip´s fixos, SLA de 4 horas 24/7, um router Cisco 1910 alugado e pagamos...

Hey BadMix, estes teus 4 megas são Mbits ou MBytes? Em qualquer dos casos, vais estar no meus pensamentos quando estiver a rasgar a 12.50 MB/s de download e 6.25 MB/s de upload!:cool:

Boas. Qual o valor que vai pagar por esse acesso de 100/50megas? Ja agora a taxa de contenção e sla.
Obrigado

A mensalidade final ficou à volta dos 60.00 euros + IVA. Relativamente à taxa de contenção e SLA, confesso que foi algo que me falhou aprofundar durante as negociações. Suponho que levamos com as condições de tabela. Só por curiosidade, quais é que são os mínimos dos mínimos a nível de taxa de contenção e SLA?


Precisava era agora de ajuda a escolher os melhores sites para testar as velocidades de download e upload. Para assegurar a máxima velocidade possível, vou testar a ligação com o MBP ligado por Gigabit Ethernet ao ONT. Estou a pensar utilizar os seguintes sites:

Velocidade de Download: Speedtest.net, trailers.apple.com e ftp.rnl.ist.utl.pt/pub/. Costumava utilizar o ftp.darkstar.ist.utl.pt/pub/ antes de o dito cujo desaparecer do mapa. Acham que o primeiro ftp que referi vai se aguentar com os 100 Mbps de download (12.5 MB/s)? Recomendam algum outro ftp com mais largura de banda?

Velocidade de Upload: Speedtest.net, Dropbox e Google Drive. Mais alguma outra sugestão? Conseguem confirmar se o Dropbox e Google Drive suportam velocidades de upload superiores a 50 Mbps (6.25 MB/s)?
 
Última edição:
A mensalidade final ficou à volta dos 60.00 euros + IVA. Relativamente à taxa de contenção e SLA, confesso que foi algo que me falhou aprofundar durante as negociações. Suponho que levamos com as condições de tabela. Só por curiosidade, quais é que são os mínimos dos mínimos a nível de taxa de contenção e SLA?
A nível de taxa de contenção está a ter basicamente o mesmo nível de TC que os clientes residenciais que geralmente poderá ser entre 1:20 a 1:50.
Para SLA também é o standard a nível residencial, significa que se tiver uma avaria na linha poderá demorar 24 ou 48 horas para resolver.

O aceitável para Empresas é ter uma TC de 1:1 e um SLA de 4 horas.. mas nunca por 60€/Mes.
 
Obrigado pelo esclarecimento. Vou tentar saber qual a taxa de contenção e SLA exactas da nossa ligação. Se estiverem de facto em alinhamento com os valores do mercado residencial mencionados, vou ver se é possível negociar algo mais próximo do padrão empresarial. Alguma ideia do overhead a nível de mensalidade caso queiramos assegurar uma TC 1:1 e SLA 4 horas?
 
(...)
Hey BadMix, estes teus 4 megas são Mbits ou MBytes? Em qualquer dos casos, vais estar no meus pensamentos quando estiver a rasgar a 12.50 MB/s de download e 6.25 MB/s de upload!:cool:
(...)

4 Megabits (soon to be 8, I hope)!
Digamos que na empresa partilhamos uma largura de banda efectiva de ~500 Kbytes de down e up, e não vou dizer quantos somos para vocês não me gozarem a seguir :p
 
Back
Topo