Google Pixel 8 e 8 Pro (2023)

O iPhone é caro mas de facto é um produto de grande qualidade e dá gosto trabalhar com o ios. Mas claro isto é só a, minha opinião pessoal é vale o que vale.

Obviamente que as experiências são subjetivas e temos requisitos diferentes. Pessoalmente, nunca havia de recomendar um Pixel 8/Pro a quem tenha um iPhone 14 ou 15 - parece-me melhor ir para um Pixel 9 ou 10 para sentir o upgrade. No teu caso, ainda por cima, tens um iPhone 15 Pro Max e preferes o iOS.

Eu aprecio o minimalismo do iOS, mas não considero superior a experiência que tenho do android do Pixel 8 Pro. E se a fotografia é importante, o Pixel 8 Pro está muito próximo da performance do iPhone 15 Pro Max por uma fracção do preço, com um ecrã mais brilhante:

https://www.dxomark.com/smartphones/

A performance do processador do iPhone 15 Pro Max e a bateria são simplesmente imbatíveis, mas honestamente não é algo que para o meu uso ocasional havia de notar grandes diferenças, nem muito menos havia de querer pagar mais por isso.
 
Última edição:
Pois, quando alguém gosta mais de iOS nunca vai sentir-se melhor com um android e vice versa.

Eu não consigo gostar de iOS. Aprecio a fluidez do sistema e a.sombiose com as apps mas basta pegar num que aquele centro de notificações e a navegação por gestos tiram-me logo anos de vida.

Há gostos para tudo e ainda bem!
 
Pondo de parte o sistema, o iPhone é sem dúvida um produto mais maduro e mais homogéneo. Mesmo depois de 8 gerações, 3 após mudança para o Tensor, o Pixel continua no caminho de se definir e afirmar.
 
Eu também sou utilizador de iPhone. Naturalmente são mais caros mas eu acho que na utilização essa diferença de preço se reflete também na qualidade do produto.

O Pixel 8 que tenho sinceramente acho que não valia o preço pedido pela Google quando foi lançado. Os 550 a 600 que se compra hoje em dia já me parecem mais equilibrados tendo em conta o produto que é. Ok tem um chassis em metal e a qualidade de construção é razoável. Um 13t creio que tem uma frame em plástico mas também custa menos.

Em termos de qualidade do som nas chamadas ou dificuldades nas comunicações não tenho tido dificuldades. A rede é MEO. Mas a qualidade do som é melhor nos meus iPhones, sem dúvida.

Por fim a câmara fotográfica do Pixel sendo bastante boa, não a considero superior a do iPhone na maior parte das situações. Pontualmente até posso obter um melhor resultado com pixel, mas em regra o iPhone é melhor. Além disso a 1x as fotos do iPhone são de 24Mpx e isso nota-se ao fazer coop ou zoom na imagem.
 
O Pixel 8 que tenho sinceramente acho que não valia o preço pedido pela Google quando foi lançado. Os 550 a 600 que se compra hoje em dia já me parecem mais equilibrados tendo em conta o produto que é.
É um erro sistemático da Google, que passa por sobrevalorizar o seu produto, gerar mediatismo negativo devido a aumentos de preço, para logo a seguir e mesmo em pre-order financiar ofertas/descontos consideráveis. Um preço muito mais competitivo logo no início teria outro impacto mesmo na divulgação positiva pelos tech media. Neste momento estamos a praticamente 6 meses desde o lançamento e os preços do Pixel 8 novo já estão a 499 aqui nos EUA. Entretanto o Pixel 8a está ao virar da esquina e os rumores indicam um preço de lançamento de... 499. Talk about shooting yourself on the foot...

60oIjiZ.png


Por fim a câmara fotográfica do Pixel sendo bastante boa, não a considero superior a do iPhone na maior parte das situações. Pontualmente até posso obter um melhor resultado com pixel, mas em regra o iPhone é melhor. Além disso a 1x as fotos do iPhone são de 24Mpx e isso nota-se ao fazer coop ou zoom na imagem.
Por acaso é algo que me tem surpreendido, tenho comparado alguns resultados do Pixel 8 Pro VS 15 Pro Max e vejo-me a preferir em vários momentos o resultado do iPhone. Em termos de vídeo continua a ser notória a diferença com um superior resultado em praticamente 100% do tempo para o iPhone. O Vídeo Boost continua demasiado "impractico" e exclusivo do Pro.

O pixel binning para 24Mpx foi uma jogada de mestre por parte da Apple, muito bons resultados em termos de detalhe. A Google com o modo de 50Mpx exclusivo ao Pro não soube aproveitar e passar por cima em termos de detalhe em condições de boa luminosidade. Como os trabalhadores da Boeing dizem, ‘Designed by clowns…supervised by monkeys’.
 
Última edição:
É um erro sistemático da Google, que passa por sobrevalorizar o seu produto, gerar mediatismo negativo devido a aumentos de preço, para logo a seguir e mesmo em pre-order financiar ofertas/descontos consideráveis. Um preço muito mais competitivo logo no início teria outro impacto mesmo na divulgação positiva pelos tech media. Neste momento estamos a praticamente 6 meses desde o lançamento e os preços do Pixel 8 novo já estão a 499 aqui nos EUA. Entretanto o Pixel 8a está ao virar da esquina e os rumores indicam um preço de lançamento de... 499. Talk about shooting yourself on the foot...

60oIjiZ.png



Por acaso é algo que me tem surpreendido, tenho comparado alguns resultados do Pixel 8 Pro VS 15 Pro Max e vejo-me a preferir em vários momentos o resultado do iPhone. Em termos de vídeo continua a ser notória a diferença com um superior resultado em praticamente 100% do tempo para o iPhone. O Vídeo Boost continua demasiado "impractico" e exclusivo do Pro.

O pixel binning para 24Mpx foi uma jogada de mestre por parte da Apple, muito bons resultados em termos de detalhe. A Google com o modo de 50Mpx exclusivo ao Pro não soube aproveitar e passar por cima em termos de detalhe em condições de boa luminosidade. Como os trabalhadores da Boeing dizem, ‘Designed by clowns…supervised by monkeys’.
E não é possível ter o modo 50mpx no P8?
 
Eu também sou utilizador de iPhone. Naturalmente são mais caros mas eu acho que na utilização essa diferença de preço se reflete também na qualidade do produto.

Para mim, em geral, a Apple oferece a melhor proposta em termos de telemóveis. Acho que ter uma empresa a ter total controle do hardware e do software, torna o produto coeso, e a Apple teve décadas de experiência para amadurecer o produto. E é preciso ver que em muitos aspetos, atrasa-se em relação a concorrencia do Android, por exemplo, na questão do wireless charging. Mas é daquelas coisas, eles preocupam-se em ter um produto maduro.

E oferecem o melhor valor - o mercado de 2ª mão dos produtos da Apple é sem igual.

O ano passado estive quase para comprar o iPhone 15 Pro e despedir-me do Android. O USB-C era a única coisa que para mim era o dealbreaker, e deixou de ser. O último iPhone que tive foi 3 na altura do lançamento. O meu grande problema com iPhone é o iOS e apps como o Safari. É claro que uma pessoa se habitua, mas honestamente, era algo que me estava já a mentalizar que não ia gostar, e um mal menor.

Felizmente, o iPhone 15 Pro veio cheio de queixas com a bateria que descarregava muito depressa, e fez-me por um "pause". E depois com a saída do Pixel 8 Pro decidi arriscar - e como disse antes, para mim, é uma experiência similar ao iPhone mas com a vantagem de ser um Android puro, e talvez me tenha feito esquecer todas as pequenas imperfeições. Outro factor de satisfação foram as fotos, tirei montes durante as férias de Natal, e tive alguns elogios da família. Acho que é muito difícil tirar fotos dentro de casa, por causa da iluminação, e nisto notei uma grande diferença em relação ao OnePlus que tinha.
 
E não é possível ter o modo 50mpx no P8?
Neste momento não, e depois das desculpas estapafúrdias de não incluir o Gemini Nano no Pixel 8 porque "coisas", não acredito que alguma vez o vá ter.

E isto depois de tanto venderem a ideia do suporte de 7 anos, vamos a uns míseros 6 meses e o modelo já está a ficar de fora de várias funcionalidades...
 
Isso é um sintoma tipico de cartão SIM antigo, os telefones mais recentes não funcionam bem com cartões sim's mais antigos, daí ficar sem rede, ou ter problemas a registar o SIM nas células, quando se muda do 5g para 4g. Pedir uma segunda via do cartão irá resolver a situação.

Alguma forma de clonar apps no P8P? Tipo, Tapo, Medis, etc....? Alguma funcionalidade ou tem de ser por uma app externa? Alguma recomendação?
 
@tmr022 não é assim linear, até pq o SIM fisico que tenho é novo, e o 2º SIM é um eSIM que foi criado especificamente para o Pixel a quando da aquisição, e eu também já reproduzi varias vezes os problemas das chamadas.
 
Pois, quando alguém gosta mais de iOS nunca vai sentir-se melhor com um android e vice versa.

Eu não consigo gostar de iOS. Aprecio a fluidez do sistema e a.sombiose com as apps mas basta pegar num que aquele centro de notificações e a navegação por gestos tiram-me logo anos de vida.

Há gostos para tudo e ainda bem!

A ausência de um "back button" para mim é motivo mais que suficiente para nunca trocar. Tenho que usar o iphone da minha esposa com regularidade e aquilo dá comigo em doido. Ainda por cima, por algum motivo obscuro, colocam a seta de "back" no canto superior esquerdo do ecrã, basicamente obrigando a usar duas mãos.
Quem diz que iphone é mais intuitivo....

Claro que isto é algo pessoal, para um velho do restelo. Mas encontro outras situações especificas que a minha mulher tem que recorrer ao meu porque no iphone nao funciona devido a ser tudo tão fechado.

Mas como aparelho, é o melhor do mercado. Não tenho grandes duvidas.
 
A ausência de um "back button" para mim é motivo mais que suficiente para nunca trocar. Tenho que usar o iphone da minha esposa com regularidade e aquilo dá comigo em doido. Ainda por cima, por algum motivo obscuro, colocam a seta de "back" no canto superior esquerdo do ecrã, basicamente obrigando a usar duas mãos.
Quem diz que iphone é mais intuitivo....

Claro que isto é algo pessoal, para um velho do restelo. Mas encontro outras situações especificas que a minha mulher tem que recorrer ao meu porque no iphone nao funciona devido a ser tudo tão fechado.

Mas como aparelho, é o melhor do mercado. Não tenho grandes duvidas.
Se há coisa que é fácil no iPhone, é o "back button", apenas fazer swipe da esquerda para a direita no meio do ecrã. Mais fácil e intuitivo não há.

PS - Desculpem o off topic.
 
Claro que há. Em Android é muito mais fácil porque dá para fazer dos dois lados do ecrã. Para usar em telemóveis grandes, é só um vantagem gigante. Num PM quase que tenho que dar um passo ao lado para andar para trás. No Android também posso deslizar em baixo para ir para a app anterior. E se mesmo assim ninguém estiver satisfeito, dá para alterar com aplicações, segundo sei.
 
Última edição:
Se há coisa que é fácil no iPhone, é o "back button", apenas fazer swipe da esquerda para a direita no meio do ecrã. Mais fácil e intuitivo não há.

PS - Desculpem o off topic.

Ou seja, tenho que conhecer um gesto sem qualquer tipo de indicação visual. Gesto esse que não funciona numa percentagem consideravel de aplicações e situações.
Basicamente, pressupõe conhecimento previo do sistema e não funciona em todas as situações, ou se funciona por vez funciona de forma deficitaria.
É tão intuitivo que a minha esposa usa iphone há uma decada e não usa esse "swipe" e continua a ir ao home.

Sei que é off-topic. Mas não concordo. Um "back button" definido e visual é algo que faz imensa falta.
Faz uma search sobre o tema e vais encontrar inumeras pessoas com a mesma opinião.
 
Uso os gestos desde que apareceram e sinceramente é das melhores coisinhas que há. Deixamos de ter uma barra fixa no ecrã e aumenta a área útil do mesmo. Para além que funciona em grande parte do ecrã independentemente da localização vertical dos dedos, o que ajuda bastante a operar apenas com uma mão.
No android o "back button" funciona deslizando para qualquer um dos lados e sempre da mesma forma. É muito consistente. No iPhone a coisa já é mais dramática. Só funciona da esquerda para a direita e ainda por cima algumas apps não suportam este gesto.

O iOS é típicamente intuitivo, rápido e fluído, mas tem dois graves problemas - a inconsistência dos gestos dependendo da app e a gestão de notificações.
 
Que operadora és?
MEO

Se há coisa que é fácil no iPhone, é o "back button", apenas fazer swipe da esquerda para a direita no meio do ecrã. Mais fácil e intuitivo não há.

PS - Desculpem o off topic.
Sorry, mas se achas que os gesto de retroceder no iOS é bom, então nunca testaste um Android em condições, com gestos. Parte dos motivos de odiar iOS é mesmo os gestos, e o facto do gesto de retroceder ser da esquerda para a direita, algo super pouco pratico se tiveres um 15PM nas mãos (e eu nem tenho mãos pequenas). Se pudesses fazer desde qualquer lado do ecrã, como no Pixel, Oneplus, e afins, seria muito melhor e eliminava o problema do ecrã gigante.

Cada vez que mexo no iPhone, fico frustrado para fazer o gesto corretamente usando só uma mão.
 
Back
Topo