[Guia] PC Antigo / fraco / poucos recursos

Transforme o seu computador velho num servidor de ficheiros com o Ubuntu

Transforme o seu computador velho num servidor de ficheiros com o Ubuntu

Quando um computador se torna obsoleto, é normal deixá-lo de lado a apanhar pó ou mesmo a servir de apoio aos pés. Mas ele, mesmo estando na terceira idade, ainda pode cumprir diversas funções, como, por exemplo, servidor de ficheiros.

Para saberem como tornar esse computador velho num servidor de ficheiros com o Ubuntu, vejam este tutorial do site Howto Forge.

Fonte: webtuga.com
 
Ja agora... Tenho um Pentium III a 900MHz, com 128MB RAM, disco de 8GB e gráfica TNT2.. Estou a pensar meter-lhe o Xubuntu, será boa opçao?

Cumps

PS - Nao foi double post, visto que o ultimo post ja foi ontem.. :P
 
Boas ppl, este é um grand etópico, mas eu tenho um portatil aqui que deve ser um desafio mesmo para as distros indicadas, um portatil Toshibs Satellite S300CDS que tem 8 ou 16MB de RAM, isto tem o win 98 a correr, mas queria meter o Linux. que distro seria mais aconselhável
 
Com tão pouca ram, será mais dificil a escolha. Sem ambiente gráfico qualquer uma dava :D Mas assim, terá de usar um WM (gestor janelas) mais menos exigente, tipo WM, Fluxbox, TDE...
Terá de ser uma menos user-friendly, muito provavelmente. Nao sei se o fluxbuntu correrá bem. Senão tenta o DammSmallLinux, PuppyLinux por ex.
 
Ou então segues um guia de sistema mínimo e crias o teu desktop pequeno de raiz.

Por exemplo sacas a imagem de netinstall do Debian Etch, na instalação não seleccionas o "Desktop Environment" quando ele pergunta que "coisas" deve instalar. Depois instalas com o APT do Debian uma série de coisas (entre elas o servidor X e o fluxbox). Por exemplo:
Código:
aptitude install xorg bzip2 unp sux zip alsa-base alsa-utils synaptic fluxbox fluxconf rxvt-unicode
Depois reinicias, fazes o login em linha de comandos para o teu user, abres o servidor X
Código:
startx
e tens o sistema pronto a trabalhar. O Fluxbox pode ter bom aspecto dá é um pouco de trabalho a configurar. Deves instalar um browser (o Firefox - Iceweasel não deve ser uma boa escolha para esse sistema pq é muito pesado) mas há outras hipóteses (todas instaláveis por aptitude/apt-get); e um gestor de ficheiros sendo que o thunar deve ser pesado para aí por tanto a melhor escolha deve ser o gentoo (que é muito rudimentar e feio mas resulta bem para isso)
Código:
# aptitude install gentoo
ou o rox-filer.

Cumps.
 
gostava de aproveitar um computador que tenho em casa. mas tenho um problema. a única forma de o ligar a uma rede é por uma placa PCMCIA wireless ou seja, torna-se dificil aproveitar este computador para fazer uma espécie de servidor por causa dos drivers. preciso de ajuda e de sugestões de distribuições de linux.

post original aqui

obrigado esquiso ;)

depois de testar muitas distribuições desde dsl, ubuntu, fluxbuntu, kurumin, etc finalmente consegui utilizar linux no meu portátil antigo com 32mb de ram com o puppy. consegui instalar drivers ndiswrapper e consigo estar ligado na internet ;)
 
Boas ppl, este é um grand etópico, mas eu tenho um portatil aqui que deve ser um desafio mesmo para as distros indicadas, um portatil Toshibs Satellite S300CDS que tem 8 ou 16MB de RAM, isto tem o win 98 a correr, mas queria meter o Linux. que distro seria mais aconselhável

Aí vais ter de apostar numa distro que te instale menos "lixo" de raíz, o que implica que depois vás ter de configurar algumas coisas à pata.

Eu ia para um Debian ou um Slack com o fluxbox como windowmanager e vais ver que ele se mexe bem na mesma.
 
debian não será muito pesado? já se torna repetitivo mas numa situação dessas seria dsl ou puppy. eu com 32 mb de ram ainda noto um bocado lento. tens a opção de usar linha de comandos mas exigiria mais estudo
 
Linux em disquetes

Boas pessoal!
O meu problema e o seguinte eu nao percebo nd mesmo nd de linux mas como tenho um portatil mt velhinho em casa pensei em colucar-lhe um linux!
So que o portatil nao tem leitor de cd!
Logo o que eu queria saber é se existe algum Linux que possa ser instalado por disquetes!?
O portatil é um Toshiba Satallite 110CS.

Desce já agradeço...

PS:já relalizei uma pesquisa no google e aqui no forum mas nao encontro nd!:S
 
Se tiver porta usb, podes instalar uma "infinidade" de distros :)
Para o teu caso o melhor seria mesmo tentar o DSL ou o PuppyLinux, ou outra dentro dessa filosofia.
 
Se tiver porta usb, podes instalar uma "infinidade" de distros :)
Para o teu caso o melhor seria mesmo tentar o DSL ou o PuppyLinux, ou outra dentro dessa filosofia.

Pois mas nao tem USB.so tem mm drive de disquetes.
Com esses dois posso instalar atraves de disquetes?
 
Máquina fraca ?

Isso é gozar com os pobres pá xD

Instalas isso à vontade.

Olha para o meu my system. Corro ubuntu à vontade mesmo com uns 5/6 tab's do Firefox aberto's, efeitos gráficos, etc.

Cumps
 
Back
Topo