Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

skinnedpt

Power Member
O meu objectivo deste post é no fundo dar-vos a conhecer um software (não estou ligado em nada a ele) gratuito e extremamente versátil que se ajusta à casa de cada um a um preço acessível e trocarmos ideias, dúvidas, etc.
O software está constantemente a ser actualizado com introdução de novas features e adicionando suporte a novos acessórios com uma comunidade extremamente prestável.

favicon-192x192.png


Hoje em dia já existem algumas hubs mais baratas, mas todas com sistema proprietário/fechado.
Esta vai permitir adaptar o sistema às vossas necessidades e à vossa casa.


O que vão precisar:

- Raspberry Pi 3 Model B (Recomendado, embora possam instalar no Windows 10, Ubuntu, Mac OS X)
- Cartão micro SD
- Recomendo ligação por cabo RJ-45
- Como vocês é que vão programar o software ao vosso modo, convém saber o básico de programação e ter tempo/paciência, porque muitas vezes só conseguimos chegar onde queremos através do método "try-error" até "try-successful", embora maioritariamente o log indica a causa e linha do erro.

Primeiro passo será instalar o Home assistant (baseado em Linux) no Sd card.

:arrow:Para isso recomendo seguir este tutorial:


:arrow:Como configurar e aceder remotamente e de forma encriptada à vossa HUB HA:


A partir daqui recomendo:

- https://home-assistant.io/getting-started/
- https://home-assistant.io/getting-started/configuration/


:arrow:O meu configuration.yaml:
http://pasted.co/fadbad3d

Actualmente suporta 496 componentes:
https://home-assistant.io/components/#all

Como é óbvio para poderem usar Z-wave ou Zigbee vão continuar a precisar de um receptor. O mais barato e que é compatível é a Pen:

Aeon:
https://www.amazon.co.uk/dp/B00YETCNOE/ref=nosim?tag=zwame02-21

ou mais recomendado:

Aeon Gen5:
https://www.amazon.es/Aeon-Labs-Aeo...8&qid=1473176305&sr=8-6&keywords=gen+5+z+wave

Suporta também os Vera.


O meu setup actualmente:

- Netatmo estação + módulo + pluviômetro
- Luzes philips Hue (2 amarelas, uma strip rgb e 8 rgb) com respectiva bridge
- Belkin WEMO Insight Switch a tomar conta da TV e consolas com respectivo consumo.
- Localização do Iphone
- Uso juntamente com o Home Assistant o IFTT
- Vera plus hub
- Netatmo termóstato sem fios
- Roller shutter 2
- Apple TV para o homekit
- Siri


Vou adicionar:


- Netatmo Anemómetro)
- Roller Shutter 2 da Fibaro (Vários)
- Trocar as duas Hue amarelas por as de nova geração que fazem Branco e amarelo.


O que não adicionar:

Actualmente estou também a montar um sistema de alarme, embora pudesse escolher sistemas compatíveis com zwave e ter tudo no home assistant optei e recomendo a não o fazerem.
O motivo é simples:
O Alarme é a nossa segurança. Um sistema tem de estar ligado à rede o que por si só já invalida parte dessa segurança se tivermos várias pessoas a usar o sistema, além do mais optei por um sistema completamente sem fios, com ligação 3G, com baterias de backup para falha de luz o que neste caso já envolveria a compra de pelo menos um UPS e não encontrei nada semelhante com 3G.

edit:


A nova HUB da Vera (Vera secure) já tem bateria e gsm incorporado. Sai ainda este mês e será entao uma maneira de ter o alarme com zwave de forma segura!


Recomendo optarem por sistemas que usem o IFTTT :
Alguns exemplos que uso:
A luz pisca quando recebo um email.
Quando saio de casa o switch apaga as luzes associada a mim, assim com a TV, consolas, etc.
Quando volto a entrar em casa volta a ligar o que quero.
Acender as luzes ao por do sol.
Aceder à temperatura interior da casa através do netatmo e ajustar ou apagar o aquecimento central/caldeira através do termostato.

Isto é contudo possível fazer através de automatizações também no homeassistant e por ventura mais tarde o farei (noto que o IFTTT tem algum lag por vezes) no entanto numa fase inicial é interessante enquanto não temos ainda o sistema a 100%.


Por fim mostro actualmente o estado do meu sistema:















Estou disposto para eventuais esclarecimentos e dúvidas.
 
Última edição:
Podes indicar por quanto já ficou o teu Setup? :)

Tento sempre aproveitar promoções da amazon (para isso uso price trackers para me avisarem de descidas de preços).
Mesmo assim já tenho algum dinheiro investido aqui.

Para quem está a pensar (como eu) em ter interruptores inteligentes, seria melhor aguardar.
A legrand em parceria com a netatmo apresentou na ces 2017 interruptores e tomadas inteligentes (com sensor) com design sóbrio e acabando por tapar os buracos dos outros. Esperam ter à venda até ao final do ano:

https://www.netatmo.com/partners/legrand
 
Boa. Finalmente temos um tópico próprio para esclarecer-debater temas e apresentar as nossas duvidas soluções.

Quanto ao programa, convém esclarecer que é também compatível windows 8.
 
Uma das minhas primeiras duvidas. Ando as voltas para configurar uma câmara onvif. Alguém já conseguiu e podia ajudar a escolher as configurações apropriadas? Já tentei varias opções , mas sem sucesso. Consigo utilizar a aplicação da SRICAM e ir buscar a câmara sem problema. Também consegui detectar a câmara na aplicação Onvifer. As configurações foram as seguintes "Onvif device discovering" Ficou descoberta e configurada com o nome da camara, ip:5000, username e password do wifi. No Home assistant, não aceita as configurações que coloco. Já tentei umas quantas, entre elas câmara genérica, o Fffmeg, Foxcom ...
 
Tenho neste momento configurado o hass num Pi1. Tenho a caminho o gw da xiaomi com alguns sensores (o bundle) e tambem 2 fibaro fbr 222 e a Aeon Gen5:
Tenho um step by step feito por mim para instalar tudo á unha se alguem precisar. É capas de estar algo confuso mas se justificar posso tentar limpar para ficar mais claro.

@skinnedpt podes partilhar o teu configuration.yaml?
 
Última edição pelo moderador:
Visto que tudo no HA é feito pelo ficheiro YAML, podemos facilmente partilhar os nossos projetos.. :)
Assim que tiver o meu funcional também partilho aqui :)
 
Desculpem a demora mas tive a acabar o meu primeiro video tutorial que foi adicionado ao post inicial.

Se gostarem dêem o vosso apoio para continuar com vídeos.
O Próximo será poder aceder remotamente ao HA fora de casa por HTTPS.

Vou também publicar a configuração no github e actualizar o post inicial.
 
Desculpem a demora mas tive a acabar o meu primeiro video tutorial que foi adicionado ao post inicial.

Se gostarem dêem o vosso apoio para continuar com vídeos.
O Próximo será poder aceder remotamente ao HA fora de casa por HTTPS.

Vou também publicar a configuração no github e actualizar o post inicial.

Já vi e subscrevi :) bota mais tutoriais que mesmo que o pessoal não dê muito seguimento agora, serão úteis no futuro :)
 
Já vi e subscrevi :) bota mais tutoriais que mesmo que o pessoal não dê muito seguimento agora, serão úteis no futuro :)

Obrigado! Sim agora ao início é normal que chegue a pouca gente mas também não é de todo o meu objectivo, pelo menos por agora, mas sim melhorar a qualidade dos tutoriais, reviews de tecnologia ligado às smart homes.
 
@skinnedpt activa o playback in other sites, caso contrário não dá para ver o video aqui inline no forum.
Também está subscrito este tópico! No meu caso estou só à espera das minhas lampadas xiaomi para fazer coisas mais engraçadas :)

@skinnedpt
Como estás a controlar o "estar em casa" e "fora de casa"?
Neste momento fiz uma coisa básica que quando o tlm se liga à minha rede wifi considera em casa e vice versa. Mas não é de todo super eficaz às vezes o tlm pode perder a ligação e já me aconteceu ligar-me a tv e o pc quando estou na cama lol
 
@skinnedpt activa o playback in other sites, caso contrário não dá para ver o video aqui inline no forum.
Também está subscrito este tópico! No meu caso estou só à espera das minhas lampadas xiaomi para fazer coisas mais engraçadas :)

@skinnedpt
Como estás a controlar o "estar em casa" e "fora de casa"?
Neste momento fiz uma coisa básica que quando o tlm se liga à minha rede wifi considera em casa e vice versa. Mas não é de todo super eficaz às vezes o tlm pode perder a ligação e já me aconteceu ligar-me a tv e o pc quando estou na cama lol

Escrevi "num" na thumbnail lol. Tenho de corrigir também isso.

Tenho o iCloud e localização GPS. Até ver funciona 99% das vezes.
 
Desculpem a demora mas tive a acabar o meu primeiro video tutorial que foi adicionado ao post inicial.

Se gostarem dêem o vosso apoio para continuar com vídeos.
O Próximo será poder aceder remotamente ao HA fora de casa por HTTPS.

Vou também publicar a configuração no github e actualizar o post inicial.
Para ja o meu apoio é sub este topico e um like :p
Quando tiver isto instalado vou tentar participar mais.

PS Offtopic: Porra que ecra gigante e que tu tens? LOL
 
Back
Topo