Discussão ISP com base no hardware e tomadas

skulrid

Power Member
Olá, eu vou mudar de residência e estou a escolher ISP. Para mim eles são todos idênticos, o serviço é basicamente o mesmo, preços também parecidos, reclamações em todos. O que me importa é flexibilidade para colocar router, boxes e extenders. Preciso de pelo menos uma divisão com NET muito estável, se possível duas divisões.
Isto é, a casa é antiga e estou a tentar perceber se há alguma diferença no que toca a tomadas e cabos e possiveis instalações a fazer. Lá há fibra (Meo-Vdf) mas ontem quando perguntei destes detalhes na loja VDF ninguém me sabia responder porque era muito técnico... Por exemplo, é correcto eu pensar que a NOS como usa cabo coaxial é mais fácil mudar o router de lugar na casa porque já há mais divisões com esta tomada nos quartos? Se for necessário "puxar" tomada de rede (Cat6?) para mais divisões é algo mais difícil? Vou ter cabos a passar pelas calhas todas e pelas escadas a cima? No que toca às boxes há algum serviço que seja mais vantajoso nesse aspecto, como a box ter de estar proxima do router?

Não sei se me fiz entender com as minhas dúvidas, mas qualquer coisa perguntem pfv.

Obrigado!
 
Algum motivo para sequer equacionar Nos HFC quando há fibra???

De uma forma geral, podes aproveitar os tubos com a instalação telefónica e substituir os cabos e tomadas por ethernet, e aí tens a internet mais "estável" possível e podes ligar routers teus para os equipamentos que irão aceder por WiFi. A necessidade de mais routers dependerá das tuas necessidades de cobertura e velocidade num determinado local.

Ou se não quiseres passar cabos podes usar um repetidor ou sistema mesh por WiFi, que sendo bom, não tira todo o proveito da ligação (se for 500mbps para cima por exemplo).

Quanto à televisão, as operadoras fornecem TV sem necessidade de box mas não tem todos os canais via cabo coaxial que muitas casas têm. Se vai servir as tuas necessidades não sei nem sei se a casa tem essa rede coaxial.
 
Equacionar cabo tem a ver com o que perguntei sobre, por exemplo, se grande parte das divisões já tiver tomada de TV não fica mais fácil escolher onde o router fica e ter NET estável onde quiser, em vez de ficar preso à localização da tomada de telefone se meter MEO/VDF? Ou com as soluções que existem hoje em dia consigo ter NET estável (para reuniões de trabalho, ou online gaming) em dois sítios independente de onde fica o router?
O número de canais não importa muito desde que dê os base do pacote nas TV sem box.
 
Numa instalação fibra a fibra só vai até ao router, e no ont/router há uma saída para fornecer televisão sem box via cabo coaxial. Portanto o local onde ficar o router tem de estar perto do local onde injecta o sinal para a instalação coaxial. Por isso para mim nem equacionava HFC. E aqui acho que nem podes aproveitar a instalação coaxial da casa para teres flexibilidade na instalação do router, porque os cabos nem devem estar interligadas. Mas mesmo estando não considerava HFC uma opção, preferia lidar com potencialmente algum trabalho extra com a fibra.

Quanto à NET, dependerá das tuas exigências, para reuniões de trabalho WiFi chega e mais que sobra, para jogar se fores mesmo muito exigente (repito mesmo muito exigente) com pings não sei se WiFi te vai deixar contente e há a questão de cobertura que dependerá da casa, a rede 2.4ghz tem melhor cobertura mas menos débitos e a rede 5ghz o contrário, terás de ver o que vais precisar no dia a dia.
 
Numa instalação fibra a fibra só vai até ao router, e no ont/router há uma saída para fornecer televisão sem box via cabo coaxial. Portanto o local onde ficar o router tem de estar perto do local onde injecta o sinal para a instalação coaxial. Por isso para mim nem equacionava HFC. E aqui acho que nem podes aproveitar a instalação coaxial da casa para teres flexibilidade na instalação do router, porque os cabos nem devem estar interligadas. Mas mesmo estando não considerava HFC uma opção, preferia lidar com potencialmente algum trabalho extra com a fibra.

Quanto à NET, dependerá das tuas exigências, para reuniões de trabalho WiFi chega e mais que sobra, para jogar se fores mesmo muito exigente (repito mesmo muito exigente) com pings não sei se WiFi te vai deixar contente e há a questão de cobertura que dependerá da casa, a rede 2.4ghz tem melhor cobertura mas menos débitos e a rede 5ghz o contrário, terás de ver o que vais precisar no dia a dia.
Obrigado pela mensagem já fiquei a perceber melhor. Parece-me então que cabo não terá grande vantagem então. Também já entendi que até contratar uma ISP e os técnicos verem como são as ligações não vou saber como está a casa preparada neste momento. Eu queria mesmo era evitar cabos a passar nas calhas e a ir de umas divisões para outras, mas já sei que é complicado ter a instalação bonitinha e super funcional ao mesmo tempo. Vamos dar prioridade ao PC do trabalho e depois com tempo ir experimentando se uma ligação wireless funciona. Porque a experiência de momento é que wireless tem speed que chegue mas volta e meia a ligação vai abaixo o que em reuniões é horrível. Com ethernet nunca falha.
Como já temos cá em casa telemóveis Vodafone estava mais inclinado para eles em vez da MEO, talvez consiga algo sem ter que tratar de portabilidade.
Já agora, há alguma coisa em específico, em relação ao que perguntei e cabos, ligações, puxadas, etc., que deva estar mais atento quando os técnicos estiverem a instalar? Algo que eles tenham hábito de deixar mal feito e que eu deva insistir? Obrigado de novo!
 
Obrigado pela mensagem já fiquei a perceber melhor. Parece-me então que cabo não terá grande vantagem então. Também já entendi que até contratar uma ISP e os técnicos verem como são as ligações não vou saber como está a casa preparada neste momento. Eu queria mesmo era evitar cabos a passar nas calhas e a ir de umas divisões para outras, mas já sei que é complicado ter a instalação bonitinha e super funcional ao mesmo tempo. Vamos dar prioridade ao PC do trabalho e depois com tempo ir experimentando se uma ligação wireless funciona. Porque a experiência de momento é que wireless tem speed que chegue mas volta e meia a ligação vai abaixo o que em reuniões é horrível. Com ethernet nunca falha.
Como já temos cá em casa telemóveis Vodafone estava mais inclinado para eles em vez da MEO, talvez consiga algo sem ter que tratar de portabilidade.
Já agora, há alguma coisa em específico, em relação ao que perguntei e cabos, ligações, puxadas, etc., que deva estar mais atento quando os técnicos estiverem a instalar? Algo que eles tenham hábito de deixar mal feito e que eu deva insistir? Obrigado de novo!
Nada melhor do que nessa casa veres se tens um quadro ati.
Se a habitação for bem antiga, esquece... Provavelmente não tens esse quadro dedicado a tv, telefone, e NET.

Existem tomadas de telefone espalhadas pela casa??
E tomadas de TV???

Cabo cat6 e bom, mas o cat5 também, e tem a vantagem de ser mais fino e maleável....
Cabe por exemplo numa tubagem Vd16 um cabo TV outro cat5... Ou 2cat5 a vontade....

Eu em casa, num ponto mais distante, tenho um cabo de rede metido dentro da tubagem que leva o sinal de TV por esse tubo.... 2fios a passar por lá na boa...
 
Obrigado pela mensagem já fiquei a perceber melhor. Parece-me então que cabo não terá grande vantagem então. Também já entendi que até contratar uma ISP e os técnicos verem como são as ligações não vou saber como está a casa preparada neste momento. Eu queria mesmo era evitar cabos a passar nas calhas e a ir de umas divisões para outras, mas já sei que é complicado ter a instalação bonitinha e super funcional ao mesmo tempo. Vamos dar prioridade ao PC do trabalho e depois com tempo ir experimentando se uma ligação wireless funciona. Porque a experiência de momento é que wireless tem speed que chegue mas volta e meia a ligação vai abaixo o que em reuniões é horrível. Com ethernet nunca falha.
Como já temos cá em casa telemóveis Vodafone estava mais inclinado para eles em vez da MEO, talvez consiga algo sem ter que tratar de portabilidade.
Já agora, há alguma coisa em específico, em relação ao que perguntei e cabos, ligações, puxadas, etc., que deva estar mais atento quando os técnicos estiverem a instalar? Algo que eles tenham hábito de deixar mal feito e que eu deva insistir? Obrigado de novo!

Dependerá do nível de exigência da internet para o que precisas e quanto queres gastar, podes sempre contratar um electricista para meter cabo ethernet nos tubos da rede telefónica e fazes um ponto a ponto entre uma tomada perto do router e o PC do trabalho (assumo que tem ethernet) embora o que descreves seja mais problema de fraca cobertura porque o WiFi tem mais do que capacidade para vídeo chamada. Faria mais sentido um segundo router perto do PC ligado por ethernet pelos tubos ao router/ont da operadora e assim terias o melhor internet possível quer para o PC quer para dispositivos móveis, mas dependerá da configuração da casa e terás que ver, porque os técnicos vão só instalar o serviço e não resolver problemas de cobertura. Também podes optar por um repetidor WiFi que até dará para a esmagadora maioria das pessoas mas cada caso é um caso.

Terás de confirmar, caso escolhas VDF, se têm TV sem box na tua zona, porque em muitas zonas rurais não têm. A Meo não tem esse problema.

Quanto à instalação, convém ter ideia onde queres e onde é possível o router da operadora, do que percebo há um ponto de entrada de rede telefónica para a tua casa e é aí que à partida é vai entrar a fibra na tua casa. Podes sempre pedir para estender o fio de fibra até outro ponto de casa mas lá terás que ver se esteticamente te agrada ou não. E depois é ver se tudo funciona (internet, TV via coaxial)
 
Obrigado pela mensagem já fiquei a perceber melhor. Parece-me então que cabo não terá grande vantagem então. Também já entendi que até contratar uma ISP e os técnicos verem como são as ligações não vou saber como está a casa preparada neste momento. Eu queria mesmo era evitar cabos a passar nas calhas e a ir de umas divisões para outras, mas já sei que é complicado ter a instalação bonitinha e super funcional ao mesmo tempo. Vamos dar prioridade ao PC do trabalho e depois com tempo ir experimentando se uma ligação wireless funciona. Porque a experiência de momento é que wireless tem speed que chegue mas volta e meia a ligação vai abaixo o que em reuniões é horrível. Com ethernet nunca falha.
Como já temos cá em casa telemóveis Vodafone estava mais inclinado para eles em vez da MEO, talvez consiga algo sem ter que tratar de portabilidade.
Já agora, há alguma coisa em específico, em relação ao que perguntei e cabos, ligações, puxadas, etc., que deva estar mais atento quando os técnicos estiverem a instalar? Algo que eles tenham hábito de deixar mal feito e que eu deva insistir? Obrigado de novo!

Já te deram bons conselhos. Apenas acrescento uma outra situação, em particular da ISP que conheço melhor: uma vez que gostavas de reduzir o nrº de cabos ao máximo, no MEO existem Box's que têm a capacidade de funcionarem via wifi sem necessidade de cabo de rede (Box Sofia 4K ou Box Android 4K).
 
Última edição:
Back
Topo