XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Se pudesses jogar GoW, Uncharted, Horizon, Demon Souls, Ghost of Tsushima, Spider-Man, Bloodborne, The Last of Us e todos os grandes exclusivos da Sony, numa consola da Microsoft que custasse 50€...garantidamente matavam a Sony.

A Sony não tem a capacidade financeira da Microsoft Gaming, aliás, não fosse essa capacidade financeira da MSG/Xbox neste momento os números fiscais da divisão de gaming eram simplesmente de rir. Não fosse a compra da ABK a Xbox deixava de ser o lado verde do gaming para passar a ser o lado vermelho.

É preciso analisar e verificar que os exclusivos são os que dão a identidade à sua marca.

Xbox perdeu essa identidade e anda a comprar estúdios e fechá-los porque nem assim está a conseguir encontrá-la e ter output constante de jogos 1st party com a qualidade que se exige e em tempos tiveram.

Eu cá prefiro um mercado em que qualquer um dos platform holders pode criar as suas consolas e os seus jogos, e que deixem a qualidade dos mesmo ditar quem é que merece o nosso dinheiro.

Nintendo deu a volta da Wii-U para a Switch com um hw e sw que cativou os consumidores. Não precisaram de gastar quase 80B a comprar estúdios, pois está visto que isso não resolve os problemas todos.

Não estamos em 2005-2013 em que os dois estarolas cavaram um buraco negro por causa se decisões suspeitas/quererem prioritizar install base.

Não confundam trimestres maus(se não se contar com uma compra que era suposto virar as coisas) com a divisão ter a corda no pescoço financeiramente.
 
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À excepção do Smart Screen, continuas de certa forma a ter o resto.

Discordo completamente.

Tens uma espécie de monstro do Frankenstein que está muito longe da experiência que se tinha no Windows Phone. Não deixa de meter piada e ser frustrante ver a MS a procurar ter uma coisa que já teve em tempos. Quanto ao resto que referes sobre este tema, é uma consequência natural de estar a usar uma plataforma de terceiros, e disto só se podem queixar deles próprios pois foi o próprio CEO que disse em tempos não entender porque motivo era necessário um terceiro Player no Mobile.

Acho surreal um CEO pensar isto sequer. Qualquer pessoa minimamente atenta sabe bem o papel que o Mobile desempenhava na altura (quanto mais hoje) no quotidiano das pessoas (até foi tema no estado de arte da minha Dissertação de Mestrado). Não deixa de ser irónico que apesar do pequeno Market Share do Windows Phone, abandonar o mesmo "matou" uma data de coisas adicionais. Pelo meio também perdeu a ponte para o consumidor em tecnologias futuras (como o AR e AI - the next big thing virá inevitavelmente da mobilidade e versatilidade trazida pelo Mobile e/ou camada aplicacional do mesmo, espaço onde a MS não tem qualquer poder).

Posto isto, se houve esta visão para com uma peça que ocupava um papel tão fundamental como o Mobile, qual achas que é a visão que esta mesma direção terá para com algo "tão" fútil como o Gaming?!

A Microsoft desde há alguns anos para cá mudou muito e tem deixado cair aos poucos todos os projetos que são mais orientados ao mercado do consumo das massas. O próprio Windows não anda a ter a merecida atenção há anos e os Surface estão ligados às máquinas.

Não é uma visão derrotista da coisa, até porque não há aqui qualquer derrota (a Microsoft vale mais do que nunca valeu), mas basta analisar as coisas como elas são para compreender que a Xbox é um alien no meio das prioridades da Microsoft atual a quem só interessa o Azure e agora a AI.

- Play Anywhere? Com uma única compra ficas com o jogo na consola e no PC através da MS Store/Xbox app. E quem diz PC diz qualquer equipamento que consiga correr Windows, como um PC portátil... Nem a Nintendo nem a PS oferecem algo semelhante;
- Game Pass? Ou as consolas da concorrência disponibilizam o Game Pass? Falas nos serviços da Nintendo e da Sony, mas esqueces-te do Game Pass na Xbox? Sim, o Game Pass não é exclusivo local da consola, também o tens localmente no PC e noutros dispositivos através de xCloud, mas tens jogos presentes no GP para consola que não tens nos outros formatos do GP;


E sim, no PC tens tudo e mais alguma coisa, mas sempre foi essa a natureza do PC, ainda mais que agora as marcas de consolas começam a integrar mais o PC nos seus ecossistemas, conceito que a MS já abraçou há anos, logo também não percebo qual a revolta para com a redundância da consola neste aspecto. Para a MS tanto faz se és cliente deles no PC ou na consola. Já para não falar que muita gente não troca a conveniência de uma consola por um PC, mesmo que o PC ofereça o mesmo e ainda mais.

Parece-me que estás a ser bastante redutor, e te estás a deixar guiar pelas emoções.

A questão é que existe um Overlap na oferta da Xbox e do PC em várias coisas. Já agora, estava a focar-me em coisas "exclusivas" de cada uma das plataformas, elementos diferenciadores.

No entanto tocaste aí num ponto que demonstra, mais uma vez, a falta de visão e consequências do abandono do Mobile. Vou por partes:


O Developer Mode sempre foi uma grande qualidade na Xbox, mas, com a morte do Mobile vai lá ver o que aconteceu aos Developers que trabalham com UWPs (eu era um deles). 99% das Aplicações que tens disponíveis na Xbox (UWPs) são Apps que estavam disponíveis no Windows Phone e por consequência (graças às caracteristicas das UWPs) chegaram à Xbox. Que novas aplicações tens tido a chegar à Xbox por parte de Indie Developers que usam o Developer Mode para desenvolver e testar novas coisas? Não tens porque o UWP morreu e com isso tb morreu uma fonte de valor acrescentado para a Xbox.

A tal mansidão a que estamos habituados por parte da MS. Chateia ver alguém com tantas nozes e sem uma dentição em condições para as poder partir.

P.S: Sou bastante extenso a falar disto aqui, mas não há qualquer correlação com um qualquer lado emotivo. Se a Xbox morrer fico triste pela nostalgia da coisa, mas já perdi coisas bem piores. Apenas irrita e é frustrante ver tantos tiros no pé e tanto potencial desperdiçado por uma falta de visão tremenda.
 
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Ou porque trás mais custos, porque iria canibilizar a consola mais cara, porque iria aumentar o custo e tempo da produção dos jogos.

Do que se sabe, a Series S estava a dar lucro na venda de cada consola e a Series X não estava.

A Sony cortou 100€ na versão da consola sem disco. A Series S cortou apenas mais 100€ do que isso, e não tem igualmente disco, tem menos VRam, tem um Chip muito mais pequeno, metade do disco rígido, Etc.

As consolas não são PCs. Não dá para separares o hardware do software, é um sistema fechado, aqui neste caso oferece-ter experiências de jogo. Quando compras uma consola, o seu custo não corresponde ao preço do hardware isolado como num telemóvel ou num GPU, compras é um bilhete para o ecossistema. O ecossistema é onde a Nintendo, Microsoft e a Sony conseguem o retorno do investimento, é só assim que se percebe que estão dispostas a perder dinheiro no início a vender o "bilhete". O "lucro" que possam a vir a ganhar com a venda do bilhete não compensa o investimento nem o retorno que venham a ter com o ecossistema de uma geração.

Só te estou a responder ao facto de dizeres que a Nintendo não tem concorrencia e lança consolas baratas.

Apenas te respondi que lança consolas mais baratas, porque lança consolas muito fracas, e aqui falo da Switch.

Se a Sony ficar sozinha no mercado, também pode lançar consolas baratas, se lançar uma consola muito fraca, que ficará a anos luz de qualquer PC.

O que não duvidem é que se perderem a concorrência, vão esmifrar o preço da consola ao máximo e pelo meio ainda ganham mais compradores, pois existe menos uma consola.

Mas cada um é livre de acreditar no que quiser.
 
se lançar uma consola muito fraca, que ficará a anos luz de qualquer PC.

O segmento das consolas é diferente do PC. Aliás, a própria Sony começou a lançar os seus exclusivos no PC, pelo que me parece seguro dizer que não vê o PC como competição.

O que não duvidem é que se perderem a concorrência, vão esmifrar o preço da consola ao máximo e pelo meio ainda ganham mais compradores, pois existe menos uma consola. Mas cada um é livre de acreditar no que quiser.

Vamos concordar em discordar, acho que tens uma visão muito focada no PC/hardware/GPU, que não acho que sirva para caracterizar o mercado das consolas. Lembro-me que em 2020 criou-se a narrativa que a Sony entrou em pânico quando a XSX apresentou uma consola que era mais potente (+2Tlopes!!!) e que ia arrasar a PS nesta geração.

É óbvio que a XBox não vai desaparecer de uma dia para outro, mas é inevitável acabarem com a pretensão de exclusividade para a XBox. A Microsoft Gaming vai estar em todas as máquinas: telemóveis, consolas, handhelds, smart TVs e PCs.
 
Última edição:
O segmento das consolas é diferente do PC. Aliás, a própria Sony começou a lançar os seus exclusivos no PC, pelo que me parece seguro dizer que não vê o PC como competição.

O problema não é esse. É que se a diferença entre o PC e a consola for muito grande (maior do que é agora), vais ter na consola jogos a 30fps com a resolução o mais baixo possível.

Se já assim é o que é, imagina se começam a lançar consolas fracas, só para não puxar o valor muito lá para cima.

Vamos concordar em discordar, acho que tens uma visão muito focada no PC/hardware/GPU, que não acho que sirva para caracterizar o mercado das consolas. Lembro-me que em 2020 criou-se a narrativa que a Sony entrou em pânico quando a XSX apresentou uma consola que era mais potente (+2Tlopes!!!) e que ia arrasar a PS nesta geração. E já se viu o resultado.

Onde falei em sucesso ou não sucesso? O que falei é que se não houver concorrência, os preços sobem. Não queres acreditar nisso, estás no teu direito, depois não fiques é surpreendido.
 
O problema não é esse. É que se a diferença entre o PC e a consola for muito grande (maior do que é agora), vais ter na consola jogos a 30fps com a resolução o mais baixo possível.
Os jogos multiplataforma são produzidos de base para as consolas e depois portado para pc muitas vezes por outros developers, e isso de o jogos correrem a 30fps sempre foi a realidade das consolas, vão sempre preferir aumentar a qualidade visual e efeitos em deterioramento dos fps. As consolas quando saíram já estavam ultrapassadas face ao hardware dos pc.
 
Continuem a achar que Fevereiro não foi nada...

A MS tem feito erros atrás de erros, e continua a não fazer coisas que devia fazer e o pessoal continua a desvalorizar, o resultado está a vista de todos.

- por exclusivos na concorrência
- Não fazer publicidade em condições ao gamepass
- não fazer publicidade aos seus exclusivos ( Hellblade 2 vai ser lançado sem qq alarido)
- Não fazer localização dos jogos
- não fazer publicidade em todos os mercados periféricos (basicamente tudo menos UK e USA)
 
Matar o espírito de concorrência nunca foi bom para os consumidores.

O @Ansatsu explicou muito bem num post logo a seguir o porquê de isso não acontecer.
Sinceramente estão a dar muita importância aos exclusivos.
Noutros tempos talvez assim fosse, mas agora...

O Phill já disse que é adepto da liberalização dos jogos, mas que a mesma apenas funcionaria se todos a fizessem e que por essa razão é que a Xbox tem jogos exclusivos.

Lá está, a Xbox pode estar a dar os primeiros passos para que todos o façam.
Vou dar um exemplo parvo, o actual cinto de segurança nos automóveis só foi avante porque uma das concorrentes deu esse primeiro passo.
As outras marcas não se preocuparam com isso. Só posteriormente avançaram, porque a concorrente ofereceu a patente.

Colocou uma consola muito mais barata que a concorrência com esse objectivo mas falharam naquilo que as diferencia demasiado tempo, o software.
Estivesse o software em todo o lado podias ter a certeza que o cenário actual era bem diferente e no entanto só uma delas é que põe jogos com elevado custo de produção com alguma cadência cá fora.
Provavelmente ias ver as duas a encostarem-se uma à outra a reduzirem custos porque deixou de ser algo diferenciador das plataformas e não faz sentido suportar esses custos se depois não colhem os frutos. O que não era nada positivo para os consumidores.

E sobretudo na promoção ( neste caso falta dela) em certos mercados.
Disse e repito a xbox em mercados como o nosso, com a devida promoção da marca batia o pé à playstation, mas a brincar.
 
Disse e repito a xbox em mercados como o nosso, com a devida promoção da marca batia o pé à playstation, mas a brincar.

Não diria que iria bater o pé, mas certamente faria uma forte concorrência (quem diz Portugal diz outros países com menor poder de compra), e para estes possíveis clientes a novela das exclusividades nem sequer entram na equação (tem é que ter FIFA, COD ou os Free to Play como Fortnite e/ou Roblox desta vida).

O problema principal é que esses clientes não podem escolher uma oferta que desconhecem.
 
Não diria que iria bater o pé, mas certamente faria uma forte concorrência (quem diz Portugal diz outros países com menor poder de compra), e para estes possíveis clientes a novela das exclusividades nem sequer entram na equação (tem é que ter FIFA, COD ou os Free to Play como Fortnite e/ou Roblox desta vida).

O problema principal é que esses clientes não podem escolher uma oferta que desconhecem.

Lá está, voltamos ao mesmo.
Se a xbox não se promove em certos mercados...
Os Fifas e Cods penso que é um não-assunto, obviamente que tem, mas não creio que a maioria dos console gamers comprem consolas por essa razão.
 
Lá está, voltamos ao mesmo.
Se a xbox não se promove em certos mercados...
Os Fifas e Cods penso que é um não-assunto, obviamente que tem, mas não creio que a maioria dos console gamers comprem consolas por essa razão.

Olha que é, há muita gente que ainda pensa que a XBOX não tem jogos e nem faz a mais pequena ideia que esses jogos são cross-platform. Ainda este fim de semana tive um jantar na minha casa, e houve um amigo que me perguntou, mas porque é que tens uma xbox e nao tens uma PS5, isso tem que jogos?
A maior parte das pessoas no nosso pais tem esta mentalidade, acha que consola só existe uma, playstation; a XBOX é tipo o freak da zona, que quem tem é para ser diferente, quando não sabem nem sequer o que é o Gamepass, nem as mais valias do ecossistema.
Ou seja é o tipo de pessoal que literalmente gasta 500€+ 80€ COD + 80€ FIFA e que eles é que tão bem. E aqui é total Mérito da Sony, porque sabe o valor que a publicidade trás a marca, que a localização dos seus jogos trás, que é isso que o consumidor "normal" quer, e sabem capitalizar no que construiram anteriormente.

Até mesmo os miúdos, de 12, 13 ou 14 anos, filhos de amigos, as vezes me perguntam, mas isso tem o GTA, ou da para jogar Fortnite ou Roblox, ou ainda, "no gamepass podes jogar online?..." E os pais ficam espantados quando eu digo que se arranjam jogos a metade do preço, que pagando uma mensalidade tens um sistema tipo netflix com montes de jogos, ficam a olhar para mim com cara de espanto. Mas acham que mudam ou sequer equacionam a troca? Não porque mesmo eu lhes mostrando alguns continuam cepticos na mesma, ou porque acham que é muito complicado, ou porque é bom demais para ser verdade, ou porque os amigos tem playstation e não querem ser o diferente...

A Microsoft acha que as coisas se vendem sozinhas (tipo windows), mas muito pelo contrario, hoje em dia sem publicidade, sem criar essa consciencialização nas pessoas que a XBOX é um consola igual a Playstation que da para jogar todos os jogos multiplayer que jogas na Playstation e adicionalmente contra pessoas na Playstation , e que ainda tens a mais valia de pode ter uma subscrição que para alem de te permitir jogar online te dá o acesso a mais de 500 jogos sejam eles AAA, indies, etc etc, nunca vai sair disto.

Eu não fosse utilizador deste e outros foruns, jamais saberia da existencia do Gamepass, tanto que depois de ter lido aqui como funcionava e de pesquisar e informar-me sobre as vantagens que realmente te trás, e com o bonus de na altura das vacas gordas ainda dar para comprar 3 anos a 90€, nunca o teria comprado mesmo antes sequer de ter a consola. Ou seja EU seria mais um no meio de 90% da população gamer em Portugal, visto que tirando a 360 tive todas as playstations com excepção da 5, porque la está tirando GoW (que é o unico que gostaria de ter jogado), não há nada que exista atualmente na consola da Sony que me faça comprar a mesma.

E tendo em conta a oferta que existe com a Series, e que a maior parte das pessoas joga maioritariamente aos blockbuster Third Party, a XBOX com uma aposta forte em marketing e localiazção dos seus jogos teria muito a dizer esta geração, mas pelo caminho que tem traçado até agora vai ser mais uma geração igual ou pior que a geração passada, em que no inicio da proxima vão andar no limbo, com a eterna questão, se afinal vale a pena ou nao o esforço de fazer mais uma consola.
 
Última edição:
A questão é que existe um Overlap na oferta da Xbox e do PC em várias coisas. Já agora, estava a focar-me em coisas "exclusivas" de cada uma das plataformas, elementos diferenciadores.

No entanto tocaste aí num ponto que demonstra, mais uma vez, a falta de visão e consequências do abandono do Mobile. Vou por partes:


O Developer Mode sempre foi uma grande qualidade na Xbox, mas, com a morte do Mobile vai lá ver o que aconteceu aos Developers que trabalham com UWPs (eu era um deles). 99% das Aplicações que tens disponíveis na Xbox (UWPs) são Apps que estavam disponíveis no Windows Phone e por consequência (graças às caracteristicas das UWPs) chegaram à Xbox. Que novas aplicações tens tido a chegar à Xbox por parte de Indie Developers que usam o Developer Mode para desenvolver e testar novas coisas? Não tens porque o UWP morreu e com isso tb morreu uma fonte de valor acrescentado para a Xbox.

A tal mansidão a que estamos habituados por parte da MS. Chateia ver alguém com tantas nozes e sem uma dentição em condições para as poder partir.

P.S: Sou bastante extenso a falar disto aqui, mas não há qualquer correlação com um qualquer lado emotivo. Se a Xbox morrer fico triste pela nostalgia da coisa, mas já perdi coisas bem piores. Apenas irrita e é frustrante ver tantos tiros no pé e tanto potencial desperdiçado por uma falta de visão tremenda.


Relativamente ao resto, sim, concordo que o abandono do mobile, que era o maior impulsionador da UWP, ditou por consequência o abandono desta. Mas em retro-espectiva, enquanto utilizador, e hoje compreendo isso, recorrer constantemente ao browser para colmatar a ausência de apps, era também um exercício de assunção de derrota da UWP. O Windows Phone/Mobile podia ter features muito à frente da concorrência, mas se na prática o ciclo vicioso "falta de utilizadores -> falta de vontade de desenvolvimento -> falta de apps" ditava o alcance a novos utilizadores, e o quotidiano dos que o eram, não havia muito mais que pudesse ser feito, pois o comboio já tinha sido perdido à muito. A Microsoft fez muito pouco, muito tarde, e não era manter o WM ligado às máquinas que o iria salvar.

No próprio Windows (desktop), o abandono do Metro enquanto estilo de UI (live tiles, etc), pode também ser visto como um reflexo disso. Mesmo aí, as UWP apps tiveram alguma dificuldade de penetração, pois sempre existiu a alternativa dos tradicionais programas x86-64. Sempre faltou uma linha de estratégia condutora bem definida, e aliás, o próprio Windows enquanto SO feito de remendos em cima de remendos, com elementos de UI que datam do Win9x, é também um reflexo disso. A Microsoft está limitada muitas vezes no que pode fazer, devido às limitações que ela própria colocou nos seus produtos, e existe muito conservadorismo em romper isso, pois existem muitas dependências. Não podem simplesmente criar um SO moderno de raiz, seja para que plataforma/equipamento for, pois isso irá deixar milhões de utilizadores e equipamentos em termos de compatibilidade para trás. Vê o exemplo do Win11 oficialmente não suportar CPUs sem TPM 2.0 e da resposta que se seguiu...
 
Última edição pelo moderador:
Vamos concordar em discordar, acho que tens uma visão muito focada no PC/hardware/GPU
Achas que se a Sony fosse única no mercado de consolas não ia subir o preço dentro do aceitável?
Claro que não a ia pôr a 1000 ou 2000€, mas 600€ era perfeitamente possível. A PS3 até saiu a esse preço.
 
O problema não é esse. É que se a diferença entre o PC e a consola for muito grande (maior do que é agora), vais ter na consola jogos a 30fps com a resolução o mais baixo possível.

Esse é um não problema. Os jogos das massas são feitos à medida das consolas, e depois escalados para o PC para quem queira altos frame rates (>60FPS) e/ou maior fidelidade visual (path tracing e outras mordomias). Quando não fazem isso, é um problema, como se viu no lançamento do Cyberpunk.

Já agora, os jogos desta geração de consolas (XSX e PS5) têm marcado 60 FPS e quase-4K como referência, duvido que as próximas gerações voltem para os 30FPS e a HD. Isto para mim é garantido.

Achas que se a Sony fosse única no mercado de consolas não ia subir o preço dentro do aceitável?
Claro que não a ia pôr a 1000 ou 2000€, mas 600€ era perfeitamente possível. A PS3 até saiu a esse preço.

"Dentro do aceitável" parece-me que concordamos. :wink: Em relação ao preço da PS3...

A MS tem feito erros atrás de erros, e continua a não fazer coisas que devia fazer e o pessoal continua a desvalorizar, o resultado está a vista de todos.

O que eu vejo é que os erros são derivados da natureza das empresas. A Sony é uma empresa de aparelhos electronicos viradas ao entretenimento e ligada à indústria cinematográfica, a Microsoft é uma empresa de software e de plataformas. Não me admira pois que a Sony consiga dominar o mercado das consolas e saiba vender os seus blockbusters. A Microsoft tem de jogar os seus trunfos.
 
Não sendo "nada" acabou por não ser desgraça que andavam aqui a profetizar.

É sempre o mesmo ciclo: rumor - discussão - histerismo - indignação - afinal não era nada daquilo - afinal não era tão grave - desilusão - descontentamento - desconfiança - rumor - etc.

E vai de dar views aos "insiders" que eles bem agradecem. Siga a festa.

É o ponto de início para a desgraça. Dependendo de como o teste que são aqueles 4 jogos correr. Porque não há meios termos. Eles não conseguem ser um platform e uma editora multiplataforma. Alguém na MS pensa que conseguem o dinheiro das duas coisas,mas esse alguém é burro que nem uma porta. Ou é proteccionismo ou abertura total sem hardware. Não o meio termo.

A MS tem feito erros atrás de erros, e continua a não fazer coisas que devia fazer e o pessoal continua a desvalorizar, o resultado está a vista de todos.

- por exclusivos na concorrência
- Não fazer publicidade em condições ao gamepass
- não fazer publicidade aos seus exclusivos ( Hellblade 2 vai ser lançado sem qq alarido)
- Não fazer localização dos jogos
- não fazer publicidade em todos os mercados periféricos (basicamente tudo menos UK e USA)

É,eu sou parte do problema. Tolerei esses todos excepto o primeiro durante anos. Mas aquilo em Fevereiro,é basicamente uma linha vermelha. Porque eu sei qual o plano de alguns dentro da MS caso aquela experiência tenha sucesso. Eu não quero estar no barco quando acontecer o mesmo que aconteceu ao Windows Phone.

Lá está, voltamos ao mesmo.
Se a xbox não se promove em certos mercados...
Os Fifas e Cods penso que é um não-assunto, obviamente que tem, mas não creio que a maioria dos console gamers comprem consolas por essa razão.

Claro que compram lol
Dependendo do continente é Fifa ou Madden,e depois um COD e um GTA quando a Rockstar nos decide abençoar.
E a escolha de consola é feita na base do o que é mais barato e onde está a gente que conhece(embora este último se esbate na era do crossplay).
 
Relativamente ao resto, sim, concordo que o abandono do mobile, que era o maior impulsionador da UWP, ditou por consequência o abandono desta. Mas em retro-espectiva, enquanto utilizador, e hoje compreendo isso, recorrer constantemente ao browser para colmatar a ausência de apps, era também um exercício de assunção de derrota da UWP. O Windows Phone/Mobile podia ter features muito à frente da concorrência, mas se na prática o ciclo vicioso "falta de utilizadores -> falta de vontade de desenvolvimento -> falta de apps" ditava o alcance a novos utilizadores, e o quotidiano dos que o eram, não havia muito mais que pudesse ser feito, pois o comboio já tinha sido perdido à muito. A Microsoft fez muito pouco, muito tarde, e não era manter o WM ligado às máquinas que o iria salvar.

Se olharmos numa perspetiva de comparação com outras plataformas Mobile, efetivamente estavam muito atrás. No entanto, daí a estar morto vai uma grande diferença. A morte da plataforma de desenvolvimento (onde incluo Apps, Developers, etc) só aconteceu quando o WP foi oficialmente abandonado. Não era tudo maravilhoso, mas comparando com a situação atual podemos dizer que era um paraíso onde existia uma comunidade com excelentes Developers (muitos deles estão atualmente na Microsoft como por exemplo o Rudy Huyn).

Indiretamente podemos agradecer ao WP termos certas coisas na Xbox (como o VLC) pois sem a plataforma Mobile não acredito que tivéssemos tido quase a totalidade do catálogo que temos atualmente na Xbox. Não deixa de meter piada que o WP apesar de ser tão pequeno tenha levado consigo para a cova tanta coisa ...

Não podem simplesmente criar um SO moderno de raiz, seja para que plataforma/equipamento for, pois isso irá deixar milhões de utilizadores e equipamentos em termos de compatibilidade para trás. Vê o exemplo do Win11 oficialmente não suportar CPUs sem TPM 2.0 e da resposta que se seguiu...

Concordo, mas a parte do TPM não é propriamente um bom exemplo pois é uma limitação artificial (se fosse uma limitação real o Windows 11 pura e simplesmente não funcionaria, o que não acontece).

É o ponto de início para a desgraça. Dependendo de como o teste que são aqueles 4 jogos correr. Porque não há meios termos. Eles não conseguem ser um platform e uma editora multiplataforma. Alguém na MS pensa que conseguem o dinheiro das duas coisas,mas esse alguém é burro que nem uma porta. Ou é proteccionismo ou abertura total sem hardware. Não o meio termo.

É isto!

A estratégia inicial no papel até parecia boa, mas na prática o que acontece é:
- O GamePass canibaliza as vendas dos jogos (que pelos vistos é uma métrica tida em conta pela MS);
- Os lançamentos simultaneos em PC canibalizam a Consola deixando a mesma com menos argumentos que justifiquem a sua aquisição (um PC recebe também os jogos da SONY).

Como já aqui disse anteriormente, a abordagem da SONY e da EA (colocar os jogos no PC ou no seu serviço com diferenças de meses/anos) é bem mais proteccionista e assegura a boa saúde daquilo que é prioritário.
 
Última edição:
Exclusivos não são o espirito da concorrência mas são um dos pilares, a par talvez da comunidade e biblioteca digital que tens, que definem que consola vais comprar.

Num mundo ideal, todas as consolas correm todos os jogos e o factor de diferenciação não seria os exclusivos, mas não é aí onde estamos. Há coisas que a PS faz em termos de exclusivos que acho mal (níveis/personagens exclusivos, por exemplo), mas a verdade é que para quem quer jogos de um determinado tipo, a Sony acaba por ser o espaço ideal para isso (jogos japoneses, aquelas experiências à la Sony...), da mesma forma que a Xbox andava a ser o espaço para RPG's ocidentais e first-person shooters.

Essa identidade de marca é fundamental nas escolhas do consumidor e, se só uma das consolas faz a cedência de colocar os seus exclusivos nas rivais, essa consola perde muita força. Eu concordo que Fevereiro não foi assim tão insignificante, foi o pontapé de saída para uma transformação profunda da Xbox. E obviamente que PC e consolas ocupam espaços diferentes e por isso mesmo que tanto a Xbox como a Sony começaram por colocar lá os exclusivos.

Além de enfraquecer a marca da Microsoft, a verdade é que a curto prazo a Xbox tem muito mais a ganhar em colocar os exclusivos na PS do que ao contrário (PS tem muitos mais jogadores, logo há mais dinheiro para se fazer). Mas a médio prazo só vai prejudicar.


E já agora, um pouco offtopic mas porque foi referido aqui, até acredito que a MS volte a entrar no mundo dos smartphones com a liberalização das lojas digitais. Fazem um fork de Android para construir em cima disso e usam a Microsoft store como a Samsung usa a sua.
 
Última edição:
Se olharmos numa perspetiva de comparação com outras plataformas Mobile, efetivamente estavam muito atrás. No entanto, daí a estar morto vai uma grande diferença. A morte da plataforma de desenvolvimento (onde incluo Apps, Developers, etc) só aconteceu quando o WP foi oficialmente abandonado. Não era tudo maravilhoso, mas comparando com a situação atual podemos dizer que era um paraíso onde existia uma comunidade com excelentes Developers (muitos deles estão atualmente na Microsoft como por exemplo o Rudy Huyn).

Indiretamente podemos agradecer ao WP termos certas coisas na Xbox (como o VLC) pois sem a plataforma Mobile não acredito que tivéssemos tido quase a totalidade do catálogo que temos atualmente na Xbox. Não deixa de meter piada que o WP apesar de ser tão pequeno tenha levado consigo para a cova tanta coisa ...



Concordo, mas a parte do TPM não é propriamente um bom exemplo pois é uma limitação artificial (se fosse uma limitação real o Windows 11 pura e simplesmente não funcionaria, o que não acontece).



É isto!

A estratégia inicial no papel até parecia boa, mas na prática o que acontece é:
- O GamePass canibaliza o as vendas dos jogos (que pelos vistos é uma métrica tida em conta pela MS);
- Os lançamentos simultaneos em PC canibalizam a Consola deixando a mesma com menos argumentos que justifiquem a sua aquisição (um PC recebe também os jogos da SONY).

Como já aqui disse anteriormente, a abordagem da SONY e da EA (colocar os jogos no PC ou no seu serviço com diferenças de meses/anos) é bem mais proteccionista e assegura a boa saúde daquilo que é prioritário.


O propósito dos exclusivos no contexto do Game Pass é ser chamarizes a fundo perdido,o que não é muito diferente do que eles são suposto ser ainda antes do advento dos serviços.
O problema é a divisão ter tido a sua quota parte de jumentos ao longo dos anos que não percebem isso.


A EA tem o EA Play Pro que mete os jogos no lançamento. A Ubisoft também temo Ubisoft+. A Sony não é nenhuma visionária,só anda a fugir com o rabo à seringa tanto tempo quanto possível.
 
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