Tablet Microsoft Surface Pro X

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff

O Surface Pro X vai ser facilmente confundido com o Surface Pro 7, mas tem algumas pequenas diferenças. Tem um ecrã de 13" num chassis de 12", isto é conseguido porque o ecrã ocupa praticamente toda a área. Mas a grande diferença está no interior já que o processador é ARM, desenvolvido em conjunto entre a Microsoft e a Qualcomm. A designação do mesmo é Microsoft SQ1.

Tem duas portas USB-C do lado esquerdo e o conector de carregamento do lado direito. Não tem nenhuma porta USB-A nem jack 3,5mm para auscultadores.

Ecrã: 13", 2880 x 1920 pixels, 3:2 aspect ratio.

O teclado, ou melhor a Type Cover foi redesenhada e inclui a Caneta com outro desenho mais espalmado com o nome de Surface Slim Pen que fica embutida na Cover.

A questão com este equipamento coloca-se na utilização de ARM e como será a performance e a compatibilidade das aplicações.
Em termos de autonomia a Microsoft aponta para 13 horas o que é uma surpresa pela negativa, era expectável que ao ser ARM fosse superior mas por outro lado suporta carregamento rápido com 80% de carregamento em menos de uma hora.

O lançamento nos EUA está previsto para o dia 5 de Novembro com um preço que começa nos 999 dólares sem Type Cover e sem a Pen.

Análises:
https://www.theverge.com/2019/11/5/...view-arm-windows-10-apps-features-specs-price
https://www.engadget.com/2019/11/05...windows-arm-lte/?_guc_consent_skip=1572971325
https://www.cnet.com/news/microsoft-surface-pro-x-review-sleek-but-software-hasnt-caught-up-yet/
 
Última edição:
Acabei de ver o vídeo do MKBHD com as novidades.
Este X deixou-me muito curioso!
Gostei muito do form factor.
Resta ver a performance desse SOc desenvolvido entre a Qualcomm e a Microsoft.
 
Em certa medida a resposta é sim. Saberemos dia 5 quando for lançado o que vai dar para fazer.
Até lá é esperar porque são mais as questões do que as respostas.
 
Já sabemos o que vai dar para fazer, a Dell e Asus já tem tablets a correr windows 10 com cpus arm há cerca de um ano.
 
Eu ainda tenho aqui um RT. Está ali numa prateleira. As vezes esqueço-me do fail que foi este “tablet”. Devia ter isso em mente mais vezes, tipo quando tive a ideia de comprar um Pro 4 :rolleyes:
 
Acho que não se pode comparar o pro4 ao RT, são coisas totalmente diferentes, uso o pro4 para tudo até para programar ;)! Tem sido um utensílio excelente para as aulas da faculdade
 
@C@rnim
Não estava a comparar as capacidades de ambos os devices, mas sim o facto de a Microsoft lançar um device com um preço muito alto e depois descontinuar o sistema, abandono completo!
Depois disso ainda fui investir noutro surface, que apesar de ser como um pc normal, tem os seus problemas. Estou para ver se a Microsoft o troca porque já comecei a ter o ecrã cintilante lol
 
Achava que era uma maneira de crescer o ecosistema ARM até ao Duo, mas sendo que vai usar x86 já não percebo. Em termos de autonomia, performance (em apps ARM), qualidade de construção e preço está bem competitivo com o iPad Pro. Mas falta o ecosistema, supostamente vem ai a Creative Cloud, mas percisa de mais e não confio na Microsoft para conseguir esse mais.

A emulação de x86 é impressionante em termos tecnicos, ver o CSGO/Overcooked a correr emulado é algo que não esperava, mas não é suficiente para por exemplo usar o VS diariamente.

E depois há o Surface Pro 7 por preços identicos...
 
Expectável e completamente natural.

É por causa disto que foi um erro enorme tratar o W10M da maneira que foi tratado, assim como abandonar o mercado Mobile com uma plataforma própria. O iPad, iPadOS e agora o macOS beneficiam do iPhone com a transição, relação e interoperabilidade do ecossistema como um todo (mesmas APIs, Software adaptativo, etc).

Já o ecossistema da Microsoft está completamente coxo, e o estado da MS Store revela isso de forma clara a concisa. A inexistência de uma oferta onde se encontram os utilizadores (o mainstream que toda a gente sabe qual é nos dias de hoje, basta dar um salto a qualquer centro comercial e observar as pessoas) faz com que as UWPs e as APIs comuns das plataformas baseadas no W10 sejam completamente irrelevantes pois não existe ninguém para as usar. Isto reforça ainda mais a dependência do W10 relativamente a Software Legacy, WebApps e afins.

Nenhuma destas pseudo-alternativas ao W10, ou a tentativa de transição para algo mais moderno vão funcionar porque estão coxas em Software, tal como estava o Window Phone. Aliás, todo o ecossistema deste que há 3/4 anos até era bastante sólido foi atirado ao lixo. Tínhamos Apps oficiais de serviços (MBWay, Vitaminas, LinkedIn, OLX, LIDL, etc.) que após a morte do W10M perderam o suporte, saíram e/ou vão sair da Store para nunca mais voltar (pois não há UseCases para as mesmas).

O pouco que se tinha conquistado irá desaparecer o que reforça a duplicar o estado de refém do W10 relativamente a Software Legacy. O Duo correr Android é o terceiro reforço (embora neste momento, após tudo o que foi feito, já não tinham opções - não é estratégia, era a única opção).

O Surface Neo vai pelo mesmo caminho deste X ... e daqui a alguns anos veremos como estará o Windows propriamente dito.
 
Eu compreendo e concordo mas não percebo duas coisas:

1- Se eu e tu (e mais pessoas aqui naturalmente) conseguem perceber isso facilmente, e ainda por cima podem cá vir ler isto, ninguém na Microsoft percebe o estado em que isto chegou e não conseguem fazer nada?

2- Que acho mais grave atendendo ao ponto um e a terem tido a experiência do RT, faz sentido terem lançado o Surface Pro X (adoro que tenham colocado no nome Pro) com estas fragilidades todas a este preço? A um preço baixo para ganharem tração ainda teriam desculpa e podiam ganhar seguidores mas a este preço doi ver. Nem imagino a dor de comprar e perceber o que não faz.
 
Isto apenas visa descreditar o ARM para produtividade .

Ainda nesta thread já se viu alguém a comparar com o iPad Pro. Mas vai-lhes sair novamente o tiro pela culatra.

Quem sofre são os clientes que pagam estes desvaneios.
 
Reviews derivam, pelo que vi, ao redor do "mediocre" ou 6/10. Assim será dificil venderem mesmo a pessoas menos informadas, que podem sempre pedir ajuda aos filhos/amigos.

Se fosse metade do preço ganhava peso, assim é o que é...
 
Anteriormente eu referi o preço precisamente para reforçar que se querem ganhar mercado e melhorar o software ganhando "mercado" com mais programadores e ecossistema só com um dispositivo que ganhe utilizadores. Assim é impossível.
 
Back
Topo