• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Motherboard e rams para 7950x3D

fmlp

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
350€, daqui a cerca de 1 mês

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas Motherboard e Rams, o 7950x3D já foi adquirido

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming 4K 120hz
c) Filmes
d) Virtualização

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
A board e as Rams o mais tardar possível visto que a plataforma AM5 ainda tem uma longa vida pela frente.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Ryzen 5900x (tenho o 7950x3D já adquirido)
RTX 4090
MSI B450 Tomahawk
32gb ram 3200mhz
Corsair 1000W Modelar
1tb M2 PCIE 3.0 3000
1tb Sata
8tb de disco HDD 7200rpm

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


c. Motherboard (chipset, formato)
> ATX com pelo menos 3 slots M2 (já tenho 1 disco mas a ideia é adquirir mais no futuro)

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> 32gb ou 64gb, latencia e mhz bons o suficiente para tirar partido do 7950x3D em virtualização

11) Contexto, comentários adicionais.
Essencialmente o 5900x já começa a ser pouco para o tipo de trabalho que tenho com virtualização e dá algum bottleneck na 4090 (mas nada de terrível nesse sentido).
Estava a pensar adquirir a MSI MAG B650 Tomahawk WiFi que me parece suficiente para este hardware, relativamente às rams é que tenho mais duvidas
 
Última edição:
Pergunta...

3 slots (m.2), nas lanes de CPU? ou, 3 slots (M.2) genericamente falando?

A Aorus X670E (que tive por um mês) cumpria em número total e tem dois m.2 no CPU e preço por um bocadinho...
 
@xela genéricamente falando, a velocidade dos M.2. não é muito relevante para o tipo de workload que faço e pelo que sei o 7950x3D tem 24 lanes PCIE 4.0 ou seja 16 para a gráfica e 8 para os M2 sendo que o outro m2 de 4x é da board no caso dessa MSI.

3x M.2
M.2_1 Source (From CPU) supports up to PCIe 4.0 x4 , supports 2280/2260 devices
M.2_2 Source (From CPU) supports up to PCIe 4.0 x4 , supports 2280/2260 devices
M.2_3 Source (From Chipset) supports up to PCIe 4.0 x4 , supports 2280/2260 devices
6x SATA 6G
 
Última edição:
@xela genéricamente falando, a velocidade dos M.2. não é muito relevante para o tipo de workload que faço e pelo que sei o 7950x3D tem 24 lanes PCIE 4.0 ou seja 16 para a gráfica e 8 para os M2 sendo que o outro m2 de 4x é da board no caso dessa MSI.
Correcto. Se for genericamente uma B650 da MSI pode ser a escolha mais sensata.
Para o caso a que falava era a Gigabyte Aorus Master x670E que tem 2xM.2 no CPU e mais 2x. no Chipset.

Abr.
 
Back
Topo