Novo contrato com ONT+Router em separado?

Na casa para onde irei morar gostaria de ter acesso fibra mas com um router gerido por mim (com OpenWRT instalado). Não pretendo boxes TV.

Método 1
A forma mais simples seria colocar o router do ISP em modo bridge e colocar o meu OpenWRT por detrás a servir de router para o resto da rede doméstica.

Método 2
Outra forma seria o ISP fornecer-me ONT e Router em separado, tal como era hábito antigamente. Desta forma, ligaria o ONT ao meu OpenWRT e dispensaria ter o router do ISP sempre ligado.

Alguém me sabe dizer se ainda há algum ISP que forneça ONT e Router em separado? (mesmo que a pedido)
 
se tiveres um quadro ati, eu pediria aos "gajos" para deixarem o ont dentro do ati e o router noutro local...

e fazer o choro, e depois dizer que o estaço no ati esta reservado para o teu switch, para cavbelar a casa toda...
 
Eu tenho MEO, em modo bridge com um AX3600 com openwrt, e pihole a correr num portátil com proxmox, funciona tudo certinho.

O fibergateway está dentro do ato com o WiFi desligado, e o meu router e switches distribuem WiFi e ethernet pela casa.

A MEO se os chateares deixam-te ONT separado, ou andava por aí um tópico de pessoal que usa um conversor de fibra para SFP+ e um switch e nem o ONT usam do operador.
 
Estou no mesmo dilema, numa habitação que tenho em fase final e onde vou precisar de subscrever MEO Fibra...
Do que vi no ATI penso ter pouco espaço para Fiber Gateway + Switch, pelo que até comprei uma tomada com ligação fibra para a eventualidade de ter que colocar o router na sala...

Realmente poderei optar pelo ONT separado e depois colocar um router, e neste caso o que tem a MEO neste momento? Funcionam bem?

Obrigado
 
Quão pequeno é o teu ATI?

A foto não é a melhor, mas o meu ATI é versão pobre e o fibergateway cabe perfeitamente lá dentro:

IMG-20230711-160423.jpg
 
Quem me dera que o meu ATI fosse tão grande quanto o teu, @Brawndo!
Não sei se o engenheiro responsável pelo projeto elétrico é nabo ou o construtor miserável, mas o ATI é ridiculamente pequeno.

Talvez consiga passar a fibra para a sala e colocar lá o router (do operador ou meu). Todavia, no mínimo um switch terá que ficar dentro do ATI para conectar as tomadas de rede. Estou a ver que vou ter que fazer alguma ginástica...
 
Realmente poderei optar pelo ONT separado e depois colocar um router, e neste caso o que tem a MEO neste momento? Funcionam bem?

Substituir o router da Meo por um configurado por nós traz desafios para conseguir deixar as boxes de TV e telefone fixo a funcionarem. Não é impossível, mas dá trabalho.

Penso que há quem opte pela seguinte solução de meio-termo:
  • Coloca o Fibergateway da MEO em "modo bridge" e desliga o Wifi
  • Mantém o telefone fixo e as boxes TV ligadas ao Fibergateway
  • Liga o porto WAN do segundo router (que terá o WiFi e onde os restantes aparelhos da casa se conectarão) ao porto LAN 4 do Fibergateway
 
Back
Topo