Novo contrato - Vodafone vs NOS

dpac

Power Member
Boas,

Atualmente tenho MEO mas não estou muito satisfeito com o serviço e atendimento, por isso gostaria de mudar para a NOS ou Vodafone.
Assumindo que tanto a NOS como Vodafone conseguem instalar o melhor serviço na minha casa (a zona é nova, instalações das fibras no prédio é das mais recentes e cada apartamento tem caixas ATI).
Qual acham de momento que oferece melhor serviço?

Estou a olhar para os pacotes de 1gb.
A Nos tem 1gbps com 24meses tv cine + 9 meses sporttv por 53eur.
A vodafone tem 1gbps com 24 meses Disney por 45.50eur (Acho que consigo o desconto para amigos e família por menos 2 eur).

Em termos de equipamentos é que não sei qual é o melhor. A vodafone no site refere o Smart Router Wi-fi 6, a NOS refere o Giga Router Wi-fi 6.
A vodafone tem a box TV Play por mais 5eur mas parece-me um desperdicio de dinheiro, caso contrário a box default é a VBocPro 4k.

Tenho outra questão.
DxSHGQ1.jpg

A Meo quando fez a instalação colocou o router na caixa ATI. Pelo que li mais tarde, esta não é a melhor forma, a melhor forma seria o Router no hall de entrada por exemplo e na caixa ATI uma switch, estou certo?

NQCogaZ.jpg

T9NnLOO.jpg


Por fim, tenho mais uma questão. Cada divisão tem uma saída internet junto à tomada, mas depois do outro lado tem uma mista, que tem a saída tv, saída R e depois o que parece ser uma saída vermelha. A minha questão é, estas saídas vermelhas apenas servem para o telefone ou também dão para internet?
Eu já tentei mexer com os cabos no quadro ATI mas não consigo por nada passar sinal para estas saídas vermelhas.


Obrigado desde já por qualquer ajuda!
 
Estou a olhar para os pacotes de 1gb.
A Nos tem 1gbps com 24meses tv cine + 9 meses sporttv por 53eur.
A vodafone tem 1gbps com 24 meses Disney por 45.50eur (Acho que consigo o desconto para amigos e família por menos 2 eur).
Preços de tabela são apenas decorativos, nao vale nem a pena olhar para eles... Sugiro a consulta dos respetivos tópicos de contratos e renegociações aqui no forum
Em termos de equipamentos é que não sei qual é o melhor. A vodafone no site refere o Smart Router Wi-fi 6, a NOS refere o Giga Router Wi-fi 6.
Nao acredito que notes grande diferença entre os dois. A diferença, a existir, será mínima.
Estou a olhar para os pacotes de 1gb.
A Nos tem 1gbps com 24meses tv cine + 9 meses sporttv por 53eur.
A vodafone tem 1gbps com 24 meses Disney por 45.50eur (Acho que consigo o desconto para amigos e família por menos 2 eur).
Usas varias centenas de gigas por dia? Apenas pergunto porque muita gente acha que vai beneficiar de 1 giga ou até de 500 megas quando não gasta nem 100 gigas por dia (uma ligação de 200 megas fornece isso numa hora, para termos noção). Em resumo 200 megas chegam e 500 mais do que sobram para a grande maioria das pessoas.
A minha questão é, estas saídas vermelhas apenas servem para o telefone ou também dão para internet?
Daquilo que consigo perceber da imagem, é uma porta ethernet e outra de telefone, não?
 
Por fim, tenho mais uma questão. Cada divisão tem uma saída internet junto à tomada, mas depois do outro lado tem uma mista, que tem a saída tv, saída R e depois o que parece ser uma saída vermelha. A minha questão é, estas saídas vermelhas apenas servem para o telefone ou também dão para internet?
Eu já tentei mexer com os cabos no quadro ATI mas não consigo por nada passar sinal para estas saídas vermelhas.
A primeira parte, a tomada para telefone é a mesma para internet, isso é uma tomada mista da efapel, com a parte coaxial, e nesse caso uma rj45 para telefone/internet, essa tomada que tens só tem isto, existe também com 2 rj45, tal como 1 rj45+ 1 FO, mas estes dois últimos casos não é o que tu tens ai.

Se as ligações estiverem bem feitas, é só ligares os cabos entre o router/switch no ATI nas portas que queres usar, que representam as tomadas. Tal como tens o cabo preto e o cabo cinzento.
 
Preços de tabela são apenas decorativos, nao vale nem a pena olhar para eles... Sugiro a consulta dos respetivos tópicos de contratos e renegociações aqui no forum

Nao acredito que notes grande diferença entre os dois. A diferença, a existir, será mínima.

Usas varias centenas de gigas por dia? Apenas pergunto porque muita gente acha que vai beneficiar de 1 giga ou até de 500 megas quando não gasta nem 100 gigas por dia (uma ligação de 200 megas fornece isso numa hora, para termos noção). Em resumo 200 megas chegam e 500 mais do que sobram para a grande maioria das pessoas.

Daquilo que consigo perceber da imagem, é uma porta ethernet e outra de telefone, não?
Obrigado. Vou ver esses tópicos.

Quanto à velocidade tenho 500 de velocidade e acho que me chega. Depende da diferença de preços. Faço download de alguns jogos, filmes via streaming, e browsing regular.
 
A primeira parte, a tomada para telefone é a mesma para internet, isso é uma tomada mista da efapel, com a parte coaxial, e nesse caso uma rj45 para telefone/internet, essa tomada que tens só tem isto, existe também com 2 rj45, tal como 1 rj45+ 1 FO, mas estes dois últimos casos não é o que tu tens ai.

Se as ligações estiverem bem feitas, é só ligares os cabos entre o router/switch no ATI nas portas que queres usar, que representam as tomadas. Tal como tens o cabo preto e o cabo cinzento.
Vou tentar novamente mas acho que as saídas vermelhas não conseguia passar internet para lá.
Relativamente ao router, este não deve estar na caixa até certo?
Devia estar no Hall e na caixa ter um switch?
 
Quanto à velocidade tenho 500 de velocidade e acho que me chega. Depende da diferença de preços. Faço download de alguns jogos, filmes via streaming, e browsing regular.
Tens 3p 500 megas por 29,99€ na nos, tenta perceber como no tópico. 1 giga não arranjas por um diferencial inferior a 6€. Para o tipo de utilização que descreves, sinceramente não vejo que valha a pena pagar 1€ que seja a mais... O dinheiro será mais bem empregue, se realmente o quiseres gastar, num sistema mesh para ter boa cobertura WiFi na casa toda
 
Nos tem 1gbps com 24meses tv cine + 9 meses sporttv por 53eur
No site tens isso tudo UMA TV + 1 Gbps sem canais TVcine e sem sport tv por 41.49 EUR. Não vás na cantiga, pagar mais 12 EUR por mês são 288 EUR o que mal paga a sport tv. Os TVcine um dia quando fores negociar com a NOS facilmente os consegues oferecidos
 
Vou tentar novamente mas acho que as saídas vermelhas não conseguia passar internet para lá.
Relativamente ao router, este não deve estar na caixa até certo?
Devia estar no Hall e na caixa ter um switch?
O router, dever estar ou não no ATI, é relativo, este deve estar aí ou junto á ZAP, que penso que seja na sala.

Eis o exemplo:
image.png
 
O router, dever estar ou não no ATI, é relativo, este deve estar aí ou junto á ZAP, que penso que seja na sala.

Eis o exemplo:
image.png
Correto, na sala há duas entradas Ethernet que penso que seja para isso. Mas como faço o cabo branco que diz MaTv que entra no router ir pela sala? Bem, se calhar o melhor seria mesmo pedir a quem fizesse a instalação do próximo serviço configurar as coisas assim.

Mas penso que faz mesmo sentido o router estar na sala porque na ATI quero um switch para passar rede para mais divisões.
 
@Pixel Lord mandatório por quem, pelo ISP? Ou pela ANACOM/regulamento?

Os ATI's atuais, como o caso do instalado na casa do @dpac, tem o espaço minimo recomendado para equipamentos ativos, entre eles o router, dizerem que é mandatório no exterior...

Não havendo esse espaço mínimo no ATI é obrigatório uma CATI para colocar os equipamentos ativos.
 
@Pixel Lord mandatório por quem, pelo ISP? Ou pela ANACOM/regulamento?

Os ATI's atuais, como o caso do instalado na casa do @dpac, tem o espaço minimo recomendado para equipamentos ativos, entre eles o router, dizerem que é mandatório no exterior...

Não havendo esse espaço mínimo no ATI é obrigatório uma CATI para colocar os equipamentos ativos.
Se queres teres problemas sim podes instalar ATI. :facepalm:
 
@Khack ou então não, eu tenho dentro do ATI e se é por causa de aquecimentos digo-te que aquece igual lá dentro como cá fora, e inclusive está dentro de um armário, mas também é verdade que tenho um ATI de 14U, onde tenho mais espaço para equipamentos ativos do que para os RG's.

Atenção, que nem todas as pessoas no zwame são curiosos, tem aqui muita gente com conhecimentos, outros que projetam, dimensionam ou instalam.
 
Até fui ver agora o regulamento/manual da ANACOM ITED e até é mais claro do que estava à espera. Não têm razão @Khack e @Pixel Lord:

(pág. 65) O ATI deve ter, obrigatoriamente, espaço para albergar no seu interior equipamentos ativos, como
conversores eletro-óticos (ONT), routers, switch, modem ou amplificador de CATV/MATV, entre
outros.
Dada a eventual existência de equipamentos ativos com dissipação de calor, deve ser garantida
a ventilação do ATI, por convecção. No caso da ventilação ser assegurada por aberturas na porta
do ATI, estas devem ter a dimensão suficiente e localização cuidada, no sentido de dissipar o
calor gerado no interior do ATI.
 
Back
Topo